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Líder Coach: Qual o papel para equipas de alta performance?

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A forma de gestão e direção das equipas tem mudado muito nos últimos anos, especialmente devido às necessidades sentidas em se ter um Líder Coach, em vez de lideranças mais rígidas e tradicionais. Então, afinal, o que é um Líder Coach e quais são as principais características e diferenças deste tipo de liderança?

Utilizar técnicas de Líder Coach na gestão pode ser o catalisador para um ambiente criativo e inovador. Adicionalmente, os resultados obtidos poderão superar as expectativas. Neste artigo explicamos-lhe este conceito, cada vez mais popular, e o que precisa de saber para se tornar um Líder Coach.

Continue a ler este artigo para saber como implementar este tipo de liderança de sucesso, e orientar as equipas de alta performance!

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Líder Coach: a liderança procurada?

Sabe o que têm em comum Martin Luther King, Barack Obama e Oprah Winfrey? Todos são exemplos de profissionais de sucesso, pois além de terem guiado um grupo, serviram de inspiração e exemplo.

Sem sombra de dúvida, a liderança é uma peça chave também dentro das empresas. Pode mesmo dizer-se que a liderança é fundamental para os resultados obtidos pelas equipas que são lideradas.

Mas se acredita que ser um líder e ser chefe são a mesma coisa, poderá estar equivocado. E se defende que para ocupar uma posição de liderança são necessárias apenas competências técnicas, deverá rever a sua perspetiva. Para que os resultados sejam atingidos é necessário muito mais que as ditas hard skills.

É aqui que o Líder Coach tem um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional, e se diferencia de um chefe.

🗣️ [Entrevista] Coaching e Mentoring como métodos de desenvolvimento profissional, com Paula Martins

Diferença entre Chefe e Líder

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre um chefe e um líder. Por isso, antes de entender o significado de Líder Coach, é importante distinguir alguns conceitos.

No contexto organizacional, entender estas diferenças pode ser fundamental para o desenvolvimento de uma equipa e até da empresa.

chefe/gestor é a pessoa encarregada de uma tarefa. Para executá-la, esta pessoa conta com um grupo de colaboradores. O chefe/gestor tem autoridade para dirigir, seguindo os princípios de gestão, e exigir o cumprimento das tarefas.

Normalemnte, um chefe é colocado nesta posição por se destacar pelas suas competências técnicas (poderá também ser determinante o seu grau de relacionamento interpessoal com os seus superiores).

Quando está nesta posição, um chefe faz a gestão da sua equipa, indicando a forma que acredita ser a correta de fazer. Isto é, quando delega, dá instruções claras e indica o que espera como resultado.

No entanto, as pessoas têm necessidades diferentes e formas distintas de pensar, agir e executar as ações. Nem sempre uma equipa reconhece esse chefe/gestor, efetivamente, como um líder.

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A par dessa resistência, é comum evidenciar-se uma falta de empenho e desmotivação da equipa. E isso resulta em baixo rendimento na execução das tarefas, bem como na incapacidade de encontrar soluções para os problemas.

Os resultados deste tipo de gestão evidenciam a importância de desenvolver competências de liderança voltadas para a gestão de pessoas.

Quando um chefe passa a ser um líder, consegue motivar e inspirar os seus colaboradores. Responsabilizando-os e envolvendo-os, consegue levar a sua equipa a trabalhar de forma conjunta. Deste modo, a equipa atingirá metas e objetivos mais eficazmente.

Este tipo de gestão é denominado modelo de gestão de alta performance, um dos vários modelos de gestão.

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Modelos de Gestão e Liderança

Os diferentes modelos de gestão possuem diversas características e atingem resultados de forma distinta.

Apresentamos, de seguida, as diferenças entre o modelo de gestão tradicional e o modelo de gestão de alta performance.

Esta é uma distinção elaborada com base no livro “O líder-coach: Líderes criando líderes”, de Rhandy Di Stéfano.

Modelo de Gestão Tradicional Modelo de Gestão de Alta Performance
Chefe/Gestor Líder-Coach
O gestor tem as respostas O líder intercala os papéis de coach/professor
Comanda e controla Ajuda a estabelecer a visão
Gere tarefas Gere pessoas
Faz uma avaliação anual de desempenho Oferece feedback constante
Lidera somente no plano da ação Lidera através da investigação colaborativa

É neste contexto que surge o Líder Coach. Com as suas competências e características específicas, este tipo de líder tem a capacidade de fazer crescer os seus colaboradores.

Simultaneamente, ao potenciar o talento da sua equipa, tem também a capacidade de crescer junto dela. Explicamos a seguir de que forma.

👉 [Modelo] Matriz de Competências: O que é e como aplicar?

O que é, afinal, um Líder Coach?

O Líder Coach é um profissional que utiliza a metodologia coaching como guia para se desenvolver e liderar a sua equipa.

A metodologia coaching visa promover o autoconhecimento e alavancar o alcance de metas. Entendendo isso, é possível aplicar esta metodologia para promover melhores resultados no ambiente corporativo.

Neste caso é importante que o Líder Coach saiba autogerir-se. Tal é possível ao serem aplicadas algumas metodologias do coaching na sua própria gestão. Além disso, é também essencial que saiba estabelecer prazos e garantir a qualidade das entregas.

Líder Coach (ou Leader-Coach) é umtipo de liderançaem que o líder se coloca na posição de coach, mas também na posição de professor. Deste modo, não só extrai o melhor da sua equipa e gera desenvolvimento, como o faz transmitindo o seu conhecimento.

👉  OKRs: O que são, metodologia e qual a diferença para KPIs

Gestão e liderança: como atua o Líder Coach?

Na sua gestão, o Líder Coach tem como propósito criar equipas autossuficientes e efetivas.

O seu papel é incentivar a equipa para que tenha autonomia e não esperar que as decisões venham dele. Neste modelo, é preciso equilibrar entre a firmeza, a sensibilidade e a sabedoria.  

Na sua atuação o Líder Coach procura:

  • Estar atento à sua equipa

Significa que, além de observar o contexto geral e entregas, foca-se também nos detalhes. Nas suas atitudes, discurso e posicionamento, a equipa apresenta sinais importantes que devem ser tidos em conta. Estes pequenos sinais são importantes para entender as dificuldades do grupo e propor soluções efetivas.

  • Dar feedback constante

Esperar para dar feedback ou avaliar um funcionário nem sempre é o ideal. O feedback constante ajudará a determinar o que é mais importante para a sua equipa e entender como agir atempadamente. É comum que estes líderes prefiram dar feedforward.

  • Conhecer a equipa

Esta é uma característica extremamente importante. Ao conhecer a equipa, o líder perceber as necessidades da equipa e qual é momento oportuno para dar feedback. Movimento dos olhos, tom de voz, postura corporal e até mesmo respiração.

  • Ouvir com consciência

Este é o nível de escuta ideal para o coaching de liderança. Como dito anteriormente, a forma de falar de um colaborador é rica em detalhes. Saber escutar e identificar estes detalhes é uma competência fundamental de um bom líder. Escutar com atenção é extremamente importante!

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  • Motivar a equipa

Consiste em incentivar o colaborador a encontrar as suas próprias soluções e desenvolver autonomia. Além disso, é possível trabalhar com os RH para encontrar outras formas de motivação da equipa. Alguns exemplos são atividades de team building, ambientes de trabalho criativos e acolhedores, ou o investimento numa boa employee experience.

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Características do Líder Coach

Uma empresa com cultura de alta performance, que usa o coaching como estilo de liderança, cria condições para que as equipas aprendam facilmente. Com isso, os índices de adaptabilidade e resiliência tornam-se mais elevados.

E, consequentemente, o ambiente da empresa torna-se mais inovador e a equipa mais autossuficiente. Mas o que caracteriza, afinal, um Líder Coach? Qual é o seu estilo de liderança?

Vejamos algumas das suas características:

Inspirador: o seu profissionalismo é uma fonte de motivação para os colaboradores.

Flexível e respeitado: não impõe a sua liderança e permite receber os contributos dos colaboradores.

Conhece a sua equipa: confia nas capacidades da sua equipa. Sabe delegar e dar o feedback necessário para a evolução, aperfeiçoamento e crescimento de seus colaboradores.

Planeador e estratega: é visionário, focado e planeia as ações. Mede também resultados, analisa e direciona as ações. Tem sempre em vista a otimização e a obtenção de novos resultados mais rápidos, melhores e com mais qualidade.

Empreendedor: está sempre em busca de novas ideias e soluções.

Motivador: não deixa que os liderados percam o foco e a motivação. Escuta as opiniões dos colaboradores e tem-nas em conta. Partilha os seus conhecimentos e experiências, como forma de inspirar.

Proactivo e audaz: não delega apenas e não tem medo de arregaçar as mangas e agir. Acredita que é sempre possível fazer mais e melhor e acredita que o conseguirá com o contributo da sua equipa.

Se quer saber mais sobre liderança, para autodesenvolvimento ou para aplicar na sua empresa, esta masterclass é para si! Nela, Flávio de Castro, especialista em gestão de pessoas, abordará conteúdos importantes sobre liderança de alta performance.  Poderá ainda entender a Matriz de Avaliação e aprender como usá-la para tomar decisões.

📚 [Masterclass] Liderança de Alta Performance: Guia para o sucesso

Autoconhecimento e autogestão do Líder-Coach

Não basta gerir bem uma equipa. Um líder de sucesso é aquele que também age e tem conhecimento por experiência própria. Antes de promover o desenvolvimento do grupo, é importante que o líder se desenvolva primeiro.

autoconhecimento é, assim, muito importante para o Líder Coach. É dessa forma que conseguirá entender as competências que precisa de gerir e desenvolver em si próprio.

Entre elas destacamos:

  • Autodesenvolvimento;
  • Adaptação e flexibilidade em situações de crise;
  • Autocontrolo;
  • Confiança;
  • Resolução estratégica de problemas;
  • Foco em metas e objetivos.

Todas estas competências estão intimamente ligadas, dependendo umas das outras para que a gestão seja a melhor possível.

📝 Liderança Transformacional: Tudo o que precisa saber

Qual o papel de um Líder Coach?

O Líder Coach assume diversos papéis na sua gestão. Vejamos alguns exemplos:

1) Parceiro estratégico

  • Proporciona o que está em falta;
  • Apresenta-se como parceiro para solucionar problemas complexos;
  • Promove situações de aprendizagem;
  • Partilha os seus conhecimentos.

2) Transformador de paradigmas

  • Ajuda a equipa a procurar soluções inovadoras;
  • Ajuda a equipa a assumir as suas responsabilidades e excluir crenças limitantes;
  • Consegue despertar o potencial dos seus colaboradores.

3) Motivador do desenvolvimento pessoal

  • Entende que o seu foco está no desenvolvimento de competências pessoais dos integrantes da equipa. Sem eles, o relacionamento profissional é afetado e, consequentemente, a sua performance também.

Para que o Líder Coach possa desempenhar estes papéis, é importante que tenha tanto competências de gestão processual, do seu trabalho, como de gestão de pessoas. É nessas competências de gestão pessoal que é possível aplicar os conceitos do coaching enquanto líder.

👉  [Modelo pronto a descarregar] Avaliação de desempenho 360°

A importância da liderança dentro de uma equipa

A capacidade de um líder é avaliada de acordo com o retorno que tem da sua equipa.

Liderança é a habilidade de gerar motivação, empenho e influência junto dos liderados. Deve ser feita sempre de forma ética e positiva, para que todos contribuam para alcançar os objetivos da equipa.

Além disso, a liderança pode ser utilizada tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.

O líder efetivo é aquele que entende o potencial dos seus liderados e reconhece o seu papel no desenvolvimento destes.

No entanto, em muitas empresas não há um plano de carreira ou formações de qualidade para a liderança.

Muitas vezes esse profissional é bom nas suas atividades, mas não a gerir a equipa ou a delegar funções.

Para que se possa atingir a alta performance, é importante que haja um processo de humanização das empresas. E este processo de humanização é o reflexo da capacidade que a gestão tem de lidar com as pessoas. Reflete também a capacidade que os colaboradores têm de lidar entre si.

Para ser um bom líder é importante reavaliar a forma como líder e equipa se relacionam.

O gestor deve ser mais do que um líder afável, deve gerar desenvolvimento na sua equipa, fazendo uso das ferramentas que tem ao seu dispor.  

📚 O Papel do Business Partner de RH no crescimento das empresas

Ferramenta para Gestão de Pessoas

Liderar uma equipa inclui encontrar as melhores ferramentas e condições de trabalho para todos. Por isso, contar com a tecnologia para digitalizar e simplificar processos é fundamental.

Hoje, já é possível encontrar diversos sistemas, ferramentas e softwares capazes de facilitar o trabalho dos gestores e colaboradores.

Uma dessas opções é o software de RH da Factorial. Além de centralizar todas as informações da empresa e dos colaboradores, simplifica as atividades diárias de todos, na empresa.

Um software de gestão RH como o da Factorial permite:

  • Fazer a gestão de férias de todos os funcionários
  • Visualizar um calendário com informações de cada equipa
  • Realizar formações online
  • Fazer avaliações de desempenho
  • Enviar e assinar documentos no próprio sistema
  • Recorrer a sistema ATS de recrutamento e seleção

Pode testar todas as funcionalidades da Factorial durante 14 dias sem custos.

Este artigo também está disponível em: Brasil

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