Ir para o conteúdo

Avaliação 360 Graus: vantagens e desvantagens [+Modelo Excel]

·
9 minutos de leitura
avaliacao 360 graus

Uma avaliação de desempenho bem feita é crucial para medir o desempenho dos colaboradores, seja individualmente ou por equipas. Seja qual for o tipo escolhido (avaliação 360, 180°,90° ou outros), é importante organizar e planear este processo considerando a cultura da empresa e o perfil de seus funcionários. Isso porque são essas pessoas que precisam atingir certos objetivos para que a empresa avance, obtenha lucros e cresça de maneira bem sucedida.

Quando os gestores ou pessoas que tomam decisões importantes dentro de uma organização compreendem como cada colaborador trabalha, a dinâmica de toda a empresa melhora. Dessa forma, será possível melhorar o que cada um precisa exatamente e como podem ajudar a empresa como um todo.

Em outras palavras, ao fazer uma avaliação de desempenho correta das suas equipas, será possível tomar melhores decisões. E assim,  desenvolver o seu negócio de maneira mais rápida e eficiente. Existem muitas maneiras de avaliar um colaborador. Por isso, nesse artigo, vamos focar em um tipo de avaliação muito utilizado nas empresas.

Quer saber tudo sobre a avaliação 360 graus? Iremos ajudá-lo a saber mais sobre seus benefícios, desvantagens e o por quê mais e mais organizações estão a implementar esse método.

 

software rh

O que é a avaliação 360 graus?

São tantas as maneiras de avaliar um colaborador que é normal se confundir entre o que é a avaliação 360°, 180° ou 90°. Para não deixar dúvidas, a avaliação 360, funciona como uma versão mais detalhada e mais pontual do feedback 360°.  Assim, podemos entender a avaliação 360 graus como uma ferramenta para alcançar uma  visão mais completa do desempenho dos funcionários.

A avaliação 360° é completa pois envolve a opinião de pessoas de todos os níveis hierárquicos da sua empresa. Incluir diferentes pontos de vista em um determinado evento ou tarefa,  permite identificar com mais clareza o que deve ser melhorado. Além de compreender com maior exatidão o que precisa de motivação para seguir sendo usado como exemplo por suas equipas.

Contudo, para perceber com detalhes essa metodologia, devemos mencionar os outros tipos de avaliação. Já que a avaliação 360 graus é uma combinação de todas as outras.

Auto-avaliação

O nome auto explicativo já indica sobre que tipo de avaliação estamos a falar sobre. A auto-avaliação, apesar de não fazer parte da avaliação 360°, também tem bastante importância nesses processos. Portanto, incluímos nessa lista para dar mais detalhes sobre como funciona.

A auto-avaliação é a avaliação que o funcionário faz de si mesmo, respondendo a perguntas sobre como ele pensa que se saiu em determinada tarefa. Ou ainda, como ele pensa que pode melhorar em algo que não foi feito muito bem ou que tem sido um problema nos últimos meses.

Considerar o ponto de vista do colaborador é crucial na hora de comparar com outros questionários de avaliação. E assim, ter uma visão mais ampla sobre o evento em questão.  Além de demonstrar para a sua equipa que sua opinião conta e assim motivar a saúde mental no trabalho.

O benefício maior que esse tipo de avaliação pode trazer, é conhecer o contexto e o momento exato que afetou o desempenho, seja positiva ou negativamente, se seus colaboradores.

Avaliação 90 graus

A avaliação 90 graus ocorre quando o supervisor, gestor, ou chefe é a pessoa responsável por medir o desempenho dos colaboradores. Assim , como os demais tipos, este também é baseado na observação, mas não somente. Aqui os resultados alcançados são tão importantes quanto as demais métricas.

Essa avaliação é importante, principalmente para se manter um alto grau de qualidade entre as competências oferecidas. Dessa forma,  o papel do gestor é geralmente oferecer uma visão mais completa de como é o desempenho da pessoa avaliada. Isso porque conhece muito bem seus objetivos, tarefas e equipas, e sabe o que tem que ser feito e todos os prazos para fazê-lo.

avaliacao de desempenho

Avaliação 180 graus (pares)

A avaliaçao 180º ocorre quando são os colegas de uma posição ou cargo similar que avaliam um colega de equipa. Aqui podemos ver não só como esse funcionário se desempenha no trabalho em equipa, mas também em outros aspecos como: criatividade, capacidade de reagir a problemas, cultura da empresa e muitos outros. Ou seja, todas aquelas habilidades que foram vistas por aqueles que trabalharam com aquela pessoa.

