Ir para o conteúdo

Testes de Recrutamento e Seleção de Pessoas: 10 tipos diferentes [+ Infográfico]

·
5 minutos de leitura
recrutamento e selecao de pessoas

Neste artigo, explicamos como selecionar e desenvolver uma estratégia de recrutamento e seleção de pessoas, para que os RH tenham mais segurança ao realizar este tipo de processos. Disponibilizamos, também, um infográfico com os diferentes tipos de testes de recrutamento e seleção.

Tal como outros processos de Recursos Humanos, é sempre interessante procurar modelos e recursos que se adaptem às necessidades das empresas. O mesmo acontece com os testes para Recrutamento e Seleção de pessoas. Estes podem ter a sua base na psicologia, em testes lógicos, de atenção e entre outros. No entanto, é sempre importante considerar novas maneiras de atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Por isso, reunimos um infográfico com 10 tipos de testes para Recrutamento e Seleção de pessoas. Abordamos o que são cada um deles, quais são os seus objetivos e o que o recrutador poderá avaliar com cada opção.

Tabela de Conteúdos:

✅ A Factorial tem um software ATS para Recrutamento e Seleção. Marque uma demonstração grátis aqui!

software-rh-dp-360

O que são testes para recrutamento e seleção de pessoas?

Assim como as avaliações em geral, os testes de recrutamento e seleção podem servir para diversos objetivos. Podem indicar ao avaliador aspetos mais profundos sobre um candidato por meio de questões psicológicas, por exemplo. Da mesma maneira, podem classificar os candidatos de acordo com um critério específico. Como numa prova, por exemplo.

Há muito tempo que o departamento de RH se apoia nos testes para recrutamento e seleção de pessoas como forma de ter um processo mais dinâmico e preciso. Desta forma, procuram selecionar os melhores candidatos do mercado.

Entretanto, precisamos de o lembrar que os testes não podem ser a única ferramenta para seleção de profissionais. É apenas uma das muitas ferramentas utilizadas para conhecer melhor o perfil e as competências do candidato.

📄 Descarregue o modelo de Matriz de Competências e aprenda a selecionar os melhores candidatos!

testes recrutamento

[Grátis] Infográfico com 10 testes de Recrutamento e Seleção

Agora é o momento de conhecer os 10 testes de Recrutamento e Seleção de pessoas! O nosso infográfico é uma maneira visual de saber qual o teste que melhor se adapta à vaga e empresa, e em qual deve investir.

⬇️ Descarregue abaixo os nossos 10 testes! ⬇️

10 testes de recrutamento

Como os testes ajudam o processo de recrutamento?

Num processo de recrutamento e seleção de pessoal, imagine o seguinte: É o seu primeiro contacto com uma pessoa que nunca viu na vida e tem apenas seu currículo em mãos. Ela pode lhe parecer um tanto insegura ao responder às suas perguntas, mas pelas experiências do CV, tem o perfil mais adequado para a vaga.

Como outros candidatos também estão no processo, fica difícil escolher qual o profissional mais indicado para a empresa. Neste caso, aplicar um teste pode ser uma ótima opção.

Desta forma, é possível optar por diferentes tipos de testes, como por exemplo um teste técnico sobre a vaga, questionários, testes de personalidade, propor exercícios e desafios, ou até testes psicotécnicos. Alguns candidatos sentem-se mais seguros e confortáveis em responder a questionários em que não precisam de interagir tanto com outra pessoa, ou seja, com o responsável de RH. O que nos pode indicar que esse candidato é tímido, talvez.

Mas, com o teste, esse profissional tem a oportunidade de demonstrar as suas habilidades, experiência e destacar-se dos outros candidatos. Sendo assim, o avaliador tem a certeza que o candidato X tem o conhecimento técnico mais apurado e de alto nível para a vaga. Este é um dos pontos que deve ser tido em conta ao realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Em seguida, sabemos que outros fatores interferem. Pretensões de salário, plano de carreira, personalidade, valores, trajetória profissional e outros elementos também contam. Portanto, é o recrutador quem deve preparar o melhor processo de recrutamento e decidir que fatores pesam mais no momento da contratação.

📄 Descarregue aqui a nossa Checklist para recrutamento e seleção e organize-se melhor!

Porque implementar estes testes?

Como lhe mostrámos, os testes são ferramentas inteligentes para formar uma equipa de profissionais de sucesso. O RH atua com mais confiança e aumenta a qualidade do seu processo ao implementar testes de recrutamento e seleção de pessoas. Ao mesmo tempo, pode promover uma economia de recursos e tempo para a empresa.

Afinal, a organização terá um processo mais eficiente e com mais probabilidade de obter uma boa equipa de profissionais, as chamadas equipas de alta performance.

Além disso, sabemos como um processo errado de recrutamento pode trazer inúmeros problemas para a empresa. Não só gastando dinheiro, mas também trazendo instabilidade para a empresa. O que afeta o seu employer branding, as suas finanças e impede que os gestores possam criar equipas sólidas.

exemplos recrutamento e selecao de pessoas

O que é possível obter com essas avaliações?

Nos 10 testes de recrutamento e seleção que apresentamos no nosso infográfico abordamos com detalhe que informações cada teste pode trazer ao recrutador. Entre as possibilidades temos testes que permitem ao recrutador conhecer melhor a personalidade do candidato.

Assim como, a maneira como o candidato responde frente aos obstáculos e problemas. Outros tipos de respostas que os testes podem disponibilizar são indicadores sobre o estado mental do candidato. Nesse sentido, temos diversas variáveis. Por exemplo, podemos identificar se um candidato possui um alto nível de ansiedade ou quais são suas maiores apreensões.

Para além disso, os testes de recrutamento e seleção de pessoas podem ser uma ótima alternativa para ter mais detalhes sobre as necessidades do candidato. Ou seja, é possível verificar se a pessoa está de acordo com o que a empresa procura e pode oferecer. O que também torna a empresa transparente com os candidatos.

IMPORTANTE: Não se esqueça de dar feedback para os candidatos que não forem selecionados no decorrer do processo. É muito importante estabelecer prazos de resposta e que eles sejam informados dentro dessa data. Assim, a empresa demonstra que respeita os candidatos e os mesmos sentem-se valorizados, o que ajuda na qualidade do candidate experience.

👉 Leia mais sobre Como um Software de Recrutamento pode ajudar a sua empresa!

Como automatizar seus processo de Recrutamento e Seleção de pessoas?

Existe uma série de procedimentos ao executar um processo de seleção de candidatos. Entre as tarefas estão publicar vagas de emprego, organizar candidatos, criar um banco de talentos, receber candidaturas, responder aos candidatos e muito mais. Mas, estes processos não precisam de ser tão demorados!

Com a Factorial, pode digitalizar, automatizar e melhorar o seu processo de Recrutamento e Seleção. Este tipo de tecnologia também é conhecida como ATS, e tem modernizado os departamentos de gestão de pessoas!

⬇️ Quer saber como funciona o sistema ATS da Factorial? Basta ver o vídeo abaixo! ⬇️

✅ Quer fazer um teste gratuito da Factorial e comprovar os benefícios do nosso sistema de recrutamento e seleção? Registe-se aqui!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário