Ir para o conteúdo

Como utilizar um software de recrutamento e seleção na sua empresa?

·
8 minutos de leitura
software de recrutamento

Já alguma vez pensou que um software de recrutamento e seleção otimiza processos, diminui custos e centraliza a informação? Já se perguntou quanto tempo e dinheiro a empresa gasta desde a publicação da oferta até à realização da entrevista?

Otimizar os seus processos com um software de recrutamento e seleção de pessoal ajuda a gerir todo o processo a partir de uma única plataforma digital (e a economizar dinheiro). O melhor: estes softwares, por norma, tem muito mais funcionalidades que ajudarão a tornar o seu departamento de recursos humanos mais eficiente.

Quer saber um pouco mais sobre o que está a acontecer na empresa? Como fazer um bom recrutamento e atrair profissionais mais preparados? Como pode automatizar tarefas repetitivas? Conselhos sobre recrutamento? O que não fazer? Leia este artigo!

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é um software de recrutamento?

O recurso mais importante para uma empresa é o capital humano. Portanto, não é de estranhar que um dos principais pontos a ter em consideração numa empresa seja o recrutamento e a seleção de talentos.

O foco de qualquer departamento de recursos humanos é contribuir para o sucesso da empresa e ser o seu principal fornecedor de talentos. No entanto, este departamento não pode otimizar os seus processos sem o auxílio de tecnologias.

Checklist Recrutamento e Seleção

Por isso, um software de recrutamento e seleção de colaboradores surge como uma oportunidade para a área de recursos humanos. Com ele, podemos unificar todos os processos, ter à disposição as informações dos possíveis candidatos e diversas outras funcionalidades, como a criação de ofertas diretamente na plataforma.

Como um software de recrutamento e seleção pode ajudar a atrair talentos?

Graças às funções disponibilizadas pelo software de RH, podemos ter todo o processo de seleção e recrutamento de forma abrangente a partir do mesmo programa. Com isso, não é preciso arquivar centenas de currículos, criar pastas para cada candidato e verificar e-mails para encontrar as suas informações.

Utilizando um software podemos automatizar toda a gestão relacionada à procura e contratação de um novo colaborador. Graças ao seu algoritmo, o sistema facilita e escolhe os melhores perfis de acordo com as suas necessidades.

5 razões para incorporar um software de recrutamento e seleção na sua empresa

Adaptar o seu processo de seleção de colaboradores ou o seu programa de recrutamento com um software de recrutamento e seleção pode ser a solução para que a sua empresa comece a encontrar os talentos que procura. Conheça as 5 razões pelas quais deve considerar o uso de software de recrutamento e seleção:

1. Melhore o Employer Branding

Se começar a trabalhar com softwares para atrair talentos, estará a aprimorar a estratégia de employer branding da sua empresa, pois mostrará uma boa imagem da empresa aos seus futuros colaboradores.

2. Esqueça as tarefas manuais

Criar uma oferta de emprego ou preparar-se para a entrevista de seleção são tarefas que agregam mais valor do que gastar horas a arquivar os documentos dos candidatos. Por isso, nada melhor do que ter um programa que ajude a focar-se no que realmente importa: atrair os melhores talentos para a sua empresa.

3. Destaque-se da concorrência

Investir em tecnologia é sempre uma boa opção, dado que permite economizar tempo e identificar rapidamente os perfis que mais interessam. Com softwares específicos para atração de talentos, posiciona a sua empresa como uma empresa moderna que aplica as tendências do mercado.

4. Antecipe as suas necessidades

É sempre melhor preparar-se com antecedência. Dito isto, a melhor estratégia na hora de colocar um novo anúncio de recrutamento, é ter parte do trabalho já feito. Se tivermos um banco de dados atualizado de potenciais candidatos, podemos agilizar todo o processo para incorporar uma nova pessoa à equipa.

5. Compare as opções e obtenha o candidato 10

Às vezes, a pressa ou alguns erros cometidos durante o recrutamento online podem atrapalhar a identificação do candidato ideal. Por isso, é interessante ter um software de recrutamento e seleção que nos permita ter filtros ou com o qual possamos gerar relatórios para poder detetar o melhor perfil.

software recrutamento selecao

Diferenças entre um programa de recrutamento e um processo de seleção

Às vezes podemos confundir os conceitos de recrutamento e seleção de pessoal, mas a verdade é que são dois processos diferentes ainda que possa fazer os dois num software de recrutamento e seleção. Ambos estão dentro do plano que iremos desenvolver para atrair talentos para a empresa. No entanto, as ações realizadas são diferentes. Explore as diferenças:

O que é o processo de recrutamento?

O recrutamento é a fase pela qual uma empresa passa quando precisa de encontrar a pessoa certa para preencher uma vaga.

Durante o recrutamento, encontramos estas ações:

  • Definição do plano de ação e requisitos de trabalho;
  • Criação e publicação da oferta de emprego;
  • Atração de candidatos interessados;
  • Gestão das respostas de candidatos;
  • Análise das candidaturas submetidas;
  • Seleção de candidatos para a entrevista de seleção.

O que é seleção de pessoal?

A seleção de pessoal são as ações realizadas para designar os candidatos finais para a vaga. Veja as ações levadas a cabo no processo de seleção:

  • Seleção de candidatos;
  • Exclusão de candidatos que não se enquadrem no perfil procurado;
  • Testes de aptidão;
  • Conduzir entrevistas;
  • Comparação e verificação de referências de candidatos.

Precisa de um modelo para realizar o processo de recrutamento? Descarregue a nossa checklist de recrutamento e seleção grátis.

Dicas para um processo de recrutamento eficaz

O processo de atração de talentos passa por um bom trabalho de recrutamento e existem algumas dicas que, aplicadas corretamente, podem ser muito úteis. Além de ter um bom software de recrutamento e seleção, destacamos as dicas mais importantes:

1. Envolva toda a empresa

Embora a procura por um novo colaborador recaia sobre a área de Recursos Humanos, todas as áreas da empresa devem estar aptas a expressar as suas necessidades. Desta forma, se for detetada uma carga de trabalho excessiva, podem surgir novas posições que podem não ter sido consideradas.

2. Descreva a posição na equipa

Na hora de preparar a oferta de trabalho, é importante que converse com os responsáveis pelas áreas onde estão as vagas. Desta forma, eles serão capazes de identificar competências, habilidades ou conhecimentos que devem ser refletidos como requisitos na oferta. Graças à opinião dos envolvidos nas áreas vagas, poderá adaptar a oferta e transmitir melhor a mensagem aos seus futuros candidatos.

3. Torne o processo de contratação claro

Durante o processo de recrutamento podem surgir muitas dúvidas, certifique-se de que respondeu a todas para poder disponibilizar aos candidatos todas as informações necessárias e assim poder avaliá-los.

4. Faça uma boa integração

Depois de concluído o processo de seleção de pessoal, a próxima etapa é incorporar o novo colaborador na empresa. Realizar uma boa estratégia de onboarding é bom tanto para o funcionário quanto para si, pois, como aponta um estudo da People Fluent Research, 25% das demissões acontecem nos primeiros 45 dias.

5. Acompanhe o colaborador

Um dos principais erros no recrutamento é pensar que todo o processo de recrutamento de talentos termina com a assinatura do contrato. Uma vez que o novo trabalhador tenha ingressado, é preciso acompanhá-lo, para ver se ele está confortável na empresa e se está a executar as tarefas corretamente. Só então saberá se tive sucesso com o recrutamento.

3 passos para adaptar o seu processo de seleção

O processo seletivo agrupa todas as ações que realizamos para escolher os candidatos mais adequados que se candidataram à vaga. Os principais passos para construir um bom processo de seleção e encontrar o candidato perfeito passam por:

1. Possuir um software ATS ou software de recrutamento e seleção de pessoal

Um software de recrutamento e seleção de pessoal ATS (Applicant Tracking Systems) é uma ferramenta que visa facilitar o trabalho do departamento de recursos humanos. Este tipo de software recolhe toda a informação dos candidatos e filtra de acordo com a necessidades e com base em parâmetros.

2. Considerar o recurso de seleção especializada de pessoal

A seleção especializada de pessoal ou Assessment Center é realizada para posições médias-altas e consiste na realização de simulações situacionais com testes de habilidades ou discussões sobre um tema específico.

3. Procurar candidatos com habilidades sociais

As habilidades que temos graças a diplomas, cursos ou empregos são chamadas de hard skills. As habilidades mais exigidas nos dias de hoje são as habilidades sociais, as soft skills, que concentram-se no nosso relacionamento com os outros.

A atitude, a forma como o candidato comunica, a forma como resolve problemas ou gere equipas são algumas das competências pessoais que deve ter em consideração ao utilizar o software de recrutamento e seleção.

Calcule quanto custará um software de recrutamento e seleção

Antes de começar a procurar o candidato perfeito para a vaga, é importante calcular quanto um software de recrutamento pode custar no total. Para isso, deve ter clareza sobre o orçamento que tem disponível levando em consideração os custos diretos e indiretos:

Custos diretos:

  • Preço de publicar uma oferta em diferentes plataformas de procura de emprego;
  • Possível arrendamento de instalações;
  • Possíveis gastos com alimentação e acomodação;
  • Transporte e combustível;
  • Material (cadernos, canetas, etc.).

Custos indiretos:

  • Custo por horas dedicadas a este processo por recursos humanos, administrativos ou financeiros;
  • Material de escritório vinculado ao processo de seleção e recrutamento;
  • Despesas de telefone.

Para obter o total, basta somar tudo o que é necessário para realizar um processo de recrutamento e seleção de pessoal e poderá tomar a melhor decisão.

A solução integral para a sua empresa: Software de recrutamento e seleção de pessoal da Factorial

Se quer oferecer uma experiência de recrutamento poderosa e intuitiva e atrair os melhores talentos, tem mesmo de experimentar o software de recrutamento e seleção da Factorial. Consegue centralizar todas as tarefas de aquisição de talentos, de forma a reunir as melhores pessoas, construir equipas sólidas e impulsionar o impacto do seu negócio.

Crie o seu próprio portal de empregos com ofertas atraentes

Além de anunciar suas ofertas de emprego noutras plataformas, o software de RH da Factorial oferece a possibilidade de criar o seu próprio portal de empregos. Graças a esta função, pode personalizar a página, adaptando-a ao seu gosto. O portal será criado automaticamente e terá os dados que inseriu anteriormente na Factorial.

Centralize o seu processo de recrutamento

Tenha todas as informações dos seus candidatos, como currículos ou testes, no mesmo sítio. Assim, podes gerir melhor todo o processo do início ao fim. Além disso, tendo todos os dados no mesmo software de recrutamento e seleção, pode gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisões.

Partilhe o processo de recrutamento ou seleção com a sua equipa

Com apenas alguns cliques é possível fazer com que outros colegas participem no processo de recrutamento ou seleção. Assim, não é preciso enviar e-mails ou duplicar as informações em papel. Partilhe todo o processo e receba feedback com mais rapidez e agilidade.

Integre as suas ofertas com o LinkedIn no software de recrutamento e seleção

As ofertas criadas para o portal de empregos da Factorial também podem ser publicadas no LinkedIn graças à sua integração com a plataforma. Ou seja, não será preciso trabalhar em plataformas diferentes, apenas o software de recrutamento e seleção da Factorial será suficiente.

Para além disso, também é possível aceder a atualizações e novas informações que chegarão dos seus candidatos através do mesmo sistema.

Crie formulários personalizados

A plataforma adapta-se às suas necessidades. Portanto, é possível criar formulários ou diferentes etapas para o processo. Ao criar formulários, pense que o tempo dos seus candidatos vale ouro.

Quer atrair talentos para sua empresa e está a procura do candidato ideal? A melhor solução é ter um software de Recursos Humanos que, para além de auxiliar no recrutamento e seleção de pessoal, facilite tarefas como a gestão de férias e ausências ou controlo de assiduidade. 

Experimente grátis, durante 14 dias!

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário