Ir para o conteúdo

Modelos de Organograma de Empresa [+ Download Template grátis]

·
3 minutos de leitura
modelos de organograma

Muitas vezes as organizações precisam de criar um organograma de empresa para conhecer melhor a estrutura interna de cada departamento. O problema é que fazer um organograma requer muito tempo, conhecimentos de desenho ou um template (normalmente pago) e por vezes se torna obsoleto assim que um trabalhador junta-se, ou deixa, a empresa. A seguir explicamos os principais modelos de organograma de uma empresa e as diferentes maneiras de criá-los.

 

Como criar um organograma para a tua empresa

Para fazer um organograma da sua empresa precisas de ter uma clara ideia da estrutura interna. Além dos departamentos e dos colaboradores que dela fazem parte. Normalmente, o departamento de recursos humanos é responsável por criar o organograma da empresa e mantê-lo atualizado. No entanto, nem  sempre é fácil. A nossa recomendação é começar com um papel em branco e listar todos os departamentos existentes na empresa. Próximo passo, iremos anotar todos os responsáveis de cada departamento e as pessoas a quem elas reportam. Será mais fácil construir o organograma de empresa a começar pelas posições de topo da empresa e depois trabalhar na hierarquia interna.

Os dados mais comuns que todos incluem no organograma são o Nome (e apelido) da pessoa, a posição e o departamento ao qual a pessoa pertence. Dependendo da distribuição do staff será mais, ou menos difícil identificar a hierarquia e criar um organograma funcional da empresa.

Já identificou todos os departamentos e executivos da empresa? Adicione os colaboradores começando com os de maior responsabilidade e posição na empresa. É uma tarefa que demora tempo e que necessita de várias revisões antes de terminar o primeiro esquema do organograma.

Sabe que podes criar um organograma da sua empresa de forma automática numa questão de segundos com o software de recursos humanos da Factorial?

gerir modelo organograma

Dois modelos de organograma que podem servir de modelo quando desenhar o seu

 

Exemplo organograma horizontal da empresa

A distribuição horizontal pode ajudá-lo a visualizar o organograma no ecrã do seu computador. Isto seria um exemplo de um organograma horizontal.

modelo de organograma horizontal

Exemplo organograma vertical

Em função do tamanho que tenha a sua empresa e do formato que queira criar o organograma, pode ser que seja mais fácil para si trabalhar com um formato vertical. Aqui deixamos um exemplo de um organograma vertical.

modelo organograma vertical

Exemplos de organogramas de grandes multinacionais

Seja como for, pode ser que à medida que a sua empresa vá crescendo o organograma se complique. Nesta imagem pode ver como se estrutura o organograma de multinacionais como a Amazon, Google, Facebook, Microsoft, Apple ou Oracle.

modelos de organograma multinacionais

Software para criar organogramas da empresa

Se não quer desperdiçar tempo editando templates que ficarão desatualizados pode optar por utilizar um programa para fazer organogramas. Com a Factorial podes criar o seu organograma numa questão de segundos e com facilidade.

A Factorial é um software de recursos humanos para pequenas e médias empresas de 2 a 500 colaboradores que oferece ferramentas de gestão de férias e ausências dos colaboradores. Além de benefícios e planos de retribuição flexível para os trabalhadores, gestão documental de recursos humanos e organogramas da empresa.

Ao utilizar a Factorial terá automaticamente o organograma da sua empresa criado. Cada vez que haja uma nova incorporação ou baixa na equipa nós nos encarregaremos de atualizá-lo cada .

Aqui tem um exemplo muito simples para que veja como ficaria o seu organograma online:

modelos de organograma

Tenha em conta que em função da hierarquia e número de colaboradores da sua empresa o seu organograma online será diferente. Este tipo de representação gráfica é realmente útil para conhecer em detalhe o funcionamento dos diferentes departamentos Além disso, poderá ver que colaboradores não encaixam dentro da estrutura, possíveis pontos de conflito e no caso de um colaborador com pessoas a seu cargo deixe a empresa, poderás re-designar estas pessoas facilmente para que tudo funcione com normalidade.

Se quiser criar numa questão de minutos o organograma online da sua empresa, registe-se na Factorial:

gerir organograma

Descarregue o template de organograma em Powerpoint ou Word

Artigos Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário