Ir para o conteúdo
desenvolvimento organizacional

Desenvolvimento organizacional: o que é e por que é importante nas empresas

Vivemos em um mundo altamente globalizado, e por isso é preciso ter atenção e buscar uma melhoria contínua. Esta realidade, do ponto de vista empresarial, estimula as organizações a serem mais competitivas e a evoluírem constantemente. Além disso, o capital humano é considerado um elemento estratégico da empresa para o alcance do desenvolvimento organizacional.

Alguns dos problemas que as empresas enfrentam atualmente e que podem atrasar este desenvolvimento são: baixa produtividade ou falta de motivação dos funcionários, alta rotatividade de pessoal, problemas de comunicação ou uma cultura de trabalho mal organizada.

A insatisfação dos trabalhadores com o seu trabalho pode dever-se a vários factores como a remuneração, o ambiente de trabalho, o sentimento de pertença, a comunicação e sobretudo a motivação para o crescimento da empresa.

É por isso que neste artigo destacamos alguns fatores que determinam o crescimento das organizações  com base no comportamento e no desempenho das pessoas. Leia o artigo completo e saiba como organizar um plano de desenvolvimento organizacional completo e eficiente.

software de recursos humanos

O que é desenvolvimento organizacional?

O desenvolvimento organizacional (DO) é um conjunto de estratégias e mudanças planeadas em uma empresa, onde o principal pilar é o elemento humano. Deve ser acompanhado de ferramentas, práticas e objetivos que visem equilibrar a qualidade de vida, o sentimento de pertença, bem como o alinhamento dos objetivos da empresa com os do colaborador para aumentar a sua produtividade. Trata-se de promover o funcionamento e o crescimento da organização .

Portanto, o desenvolvimento organizacional corporativo é uma prática que dá grande atenção às relações pessoais e profissionais; como se desenvolvem, em quais contextos e quais são os fatores que beneficiam ou prejudicam a estrutura organizacional.

Os objetivos de desenvolvimento organizacional impactam em diferentes áreas da organização. Podemos destacar os seguintes objetivos:

  • Incentivar a colaboração entre grupos e indivíduos
  • Definir um equilíbrio entre as necessidades da organização e os objetivos profissionais
  • Desenvolver e promover a comunicação interna
  • Construir e desenvolver a cultura organizacional e o sentimento de pertença dos funcionários
  • Encontrar metodologias para melhorar o ambiente de trabalho para fortalecer o relacionamento entre os funcionários
  • Cultivar a proatividade nos colaboradores da organização.
    Tenha um programa de gerenciamento de informações

👉Plano de Comunicação interna: Veja aqui 5 dicas para fazer o seu [+modelo grátis para download]

As 6 fases do desenvolvimento organizacional corporativo

Agora que já sabe o que é o desenvolvimento organizacional, é preciso perceber como funciona, em etapas. Este processo inclui diferentes fases de crescimento. Estas fases são : diagnóstico preliminar, seleção e recrutamento eficazes, boa gestão da informação, feedback, adaptação, intervenção, avaliação, diagnóstico e acompanhamento. Veja a seguir.

1. Diagnóstico preliminar do desenvolvimento organizacional

Consiste em avaliar a situação por meio de pesquisas ou entrevistas para identificar problemas. Para isso, é fundamental ter as ferramentas certas para que os colaboradores se sintam à vontade para dar um feedback honesto. Os gestores de RH precisam desenvolver uma estratégia clara, fazer as perguntas certas para que possam tirar conclusões e implementar melhorias.

2. Feedback

O desenvolvimento organizacional deve ser abrangente e promovido entre todos os membros da organização.

Uma das maneiras de promover um relacionamento próximo com os funcionários é ao dar um feedback honesto e constante. Portanto, uma boa prática é realizar reuniões individuais semanais entre empregadores e empregados. Além disso, ter ferramentas para realizar análises de desempenho é fundamental para ajudar na missão de desenvolver todos os talentos da empresa .

Isso pode ser otimizado com um software de recursos humanos, por exemplo, que tenha o recurso de pesquisas. Muito útil para tirar dúvidas, opiniões e perceber as necessidades dos trabalhadores. Além disso, esse sistema permite que os colaboradores se expressem e resolvam eventuais problemas de forma rápida e objetiva.

👉Confira dicas práticas para avaliar o desempenho dos funcionários [+modelo de avaliação de desempenho para download]

desenvolvimento organizacional plano

3. Avaliação e diagnóstico do desenvolvimento organizacional

Para alcançar um desenvolvimento organizacional eficaz, é importante monitorar constantemente o funcionamento dos diferentes departamentos de uma empresa.

Da mesma forma, é fundamental analisar o desempenho de cada funcionário. Como fazer isso? Com uma avaliação de desempenho detalhada para diagnosticar quais são os pontos fortes e fracos da organização.

Desta forma, será possível perceber quais são as competências nas quais há necessidade de progredir e quais podem ser fortalecidas por meio de um programa de formação interna. 

4. Intervenção

A fase de intervenção depende da área em que atuamos, por isso a dividimos de acordo com:

  • Intervenção no processo humano: que se concentrará principalmente na análise dos colaboradores de uma forma abrangente para avaliar suas habilidades e competências. Desta forma, será possível identificar se a pessoa é adequada para as atividades atribuídas. É importante que possamos ver claramente elementos como: comunicação, liderança, adaptabilidade, motivação e valores pessoais.
  • Intervenção estratégica: a liderança transmitirá os valores, missão, visão e objetivos da empresa à sua equipa. Da mesma forma, será necessário implementar um plano estratégico para alinhá-los aos objetivos funcionais e pessoais dos colaboradores.
  • Intervenção técnico-estrutural: refere-se a todo o processo estrutural da empresa tais como: métodos, procedimentos, ferramentas e formas de trabalho.
  • Intervenção na Gestão do capital humano: aqui nos concentramos em fatores como: benefícios, salários, segurança social e remuneração. Por sua vez, são estabelecidas metas e objetivos para o desenvolvimento da organização.

5. Adaptação do plano de desenvolvimento organizacional

Com base nas informações recebidas dos funcionários ou clientes da organização, a empresa deve ser capaz de fazer as alterações necessárias para evitar que esses incidentes aumentem . Ou seja, uma vez coletado o feedback, é imprescindível tomar medidas para solucionar os problemas para que não tenham um impacto negativo na dinâmica e nos resultados do trabalho.

6. Acompanhamento

Aqui teremos que manter o foco nos problemas e pensar em ferramentas para resolvê-los. Depois, é preciso usar as melhorias para manter o controlo do processo de desenvolvimento organizacional.

Para completar com sucesso as 6 etapas, é essencial ter um gestor de documentos e de informação. O software de recursos humanos, portanto, permite realizar pesquisas, avaliar o desempenho do trabalho, gerir todos os documentos da empresa (contratos, recibos de vencimento, etc.) de forma segura, confidencial e organizada .

Isso facilita muito a busca rápida de informações no repositório de documentos e a captura de dados de qualidade com base em análises anteriores.

plano de negocios

Por que um Plano de desenvolvimento organizacional é importante?

Um plano de desenvolvimento organizacional busca aumentar a eficácia da empresa e de cada um de seus membros em todos os níveis hierárquicos.

Em resumo, o desenvolvimento organizacional potencializa vários processos dentro da organização, tais como:

  • As necessidades dos funcionários para que trabalhem em condições satisfatórias. Ou seja, que cada um dos trabalhadores possua espaços e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho de suas funções. Mesas, cadeiras, ventilação, entre outras coisas…
  • Políticas, processos, procedimentos e documentação pessoal que permitem que a empresa e seus membros funcionem adequadamente.
  • Necessidades individuais para que cada um dos colaboradores possa desenvolver suas atividades em equipa. Formações internas, ferramentas ou equipamentos de segurança estão estre estes recursos.
  • A comunicação interna e o trabalho em equipa. Um dos objetivos do desenvolvimento organizacional é melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Os conflitos nesta área podem surgir de problemas de comunicação com o empregador direto e colegas.

Vantagens do desenvolvimento organizacional de uma empresa

Ao mergulhar nos benefícios do desenvolvimento organizacional, o seguinte deve ser considerado:

  • Desenvolvimento constante. Quer seja autônomo ou gerido por meio de um programa de gestão de formações internas.
  • Promoção da comunicação corporativa. Isso graças à maior integração entre departamentos e à melhoria do ambiente de trabalho.
  • Maior motivação dos funcionários. Seguindo objetivos e melhorando o sentimento de pertença à empresa.
  • Evolução de serviços e produtos
  • Aumento nos lucros

👉Veja como incentivar e medir a motivação dos funcionários [+modelo de teste de motivação laboral]

Técnicas eficazes e exemplos de desenvolvimento organizacional

A consolidação do desenvolvimento organizacional passa pelas seguintes técnicas para aprimorá-lo:

Pesquisas

É uma das maneiras mais eficazes de reunir informações sobre sua organização e seu relacionamento com os clientes. Somente depois que os dados forem coletados, você poderá tomar as decisões apropriadas para resolver os conflitos.

