Ir para o conteúdo

Sistema de recrutamento e seleção: porque é essencial na sua empresa?

·
6 minutos de leitura
sistema de recrutamento

Implementar um sistema de recrutamento e seleção é meio caminho andado para o sucesso das contratações realizadas. O processo de contratação de novos colaboradores é extremamente importante para a empresa como um todo. Já se perguntou quanto tempo e dinheiro a empresa gasta desde a publicação da oferta até a realização da entrevista?

Otimize os seus processos com um software de recrutamento e seleção de pessoal que ajuda a gerir todo o processo a partir de uma única plataforma digital (e a economizar dinheiro). E melhor: esta é apenas uma das funcionalidades de um software de RH. Tem muitas outras vantagens para o seu departamento de recursos humanos.

Quer saber como fazer um bom recrutamento e atrair profissionais mais preparados? Como podemos automatizar tarefas repetitivas? Conselhos sobre recrutamento? O que não fazer? Leia este artigo!

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é o processo de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção de pessoas pode até parecer simples para quem não entende muito do assunto, mas isso está longe de ser verdade.

Além de precisar de estar sempre à frente da concorrência, a fim de conseguir os melhores talentos, os departamentos de recursos humanos devem encontrar as melhores ferramentas e práticas para o recrutamento dos profissionais de uma forma eficaz e simplificada.

Nesse sentido, é essencial ter implementado um bom sistema de recrutamento e seleção. O recrutamento é a fase pela qual uma empresa passa quando precisa de encontrar a pessoa certa para preencher uma vaga. Durante o recrutamento, encontramos estas ações:

  1. Definição do plano de ação e requisitos da vaga;
  2. Criação e publicação da oferta de emprego;
  3. Atração de candidatos interessados;
  4. Gestão das respostas de candidatos;
  5. Análise das candidaturas submetidas;
  6. Deliberação de candidatos para entrevista de seleção.

O que é a seleção de pessoal?

A seleção de pessoal são as ações realizadas para designar os candidatos finais para a vaga. Isso é o que é levado em consideração no processo de seleção:

  • Seleção de candidatos;
  • Eliminação de candidatos que não se enquadrem no perfil procurado;
  • Testes de aptidão;
  • Conduzir entrevistas;
  • Comparação e verificação de referências de candidatos.

👉 Precisa de um modelo para realizar o processo de recrutamento? Descarregue a nossa checklist de recrutamento e seleção grátis!

Checklist Recrutamento e Seleção

Na hora de contratar: o que precisam os RH de saber?

O processo de recrutamento, admissão e seleção de novos colaboradores é algo bastante comum para os profissionais de recursos humanos. Contudo, mesmo que todas as diretrizes e boas práticas para um bom recrutamento estejam na ponta da língua desses profissionais, ainda é importante comentar sobre detalhes importantes a respeito desse processo.

Em geral, um bom processo de recrutamento leva em conta diferentes variáveis para a escolha do melhor candidato. Desde a análise das soft skills e das hard skills necessárias para a função em questão, até à construção de todas as etapas do processo seletivo, de acordo com necessidades da empresa e do orçamento de rh disponível.

👉 Saiba quais são as 10 competências profissionais mais exigidas em 2023 nos processos de Recrutamento!

A importância de um sistema de recrutamento para a empresa

Ter um processo estruturado para o recrutamento e seleção de pessoas traz diversos benefícios para uma empresa. Além do benefício essencial – conseguir contratar os melhores profissionais do mercado para o cargo –  possuir um processo seletivo padronizado pode reduzir o desperdício de tempo, recursos e orçamento da empresa.

Afinal, não há nada pior do que passar por todo um processo de recrutamento com um possível colaborador, para no final descobrir que, na verdade, ele não se encaixa na descrição da vaga ou não condiz com as expectativas da organização. É para evitar esse tipo de problema que existem as primeiras fases do recrutamento.

Por outro lado, dispor de um software de aquisição de talentos e gestão de RH durante este processo faz toda a diferença, e permite que a seleção de novos profissionais ocorra de forma mais rápida, e mais económica.

👉 Conheça 5 Testes Psicotécnicos principais no Recrutamento [+ Modelo]

Porque utilizar um sistema de recrutamento?

Agora que já sabe a importância do processo de recrutamento e seleção, fica a dúvida: é realmente necessário utilizar um software especializado durante este processo? A resposta é sim!

Um programa de gestão de recursos humanos permite que o processamento de dados de cada candidato seja muito mais rápido e eficiente, como também auxilia o trabalho do recrutador durante todo o processo seletivo. Com o uso do software de recursos humanos da Factorial, por exemplo, é possível:

plataforma de recrutamento

  • Enviar proposta salarial, feedbacks e todos os e-mails de forma automatizada para os candidatos;
  • Extrair relatórios com informações importantes;
  • E muito mais!

Além disso, com um bom sistema de recrutamento e seleção poderá replicar as mesmas informações e processos utilizados no passado para futuras vagas, facilitando muito a vida do profissional de recursos humanos.

E o melhor: todas as informações estão todas registadas de forma integrada numa só plataforma. Isso permite, por exemplo, incluir os gestores da empresa durante todo o processo de seleção. Tudo sem complicações e de forma totalmente transparente.

5 razões para incorporar um software de recrutamento na sua empresa

Adaptar o seu processo de seleção de pessoal ou o seu sistema de recrutamento com um software de RH pode ser a solução para que a sua empresa encontre os candidatos certos.

Aqui estão 5 razões pelas quais deve considerar o uso de software de recrutamento:

1. Melhore o Employer Branding
Se começar a trabalhar com softwares para atrair talentos, estará a aprimorar a estratégia de employer branding da sua empresa, pois mostrará uma boa imagem da empresa aos seus futuros colaboradores.

2. Esqueça as tarefas manuais
Criar uma oferta de emprego ou se preparar para a entrevista de seleção são tarefas que agregam mais valor do que gastar horas a arquivar os documentos dos candidatos. Por isso, nada melhor do que ter um programa que o ajude a focar no que realmente importa: atrair os melhores talentos para a sua empresa.

3. Destaque-se da concorrência
Investir em tecnologia é sempre uma boa opção, pois nos permitirá economizar tempo e identificar rapidamente os perfis que mais nos interessam. Com softwares específicos para atração de talentos, posiciona-se como uma empresa moderna que aplica as últimas novidades/tendências.

plataforma de recrutamento e seleção

4. Antecipe suas necessidades
É sempre melhor preparar-se com antecedência. Dessa forma, a melhor estratégia na hora de gerar uma vaga é ter parte do trabalho já feito. Noutras palavras, se tivermos um banco de dados atualizado de potenciais candidatos, podemos agilizar todo o processo para incorporar uma nova pessoa à equipa.

5. Compare as opções e obtenha o candidato 10
Às vezes, a pressa ou alguns erros cometidos durante o recrutamento online podem atrapalhar a identificação do candidato ideal. Por isso, é interessante ter um software de RH que nos permita ter filtros ou com o qual possamos gerar relatórios para poder detetar o melhor perfil.

Factorial: como encontrar o melhor software de recrutamento e seleção do mercado?

Por fim, após entender como funciona um software de gestão de RH e como ele pode ajudar os profissionais da sua empresa durante o processo de recrutamento e seleção, resta a pergunta: como encontrar o melhor software de recrutamento e seleção do mercado?

Antes de decidir deve analisar quais são as funcionalidades de cada software de gestão de recursos humanos, certificando-se de que o serviço oferecido realmente atende às necessidades e obrigações dos recursos humanos. Afinal, existem muitas ferramentas de recrutamento e seleção disponíveis.

Um bom software de RH facilita os processos e fluxos de trabalho, aumentando a produtividade dos seus colaboradores. Aplica-se na questão do recrutamento e seleção, mas também na gestão financeira, na elaboração de folhas de pagamento, na gestão de prazos e automatização de pedidos de férias, e muito mais.

Conheça o software de RH da Factorial

Com a plataforma de recrutamento e seleção da Factorial pode:

  • Administrar os candidatos durante todo o processo de seleção;
  • Criar formulários personalizados;
  • Automatizar respostas enviadas nas suas ofertas de recrutamento e seleção;
  • Melhorar a experiência dos candidatos e do processo de Onboarding de novos talentos;
  • Oferecer feedbacks com envios automáticos;
  • Criar templates de e-mail com múltiplas variáveis;
  • Responder aos seus candidatos com mais eficiência;

app para recrutamento e seleção

  • Incluir gestores para realizar ações e visualizar informações de candidatos durante todo o processo de seleção;
  • Enviar carta proposta de emprego, e-mails de agradecimento e retorno do processo de forma automatizada;
  • E muito, muito mais!

✅ Experimente gratuitamente o software de RH da Factorial, durante 14 dias, e transforme a gestão de pessoas da sua empresa!

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados