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Competências Profissionais mais exigidas em 2021 nos processos de Recrutamento

As aptidões, habilidades e atitudes que um candidato ou trabalhador possui constituem o que chamamos de competências profissionais. Naturalmente, e com o passar dos anos, essas competências podem variar de acordo com as demandas do contexto.

Hoje, mais do que nunca, podemos afirmar que, de acordo com o que anunciam os especialistas, vivemos o que se denomina “quarta revolução industrial”. O surgimento do teletrabalho ou home office mudou completamente o que entendíamos sobre o mundo do trabalho. E com isso, o que devemos esperar dos nossos colaboradores também mudou.

As competências técnicas e as competências socioemocionais mais importantes estão a mudar, e por isso é essencial perceber o que avaliar no perfil do candidato no processo de recrutamento e seleção. A seguir, apontamos as competências profissionais que devem ser mais exigidas dos profissionais em 2021.

Por fim, elaboramos um modelo de Matriz de competências para ajudá-lo a avaliar as competências essenciais dos seus funcionários. 

O que são competências profissionais

Poderíamos definir as competências profissionais como um conjunto de habilidades, inatas ou adquiridas, gerais ou particulares, necessárias para que um trabalhador se desenvolva em determinada função.

As competências para o trabalho também podem ser explicadas por aquilo que marca a forma como uma pessoa desempenha determinado trabalho. Por exemplo, poderíamos encontrar facilmente um punhado de 20 ou 50 candidatos para se tornarem programadores de nossa empresa em apenas algumas horas. Mas apenas alguns deles serão capazes de se adaptar à cultura de nossa organização.

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O conceito de “competências” aplicado ao mundo do trabalho foi desenvolvido por diversos autores e pesquisadores, mas foi o psicólogo David McClelland nos anos 70 que conseguiu popularizar o termo.

Em sua teoria demonstrada, o professor conseguiu comprovar que para uma pessoa poder se desenvolver profissionalmente, não basta apenas que ela possua conhecimento sobre seu papel, mas também que isso requer necessariamente o desenvolvimento de outros tipos de competências associadas.

Isso envolve competências técnicas, competências socioemocionais e até competências digitais, por exemplo. Veja a seguir alguns dos principais tipos de competências.

Cinco tipos de competências profissionais

Ao realizar um processo de recrutamento em RH, é muito comum que os responsáveis tenham muita dificuldade em escolher o tipo de competência que será priorizado nesta instância.

Por isso, antes de mais nada, é importante perceber a dinâmica da nossa empresa, como a é a experiência dos funcionários e como se desenvolvem de acordo com o feedback dos gestores. Para além disso, é fundamental identificar que tipos de competências existem:

  •  Competências comportamentais: Refere-se ao comportamento do funcionário diante de diferentes situações e desafios no ambiente de trabalho.
  • Competências técnicas: são aquelas relacionadas ao uso efetivo de sistemas, ferramentas ou mecanismos, exclusivamente necessários ao cargo.
  •  Competências de liderança: são as qualidades que compõem a capacidade e a disposição para liderar grupos, e podem ser mensuradas.
  • Competências socioemocionais: São as soft skills, ou seja, estão relacionadas às habilidades sociais do colaborador.
  • Competências digitais: A capacidade de adaptar-se ao uso da tecnologia necessária para realizar as tarefas.

As Competências e habilidades profissionais são a mesma coisa?

Frequentemente  há uma tendência de interpretar esses conceitos como iguais. Apesar de não haver verdades absolutas nas ciências sociais, a verdade é que competências e habilidades são duas ideias diferentes que apenas possuem certas semelhanças.

Habilidades são conhecimentos específicos necessários para realizar um determinado trabalho. Estas são classificados em dois grupos: soft skills e hard skills. 

As hard skills são geralmente técnicas, específicas de uma disciplina (por exemplo: uso de planilhas para contabilidade). As soft skills, no entanto, são mais gerais e condicionam o desempenho da pessoa (ex: gestão do tempo ou comunicação verbal).

Por outro lado, as competências profissionais são aqueles conhecimentos que garantem que uma pessoa execute com sucesso as suas tarefas, ou seja, o “como”. É a forma como os comportamentos de um colaborador geram mais e melhores resultados, elemento fundamental e diferenciador de outros pares ou candidatos.

competencias profissionais exemplos

Exemplos de competências profissionais

Como mencionamos anteriormente, a melhor maneira de perceber que é uma competência profissional (e o que não é) é abranger o universo das habilidades e levar em consideração que as competências se referem à maneira como o trabalhador executa suas tarefas.

Desta forma, ao publicar um anúncio de recrutamento, poderíamos organizar as informações da seguinte forma:

Hard Skill Soft skill Competência
Edição de vídeo Pensamento criativo Capacidade analítica

10 competências profissionais mais exigidas em 2021

O mundo do trabalho está naturalmente em fluxo e movimento constantes. Um exemplo claro disso foi o aumento da digitalização das empresas e a já referida “explosão” do fenómeno do teletrabalho. Essas novas formas de trabalhar, como todos sabemos, foram impulsionadas pela crise da Covid-19 que veio para modificar completamente nossas vidas.

Neste contexto de elevada incerteza e grandes desafios em quase todas os setores, é de vital importância fazer crescer a nossa empresa. Para isso, é importante saber investir no capital humano e diferenciar quais as competências profissionais que não podem faltar nas nossas equipas:

  1. Mentalidade de crescimento:

    Impulso , curiosidade, ambição. Qualquer definição é válida para definir aquele candidato que não se enquadra no status quo, que não tem medo de arriscar, fazer perguntas e experimentar coisas novas, tudo com o objetivo de se desenvolver profissionalmente e expandir os horizontes da empresa.

  2. Tomada de decisão com base em dados:

    Em um mundo em crise é fundamental que nossos colaboradores (principalmente quando se trata de gestores), saibam quando, onde e como escolher o caminho a seguir, sempre orientados para maximizar resultados e utilizar recursos da forma mais eficiente possível.

  3. Pensamento crítico:

    Questionar processos, objetivos e dinâmicas de grupo, entre outras coisas, incentiva a inovação. Ser capaz de se dar o espaço para repensar novas ideias que contribuam para encurtar o caminho para atingir os objetivos de negócios é vital em tempos de crise.

  4. Resiliência:

    Trata-se não apenas de ser capaz de lidar com as frustrações e negativas da vida em geral e do trabalho, mas também de voltar rapidamente aos trilhos. Um funcionário ideal nestes tempos deve ser capaz de “respirar fundo e seguir em frente”, sem maiores inconvenientes.

  5. Flexibilidade:

    No mesmo tom da competência anterior, desejamos que nossos trabalhadores tenham capacidade e recursos intrínsecos, que possam adotar novas formas de trabalho presencial ou remoto, usem novas ferramentas e aceitem mudanças na estrutura das equipas.

  6. Conforto em um ambiente digital:

    Parece óbvio, mas não é. Não se trata mais de poder usar uma plataforma de videochamada ou um painel interno da organização, mas de encontrar pessoas que possam gerir seu tempo e desempenho de trabalho 100% remotamente e em um contexto puramente virtual, operando a partir da nuvem.

  7. Alta produtividade:

    Em um contexto social de crise, já mencionamos que otimizar recursos é fundamental, e um desses recursos é o tempo. O nosso trabalhador ideal em 2021 deve ser capaz de aproveitar ao máximo e sem descurar o seu bem-estar, as oito horas diárias nas quais deve dedicar-se às suas tarefas.

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  8. Compromisso:

    Isso é crucial ao trabalhar remotamente. Muitas vezes acontece que fora do escritório, sem o contato com outras pessoas e o conforto de estar em casa, é fácil ficar tentado a se concentrar em tarefas que não são estritamente profissionais. Participar de reuniões, estar online quando apropriado, cumprir metas e ser responsável pelos resultados é mais importante hoje do que nunca.

  9. Aprendizagem independente:

    Encontre novas formas de realizar tarefas, incorpore novos hábitos, consulte os colegas como realizam determinadas atividades ou solicite tempo para fazer um curso ou mentoria dentro da empresa. Todas essas e outras variáveis ​​é importante considerar para incorporar um funcionário, trata-se de buscar aqueles que queiram crescer com a empresa.

  10. Trabalho em equipa:

    Mais do que nunca e em ambientes 100% digitais, poder confiar nos outros colaboradores, respeitar seu tempo e ter uma comunicação clara e concisa, é um aspeto que não deve ser negligenciado em hipótese alguma. O trabalho em equipa é a ferramenta fundamental para atingir os objetivos de negócios.

Como avaliar as competências profissionais?

  • KPI’s e avaliação de desempenho:
    Os indicadores-chave são essenciais para fazer uma observação consciente sobre o desempenho dos colaboradores. Além disso, são aliados importantes para poder reter o talento da nossa empresa e melhorar a experiência dos colaboradores. Os KPIs podem ser personalizados com base na habilidade ou, neste caso, competência, que deseja rastrear e medir.
  • Reuniões individuais:
    Reservar um tempo para ficar cara a cara, inclusive por meio de videochamadas, é uma excelente iniciativa para avaliar o desempenho do funcionário e perceber quais são suas competências  e dar feedback sobre o assunto. É ideal documentar os pontos levantados nessas reuniões e acompanhá-los regularmente. Descarregue aqui o modelo de questionário para avaliar o desempenho dos colaboradores
  • Matriz de Competências:

É uma ferramenta que define quais competências e habilidades um colaborador deve ter em uma determinada função para que consiga desempenhar suas atividades.

👇Descarregue o modelo de matriz de competências aqui👇
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Os tempos de crise são sim momentos de grandes oportunidades, para experimentar, inovar e expandir os nossos horizontes. Tudo indica que este contexto não se alterará, pelo menos a médio prazo,e ter profissionais com as competências corretas é fundamental. Para além disso, inovar e digitalizar os processos da sua empresa também é importante.

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