Ir para o conteúdo

Processo de recrutamento interno ou externo, por qual optar?

·
5 minutos de leitura
recrutamento interno e externo

Com a rápida expansão e crescimento do mercado de hoje, muitas novas posições são criadas dentro de uma organização. Eventualmente, se as empresas quiserem prosperar e competir nesse ambiente em constante expansão, terão que planejar cuidadosamente o seu processo de recrutamento.

Cedo ou tarde, os gerentes precisarão considerar as suas estratégias de recrutamento para preencher os cargos necessários. Ao enfrentar esse desafio, os gerentes geralmente encontram duas possibilidades. Promover a posição aos funcionários que já trabalham na empresa ou contratar externamente. Vamos examinar as duas opções e ver qual decisão é a mais adequada para cada caso.

Neste artigo, falaremos sobre os seguintes tópicos:

Benefícios e Limitações de um Processo de Recrutamento Interno

O recrutamento interno é referente aos processos que promovem os colaboradores que já trabalham na empresa. Já que estes são promovidos a posições superiores ou mudam de cargo dentro na empresa.

Prós de um Recrutamento Interno

Economizar tempo e dinheiro. Uma das vantagens mais importantes deste processo de recrutamento são os custos mais baixos. Ao promover os funcionários preexistentes, é possível economizar tempo e dinheiro investidos em pesquisas, entrevistas e seleção de novos candidatos adequados.

Melhor adaptação à cultura da sua empresa. Um dos aspetos cruciais ao contratar novos colaboradores é verificar se eles são adequados à cultura organizacional. No entanto, quando promove funcionários da sua empresa, eles estarão familiarizados não só com a cultura. Mas também com o ambiente de trabalho. Isso os torna mais bem preparados para uma transição mais fácil para as suas novas posições.

Menos incerteza em quanto ao processo. Outra ponto que deve considerar ao planejar seu processo de recrutamento é o nível de incerteza associado a todo o processo. O motivo está no fato de que existe um medo consistente de tomar uma má decisão de contratação. No entanto, ao recrutar internamente, as chances de selecionar apenas profissionais qualificados é maior. Já que estes demonstraram sucesso considerável em seus cargos antigos. Isso eliminará substancialmente a incerteza.

Motivação. Se adotar uma política de promoção dos seus colaboradores com base no desempenho, muitos deles estarão empenhados em melhorar o seu rendimento. Isso aumentará os níveis de motivação entre seus funcionários. Porque eles perceberam o espaço de desenvolvimento de carreira na organização. Em suma, terá colaboradores altamente motivados e com maior probabilidade de permanecer mais tempo na organização.

Contras de um Recrutamento Interno

Opções limitadas de recrutamento. A promoção a partir de dentro considera apenas os seus colaboradores atuais. Isso minimizará a quantidade de candidatos a partir do qual pode selecionar o profissional ideal. O que limita as suas opções de contratação. Como resultado, terá dificuldade em encontrar o candidato certo para a posição necessária.

Mais treinamento para atender às novas posições. Os seus colaboradores atuais podem ter muita experiência em seus empregos atuais. No entanto, se planeja promovê-los, eles precisarão de treinamento adicional para obter as habilidades necessárias para as suas novas tarefas. Além disso, os funcionários promovidos deixam vagas nos seus cargos antigos. Portanto, precisará contratar profissionais externos para preencher essas posições. E este processo pode custar ainda mais recursos e tempo.

Ressentimento e desmotivação de outros colaboradores. Sim, promover seus funcionários melhora seus níveis motivacionais. Ainda assim, isso afeta apenas os funcionários promovidos. Aqueles que se consideram dignos de promoções, mas não foram favoráveis, serão desmotivados. Isso poderia levar a uma dinâmica de grupo indesejada e a um ambiente de trabalho perturbador. O que pode incentivar o ciúme e a concorrência prejudicial entre os trabalhadores.

software-rh-dp-360

Benefícios e Limitações de um Processo de Recrutamento Externo

O recrutamento externo é referente ao processo de preenchimento de vagas contratando novos funcionários através do mercado de trabalho externo.

Prós de um Recrutamento Externo

Novas idéias inovadoras. À medida que as pessoas ficam mais tempo em uma organização, elas começam a se adaptar às ideias umas das outras. Isso pode ser muito bom para a dinâmica do grupo, pois eles tendem a ter menos disputas e desacordos. No entanto, torna-se difícil para esse grupo gerar ideias únicas. Portanto, o recrutamento externo fornece acesso a novas mentes novas que trarão ideias inovadoras de fora da organização. Isso ajudará a renovar os seus negócios no ambiente competitivo de hoje.

Mais opções de recrutamento. Como discutido anteriormente, uma das principais desvantagens do processo interno de recrutamento é o número limitado de candidatos. O recrutamento externo, por outro lado, supera esse problema, pois apresenta aos gerentes um conjunto maior de candidatos. Além disso, há uma variedade de habilidades entre as quais eles podem escolher. Com a exposição a muitos candidatos, é mais fácil comparar e selecionar o melhor ajuste para a posição necessária.

Mais probabilidade de contratar candidatos mais experientes e qualificados. Os colaboradores promovidos geralmente precisam de treinamento extensivo para se adequarem às suas novas responsabilidades. O processo de recrutamento externo, pelo contrário, garante a seleção dos candidatos mais experientes e altamente qualificados. Por isso, eles serão geralmente adequados para os cargos necessários. No entanto, podem exigir alguma orientação e programas de treinamento básico para apresentá-los à cultura da empresa.

Contras de um Recrutamento Externo

Custos mais altos. O processo de recrutamento externo envolve uma série de procedimentos para garantir a seleção correta dos candidatos. Muitas vezes, esse processo consiste em três etapas principais: pesquisar, avaliar e selecionar. Primeiro, a contratação externa pode envolver publicar um emprego ou procurar agentes terceirizados para encontrar possíveis candidatos. O segundo passo envolve a verificação dos trabalhos anteriores, entrevistas, etc. O passo final envolve determinar quais sao os candidatos mais adequados às ofertas de emprego. Todas essas etapas requerem a atribuição de uma quantidade significativa dos recursos, dinheiro e tempo da empresa.

Risco de má decisão de contratação. Como recrutador, terá que propor o processo de recrutamento certo que garanta a imparcialidade e objetividade na avaliação de todos os candidatos. No entanto, é quase impossível projetar uma estratégia de recrutamento 100% livre de vieses. Portanto, sempre haverá o risco de tomar más decisões de contratação.

Conclusão

No mundo dos negócios, os processos de recrutamento são muito desafiadores, mas inevitáveis. Ao fazer uma escolha, os gerentes se veem diante de dúvidas ao optar por um recrutamento interno ou externo. Por um lado, o processo de recrutamento interno oferece menos custos, mais estabilidade e transições mais seguras.

As estratégias de recrutamento externo, por outro lado, oferecem um leque mais amplo de seleção. Além de trabalhadores mais inovadores e experientes que irão renovar o seu negócio. Para determinar a melhor estratégia para sua empresa, é necessário entender primeiro o tipo da sua organização. As empresas têm diferentes contextos, necessidades e problemas. E o melhor é ter um bom equilíbrio que atenda às demandas da sua organização.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário