Ir para o conteúdo

Melhores cursos de Recursos Humanos em português

·
5 minutos de leitura
cursos recursos humanos

Para cada necessidade da sua vida profissional, há uma opção de curso de Recursos Humanos. Afinal, se já tiver alguma experiência na área, pode escolher uma formação temática para melhorar habilidades numa atividade específica. Caso este seja o seu primeiro ciclo de formação profissional, então poderá aceder a uma Licenciatura para ter estudos aprofundados.

Antes de escolher o seu curso, é muito importante entender qual o momento da sua carreira para encontrar a melhor opção. Assim pode adquirir um conjunto de ferramentas e técnicas que permitam cuidar do capital humano e reter talento. Confira esta lista com opções de qualificação profissional que podem ser uma mais-valia para a sua carreira!

Curso de Recursos Humanos: uma lista com diferentes níveis académicos

Licenciaturas

Uma licenciatura proporciona uma bagagem sólida de conhecimentos na área de recursos humanos, dando ao aluno uma excelente gama de saídas profissionais. Como a maioria das Licenciaturas possui um período destinado à realização de estágio, torna-se uma porta aberta para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho nesta área.

Universidade de Lisboa

Com duração de seis semestres, o curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Lisboa possui uma abordagem abrangente dos temas de recursos humanos, o que confere aos estudantes as competências necessárias para adaptar-se às exigências do setor e ter uma maior flexibilidade ao desempenhar as atividades da área. O curso está estruturado para o início da atividade profissional em RH no sector público, privado ou solidário.

Politécnica do Porto 

O curso de Licenciatura em Recursos Humanos da Politécnica do Porto atende às exigências atuais do mercado de trabalho e dá aos estudantes as habilidades necessárias para executar a profissão em diferentes contextos laborais da área de Recursos Humanos. Desenvolvido em três anos, o curso inclui o estudo de disciplinas como Economia do RH, Políticas de Qualificação e Emprego, Planeamento do Trabalho e Gestão de Carreiras.

ISCTE Business School 

Neste curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do ISCTE, além de ministrar as tradicionais disciplinas da área, também inclui na sua grade um leque de workshops e formações temáticas ao longo do curso, como encontros que abordam a elaboração de CV e Carta de Apresentação, testes psicotécnicos, coaching de CV e dinâmicas de grupo. Está dividido em três anos, sendo o primeiro totalmente teórico e o restante com abordagem teórico-prática.

Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação são uma continuidade do estudo de Licenciatura, mas que trazem um foco específico para dar autoridade ao profissional numa área que se pretende atuar. É uma excelente escolha para quem quer se destacar neste mercado extremamente competitivo.

Universidade Lusófona

A pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Lusófona possui foco na Perspetiva da Gestão com Pessoas, uma abordagem fortemente orientada ao capital humano, que pode ser aplicada em qualquer organização ou segmento.

O curso tem um total de 200 horas e é ministrado em período pós-laboral. Está destinado a diretores de Recursos Humanos, profissionais de consultoria em Recursos Humanos. Profissionais de funções de chefia em qualquer área ou departamento das empresas.

Universidade Europeia 

A pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Europeia já conta com duas décadas de longevidade. Com duração de nove meses, este curso possui um conteúdo programático revisto e atualizado com frequência, priorizando uma abordagem com as principais tendências da área de Recursos Humanos.

Instituto Criap

A Especialização Avançada em Gestão de Recursos Humanos é ministrada pelo Instituto Criap, no Porto. Trata-se de um curso de 166 horas, em horário pós-laboral, onde os alunos aprendem competências teórico-práticas para compreender e atuar como técnicos de Recursos Humanos. Esta formação tem como objetivo conciliar a experiência prática com os saberes científicos.

Cursos técnicos

Embora sejam desenvolvidos num ciclo mais curto que uma Licenciatura, os cursos técnicos também são uma possibilidade de avançar profissionalmente. Ou até mesmo iniciar a uma carreira profissional na área de RH, mas atenção! Apenas um curso técnico não fará que alcance cargos altos, uma vez que é necessário continuar a qualificar-se.

Do it better!

O Curso de Técnico Administrativo e de Recursos Humanos da instituição Do it better! é desenvolvido em 5-6 meses, possuindo 144 horas. Ao inscrever-se neste ciclo formativo, o estudante tem contacto com técnicas e noções básicas para o exercício da profissão. Aprendendo conceitos-chave para trabalhar na área administrativa e de gestão de Recursos Humanos de uma empresa.

Dentro do conteúdo programático, há disciplinas como: Gestão Administrativa das Empresas, Noções básicas de gestão técnica de Recursos Humanos, Processamento de vencimentos, Legislação Laboral, Liderança de equipas e Técnicas de Normalização Documentas. Também, se for do interesse do aluno, há a possibilidade de realizar um estágio curricular opcional de 200 horas.

CTESP@IPT

Com duração de dois anos – sendo 3 semestres de aula e 1 semestre em estágio – o curso de Gestão Administrativa de Recursos Humanos capacita o aluno com os conhecimentos da carreira de RH e confere a capacitação necessária para eventualmente seguir para uma licenciatura.

Algumas das disciplinas ministradas neste curso são: Acolhimento e Socialização dos Colaboradores, Sociedade e Economia, Gestão de Conflitos e Negociação, Liderança e Gestão de Equipas.

Citeforma

O Citefoma é um centro de formação profissional que possui cursos em diversas áreas de capacitação, inclusive cursos na área de recursos humanos.

Os cursos da instituição estão focados em profissionais que procuram aumentar o seu nível de competência ou profissionais que procuram mudar de área. Na área de RH, o Citeforma oferece 24 cursos de curta duração. Estes vão desde tópicos relacionados à legislação até temas de gestão (por exemplo, como criar indicadores de performance no RH).

software recursos humanos

Cursos online

Os cursos de RH online são uma modalidade de capacitação cada vez mais popular entre profissionais que querem alinhar a rotina laboral a um ciclo de estudos. Como o conteúdo está sempre disponível, o aluno tem flexibilidade para assistir às aulas quando quiser e no seu próprio ritmo.

FormaçãOnline

A FormaçãOnline possui um amplo leque de cursos da área de Recursos Humanos para profissionais que querem melhorar habilidades específicas na execução das tarefas diárias de RH. São 12 cursos focados em diferentes áreas de atuação em RH. Alguns deles são:

  • Acolhimento e integração
  • Recrutamento online
  • Gestão organizacional
  • Liderança de equipas
  • Responsabilidade social
  • Coaching organizacional

O ponto positivo é que, para inscrever-se nas formações, não há exigência de conhecimento prévio sobre o tema.

Training House

Em modalidade e-learning, a instituição Training House possui dois cursos na área de recursos humanos. São eles: Gestão Técnica de Recursos Humanos, de 50 horas, e o curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos, com duração de 200h.

No primeiro programa, mais básico, o aluno estudará conceitos-chaves na gestão de Recursos Humanos. Como assessement e headhunting, também aprenderá a estruturar um processo de recrutamento e seleção.

No segundo programa, o aluno terá uma visão global da área. Estão entre as disciplinas estudadas uma série de temas que possibilitarão ao aluno executar diferentes tarefas da rotina de RH. Desde seleção e recrutamento, onboarding e resolução de conflitos em contexto organizacional.

CEA

O curso de Gestão de Recursos Humanos da CEAC está dividido em 10 unidades disciplinares, cujos temas são: Formação nas Empresas, Recrutamento e Seleção, Gestão do Tempo, Análise e Resolução de Problemas, Condução de Reuniões, Motivação, Comunicação e Liderança. A sua duração total é de 400 horas.

Os tópicos estudados possuem não apenas uma base teórica, mas também prática. De maneira que os alunos consigam desempenhar no seu quotidiano empresarial as habilidades aprendidas no ambiente académico.

 

Qual curso de Recursos Humanos mais lhe interessou? Partilhe connosco!

Artigos Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário