Quais são as “soft skills” de um funcionário e por que são tão importantes?

Saber tudo sobre as habilidades pessoais de um funcionário é importante ao recrutar talentos . Mas às vezes, pode acontecer de encontrar obstáculos com esses anglicismos. Embora façam parte do dia a dia das empresas, em alguns casos, como as soft skills, uma tradução literal não nos diz nada.

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Como gestor de Recursos Humanos, certamente está a procura de candidatos para as vagas de sua empresa com soft skills e hard skills específicas . E além da tradução, na maioria das vezes essa classificação não é clara. Por esse motivo, neste artigo vamos mostrar todos os detalhes desse tipo de habilidade. E também, vamos defini-los para que as soft skills em português façam sentido.

O que exatamente são soft skills?

Ao contrário das hard skills, que podem ser testadas e medidas, as soft skills são intangíveis e difíceis de quantificar . Alguns exemplos desses tipos de habilidades incluem pensamento analítico, comunicação verbal e escrita e liderança.

Os empregadores realmente se preocupam mais com as soft skills do que com as habilidades técnicas, como compreensão de leitura e matemática.

Uma das razões pelas quais as soft skills são tão reverenciadas é que ajudam a facilitar as conexões humanas . Elas são essenciais para construir relacionamentos, ganhar visibilidade e criar mais oportunidades de desenvolvimento profissional .

Basicamente, um funcionário pode ser o melhor no que faz , mas se ele não destacar suas habilidades sociais, estará a limitar suas chances de sucesso profissional.

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Diferenças entre soft skills e hard skills

O que são soft skills e como elas diferem das hard skills? Bem, hark skills são habilidades e conhecimentos específicos de que o funcionário precisa para realizar um trabalho.

Soft skills são habilidades que podem ser obtidas por meio de educação, programas de treinamento, certificações e formações no trabalho. Essas são habilidades normalmente quantificáveis ​​que podem ser facilmente definidas e avaliadas.

Por exemplo, uma hard skill para um profissional de TI pode ser programação de computadores, enquanto uma hard skill para um carpinteiro pode ser o conhecimento da estrutura de madeira.

soft skills colaboradores

As soft skills, por outro lado, são habilidades interpessoais. Eles são muito mais difíceis de definir e avaliar . Essas “habilidades” incluem habilidades de comunicação, escuta e empatia, entre outras.

4 exemplos de soft skills

Durante o processo de recrutamento e entrevista, é comum que procure candidatos que possuam os dois tipos de habilidades. Bons candidatos farão questão de mostrar os dois conjuntos de habilidades, mas para lhe dar uma ideia melhor, veja estes exemplos:

1. Funcionários motivados, que tenham ideias e tomem a iniciativa?

Funcionários que entregam mais do que o prometido ou esperado . Os empregadores não querem funcionários que esperem instruções específicas ou entreguem o mínimo.

Com um desempenho além do necessário, um funcionário se tornará cada vez mais valioso para sua empresa, o que é crucial em qualquer negócio. Mesmo que nem todas as suas ideias sejam implementadas, o fato de estar a pensar em maneiras de melhorar as coisas ou tentar algo novo será apreciado.

2. Colaboradores flexíveis, com vontade de aprender coisas novas?

Nesse caso, você não quer funcionários resistentes às mudanças e sem interesse em aprender novas habilidades. Mudanças rápidas e constantes são comuns hoje em dia. Assim, o que sua empresa precisa é de funcionários que se adaptem rapidamente e sem problemas .

3. Funcionários positivos, com facilidade para resolução de conflitos e habilidades de negociação.

Aqui, não procuramos funcionários conflitantes, resistentes a concessões e que reclamam constantemente. Positividade e gentileza são boas qualidades em qualquer trabalho, e com tantos cargos hoje em dia que são temporários, de projeto ou de consultoria, é mais importante do que nunca se dar bem com aqueles com quem interage.

Trabalhar bem com outras pessoas aumenta a visibilidade no local de trabalho , expande sua rede e constrói sua reputação de maneira positiva. Tudo isso pode ajudar a aumentar sua segurança no emprego.

hard skills

4.Colaboradores que que tenham uma grande rede, que sejam ativos em organizações profissionais

Nesse caso, não vai querer um funcionário que se sinta desconfortável com o networking ou que não se interesse por atividades profissionais. Parcerias com outras pessoas em sua área oferecem oportunidades de colaboração e partilha de recursos, informações e conselhos . Essas coisas beneficiam todos os envolvidos: o próprio funcionário, a empresa e aqueles em sua rede.

Por que, como gestor de Recursos Humanos, é importante levar em consideração as soft skills?

É fácil entender por que, como gerente de RH, deseja candidatos a empregos com habilidades específicas . Afinal, se está a contratar um carpinteiro, ele precisa de habilidades em carpintaria.

No entanto, as soft skills são importantes para o sucesso. E, é claro, quase todos os empregos exigem que os funcionários se relacionem com os outros de alguma forma. Portanto, ser capaz de interagir bem com os outros é importante em qualquer posição .

soft skills o que é

Outra razão pela qual é importante procurar candidatos com soft skills é porque essas habilidades são transferíveis e podem ser usadas independentemente do cargo em que a pessoa está a trabalhar. Isso faz com que os candidatos com soft skills sejam funcionários muito adaptáveis .

Além disso, esses tipos de habilidades são adquiridos ao longo do tempo, ao contrário daqueles adquiridos em um curto período de tempo durante uma aula ou programa de treinamento. Por conta disso, as pessoas com soft skills são frequentemente vistas como tendo experiências únicas e amplas que podem diversificar empresa e ajudá-la a funcionar de forma mais eficiente .

Agora que já sabe o que são soft skills e sua importância, faça sua própria lista com base no modelo de negócios de sua empresa e encontre o candidato ideal.

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