Avaliação 360 graus

Depois de conhecer sobre o desempenho medido pelos gestores e colegas de mesma posição na empresa, não podia faltar a parte da avaliação dos reportam a você. A avaliação de desempenho 360 graus dá espaço aos subordinados avaliarem um colaborador que está num cargo mais elevado.

Essa avaliação é mais completa, porque envolve todas as anteriores. Da mesma forma que ajuda a criar perspectiva sobre suas habilidades de gestão de equipa, comunicação, capacidade de liderar projetos, ou de liderança de maneira geral.

Avaliação do cliente

Este tipo de avaliação ocorre quando a empresa pede a um ou mais clientes que avaliem o colaborador que possui um contato direto com uma organização ou marca. Sim, estamos falando da famosa “pesquisa de satisfação”. Contudo, dessa vez não é sobre um produto ou serviço específico consumido pelo cliente. Mas sim, ao colaborador que o oferece.

Algumas empresas incluem em suas avaliações 360°, uma parte direcionada aos clientes. E assim, comparam as métricas de People Analytics.  Entretanto, não é uma prática muito comum. Pois muitas vezes os clientes não se sentem muito confortáveis em fazê-lo. Além de ser uma preocupação no sentido de poder afetar o relacionamento com o cliente.

Vantagens e desvantagens da avaliação 360

Está interessado neste tipo de avaliação para motivar o crescimento de sua organização e melhorar o desempenho de seus colaboradores? Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios quepode obter com a avaliação 360°:

  • Filtra informações importantes: As avaliações de todos os avaliadores te darão dados que podem ser muito úteis, especialmente porque fazem parte de perspectivas diferentes. Desta forma, é possível ver como o colaborador trabalha em diferentes contextos.
  • Aumenta a objetividade: Quanto mais pontos de vista, maior será a objetividade da conclusão e mais confiáveis serão as informações coletadas.
  • Melhora do trabalho em equipa: Ter diversas pessoas dando feedback sobre outro membro de sua equipa ajuda a colaborar para o bem comum da organização. Além de reconhecer e valorizar as metas alcançadas pelos demais.
  • Motiva os colaboradores: Quando tantas pessoas estão envolvidas em avaliações de desempenho, o colaborador percebe que sua opinião é importante para a tomada de decisões da empresa. Isto também faz com que a pessoa que está sendo avaliada não apenas se concentre nos resultados de suas tarefas, mas também em um melhor desempenho em todos os aspetos.

beneficios avaliacao 360

  • Reforça a cultura e os valores da empresa: Se seus colaboradores tiverem que avaliar outro membro da equipa, eles refletirão sobre como ele ou ela está a impactar a empresa. Isto mantém o propósito corporativo bem como a filosofia da empresa na vanguarda e sempre lembrada.
  • Determina as necessidades de toda a equipa: Porque não importa apenas se um colaborador desempenha seu trabalho, mas também se uma equipa precisa de mais pessoal, para redefinir alguns objetivos ou para atribuir responsabilidades a outro membro. Com a avaliação 360, isto pode ser visto muito melhor.
  • Identifica problemas e oportunidades: Como qualquer outra avaliação, ela é projetada para detetar coisas para melhorar a capacidade de resolver esses problemas. Também nos mostra oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da equipa ou organização.
  • Melhora o desempenho em geral: A avaliação 360 graus envolve um maior compromisso por parte dos trabalhadores e é uma forma de pedir a opinião de muitos funcionários que se sentirão valorizados e, portanto, mais satisfeitos. Isto resulta em um melhor desempenho.

Desvantagens da Avaliação 360°

Apesar de muitos benefícios, existem também algumas desvantagens associadas à avaliação 360°:

  • Problema: Não leva em conta a parte pessoal e o contexto fora do escritório em que a pessoa avaliada está inserida.
  • Solução: Falamos sobre isso no início de nosso artigo, por isso recomendamos estender a avaliação 360 com uma auto-avaliação para fechar o ciclo. E assim ter uma melhor perspectiva dos fatores externos que podem afetar o desempenho do colaborador. Isto também o faz sentir-se mais valorizado e mostra que a empresa confia nele.
  • Problema: A avaliação 360 pode levar muito tempo para ser concluída. Por envolver mais etapas, pode ser que quando a avaliação termine, o desempenho do colaborador já seja diferente.
  • Solução: Usar os questionários de feedback para assuntos mais urgentes e que devem ser resolvidos em curto prazo.
  • Problema: Excesso de informação. O funcionário terá muitas informações que não lhe serão úteis e, portanto, haverá muitas pessoas que perderão seu tempo a avaliar os colaboradores.
  • Solução: A avaliação 360 tem que ser bem feita. Isso quer dizer que é crucial definir previamente os objetivos e o tipo de informação a ser coletada.

avaliar desempenho funcionarios

Como fazer uma avaliação 360 graus?

Para fazer uma boa avaliação de 360 graus que resulta em informações úteis para a organização, há várias coisas que podem ser feitas e diferentes métodos que você pode seguir.

Para começar, o mais importante é rever o organograma da empresa. E assim,  ter uma ideia clara de onde o funcionário que vai avaliar está localizado e quem serão os avaliadores.

Também será preciso decidir que perguntas fazer a cada um dos avaliadores. Pois as perguntas que você fará a seus colegas não serão as mesmas que fará aos gestores deles. Pergunte-se que habilidades cada colaborador pode ter experimentado com a pessoa que está sendo avaliada.

Finalmente, é importante desenvolver os questionários, aplicá-los e enviá-los. Além de acompanhar as pesquisas completas ou incompletas e, em seguida, dar feedback. Tudo isso, sabendo como ler os resultados (falaremos sobre isso mais adiante).

Modelo de questionário para avaliação 360 em Excel

Uma das opções para realizar uma avaliação 360° é usar um modelo Excel para criar seus próprios questionários. Assim, pode decidir quais competências serão avaliadas com cada grupo de avaliadores e acompanhar a situação de todo o processo.

Na Factorial, criamos um modelo para download para cada tipo de avaliação dentro da avaliação 360. Em cada uma delas, será preciso que decidir quais perguntas fazer. Há também uma seção para conclusões e as perguntas de avaliação são numéricas.

👇 Descarregue aqui o Modelo de Avaliação 360°em Excel👇

modelo avaliacao 360

No entanto, se quiser fazer uma boa avaliação 360 sem desperdiçar inúmeras horas no processo, a melhor coisa a fazer é automatizá-la através de um software de Avaliação de Desempenho.

Veja abaixo as possibilidades!

Softwares para Avaliação de Desempenho

Um software especializado fará o monitoramento das avaliações de desempenho muito melhor. Com informações e dados sempre atualizados. Além de automatizar muitas etapas que de outra forma seriam manuais. Assim,  você acelerará o processo e as avaliações de seus colaboradores chegaram no tempo certo.

A Factorial, como software de RH integrado e inteligente,  possibilita uma avaliação 360 completa e até auto-avaliações. É possível ver os resultados mais tarde através de relatórios, algo que o ajudará a tomar melhores decisões desde o primeiro momento.

O que fazer com os resultados de uma avaliação de 360 graus?

Para saber como interpretar uma avaliação de 360 graus é preciso saber o que quer perguntar, e perguntar ao grupo correspondente de avaliadores, aqueles que podem lhe dar a melhor resposta a essa pergunta.

Uma vez que tenha estes resultados e tenha chegado a uma conclusão sobre o que queria saber, é importante dar feedback ao seu funcionário avaliado de uma maneira correta e construtiva. Então, é essencial definir os seguintes passos:

  • O funcionário precisa de mais treinamento?
  • Ele quer se desenvolver dentro da empresa?
  • Acha que se destacaria mais em outra posição dentro da empresa?

Para além disso, ao concluir uma avaliação, é preciso decidir com que freqüência deseja repeti-la para monitorar o desempenho de seus funcionários.

Preciso de mentoring para aplicar uma avaliação 360?

Muitas vezes vemos que o conceito de mentoring está ligado às avaliações 360. Portanto, queremos esclarecer essa ligação para que saiba o por quê.

O mentoring é um processo de treinamento corporativo e personalizado que utiliza diversas ferramentas. Uma delas é a de avaliação de performance.  Isso porque é possível que a necessidade de treinamento surja após fazer uma avaliação 360 de seus funcionários.

O processo de mentoria é simplesmente auxiliar na melhoria de habilidades dos colaboradores naquilo que há pontos falhos. E muitas vezes,  a única maneira de saber quais habilidades podem ser melhoradas é fazer uma avaliação 360..

Agora que já sabe tudo o que precisa para fazer a melhor avaliação 360, deve estar se perguntando como realizá-la de uma maneira fácil, personalizada e com segurança de dados.

A Factorial oferece um período experimental gratuito para que possa testar se nosso software de avaliação de desempenho é uma ferramenta útil para a sua empresa.

Teste o software de RH da Factorial por 14 dias e veja como esses recursos funcionam na prática!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário