Horário de trabalho semanal e gestão de turnos: Restauração e Hospitalidade

Cada setor tem suas necessidades específicas quando trata-se de processos de Recursos Humanos, e os setores de hospitalidade e restauração não são exceção. Hotéis, restaurantes e empresas de organização de eventos precisam de uma boa solução para controlar os seus funcionários e realizar a gestão de turnos: agora mais do que nunca. O horário de trabalho semanal na restauração e hospitalidade deve ser cuidadosamente controlado pelos responsáveis.

O pessoal deste tipo de empresas já costuma trabalhar em turnos, mas com a crise do Coronavirus ou Covid-19, ter um controlo rigoroso destes turnos tornou-se vital tanto para a segurança dos funcionários como para a sobrevivência do negócio.

Os horários em que essas empresas estão abertas ao público são mais restritos, e um bom Plano de Continuidade de Negócios exige que os gestores de pessoas também tenham controlo sobre eles sem erros. Como isso pode ser alcançado? Usando um sistema automatizado; uma aplicação para o controlo do horário de trabalho semanal de seus funcionários que, além disso, permite realizar a gestão de turnos.

Ainda acha que não precisa desse tipo de solução? Neste artigo iremos explicar quais são as diferentes formas de acompanhar o pessoal, organizar o horário de trabalho semanal na restauração e hotelaria e quais as vantagens de o fazer com aplicações específicas para RH.

Controlo do horário de trabalho semanal: Como é no seu negócio?

Lembra-se dos cartões magnéticos para picar o ponto ? Anos atrás, os chefes de cada trabalhador faziam o controlo das horas trabalhadas simplesmente por meio dessa máquina de ponto onde era marcado o cartão do funcionário. Todos nós vimos isso anteriormente, mas o mundo evoluiu e seus sistemas devem acompanhar este processo.

modelo férias e ausências

A nova versão desse controlo de horário de trabalho semanal tão rudimentar são as planilhas de excel. Porém, a era digital nos oferece soluções muito mais sofisticadas que resolvem esse problema ou necessidade de uma forma ainda mais eficiente (além de se adaptar melhor às leis de trabalho do ACT)

👉 Quer registar o horário de trabalho em uma planilha de excel? Descarregue aqui nosso modelo de folha de presenças! 

A lista a seguir mostra algumas das coisas que seu seu hotel e / ou restaurante precisa gerir:

  • Cumprir as leis de horário de trabalho e ausências
  • Monitorar horas trabalhadas
  • Sincronização dessas horas em relatórios mensais
  • Monitorar folgas, ausências e baixas médicas
  • Gerir recibos de vencimento
  • Gerir turnos de trabalho para evitar erros e sobreposições
  • Ver a presença do funcionário em tempo real
  • Disponibilizar informações sobre horário de trabalho semanal e turnos para funcionários e gerentes

Tudo isso poderia ser realizado com um software desenvolvido para auxiliar as áreas de Recursos Humanos que, entre outras coisas, oferece a funcionalidade de registo de horas para estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis.

Apps para controlar o horário de trabalho semanal

Existem aplicações que possuem ferramentas e funcionalidades que podem ajudar os gestores de Recursos Humanos e os donos de restaurantes e hotéis a ter maior controlo sobre os seus colaboradores, sobre as horas trabalhadas por cada um e quem deve estar presente em cada dia.

Essas soluções também costumam coletar dados para que possa analisá-los posteriormente e tomar melhores decisões sobre a organização das equipas. O problema das horas extras ? Resolvido. A quantidade de papelada necessária para fazer o controlo de assiduidade, de férias e de ausências? Acaba aqui!

horário de trabalho na restauração

O que significa isto? Não só a gestão do pessoas do seu negócio seria muito mais simples e com menos chances para erros manuais. Nesse caso, o departamento de Recursos Humanos teria mais tempo para prestar atenção a tudo o que é importante agora: funcionários, sua segurança e a sobrevivência do negócio.

👉 Isenção do horário de trabalho: Como funciona?

Como os softwares de RH podem ajudar os setores de hospitalidade e restauração?

Os gestores de equipa neste tipo de negócio muitas vezes têm dificuldade em encontrar o sistema de controlo de horário de trabalho que melhor se adapta à maneira de trabalhar da equipa: é que economizar tempo e otimizar processos internos é fundamental neste setor. Nos setores de hospitalidade e restauração, tempo é dinheiro, e a equipa deve priorizar a satisfação do cliente, não a papelada.

Agora, para além disso, é muito importante ter cuidado e ser rigoroso com segurança, limpeza e desinfeção. Gostava que a gestão de turnos, a gestão de férias e ausências e o controlo de horário de trabalho semanal deixassem de ser uma dor de cabeça? Sempre pensa que esses processos só levam à perda de tempo e tem dificuldade para organizá-los?

Uma boa solução online permite calcular a quantidade de funcionários que serão necessários em cada função,  por exemplo. Outras vantagens são a ajuda para cumprir a lei, garantir que o pessoal desfrute dos intervalos necessários e obrigatórios, designar equipas de trabalho e seguir os conselhos de segurança recomendados em relação aos turnos.

Deve se perguntar: Mas eu não posso fazer isso manualmente? A verdade é que sim, embora o processo envolva mais horas de trabalho dos gestores de equipas e que sempre haverá uma margem de erro (que pode levar à custos e problemas legais no futuro).

Para além disso, os processos serão mais complicados e menos transparentes. Então, a questão de “se pode ser feito manualmente” tem de ser avaliada, levando em consideração a estrutura objetivos do seu negócio.

Gestão de turnos na era pós Covid-19

Muitas empresas têm um grande problema para continuar a operar, e mais do que nunca os trabalhadores têm que cumprir seus horários de trabalho e revezar seus postos em turnos. Os setores mais afetados por essa nova necessidade são os setores hoteleiro e de restauração.

hospitalidade e restauração covid

Como planejar um calendário com turnos rotativos para atender às demandas da nova crise? Com aplicações específicas, é possível fazer isso em menos tempo e com maior precisão. E se esse programa puder ser visto por funcionários desde qualquer sítio? Procure uma aplicação que esteja disponível no telemóvel e facilite o dia a dia dos colaboradores e gestores de equipa.

Como fazer uma gestão de turnos com um software ou app?

Aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar as vantagens das soluções digitais para gerir melhor os turnos:

  • # 1 – Planeje com antecedência. Com uma solução para isso, poderá visualizar os turnos em um calendário semanal ou mensal. Isso lhe permitirá estar preparado para os horários de maior afluência, além de antecipar possíveis problemas e evitar desgastes da equipa.
  • # 2 – Atribua o mesmo número de horas a todos. E por falar em atrito de pessoal, se houver maior visibilidade dos turnos de seus funcionários, fica mais fácil de garantir que está a distribuir as horas de trabalho de forma justa.
  • # 3 – Comunique as mudanças para sua equipa. Com um programa projetado para isso, toda vez que publicar, modificar ou deletar um turno, seu funcionário poderá visualizá-lo na mesma hora através da aplicação.
  • # 4 – Certifique-se de que sua equipa tenha intervalos suficientes. É especialmente importante que sua equipa esteja em ótimas condições, descansada e possa se concentrar em fazer seu trabalho e seguir as novas regras.
  • # 5 – Evite que os turnos se sobreponham. Dois funcionários estarem no mesmo emprego quando isso deveria ser evitado é um erro fatal. Um software de gestão de turno irá alertá-los sobre esse tipo de erro para que seja possível evitá-lo.

Ajude seus funcionários no controlo do horário de trabalho semanal e gestão de seus turnos

Como encontrar a melhor aplicação ou software para controlo de horário de trabalho e de gestão de turnos?

Se estiver interessado em uma solução que permita que seus funcionários piquem o ponto através de um código QR que seria lido ao entrar no trabalho, que informe cada um deles sobre seus horários e turnos e que permita que peçam férias e folgas através de uma app, podes testar a o software da Factorial.

O software de RH da Factorial oferece isso, além de fornecer informações sobre o local onde ocorre o início e o término do turno através do recurso de geolocalização. Os funcionários poderão gerir facilmente o horário de trabalho semanal e os turnos. Ao mesmo tempo, seus gestores poderão acessar todas essas informações imediatamente na plataforma.

horário de trabalho semanal restauração

É uma questão de analisar suas necessidades e ver se a ferramenta que lhe interessa atende a todos. Recomendamos que busque uma aplicação ou software que seja intuitivo tanto para o departamento de Recursos Humanos quanto para os próprios funcionários. Afinal, o que todos querem é economizar tempo e facilitar processos. Assim, as informações ficam claras e acessíveis para cada um.

Essas soluções, além de permitir a gestão de turnos e o controlo de assiduidade dos funcionários, costumam incluir mais funcionalidades. Nesse caso, um  software especializado para departamentos de RH tem ainda mais recursos disponíveis. Estes recursos podem ser aplicados em todo tipo de negócio.

Benefícios do uso de um software de Recursos Humanos em hospitalidade e restauração

  • Controlar o horário de trabalho semanal da sua equipa
  • Economizar tempo na gestão de documentos e outros processos
    Estar em conformidade com as leis de trabalho do ACT
  • Melhor experiência do funcionário
  • Produtividade aumentada
  • Melhor comunicação entre os funcionários
  • Simplificação dos processos de gestão
  • Maior transparência tanto para o funcionário quanto para o empregador
  • Controlo de horas extras
  • Mais informações para uma melhor tomada de decisão
  • E muito mais!

👉 Quer saber se o software Factorial é para o seu negócio? Descubra com nosso período de teste gratuito.

✅ Experimente o software da Factorial gratuitamente por 14 dias e otimize a gestão de suas equipas

This post is also available in: Español Italiano

Leave a Comment