Ir para o conteúdo

Recrutamento e seleção de pessoal de uma empresa: são a mesma coisa?

·
10 minutos de leitura
recrutamento-selecao-pessoal

O recrutamento e a seleção de pessoal numa empresa são dois processos diferentes que tendem a ser confundidos. Sendo um profissional de gestão e atração de talentos, deve saber o quanto é importante atrair o candidato certo da maneira certa.

Embora possa parecer algo óbvio à primeira vista, esclarecer a diferença entre esses processos pode, de facto, ajudar a tomar a melhor decisão para a sua empresa.

O que é o recrutamento e a seleção de pessoal? Existe uma diferença entre recrutar e selecionar o funcionário de uma empresa? Como realizam as organizações o processo de recrutamento e seleção para obter o máximo de benefícios? Saber a resposta para estas questões é o primeiro passo para garantir que a sua empresa encontra e contrata os melhores talentos.

Estas e outras questões serão abordadas neste artigo. Continue a ler para ter uma ideia detalhada desses termos, que são usados ​​com frequência em diferentes setores do mercado de trabalho.

O que pode encontrar neste artigo?

✅ Quer automatizar e digitalizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa? Conheça a Factorial grátis e sem compromisso!

banner de demo talento

Recrutamento e seleção de pessoal: o que é?

O Recrutamento e a seleção de pessoal numa empresa andam lado a lado. Estes compõem o processo de identificar a necessidade de um emprego, definir os requisitos do trabalho e do profissional para este. Além de anunciar a vaga em distintos canais e escolher a pessoa mais adequada à ela.

O sucesso de qualquer empresa depende em grande parte da qualidade da sua equipa. Recrutar profissionais com as habilidades certas pode aumentar a possibilidade de sucesso no processo. Estas atividades são fundamentais para reduzir os custos a curto e longo prazo e para garantir o desenvolvimento organizacional.

Portanto, os colaboradores devem ser cuidadosamente selecionados, geridos e mantidos, como qualquer outro recurso. Com a diferença de que estes necessitam um cuidado especial, já que são a variável mais importante em uma empresa.

Preparámos-lhe alguns modelos que podem ajudar na otimização destes processos, para que perceba de forma rápida e simples as principais diferenças entre recrutamento e seleção de pessoal. Leia a seguir!

Modelos para recrutamento e seleção

Ainda que o recrutamento e a seleção sejam processos distintos, um profissional de RH deve dominar todas as etapas dos dois processos. Para ajudar neste desafio, preparámos alguns modelos que podem facilitar estas tarefas.

10 tipos de teste para Recrutamento e Seleção

Descarregue abaixo um documento com testes de recrutamento e seleção. O nosso infográfico é uma maneira visual de saber qual o teste que melhor se adapta à vaga e empresa, e em qual deve investir.

10 testes de recrutamento

Checklist para Recrutamento e Seleção

Preparámos uma checklist completa para que não se esqueça de nenhum passo do recrutamento e seleção de colaboradores. Descarregue abaixo e não perca nenhuma informação importante.

Checklist Recrutamento e Seleção

Modelo de Descrição de Funções

E porque é também importante realizar uma boa página de carreiras, com uma descrição de funções clara e acertada, oferecemos-lhe um modelo para criar descrições de funções completas nas suas ofertas de trabalho. Descarregue abaixo!

modelo para descrição de funções

Utilize os nossos modelos para melhor gerir o recrutamento e seleção da sua empresa. Mais abaixo, dar-lhe-emos uma solução melhor e mais otimizada para o recrutamento. Uma solução que lhe permitirá automatizar os processos da sua empresa. Acompanhe-nos!

Principais diferenças entre o recrutamento e a seleção de pessoal

Recrutar e selecionar talentos são tarefas fundamentais no trabalho de um profissional de Recursos humanos. Para ter um plano de recursos humanos bem definido,  é preciso ter uma ideia clara das tarefas envolvidas em cada processo.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre as diferenças entre um processo e outro, esclareceremos todas a seguir.

1. Pesquisa vs. Seleção

O recrutamento define todo o processo de procura de candidatos que possam estar interessados ​​em ofertas de emprego específicas. Também envolve os diferentes atos de estimular candidatos interessados ​​a enviar solicitações.

O processo de seleção abrange as ações de escolha dos candidatos mais adequados de entre todos os que apresentaram a sua solicitação para uma vaga específica. O objetivo do processo de seleção é oferecer a carta de nomeação apenas aos candidatos que melhor se encaixam no cargo.

2. Positivo vs. Restritivo

Por ser um processo que incentiva cada vez mais candidatos interessados ​​a se candidatar a um emprego específico, o recrutamento é considerado um processo positivo.

Por outro lado, a seleção geralmente é um processo caro e complicado. Já que que leva à filtragem e rejeição de todos os candidatos considerados inadequados para o trabalho oferecido. O que significa também enviar emails e comunicados à todos os profissionais. 

3. Simples vs. Complexo

Comparadas ao processo de seleção, as atividades relacionadas ao recrutamento são simples. Isso ocorre porque os recrutadores não passam pelos processos relacionados à triagem e avaliação dos candidatos de forma alguma, como no caso do processo de seleção.

👉 Avaliação curricular: Como selecionar um candidato em menos tempo?

4. Menos Tempo vs. Mais Tempo

Todo o processo de recrutamento consome menos tempo porque envolve simplesmente identificar as necessidades de ofertas de emprego específicas. Por outro lado, a seleção incorpora uma ampla gama de atividades.

No entanto, todas estas tarefas que envolvem o recrutamento (interno ou externo) e a seleção de pessoal podem tornar-se mais fáceis de gerir com um software de recrutamento e seleção de pessoal. Ou seja, uma ferramenta que visa facilitar o trabalho do departamento de Recursos Humanos. O que acha?

👉 Software de Recrutamento: Como usar e de que forma ajuda a sua empresa

Factorial HR: Ferramenta para recrutamento e seleção de pessoal

Os modelos em Excel podem ser úteis, mas estão limitados a poucas ações. Para além disso, gerir tantos arquivos dá margem a erros que podem comprometer o processo seletivo.

Por isso, aproveitar para investir em sistemas de RH mais completos que ofereçam recursos que facilitam e agilizam o processo de recrutamento e seleção de pessoal é uma forma de economizar e levar a gestão de recursos humanos a outro nível.

Uma dessas opções é investir numa plataforma de RH como a da Factorial, com acesso a um software ATS para recrutamento. Gostava de conhecer um pouco mais sobre o sistema ATS da Factorial?

Com a Factorial pode melhorar o seu employer branding, criando um portal de carreiras personalizado e dinâmico. Não só isto, mas também extrair relatórios personalizados sobre cada candidato e, aquando da seleção, dar feedback e enviar cartas de oferta de forma automática e rápida. Veja como abaixo.

Se o candidato em questão aceitar a oferta, necessitará de assiná-la certo? Não se preocupe, a Factorial integra todas as suas funcionalidades entre si e dará a possibilidade ao futuro funcionário para assinar digitalmente o documento.

💡 Recrutar e selecionar candidatos fica mais fácil com o uso da tecnologia. Marque uma demonstração com um dos nossos consultores e mostramos-lhe tudo o que pode ganhar ao utilizar a Factorial!

Recrutamento de funcionários numa empresa: tudo o que precisa de saber

O processo de encontrar candidatos adequados e de atraí-los para candidatar-se a vagas na organização é chamado de recrutamento. É o primeiro passo na seleção e nomeação dos funcionários certos para a organização. 

É o processo onde as vagas serão publicadas por meio de anúncios em jornais, portais de emprego on-line, LinkedIn, Indeed, serviços de consultoria ou até na própria página de carreiras da empresa, se houver.

