Ir para o conteúdo
performance management

6 exemplos de avaliação de desempenho de funcionários (+Modelos)

Neste artigo, destacamos os principais tipos de avaliação de desempenho de funcionários utilizados pelas empresas e disponibilizamos alguns modelos para download prontos para serem usados neste processo.

A avaliação de desempenho é um sistema que permite estimar o grau de desempenho dos colaboradores. Nesta jornada é possível encontrar os pontos fortes e fracos de cada um. Para que os resultados sejam eficazes, metodologias e indicadores são utilizados para fazer uma avaliação o mais objetiva possível.

Com essas informações, tanto os chefes de departamento quanto os membros de Recursos Humanos podem gerir melhor a força de trabalho e saber o quão eficientes são seus colaboradores.

Como explicaremos no restante do artigo, isso é muito mais do que medir a produtividade do funcionário. Agora, como é feita uma avaliação de desempenho dos funcionários?

Confira a seguir um guia completo e exemplos práticos para ajudar a planear e realizar avaliações completas e efetivas.

software rh

O que é uma avaliação de desempenho de funcionários?

Avaliar um funcionário pode parecer uma tarefa simples. No entanto, este é um momento decisivo e fundamental, que deve ser planeado com atenção. Em resumo, a avaliação de desempenho de funcionários é uma forma de avaliar a performance de um colaborador ou equipa. O objetivo é  analisar e detetar o que está a funcionar e o que precisa ser melhorado.

Este processo pode ser realizado de forma individual ou por equipas. Em ambos os casos, o objetivo é contribuir para o aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores. Ao realizar boas avaliações, os gestores ajudam os funcionários a alinhar suas tarefas diárias aos seus objetivos pessoais e profissionais e às metas da organização.

No entanto, existem muitos tipos de avaliação de desempenho nas organizações. A seguir, iremos destacar os exemplos que são mais usados nas empresas e daremos alguns exemplos que podem ser utilizados para inovar ao avaliar um colaborador.

👉 Gestão de Desempenho: Dicas para avaliar a performance dos funcionários

gestao de desempenho

Exemplos de técnicas para avaliação de desempenho de funcionários

As técnicas de avaliação de desempenho que vamos descrever podem ser quantitativas ou qualitativas. As quantitativas são maioritariamente numéricas e para os aplicar é necessário definir as variáveis ​​a medir em cada funcionário, que dependerão dos objectivos e funções do seu trabalho.

Existem várias maneiras de conduzir uma avaliação de desempenho nas organizações, geralmente selecionadas por quem a realiza. Portanto, tendo como critério quem realiza a avaliação, temos os seguintes tipos:

  • Avaliação por um supervisor.
  • Autoavaliação.
  • Avaliação por pares.
  • Avaliação pelo funcionário.
  • Avaliação pelo cliente.
  • Avaliação 360º.
  • Avaliação automatizada.

Mas hoje não vamos falar sobre isso, nós iremos um passo adiante. Veremos abaixo vários exemplos de técnicas mais específicas e como um software de avaliação de desempenho de funcionários adequado facilita muito essa tarefa trabalhosa.

👉 Não sabe como gerir sua equipa durante o regime de teletrabalho? Veja algumas dicas aqui.

1. Escalas gráficas

Nesse tipo de avaliação, o colaborador é pontuado em diferentes variáveis. É possível definir uma escala de 1 a 5 ou 1 a 10. Além disso, em vez de usar números, pode optar por usar escalas com as seguintes palavras (ou semelhantes).

  • Ótimo
  • OK
  • Regular

Quer use uma escala numérica ou uma escala verbal, é importante deixar claro o que cada palavra ou número na classificação significa.

Com essas escalas, as seguintes habilidades podem ser medidas:

  • Produtividade: Quantidade de trabalho realizado.
  • Criatividade: Capacidade de inovar.
  • Qualidade: Cuidado ao trabalhar.
  • Compreensão das situações: trata-se da capacidade de resolver problemas.
  • Conhecimento do trabalho: Experiência demonstrada pelo colaborador nas funções que desempenha.
  • Cooperação: Espírito de equipa e habilidade no relacionamento interpessoal.

⬇️[Download] Modelo para a Avaliação de desempenho ⬇️

modelo de avaliacao de desempenho

2. Checklists

Os Checklists são listas de perguntas cuja resposta é sim ou não . Têm a vantagem de serem muito fáceis de preencher pelo avaliador. As perguntas que serão feitas têm a ver com as competências e objetivos que os colaboradores devem alcançar.

