Ir para o conteúdo

O checklist ideal de um processo de recrutamento e seleção [template grátis]

·
4 minutos de leitura
processo de recrutamento seleção

Encontrar o funcionário ideal é um processo semelhante ao de encontrar uma agulha no palheiro. É preciso muito trabalho para encontrar uma pessoa com as habilidades e a experiência que precisamos. Além disso, esta precisa encaixar-se perfeitamente ao ambiente da empresa. Para atrair efetivamente profissionais talentosos entre centenas candidatos e retê-los, é necessário rever o seu processo de recrutamento e seleção de pessoal.

A seguir explicaremos detalhadamente o passo a passo para uma seleção de pessoal exitosa.

processo de recrutamento e seleção

Diferença entre recrutamento e seleção

Antes de mais nada, é preciso perceber qual é a diferença entre a etapa de recrutamento e a etapa de seleção. Muitas vezes os profissionais de Recursos Humanos pensam que tudo faz parte de um mesmo processo.

Por um lado, os dois tem como objetivo encontrar um talento para preencher uma vaga na empresa. No entanto, existem algumas particularidades que diferenciam recrutamento e seleção. Veja a seguir:

  • Recrutamento: O recrutamento envolve todo o processo de pesquisa e busca de candidatos. É a etapa onde as vagas serão publicadas por meio de anúncios em portais de emprego, jornais, etc.
  • Seleção: Como o próprio nome diz, essa é a etapa onde os candidatos são realmente selecionados para preencher a vaga. O processo de seleção de pessoal envolve então a nomeação final de novos funcionários para preencher os cargos da empresa.

O processo de Recrutamento

Recrutamento é o processo de seleção que um departamento de RH precisa fazer para encontrar a pessoa certa para uma vaga. Um bom processo de recrutamento e seleção traz profissionalismo e valida a sua empresa.
Por outro lado, cometer erros durante esta fase pode custar caro. Já que contratar um trabalhador errado pode ser um desperdício de tempo, recursos e orçamento.

É por isso que é tão importante encontrar um sistema que seja econômico e efetivo. Como profissional de Recursos Humanos, terá que tomar as decisões corretas para contratar o candidato perfeito. E no futuro este, como colaborador, acabará agregando valor à empresa.

Ao contratar, é possível encontrar o funcionário dos seus sonhos fora ou dentro da sua empresa. Ou seja, aproveite os processos seletivos internos e externos. Ambas as opções têm vantagens e limitações.

O mais importante é definir a estratégia que executará para o seu processo de seleção de pessoal.

O processo de Seleção

Antes de começar a contratar, considere os pontos a seguir:

  • Defina a posição ou substituição. A primeira etapa de um processo seletivo é determinar quais são as necessidades da empresa.
  • Realize uma análise de custo-benefício para examinar se a incorporação do novo colaborar cobriria os custos que envolvem a contratação e a participação na equipa.
  • Escreva uma oferta de emprego. Descreva bem a vaga e as suas responsabilidades, bem como as qualidades exigidas ao candidato.
  • Anuncie a oferta de emprego. Publique a oferta de emprego no site da sua empresa e em outros portais de empregos, como o LinkedIn.
  • Determine a faixa salarial. Pesquise qual é a posição que você oferece para o orçamento de uma empresa como a sua; Isso determinará a margem salarial mais apropriada e competitiva.

Durante o processo de seleção

  • Procure candidatos. Recrute candidatos qualificados para o cargo com base na oferta de emprego publicada em vários canais. Se não houver muitos para escolher, considere outras maneiras de encontrar sua nova aquisição ou ajuste a sua oferta de emprego.
  • Selecione os candidatos. Escolha os candidatos que possuem as qualidades que procura.
  • Planeje as entrevistas. Crie uma programação e encontre um local para realizar entrevistas.
  • Contacte os candidatos. Envie e-mails ou chame os seus possíveis candidatos para deixar os detalhes da entrevista definidos.
  • Entreviste os candidatos. Realize entrevistas com os candidatos selecionados para confirmar se eles são o que está procurando. Neste momento, também é bom procurar referências dos seus antigos trabalhos.
  • Prepare uma carta de oferta e envie-a. Após comparar e tomar uma decisão, prepare uma carta de oferta. Assim, poderá explicar ao candidato escolhido as condições da sua futura posição.
  • Informe os candidatos que não foram selecionados. Entre em contato com os candidatos que não passaram na entrevista e ofereça um feedback.

como recrutar funcionarios

Depois do processo de Recrutamento e seleção

Depois que o colaborador se tornar parte da equipa da sua empresa, é necessário começar o processo de onboarding.

Apesar de estar relacionado ao processo de seleção e recrutamento ou contratação, é algo com objetivos diferentes. E o mais importante deles é facilitar a incorporação do novo funcionário à empresa. E ainda que seja muito relevante, muitos empregadores deixam essa tarefa na lista de pendências).

O processo de recrutamento e seleção de pessoal é muito importante para as empresas. Mas muitas vezes estes não funcionam como deveriam devido à quantidade de trabalho que envolve os departamentos de Recursos Humanos.

O que as empresas de sucesso fazem na área de Recursos Humanos? Digitalize, automatize e centralize o seu processo de recrutamento e seleção. Se o que deseja é garantir que todas as fases sejam realizadas da melhor maneira possível, é necessário realizar tarefas repetitivas. Delegue essas tarefas à um software de recrutamento e seleção (ATS) e otimize o seu tempo.

Checklist para Recrutamento e Seleção de Pessoal

Gerir todo esse processo pode ser difícil para o RH. São muitas tarefas a serem cumpridas e às vezes pouco tempo para encontrar um bom candidato.  Para ajudá-lo a começar, elaboramos um checklist de recrutamento e seleção de pessoal, para que possa organizar melhor aquilo que precisa ser feito.

👇Descarregue o Checklist de Recrutamento e Seleção de pessoal abaixo👇

modelo checklist recrutamento selecao

Precisa de uma opção mais rápida e funcional?  Quer saber como melhorar o seu processo de recrutamento e as gestões do seu departamento de Recursos Humanos? Com um software de RH como o da Factorial é possível:

  • Criar um portal de funcionários com a marca da empresa.
  • Ter todas as informações dos candidatos e funcionários armazenadas automaticamente no sistema.
  • Criar um portal de empregos exclusivo, integrado com o Indeed e LinkedIn.
  • Realizar o processo de onboarding de novos funcionários online.

Experimente o software ATS da Factorial! Aproveite uma avaliação gratuita de 14 dias para decidir se este atende às suas necessidades.

software-rh-gratis

Artigos Relacionados

Deixe um comentário