Direção por objetivos

Este modelo de gestão foca no cumprimento de metas ao invés do desempenho diário específico ou no cumprimento de tarefas específicas. Dessa forma, a gestão e a avaliação de desempenho são geralmente mais simples. Isso traz benefícios em termos de produtividade, senso de pertença e gestão do tempo no trabalho.

Reuniões de qualidade

Este método consiste na realização de reuniões semanais para avaliação de problemas e promoção de soluções. Crie um grupo confiável dentro da empresa. Recomenda-se que esses grupos sejam compostos por cinco a um máximo de dez participantes para promover seu dinamismo.

Fortalecer a equipa

A integração no trabalho implica que os vários componentes da organização, apesar de suas diferenças, possam se concentrar e trabalhar para um bem comum. Isso ajuda no desenvolvimento organizacional.

Para construir este “team building” é conveniente realizar inquéritos, através de pesquisas ou entrevistas, e métodos de avaliação de desempenho através dos quais se conhece o desempenho da pessoa ou grupo de trabalho.

Com essas informações fica mais fácil analisar o ambiente de trabalho, pensar e ativar as medidas necessárias para promover a dinâmica do trabalho em equipe e o apoio entre os colaboradores.

👉Conheça 10 exemplos de ações de Team Building para aplicar na sua empresa

cultura organizacional

Análise Transacional

O desenvolvimento organizacional é baseado no estudo e compreensão do contexto em que os colaboradores atuam.

Percorrer esses processos por meio de uma análise completa, concebida sob diferentes perspectivas, facilita a leitura dos cenários e a busca de soluções.

Equidade

Embora todo sistema de trabalho inclua hierarquias, a abordagem dos problemas deve ser baseada no valor das idéias e habilidades de cada pessoa. E não tanto em aspectos como antiguidade ou posição na empresa. Dê voz a todos os membros da equipe. Afinal, não há como promover o desenvolvimento organizacional se os membros da empresa não tiverem espaço para evoluir.

Competitividade no trabalho

A competitividade no trabalho, bem administrada, pode gerar dinâmicas positivas que alimentam o desenvolvimento organizacional que a empresa gerencia sob diferentes perspectivas.

Saber gerir este processo vai gerar motivação geral e união entre os funcionários. Desta forma, os laços entre os colaboradores são reforçados e a produtividade da empresa é favorecida.

Diferença entre recursos humanos e desenvolvimento organizacional

Embora o departamento de Recursos Humanos e o desenvolvimento organizacional estejam intimamente relacionados, existem diferenças que devem ser levadas em consideração.

A função de Recursos Humanos tem como foco auxiliar as pessoas da organização, avaliar e monitorar o desempenho da força de trabalho e cumprir todos os processos administrativos necessários ao funcionamento da organização.

Já o desenvolvimento organizacional envolve aspectos como planos e estratégias futuras, a fim de garantir a lucratividade e o crescimento do negócio. Além da avaliação dos resultados, acompanhamento das estruturas, projeção da carreira dos colaboradores …

Este último inclui visão mais ampla relacionada à mais alta hierarquia e responsabilidade. Esses planos de desenvolvimento organizacional levam em consideração a área de Recursos Humanos, mas não estão sujeitos a ela, mas sim integram-se ao processo.

Como atingir produtividade e garantir o desenvolvimento organizacional?

Nesta parte, é importante destacar as recompensas intrínsecas e extrínsecas. A primeira é levar em consideração aspetos internos das pessoas, como motivação, autoestima ou percepção do trabalho. Já a parte extrínseca se refere a ter um bom salário, benefício ou estabilidade no emprego.

Sem dúvida, este é um problema muito importante hoje. Para isso devemos estar sempre atentos e buscar aprimorar as estratégias organizacionais. Só assim garantiremos que os colaboradores tenham uma atitude mais participativa, objetivos claros, maior motivação e acima de tudo paixão pelo trabalho.

Como a sua área faz para melhorar o desenvolvimento organizacional da sua empresa?

Se quer  uma ferramenta que realmente ajude a potencializar o desenvolvimento organizacional da sua empresa, o software de RH da Factorial pode ser a solução perfeita, e pode ser testado pro 14 dias grátis! Veja abaixo os principais recursos disponíveis.

🚀 Registe-se grátis e teste a Factorial por 14 dias grátis. Conheça todas as possibilidades para desenvolver o potencial do seu negócio📈

This post is also available in: Italiano Mexican

Postagens relacionadas

Deixe um comentário