Tomemos como exemplo algumas das competências que podem ser avaliadas na equipa comercial de uma empresa. Um dos grandes grupos de competências desses funcionários são as habilidades de vendas e, dentro dessas habilidades, o seguinte pode ser medido:

  • Pontualidade.
  • Tolerância.
  • Facilidade de comunicação.
  • Dinamismo.
  • Estratégia.

Cada um destes itens terá um sim ou não para cada colaborador.

3. BARS

É a sigla para “Escalas de Avaliação Ancoradas Comportamentais”, que em resumo significa “escalas baseadas no comportamento”. O que é avaliado aqui é o comportamento do colaborador.

Na prática, a escala terá uma série de comportamentos positivos e negativos. Cada um desses comportamentos é classificado em uma escala numérica que por norma varia de 1 a 5 ou de 1 a 10.

Um BARS é desenvolvido incluindo estas fases:

  • Geração de incidentes críticos, que são os comportamentos dos colaboradores. Para ter uma lista de incidentes críticos, o departamento de Recursos Humanos terá que pedir aos funcionários ou supervisores que dêem exemplos de desempenho adequado e inadequado .
  • Desenvolvimento de dimensões de desempenho. Neste momento, trata-se de agrupar os diferentes incidentes críticos de acordo com as competências do cargo. Seguindo o exemplo que temos acima sobre a avaliação do desempenho da equipa de vendas, devemos agrupar vários incidentes que apareceram na secção de habilidades de vendas.
  • Por norma, a distribuição dos incidentes será feita pelas pessoas que os escreveram. O ideal é pedir a outras pessoas que também distribuam incidentes críticos a seu critério para ver se eles correspondem. Os incidentes críticos formarão em um grupo quando mais da metade do segundo grupo de envio corresponder ao primeiro.
  • Tudo é ordenado e uma escala de pontuação é estabelecida .

A técnica BARS estabelece indicadores de desempenho mais precisos, mas tem a desvantagem de ser um tipo de avaliação que consome muito tempo para preparar.

avaliação de desempenho de funcionários

4. Relatórios dos supervisores

Nesta técnica de avaliação de desempenho de funcionários, os chefes dos diferentes departamentos escrevem um relatório para cada funcionário em formato livre e podem realizar uma reunião para dar este feedback para cada um. Assim, é possível realizar uma avaliação de desempenho individual mais completa.

5. Stack ranking ou classificação forçada

Nesse método, os gestores avaliam o desempenho dos trabalhadores sob sua responsabilidade. É chamado de classificação forçada porque, além da qualificação, os trabalhadores são obrigados a se enquadrar em uma classificação de categoria .

Por exemplo, a produtividade de cada trabalhador pode ser medida e classificada em uma destas categorias:

  • Excelente produtividade.
  • Boa produtividade.
  • Produtividade conforme o esperado.
  • Produtividade abaixo do esperado.

Nesse sistema, cada categoria possui uma cota que deve ser respeitada.

👉 12 técnicas para avaliar e aumentar a Produtividade do Trabalho

6. Comparação entre pares

Neste tipo de avaliação de desempenho de funcionários, os funcionários são avaliados por grupos e os resultados de cada colaborador são comparados com seu grupo. Esta é uma forma de detetar pontos onde todos podem melhorar, partilhar ideias e inovar processos. Para além disso, este exemplo ajuda a perceber as competências mais importantes para o departamento.

👉Matriz de Competências: O que é e como aplicar? [+Modelo Excel grátis]

Modelos de Avaliação de desempenho (PDF e Excel)

Descarregue o modelo de avaliação de desempenho que mais se adequa ao que precisa e adapte com as informações de seus colaboradores ou equipa.

Agora que já conhece diferentes exemplos de avaliação de desempenho, é preciso agir. No entanto, muitas pessoas ainda encontram dificuldades na hora de elaborar documentos, questionários e relatórios para analisar a performance dos colaboradores.

Por isso, desenvolvemos alguns modelos em excel e PDF para download que podem ajudar os gestores nesta tarefa. Veja a seguir:

⬇️ Modelo para Avaliação 360° ⬇️

O template de avaliação de desempenho 360 graus gratuita pode ser usado pelo gestor para ter uma visão mais ampla do clima da empresa e tomar melhores decisões.

modelo avaliacao 360

⬇️ Teste de Motivação no trabalho ⬇️

Um teste de motivação no trabalho pode ser aplicado antes ou durante uma avaliação de desempenho individual. Utilize as respostas para saber como pode ajudar a aumentar a motivação e a produtividade dos funcionários.

teste de motivacao no trabalho

⬇️ Questionário para avaliação de desempenho de funcionários⬇️

Não sabe por onde começar? Tem dúvidas sobre o que falar em uma avaliação de desempenho? Esse é o modelo ideal para organizar as principais perguntas que serão feitas e os pontos que serão abordados.

questionario avaliacao de desempenho

⬇️Calculadora de Full Time Equivalence (FTE)⬇️

O Full Time Equivalent (FTE) permite calcular o desempenho real de uma equipa de trabalho, de um departamento específico ou de toda a organização. Assim, fica mais fácil de detetar os principais pontos a serem melhorados.

descarregar calculadora fte

Importância da Avaliação de desempenho de funcionários

Ainda que as vantagens de avaliar a performance dos funcionários sejam claras, muitas pessoas não percebem que este é um processo que impacta diversos momentos da jornada do colaborador. Destacamos a seguir diversos benefícios das avaliações de desempenho nas organizações.

1) Potencializa a tomada de decisões gerenciais

O maior produto da gestão de desempenho são os dados sobre a produtividade de um funcionário em relação a suas próprias metas e à performance de outros membros da equipa. Essa diferenciação é o que serve de fundamento para a tomada de decisões da gestão de talentos, como:

  • Quem deve ser promovido?
  • Que funcionário deve receber bónus ou aumentos de remuneração?
  • Quem deve ocupar as posições abertas no recrutamento interno?
  • Alguém deve ser despedido?

O histórico dessas decisões e da trajetória desses talentos é o que permite incentivar o crescimento dos funcionários dentro da empresa e o seu desenvolvimento como profissionais. Assim, eles adquirem novas competências e contribuem mais para o sucesso organizacional.

👉 Competências Profissionais mais exigidas em 2021 nos processos de Recrutamento

2) Contribui para o clima e a cultura organizacional

Esta etapa é um dos rituais mais importantes dentro da gestão de pessoas. Reconhecer o potencial dos funcionários e ajudá-los a crescer impacta positivamente o nível de satisfação. Para além disso, ajuda também na motivação dos colaboradores.

Se considerarmos o efeito dessa melhoria a longo prazo, não há dúvidas de que é um dos fatores que aumenta o sentimento de pertença dos funcionários e molda a cultura organizacional de uma empresa. Isso porque a cultura organizacional passa por todas as estruturas da empresa.

Para isso, o RH precisa estar sempre atento e “medir” periodicamente o clima organizacional. E uma das formas de fazer isso é através dos feedbacks e avaliações de desempenho.

👉 Descarregue nosso teste para medir a motivação dos funcionários e use os resultados para aumentar a produtividade da sua equipa.

performance management

3) Melhora o Employer Branding

Depois de investir nos valores da sua empresa e no desenvolvimento profissional das suas equipas, deixe que os seus funcionários falem sobre si. Eles são os que mais conhecem esta imagem.

Trabalhar a sua marca como empregador para os seus próprios funcionários é a melhor forma de garantir o sucesso da sua estratégia de Employer Branding. Afinal, existe algo mais poderoso do que a recomendação de um profissional que vive a realidade da empresa diariamente?

[🎧Webinar] Employer Branding na prática: Como desenvolver uma estratégia efetiva?

Passo a passo para avaliar o desempenho dos colaboradores

São muitas as atividades envolvidas no processo de avaliar o desempenho de um funcionário. Por isso, destacamos as principais etapas que devem ser seguidas. Veja a seguir.

1) Alinhar expectativas e objetivos

Para que este processo seja efetivo, é preciso que a comunicação também seja clara. Para isso e a fim de evitar conflitos,  converse com o colaborador, alinhe expectativas e determine quais são as principais metas as serem atingidas.

2) Definir a frequência das avaliações

Neste processos, definir a periodicidade é importante. É preciso analisar cada caso e perceber se deve realizar avaliações bimestrais, trimestrais ou semestrais. Durante este tempo, no entanto, feedbacks contínuos são recomendáveis.

3) Selecionar o tipo de avaliação de desempenho de funcionários

É possível selecionar um ou mais exemplos, caso estes se complementem. No entanto, tenha seus objetivos claros para escolher aquele que mais faz sentido. Utilize os modelos prontos e adapte-os para cada situação.