Em geral, o recrutamento é um processo único que possui um ciclo de vida completo. Começa com os requisitos de identificação da organização e termina com o onboarding e a integração do funcionário contratado.

recrutamento e selecao de pessoal dicas

Atividades importantes envolvidas no Recrutamento 

Ver as atividades que fazem parte de cada processo o ajudará a ter uma ideia mais clara do que este conceito significa. Antes de definir o que é a seleção de pessoal, observe as ações realizadas durante o recrutamento:

1) Análise de vagas e requisitos de trabalho dentro de uma empresa

Nesta etapa, o importante é perceber as necessidades da empresa e da área em questão. Converse com os gestores e identifique as competências mais importantes.

👉 Modelo de Matriz de Competências: Técnica para identificar o perfil ideal dos candidatos

2) Comunicação sobre a vaga

É fundamental utilizar diferentes canais como, como jornais, sites de recrutamento, publicações periódicas, redes sociais, LinkedIn, etc. Para além disso, uma ótima opção é contactar diretamente agências de emprego ou, no caso de estágios, instituições de ensino para a divulgação das vagas de emprego. Por fim, não esqueça de elaborar anúncios interessantes e completos sobre as vagas em aberto.

👉 Exemplos de Descrição de vagas: Modelos prontos para adaptar

3) Atração de candidatos

Agora, é preciso encontrar e atrair os interessados ​​em se inscreverem para os trabalhos oferecidos. Utilize a sua criatividade e todos os recursos disponíveis.

4) Gestão da resposta dos candidatos interessados

Garanta que todos os candidatos tenham uma resposta. O feedback é fundamental para garantir um bom candidate experience, inclusive para os que não foram selecionados para outras etapas.

5) Seleção de candidatos

É hora de tomar decisões. Selecione aqueles candidatos que mais se adequam aos requisitos da vaga em aberto.

Recrutamento Interno x Externo 

Quando falamos em recrutamento, muitas pessoas pensam apenas na procura de candidatos fora da empresa. No entanto, é muito importante considerar também outra opção: o Recrutamento Interno.

Nesta modalidade, a ideia é aproveitar e reter talentos. O recrutamento interno tem como objetivo promover e realocar os colaboradores que já trabalham na empresa. Em resumo, isso acontece quando os funcionários passam para posições superiores ou mudam de cargo dentro da empresa.

Uma das grandes vantagens é dar a possibilidade de crescimento e formação para os funcionários, diversificando o plano de carreira de cada colaborador. Com esta opção, ainda é possível poupar custos e tempo, já que o processo acontece internamente.

Talent Acquisition x Recrutamento

Outra dúvida constante é a diferença entre o recrutamento e a atração de talentos. O termo talent acquisition tem se tornado cada vez mais frequente por profissionais de recursos humanos. Isso porque com as rápidas mudanças no mercado de trabalho, a forma como as empresas atraem bons profissionais também teve de mudar.

Tanto os candidatos, como as empresas estão mais exigentes, procurando características mais específicas e uma relação de trabalho mais próxima. Com isso, as competências exigidas pelas empresas são cada vez mais relacionadas às soft skills. Já os candidatos, preferem organizações que estejam alinhadas com seus valores, que possuam um bom employer branding e que priorizem a flexibilidade.

Com isso, a missão do responsável por talent acquisition é desafiadora. Em resumo, o objetivo aqui é ir além das etapas básicas do recrutamento. A coordenadora de atração de talentos do Grupo Casais, Sónia Dias Barbosa, define o talent acquisition da seguinte forma:

É uma  abordagem diferenciada frente ao modelo tradicional de recrutar e selecionar e envolve uma  perspectiva estratégica, desde a pesquisa de mercado, alinhamento da vaga com os objetivos de  negócios, definição dos talentos, até ao fortalecimento da marca empregadora.

🎙️ Veja a entrevista completa sobre Talent Acquisition aqui e confira dicas e tendências incríveis! 

recursos humanos

Seleção de candidatos: principais etapas

Vimos que a etapa final de um processo de recrutamento consiste na seleção do candidato ideal para a vaga. Mas afinal, como é feita a seleção de pessoal em uma empresa?

A seleção de pessoal de uma empresa refere-se ao conjunto de ações com as quais uma organização seleciona um número fixo de candidatos dentre aqueles que se candidataram às vagas.

O processo de seleção de pessoal incorpora a nomeação final de novos funcionários para preencher os cargos da empresa. Ou seja, o termo seleção refere-se à colocação de pessoal adequado no cargo mais adequado. Veja a seguir as principais etapas envolvidas nesse processo.

Atividades importantes envolvidas na Seleção de pessoal

Estas são as fases implícitas na seleção de pessoal de qualquer empresa:

  1. Seleção de candidatos que se inscreveram a uma vaga de emprego;
  2. Eliminação dos candidatos inadequados entre todos os que enviaram suas inscrições;
  3. Realização de diferentes testes e exames de triagem, como testes de inteligência, testes de aptidão, testes de personalidade, etc.;
  4. Realização de entrevistas;
  5. Verificação das referências dos candidatos pré-selecionados;
  6. Seleção de pessoal.

👉 Entrevista de emprego online: 8 dicas para recrutar à distância

5 dicas práticas para recrutar e selecionar os melhores talentos

1) Competências: A chave para o recrutamento e seleção de pessoal

Um dos principais desafios do recrutador é saber fazer a análise das competências dos candidatos. Para isso, é fundamental estar alinhado com os gestores. Perceber as necessidades da equipa e manter-se atualizado com as tendências do mercado são os primeiros passos para encontrar o candidato ideal.

👉 Veja aqui as competências profissionais mais exigidas em 2021 nos processos de Recrutamento

2)Diversidade e inclusão

Não há mais espaço no mercado para empresas com pensamentos limitados e excludentes. É cada vez mais urgente que as organizações garantam um espaço aberto à diversidade e à igualdade. Para isso, é preciso ter estes valores presentes em todas as práticas e atividades da empresa. O primeiro passo é justamente na fase de recrutamento e seleção de pessoal.

O próprio Código do Trabalho prevê algumas leis que devem ser seguidas neste sentido, pelos recrutadores. É preciso desenvolver um processo transparente, igualitário e justo para todos. Para além de ser importante para a identidade da marca, este posicionamento contribui para um ambiente de trabalho com multiplicidade de ideias, iniciativas e perfis, o que pode ser uma grande vantagem para o crescimento do negócio.

🎧 [Webinar] Do Recrutamento ao Desenvolvimento: Como garantir a igualdade de género?

recrutamento e selecao de pessoal exemplos

3) Employer branding e Candidate experience

Estes são dois conceitos que estão diretamente ligados ao sucesso de um processo de recrutamento e seleção de pessoal. O motivo? Uma empresa conhecida por ter processos seletivos interessantes e inovadores e por ser um lugar onde os funcionários se sentem satisfeitos e realizados tem muito mais chances de atrair os melhores talentos.

🎧 [Webinar] Employer Branding na prática: Como desenvolver uma estratégia efetiva?

4) Headhunting: Conte com uma ajuda especializada

Sobretudo em grandes empresas, há momentos em que é preciso buscar um suporte especializado para encontrar bons candidatos. Nesse caso, uma opção é contar com os headhunters.

Estes profissionais costumam ser contratados quando a empresa precisa preencher um cargo que requere muita responsabilidade e experiência. Dessa forma, o headhunter pode complementar o trabalho dos recrutadores.

👉 Headhunting: O que é e quando utilizá-lo na sua empresa?

5) Conte com a tecnologia: Sistema ATS para recrutamento e seleção de pessoal

Um software ATS pode ser a solução ideal para si. É comum que estes sistemas permitam a automatização e digitalização de praticamente todas as etapas do recrutamento e seleção de pessoal.

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário