Como um Software de Recrutamento pode ajudar a sua empresa

Quando surge uma vaga na empresa ou um novo projeto, são necessários novos perfis e as empresas procuram atrair os melhores candidatos.

Já se perguntou quanto tempo e dinheiro a empresa gasta desde a publicação da oferta até a realização da entrevista? Otimize seus processos com um software de recrutamento e seleção de pessoal que ajuda a gerir todo o processo a partir de uma única plataforma digital (e economizar dinheiro). Muitas vezes esta é apenas uma das funcionalidades de um software de RH, que para além disso oferece outras vantagens.

Quer saber um pouco mais sobre o que está a acontecer na empresa? Como fazer um bom recrutamento e atrair profissionais mais preparados?

Como podemos automatizar tarefas repetitivas? Conselhos sobre recrutamento? O que não fazer?

Vamos explicar tudo para neste artigo!

O que é um software de recrutamento?

O recurso mais importante para uma empresa é o capital humano. Portanto, não é de se estranhar que um dos principais pontos a se levar em consideração em uma empresa seja o recrutamento e a seleção de talentos.

Se olhar para isso, o departamento de Recursos Humanos há muito deixou de lado mais tarefas administrativas, como pagar a recibos de vencimento. Agora, o foco é contribuir para o sucesso da empresa e ser seu principal fornecedor de talentos. No entanto, este departamento não pode otimizar seus processos sem o auxílio de tecnologias.

software rh

Por isso, surge uma nova oportunidade para a área de Recursos Humanos, a par do software de recrutamento e seleção de pessoal .

Com isso, podemos unificar todos os processos, ter à disposição as informações dos possíveis candidatos e diversas outras funcionalidades, como a criação de ofertas diretamente do aplicativo .

Como um software de recrutamento e seleção pode ajudá-lo a atrair talentos?

Graças às funções disponibilizadas pelo software de RH, podemos ter todo o processo de seleção e recrutamento de forma abrangente a partir do mesmo programa. Com isso, não é preciso arquivar centenas de currículos,  criar pastas para cada candidato e verificar e-mails para encontrar suas informações.

Utilizando um software podemos automatizar toda a gestão relacionada à busca e contratação de um novo funcionário. Graças ao seu algoritmo, o sistema poderá filtrar e oferecer-nos os melhores perfis de acordo com as nossas necessidades.

5 razões para incorporar um software de recrutamento em sua empresa

Adaptar o seu processo de seleção de pessoal ou o seu programa de recrutamento com um software de RH pode ser a solução para que sua empresa comece a encontrar os perfis que procura e não perca tempo.

Aqui estão 5 razões pelas quais deve considerar o uso de software de recrutamento:

1. Melhore o Employer Branding

Se começar a trabalhar com softwares para atrair talentos, estará a aprimorar a estratégia de employer branding de sua empresa, pois mostrará uma boa imagem da empresa aos seus futuros colaboradores.

2. Esqueça as tarefas manuais

Criar uma oferta de emprego ou se preparar para a entrevista de seleção são tarefas que agregam mais valor do que gastar horas a arquivar os documentos dos candidatos.

Por isso, nada melhor do que ter um programa que o ajude a focar no que realmente importa: atrair os melhores talentos para a sua empresa.

3. Destaque-se da concorrência

Investir em tecnologia é sempre uma boa opção, pois nos permitirá economizar tempo e identificar rapidamente os perfis que mais nos interessam.

Com softwares específicos para atração de talentos, estaremos nos posicionando como uma empresa moderna que aplica as últimas novidades.

4. Antecipe suas necessidades

É sempre melhor preparar-se com antecedência. Dessa forma, a melhor estratégia na hora de gerar uma vaga é ter parte do trabalho já feito.

Em outras palavras, se tivermos um banco de dados atualizado de potenciais candidatos, podemos agilizar todo o processo para incorporar uma nova pessoa à equipa.

5. Compare as opções e obtenha o candidato 10

Às vezes, a pressa ou alguns erros cometidos durante o recrutamento online podem atrapalhar a identificação do candidato ideal.

Por isso, é interessante ter um software de RH que nos permita ter filtros ou com o qual possamos gerar relatórios para poder detetar o melhor perfil.

software recrutamento selecao

Diferenças entre um programa de recrutamento e um processo de  seleção

Às vezes podemos confundir os conceitos de recrutamento e seleção de pessoal, mas a verdade é que são dois processos diferentes.

Ambos estão dentro do plano que iremos desenvolver para atrair talentos para a empresa. No entanto, as ações realizadas são diferentes. Abaixo podemos ver as diferenças:

O que é o processo de recrutamento?

O recrutamento é a fase pela qual uma empresa passa quando precisa encontrar a pessoa certa para preencher uma vaga .

Durante o recrutamento, encontramos estas ações:

  • Definição do plano de ação e requisitos de trabalho
  • Criação e publicação da oferta de emprego
  • Atração de candidatos interessados
  • Gestão das respostas de candidatos
  • Análise das candidaturas submetidas
  • Deliberação de candidatos para entrevista de seleção

O que é seleção de pessoal?

A seleção de pessoal são as ações realizadas para designar os candidatos finais para a vaga.

Isso é o que é levado em consideração no processo de seleção:

  • Seleção de candidatos
  • Eliminação de candidatos que não se enquadrem no perfil procurado
  • Testes de aptidão
  • Conduzir entrevistas
  • Comparação e verificação de referências de candidatos

Precisas de um modelo para realizar o processo de recrutamento? Descarregue nosso checklist de recrutamento e seleção grátis.

recrutamento e seleção

Dicas para um processo de recrutamento eficaz

O processo de atração de talentos passa por um bom trabalho de recrutamento e existem algumas dicas que, aplicadas corretamente, podem ser muito úteis.

Aqui estão os mais importantes:

1. Envolva toda a empresa

Embora a busca por um novo funcionário recaia sobre a área de Recursos Humanos, todas as áreas da empresa devem estar aptas a expressar suas necessidades.

Desta forma, se for detetada uma carga de trabalho excessiva, podem surgir novas posições que podem não ter sido consideradas.

2. Descreva a posição na equipa

Na hora de preparar a oferta de trabalho, é importante que converse com os responsáveis ​​pelas áreas onde estão as vagas. Desta forma, eles serão capazes de identificar competências, habilidades ou conhecimentos que devem ser refletidos como requisitos na oferta.

Graças à opinião dos envolvidos nas áreas vagas, poderemos adaptar a oferta e transmitir melhor a mensagem aos nossos futuros candidatos.

3. Torne o processo de contratação claro

Durante o processo de recrutamento podem surgir muitas dúvidas, certifique-se de que respondeu todas para poder disponibilizar ao candidato todas as informações necessárias para assim poder avaliá-lo.

4. Faça uma boa integração

Depois de concluído o processo de seleção de pessoal, a próxima etapa é incorporar o novo funcionário à empresa.

Realizar uma boa estratégia de onboarding é bom tanto para o funcionário quanto para nós, pois, como aponta um estudo da People Fluent Research, 25% dos abandonos acontecem nos primeiros 45 dias.

5. Acompanhe o colaborador

Um dos principais erros no recrutamento é pensar que todo o processo de recrutamento de talentos termina com a assinatura do contrato.

Uma vez que o novo trabalhador tenha ingressado, é preciso acompanhá-lo, para ver se ele está confortável na empresa e está a executar as tarefas corretamente. Só então saberemos se tivemos sucesso com o recrutamento.

3 passos para adaptar seu processo de seleção

O processo seletivo agrupa todas as ações que realizamos para escolher os candidatos mais adequados que se candidataram à vaga.

A seguir, indicaremos os principais passos para construir um bom processo de seleção e encontrar o candidato perfeito.

1. Possuir um software ATS ou software de recrutamento e seleção de pessoal

Um software de seleção de pessoal ATS (Applicant Tracking Systems) é uma ferramenta para facilitar o trabalho do departamento de Recursos Humanos.

Um programa deste tipo se encarrega de recolher toda a informação dos nossos candidatos e filtrá-la de acordo com as nossas necessidades com base em parâmetros.

2. Considerar o recurso de seleção especializada de pessoal

Uma das últimas tendências para chegar ao setor de Recursos Humanos é o seleção especializada de pessoal ou Assessment Center .

Esse tipo de ação é realizada para posições médias-altas e consiste na realização de simulações situacionais com testes de habilidades ou discussões sobre um tema específico.

3. Procurar candidatos com habilidades sociais

As habilidades que temos graças a diplomas, cursos ou empregos são chamadas de hard skills. Agora, as habilidades mais exigidas hoje são as habilidades sociais, as soft skills, que concentram-se mais em nosso relacionamento com os outros.

A nossa atitude, a forma como comunicamos, a forma como resolvemos problemas ou gerimos equipas são algumas das competências pessoais que devemos ter em consideração ao lançar o programa de seleção de pessoal.

Calcule quanto custará um software de recrutamento

Antes de começar a procurar o candidato perfeito para a vaga, é importante calcular quanto um software de recrutamento pode custar no total.

Para isso, devemos ter clareza sobre o orçamento que temos disponível levando em consideração os custos diretos e indiretos:

Custos diretos:

  • Preço de postar uma oferta em diferentes plataformas de busca de emprego
  • Possível arrendamento de instalações
  • Possíveis gastos com alimentação e acomodação
  • Transporte e combustível
  • Material (cadernos, canetas, etc.)

Custos indiretos:

  • Custo por horas dedicadas a este processo por Recursos Humanos, administrativos ou financeiros.
  • Material de escritório vinculado ao processo de seleção e recrutamento
  • Despesas de telefone

Para obter o total, basta somar tudo o que é necessário para realizar um processo de recrutamento e seleção de pessoal e poderemos tomar uma melhor decisão.

Questão de gênero na atração de talentos

Embora a igualdade de gênero esteja a ser mais discutida hoje em dia e muitas áreas de nossas vidas estejam a mudar, ainda existem diferenças, principalmente no local de trabalho com disparidades salariais.

No processo de recrutamento online, é importante garantir que a igualdade de gênero seja respeitada.

Que soluções podem vir dos Recursos Humanos?

  • # 1 – Curriculum Vitae Cego: Esta é uma nova forma de escrever um CV sem incluir dados como sexo, idade, estado civil ou local de residência. Para isso, uma fotografia também não é destacada. Existem algumas pessoas que são contra esta técnica, pois afirmam que todo o processo fica mais lento. No entanto, o currículo cego pode nos ajudar a ver o candidato pelo que ele vale e não pelo que ele é.
  • # 2 – Plataformas digitais de recrutamento: Algumas empresas trabalham com sistemas que identificam talentos sem a necessidade de saber o gênero, simplesmente por suas habilidades, experiência e atitude.

O futuro do recrutamento será muito mais automatizado, independentemente da opinião humana ou de preconceitos. Por exemplo, o LinkedIn anunciou que usará inteligência artificial em seus sistemas para que não haja discriminação de gênero na seleção de pessoal.

software de rh

A solução integral para a sua empresa: Software de recrutamento e seleção de pessoal da Factorial

Se está a procura de uma mudança real em seu processo de recrutamento de talentos, experimente o software de recrutamento e seleção da Factorial.

A seguir, mostramos as funcionalidades que o software de RH da Factorial oferece :

Crie seu próprio portal de empregos com ofertas atraentes

Além de anunciar suas ofertas de emprego em outras plataformas, o software de RH da Factorial oferece a possibilidade de criar seu próprio portal de empregos .

Graças a esta função, podemos personalizar a página adaptando-a ao nosso gosto. O portal será criado automaticamente e terá os dados que inseridos anteriormente na Factorial.

Centralize seu processo de recrutamento

Tenha todas as informações de seus candidatos, como currículos ou testes, em um mesmo sítio. Assim, podes gerir melhor todo o processo do início ao fim.

Além disso, tendo todos os dados no mesmo software de RH pode gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisões.

Compartilhe o processo de recrutamento ou seleção com sua equipa

Com apenas alguns cliques é possível fazer com que outros colegas participem do processo de recrutamento ou seleção.

Assim, não é preciso enviar e-mails ou duplicar as informações em papel. Partilhe todo o processo e receba feedback com mais rapidez e agilidade .

Integre suas ofertas com o LinkedIn

As ofertas criadas para o portal de empregos da Factorial também podem ser publicadas no LinkedIn graças à sua integração com a plataforma. Ou seja, não será preciso trabalhar em plataformas diferentes, apenas o software de RH da Factorial será suficiente.

Para além disso, também é possível acessar as atualizações e novas informações que chegarão de seus candidatos através do mesmo sistema.

Crie formulários personalizados

A plataforma se adapta às suas necessidades. Portanto, é possível criar formulários ou diferentes etapas para o processo. Ao criar formulários, pense que o tempo dos seus candidatos vale ouro.

Quer atrair talentos para sua empresa e está a procura do candidato ideal? A melhor solução é ter um software de Recursos Humanos que, para além de auxiliar no recrutamento e seleção de pessoal, facilite tarefas como a gestão de férias e ausências ou controlo de assiduidade.

Aproveite o período de teste gratuito da Factorial.

✅ Registe-se na Factorial e automatize seus processos de recrutamento e seleção. Teste grátis por 14 dias!

This post is also available in: Español Italiano

Leave a Comment