Ir para o conteúdo

Como gerir o horário de trabalho semanal e gestão de turnos na restauração e hotelaria?

·
6 minutos de leitura
horário de trabalho semanal na restauração e hotelaria

Cada setor tem as suas necessidades específicas quando se trata de processos de Recursos Humanos, e os setores de hotelaria e restauração não são exceção. O horário de trabalho semanal na restauração e hotelaria deve ser cuidadosamente controlado pelos responsáveis.

Hotéis, restaurantes e empresas de organização de eventos precisam de uma boa solução para controlar os horários dos seus funcionários e realizar a gestão de turnos. Isto porque o controlo rigoroso destes turnos tornou-se vital tanto para a segurança dos funcionários como para a sobrevivência do negócio.

Neste artigo explicamos-lhe quais as diferentes formas de acompanhar as horas trabalhadas, como organizar o horário de trabalho semanal na restauração e hotelaria, e quais as vantagens de o fazer com um software de RH.

Tabela de conteúdos:

Marque uma demonstração do software Factorial e veja como picar o ponto está literalmente a 1 clique de distância!

Como controlar a assiduidade e pontualidade num hotel ou restaurante?

Lembra-se dos cartões magnéticos para picar o ponto? Anos atrás, os chefes de cada trabalhador faziam o controlo das horas trabalhadas através dessa máquina de ponto, onde era marcado o cartão do funcionário.

No entanto, o mundo evoluiu e os seus sistemas de RH devem acompanhar este processo. Por exemplo, se um colaborador tem um contrato de trabalho remoto, a máquina de ponto à porta do escritório já não funciona.

As novas versões deste tipo de controlo de horário de trabalho semanal são os modelos em Excel e/ou os softwares na nuvem, sendo que um software é uma ferramenta muito mais sofisticada que um modelo.

horário de trabalho na restauração

A seguir, listamos todos os aspetos que os hotéis e restaurantes podem gerir através de um software de RH: 

  • Cumprir as leis de horário de trabalho e ausências em Portugal;
  • Monitorizar as horas trabalhadas;
  • Sincronizar as horas trabalhadas com relatórios mensais;
  • Monitorizar folgas, ausências e baixas médicas;
  • Gerir recibos de vencimento;
  • Gerir turnos de trabalho para evitar erros e sobreposições;
  • Ver a presença do funcionário em tempo real;
  • Disponibilizar o horário de trabalho semanal e turnos de um determinado funcionário ao seu superior.

Controlo do horário de trabalho semanal no setor hoteleiro

Existem softwares que possuem ferramentas e funcionalidades que podem ajudar os gestores de Recursos Humanos e os donos de restaurantes e hotéis a ter maior controlo sobre as horas trabalhadas por cada um.

Por norma, estas soluções também reúnem dados e insights valiosos para que, posteriormente, os gestores possam avaliar e tomar melhores decisões sobre a organização das equipas.

Neste tipo de software, o problema da contabilização de horas extras fica resolvido. A quantidade de papelada necessária para fazer o controlo de assiduidade, de férias e de ausências? Também acaba aqui!

Veremos, então, 2 soluções para fazer este controlo horário nos restaurantes e hotéis: uma folha de ponto em Excel e outra na Factorial! ⬇️

1) Folha de Ponto em Excel [Grátis]

Temos um modelo de folha de ponto mensal em Excel para que possa descarregar e entregar aos seus colaboradores para preencherem no seu dia a dia. Descarregue abaixo!

folha de ponto em excel

No entanto, como dissemos acima, com a utilização de um sistema na nuvem, não só a gestão de pessoas do seu negócio seria muito mais simples, como também os erros seriam inexistentes. Veja como abaixo!

2) Factorial: software para controlo do horário de trabalho semanal nos setores de hotelaria e restauração?

Nos setores de hotelaria e restauração é fundamental economizar tempo e otimizar processos internos. Muitas vezes, acontece que os gestores de equipa deste tipo de negócio têm dificuldade em encontrar o sistema de controlo do horário de trabalho que melhor se adapta à maneira de trabalhar da equipa.

Se tem procurado pelo sistema ideal para a sua empresa, podemos ter aqui a solução. A Factorial é um software de RH que permite otimizar e simplificar os processos de picagem de ponto e acompanhamento de horas trabalhadas de qualquer colaborador. Eis tudo o que pode fazer com a funcionalidade de controlo horário da Factorial:

  • Criar relatórios de horas personalizados;
  • Definir políticas de horário personalizadas;
  • Picar o ponto a partir de qualquer lugar, já que somos um software na nuvem;
  • Cumprir as obrigações legais impostas no Código do Trabalho;
  • Armazenar todos os dados da assiduidade;
  • E muito mais!

Quer saber como o restaurante Ground Burger otimiza os seus processos de RH com a Factorial? Eles contam-lhe tudo no vídeo abaixo! ⬇️

Marque uma demonstração grátis da Factorial e deixe que um dos nossos consultores lhe explique como gerir as horas semanais trabalhadas.

Gestão de turnos no setor hoteleiro

Dois dos setores mais afetados pelo trabalho por turnos são a hotelaria e a restauração. E, por isso, este setores necessitam de uma ferramenta mais avançada para fazer a gestão dos horários de cada funcionário.

Para tal, pode utilizar um template em Excel mais específico e completo do que a folha de ponto, ou optar por adicionar a funcionalidade de gestão de turnos ao controlo de assiduidade da Factorial. Quer saber como? Contamos-lhe tudo nas próximas secções.

1) Excel para gestão de turnos [Grátis]

Este modelo pronto em Excel é muito semelhante ao da folha de ponto. No entanto, as fórmulas nele inseridas foram criadas com base nas necessidades dos trabalhadores por turnos. Descarregue o modelo abaixo! ⬇️

Modelo em Excel de Trabalho por turnos

2) Factorial: como fazer a gestão de turnos com um software ou app?

Tal como dissemos acima, o software Factorial permite-lhe adicionar a funcionalidade de gestão de turnos ao seu plano habitual. Aqui estão algumas dicas para aproveitar as vantagens desta solução digital:

  1. Planeie com antecedência. Com uma solução para isso, poderá visualizar os turnos de cada um num calendário semanal ou mensal. Isso permitir-lhe-á estar preparado para os horários de maior afluência, além de antecipar possíveis problemas ou conflitos de turnos.
  2. Atribua o mesmo número de horas a todos. Havendo uma maior visibilidade dos turnos dos funcionários, fica mais fácil garantir que está a distribuir as horas de trabalho de forma justa.
  3. Comunique possíveis alterações à sua equipa. Com a Factorial, sempre que publicar, modificar ou apagar um turno, o funcionário correspondente poderá visualizá-lo em tempo real por e-mail ou na própria plataforma.
  4. Evite que os turnos se sobreponham. O software Factorial alerta-o para a possibilidade de sobreposição de turnos, para que isso seja possível de evitar;
  5. Integre o software com outras plataformas: Como por exemplo, a Innux, que conta com dispositivos para reconhecimento facial e/ou impressão digital.

💡 Se ainda não ficou convencido, teste por si mesmo! Temos 14 dias grátis para si. Experimente grátis hoje mesmo, AQUI!

software-rh-dp-360

10 benefícios do uso de um software de RH na definição do horário de trabalho semanal

Agora que já conhece algumas das funcionalidades do software Factorial, veja quais são os 10 benefícios em utilizar um software de RH em hotéis, restaurantes, bares, cafés, etc:

  • Controlar o horário de trabalho semanal da sua equipa;
  • Economizar tempo na gestão de documentos e outros processos;
  • Estar em conformidade com as leis laborais do Código do Trabalho;
  • Melhor experiência do funcionário;
  • Produtividade aumentada;
  • Melhor comunicação entre os funcionários;
  • Simplificação dos processos de gestão;
  • Maior transparência, tanto para o funcionário quanto para o empregador;
  • Controlo de horas extras;
  • Mais informações para uma melhor tomada de decisão.

Como escolher o melhor software para a restauração e hotelaria?

Se está à procura de um software para gerir os processos no seu restaurante ou hotel, recomendamos que procure uma aplicação ou software que seja intuitivo, tanto para o departamento de Recursos Humanos, como para os próprios funcionários. Se, para além disso, estiver interessado numa solução que permita:

  • Picar o ponto através de um código QR, que seria lido ao entrar no trabalho;
  • Informar colaboradores e managers sobre os horários e turnos;
  • Pedir férias e folgas através de uma app.

Então, pode (e deve) testar a Factorial! Além destes 3 pontos, o software Factorial fornece ainda informações sobre o local onde ocorre o início e o fim do turno, através do recurso de geolocalização. Os funcionários poderão gerir facilmente o horário de trabalho semanal e os turnos. Ao mesmo tempo, os gestores poderão aceder a toda e qualquer informação, em tempo real, na plataforma.

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário