Recrutamento e seleção de pessoal de uma empresa: são a mesma coisa?

O recrutamento e a seleção de pessoal numa empresa são dois processos diferentes que tendem a ser confundidos. Sendo um profissional de gestão de talentos, deve saber o quanto é importante atrair o candidato certo da maneira certa. Embora possa parecer algo óbvio à primeira vista, esclarecer a diferença entre esses processos pode, de fato, ajudá-lo a tomar a melhor decisão para a sua empresa.

O Recrutamento e a seleção de pessoal numa empresa andam lado a lado. Estes compõem o processo de identificar a necessidade de um emprego, definir os requisitos do trabalho e do profissional para este. Além de anunciar a vaga em distintos canais e escolher a pessoa mais adequada à ela.

O sucesso de qualquer empresa depende em grande parte da qualidade da sua equipa. Recrutar funcionários com as habilidades certas pode agregar valor a uma empresa e recrutar trabalhadores com um salário adequado reduzirá os custos a curto e longo prazo. Portanto, os colaboradores devem ser cuidadosamente selecionados, geridos e mantidos, como qualquer outro recurso. Com a diferença de que estes necessitam um cuidado especial, já que são a variável mais importante em uma empresa. 

Sumário 

Contrate o candidato ideal através de uma profunda compreensão do recrutamento e seleção

O que é recrutamento e a seleção de pessoal? Existe uma diferença entre recrutar e selecionar o funcionário de uma empresa? Como as organizações realizam o processo de recrutamento e seleção para obter o máximo de benefícios?

Estas e outras questões serão abordadas neste artigo. Continue a ler para ter uma idéia detalhada desses termos que são usados ​​com frequência em diferentes sectores do mercado de trabalho.

O que é o recrutamento de funcionários numa empresa?

O processo de encontrar candidatos adequados e de atraí-los para candidatar-se a vagas na organização é chamado de recrutamento. É o primeiro passo na seleção e nomeação dos funcionários certos para a organização. É o processo onde as vagas serão publicadas por meio de anúncios em jornais, portais de emprego on-line, LinkedIn, serviços de consultoria ou até a própria página de carreiras da empresa, se houver.

Em geral, o recrutamento é um processo único que possui um ciclo de vida completo. Começa com os requisitos de identificação da organização e termina com o onboarding e a integração do funcionário contratado.

Atividades importantes envolvidas no recrutamento

Ver as atividades que fazem parte de cada processo o ajudará a ter uma idéia mais clara do que este conceito significa. Antes de definir o que é a seleção de pessoal, observe as ações realizadas durante o recrutamento:

    • Análise de vagas e requisitos de trabalho dentro de uma empresa.
    • Comunicação sobre a vaga através de vários canais, como jornais, sites de recrutamento, publicações periódicas, redes sociais, LinkedIn, etc.
    • Atração de candidatos interessados ​​em se inscreverem para os trabalhos oferecidos.
    • Gestão da resposta dos candidatos interessados.
    • Análise das solicitações enviadas
    • Seleção de candidatos

Como é feita a seleção de pessoal numa empresa?

A seleção de pessoal de uma empresa refere-se ao conjunto de ações com as quais uma organização seleciona um número fixo de candidatos dentre aqueles que se candidataram às vagas.

O processo de seleção de pessoal incorpora a nomeação final de novos funcionários para preencher os cargos da empresa. Ou seja, o termo seleção refere-se à colocação de pessoal adequado no cargo mais adequado.

Atividades importantes envolvidas na seleção de pessoal

Estas são as fases implícitas na seleção de pessoal de qualquer empresa:

  • Seleção de candidatos que se inscreveram a uma vaga de emprego
  • Eliminação dos candidatos inadequados entre todos os que enviaram suas inscrições
  • Realização de diferentes testes e exames de triagem. Como testes de inteligência, testes de aptidão, testes de personalidade, etc
  • Realização de entrevistas
  • Verificação das referências dos candidatos pré-selecionados
  • Seleção de pessoal

factorial-software-rh

Principais diferenças entre o recrutamento e a seleção de pessoal

Se ainda tiver alguma dúvida sobre as diferenças entre um processo e outro, depois de ler a seção a seguir, todos serão resolvidos. Anote!

1. Pesquisa vs. seleção

O recrutamento define todo o processo de busca de candidatos que possam estar interessados ​​em ofertas de emprego específicas. Também envolve os diferentes atos de estimular candidatos interessados ​​a enviar solicitações.

O processo de seleção abrange as ações de escolha dos candidatos mais adequados de todos entre os que apresentaram a sua solicitação para uma vaga específica. O objetivo do processo de seleção é oferecer a carta de nomeação apenas aos candidatos que melhor se encaixam no cargo.

2. Positivo vs. restritivo

Por ser um processo que incentiva cada vez mais candidatos interessados ​​a se candidatar a um emprego específico, o recrutamento é considerado um processo positivo.

Por outro lado, a seleção geralmente é um processo caro e complicado. Já que que leva à filtragem e rejeição de todos os candidatos considerados inadequados para o trabalho oferecido. O que significa também enviar emails e comunicados à todos os profssionais. 

Não sabe por onde começar com seu processo de recrutamento? Receba nossa checklist gratuita para o processo de seleção de pessoal.

3. Simples vs. complexo

Comparadas ao processo de seleção, as atividades relacionadas ao recrutamento são simples. Isso ocorre porque os recrutadores não passam pelos processos relacionados à triagem e avaliação dos candidatos de forma alguma, como no caso do processo de seleção.

4. Menos tempo vs. mais tempo

Todo o processo de recrutamento consome menos tempo porque envolve simplesmente identificar as necessidades de ofertas de emprego específicas. Por outro lado, a seleção incorpora uma ampla gama de atividades.

Obviamente, todas essas tarefas que envolvem o recrutamento e a seleção de pessoal sempre serão mais f​​com fáceis de administrar com um software de seleção de pessoal. Ou o que é o mesmo, uma ferramenta que visa facilitar o trabalho do departamento de Recursos Humanos. Não é maravilhoso?

Agora já possui as informações para diferenciar o processo de recrutamento e a seleção de pessoal para que sua empresa economize custos e obtenha o candidato certo. Salve este guia e consulte-o quantas vezes for necessário.

Deseja automatizar o processo de recrutamento e seleção e, ao mesmo tempo, criar a sua própria página da empresa? 

Experimente gratuitamente o software de recursos humanos da Factorial e facilite a gestão de pessoas na sua em

This post is also available in: Español

Leave a Comment