Calendário De Equipa: Factorial e a Gestão de Férias

A gestão de férias é um problema comum para os colaboradores e o departamento de recursos humanos, especialmente quando um dos agentes não possui todas as informações. Os colaboradores quando planejam as suas férias ponderam sobre qual a melhor época, qual a disponibilidade da empresa, da sua família, dos seus colegas, sem falar das festas e dos feriados.

Os recursos humanos são responsáveis por garantir que todos os colaboradores usufruem dos seus dias de férias, e manter o número mínimo de trabalhadores para que a empresa continue em funcionamento.

Contudo, graças à plataforma da Factorial, todos estes detalhes podem ser visualizados no calendário de equipa.

A pergunta agora é saber quantos dias têm para aproveitar e quantos feriados à neste ano que calham em dias úteis?

Lista de Feriados Nacionais

  • 1 de Janeiro: Ano Novo
  • 25 de Fevereiro: Carnaval
  • 10 de Abril: Sexta-Feira Santa
  • 25 de Abril: Dia da Liberdade
  • 1 de Maio: Dia do Trabalhador
  • 10 de Junho: Dia de Camões* de Portugal e das Comunidades Portuguesas
  • 11 de Junho: Corpo de Deus
  • 15 de Agosto: Assunção de Nossa Senhora
  • 5 de Outubro: Implantação da República
  • 1 de Novembro: Dia de Todos os Santos
  • 1 de Dezembro: Restauração da Independência
  • 8 de Dezembro: Imaculada Conceição
  • 25 de Dezembro: Natal

No total os portugueses têm 13 feriados nacionais, isto sem contar com os regionais. Agora com Factorial não só aparecerão os feriados automáticamente, como também poderás adicionar os feriados regionais que quiseres considerar.

Dias de férias totais

Para além disso, ainda há os 22 dias úteis que as empresas estão vinculadas a oferecer por lei. No entanto, os sábados e os domingos serão considerados como férias caso, os feriados coincidam com os dias úteis.

Estes por sua vez podem variar consoante vários fatores. Se os colaboradores trabalham para o setor público ou setor privado, ou se a empresa decide encerrar devido às “pontes”. No setor público por cada 10 anos que o colaborador se mantém na organização é lhe oferecido mais um dia útil de férias.

As políticas de férias por sua vez, podem ser definidas pela empresa, caso contrário esta terá de seguir as estipuladas pelas leis vigentes. As políticas definem como a empresa regula e distribui as férias. Algumas empresas podem ser mais benevolentes em relação às férias não usufruídas do ano, enquanto outras seguirão as normas. Mediante acordo com o empregador o colaborador tem até dia 30 de Abril para reclamar as restantes férias do ano passado. Algumas das empresas consideram como ponte quando há um feriado, entre terça-feira ou quinta-feira, sendo a segunda-feira e sexta-feira dada ao trabalhador. Contudo o dia oferecido já é descontado do total de férias dos colaboradores.

Com o calendário de equipa da Factorial, tanto tu como os teus trabalhadores conseguirão visualizar a distribuição de férias entre as várias pessoas da empresa e em que dias decorrem os feriados. Junta-te á Factorial e começa a otimizar a gestão de férias.

factorial-calendário

As férias são um direito do trabalhador proporcionadas para a recuperação física e psíquica do trabalhador. É o dever dos empregadores certificar que há um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar dos colaboradores, e deste modo consegue aumentar a produtividade dos colaboradores, estabelecer um compromisso e melhorar os níveis de bem-estar. 

Leave a Comment