👉 Gestão por competências: Como aplicar nas empresas (+modelo para download)

4) Usar um sistema para a coleta de dados

Para coletar e cruzar todos os dados das avaliações realizadas, será necessário optar por um sistema informatizado. Um modelo excel pode ser o suficiente para empresas menores, com um número relativamente pequeno de colaboradores, mas a complexidade da análise pode exigir recursos mais complexos em empresas maiores.

exemplos avaliacao desempenho

5)Fazer avaliação de desempenho de funcionários

Por fim, chegou a hora de conduzir a Avaliação de Desempenho! Caso tenha seguido todos os passos até aqui, essa deve ser a etapa mais fácil do processo. Separe os documentos que serão utilizados, organize os principais pontos a serem abordados e encontre um espaço tranquilo e confortável para a conversa.

Não esqueça de ter como base os indicadores de desempenho determinados e os objetivos estipulados junto ao colaborador.

👉 Indicadores de desempenho: Veja exemplos e saiba como usá-los

6) Comunicar os resultados: O que falar

O passo seguinte é a devolutiva do processo, uma reunião na qual participam gestor e colaborador  — ocasionalmente, pode participar também alguém da área de recursos humanos.

Nesse encontro são partilhados os resultados da avaliação. É importante apontar os resultados atingidos; eventuais decisões sobre promoções ou aumento salarial; os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento profissional e as expectativas de desempenho para o ciclo seguinte.

Aqui, no entanto, cabe uma ressalva: o feedback não deve vir apenas uma vez ao ano ou ao fim de uma avaliação de desempenho. Tornar a prática do feedback algo recorrente na empresa permite criar um ambiente de diálogo frequente entre os colaboradores e os gestores.

É o que chamamos de feedback contínuo, no qual é possível se concentrar nos problemas e eliminá-los à medida que eles surgem. Assim, se otimiza a atuação dos gestores e se possibilita uma gestão mais dinâmica e efetiva.

👉 Manual da liderança: Como dar feedback?

7) Comparar resultados e traçar novas metas

No fim do ciclo, é importante comparar os resultados com os de avaliações anteriores para perceber como criar um plano de ação para o futuro. Converse com o colaborador, mostre dados reais e defina novas metas para os meses seguintes.

8) Contar com uma ferramenta de avaliação de desempenho

Ao fim dessas etapas, é comum perceber falhas e erros no processo. Isso porque são muitas tarefas a serem cumpridas e adaptadas para cada caso. Por isso, é preciso estar atento às inovações do mercado e contar com a tecnologia. 

Uma dessas opções são os softwares de RH, que possuem diferentes recursos que ajudam a automatizar e organizar as avaliações de desempenho. Estes sistemas são capazes de centralizar todas as informações importantes, para além de evitar erros comuns no processo.

👉Tudo sobre o software de avaliação de desempenho no trabalho [+ dicas]

Software de avaliação de desempenho de funcionários: O que é e quais as vantagens

A preparação para uma avaliação de desempenho de funcionários é um trabalho enorme para os departamentos de Recursos Humanos, mas necessário por todos os benefícios que isso acarreta . E não se trata apenas de preparação, mas também de análise de resultados.

É por isso que um bom software de avaliação de desempenho será de grande ajuda. Um dos softwares disponíveis no mercado é o da Factorial HR. Com ele, é possível agilizar o processo e centralizar as informações mais importantes. Veja o que é possível fazer com este sistema:

  • Selecionar o tipo de avaliação que deseja aplicar (avaliações do supervisor, autoavaliações, avaliações 90º, 360º, 180º, etc.)
  • Criar uma avaliação de desempenho personalizada.
  • Enviar notificações aos participantes da avaliação, que podem preenchê-la no próprio sistema.
  • Extrair relatórios para comparar o desempenho dos avaliados periodicamente.
  • E muito mais!

Para além disso, o software conta com outros recursos para a gestão de pessoas, como: gestão de férias, recrutamento e seleção, relógio de ponto online, e mais! Coloque alguns desses exemplos de avaliação de desempenho em prática com a Factorial!.

Quer saber se um software para avaliação de desempenho de funcionários é o que sua empresa precisa? A Factorial quer ajudá-lo e é por isso que oferece um período de teste gratuito de 14 dias. Registe-se já!

✅ Registe-se gratuitamente na Factorial e faça valer as avaliações de desempenho de seus funcionários!

Este artigo também está disponível em: Español, Italiano, Mexican

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário