Ir para o conteúdo
atividades de team building

Atividades de Team Building: Veja 10 exemplos para aplicar na sua empresa

Um dos maiores desafios dos gestores e do departamento de RH é manter os colaboradores produtivos e conectados com a empresa e com seus colegas de trabalho. A chegada do final do ano e o início de um novo ano de trabalho são oportunidades perfeitas para promover atividades de integração entre as equipas. Para isso, muitas empresas têm adotado atividades de Team Building, atividades que tem como objetivo unir os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho mais leve.

A integração de uma equipa pode definir o sucesso de uma empresa, e por isso é tão importante estar atento a este aspeto. Após um ano com tantos desafios e dificuldades, é normal que os colaboradores sintam-se mais desmotivados.

Para além disso, a transição do trabalho presencial para o teletrabalho acabou por aumentar a  distância entre os colaboradores e a empresa. Essa falta de conexão com o ambiente de trabalho e com os colegas de equipa pode acabar por atrapalhar o comprometimento dos funcionários.

Para que o desempenho dos colaboradores não seja afetado e para que as equipas continuem integradas e conectadas, é essencial investir em atividades recreativas de vez em quando, seja no próprio escritório, fora dele, ou até mesmo online.

Neste artigo iremos esclarecer o que é team building, porque é tão importante e como aplicar na sua empresa. Para além disso, iremos dar alguns exemplos de atividades de team building de todos os tipos para que possa escolher aquela que faz mais sentido para os seus colaboradores. Confira a seguir!

Índice

teste de motivacao no trabalho

O que é Team Building?

São atividades que acontecem dentro do ambiente de trabalho ou fora dele e tem como objetivo promover a integração entre as equipas, melhorar a comunicação entre as pessoas e aumentar a produtividade e motivação dos colaboradores.

Estas atividades de team building acabam por incentivar o espírito de equipa nas empresas e contribuem para um ambiente de trabalho mais leve, integrado e ativo.

Estas iniciativas têm sido cada vez mais comuns nas empresas, sobretudo com a crise do Coronavírus. No entanto, para aplicar este conceito nas organizações, é preciso levar em conta alguns aspetos internos da empresa, conforme veremos a seguir.

Porque as atividades de Team Building são importantes para as empresas?

Ter um bom ambiente de trabalho é muito importante para que todo o trabalho seja feito da melhor maneira e que as ideias de melhoria fluam por toda a equipa.

Em um momento em que a interação entre os colaboradores é tão escassa, é fundamental manter um bom clima organizacional e promover os valores das empresas nessas atividades.

As atividades de Team Building aparecem, então, como uma ferramenta capaz gerar um impacto positivo não só para os colaboradores, mas também para a empresa.

A seguir, listamos alguns pontos que mostram a importância de investir em atividades de team building:

Cultura organizacional positiva 

A cultura organizacional nada mais é do que o reflexo dos valores, ações e comportamento das pessoas que trabalham em uma empresa.

Exatamente por isso é tão importante investir em práticas que tornem o clima organizacional mais agradável, colaborativo e interessante para os colaboradores. Promover atividades de team building é uma das formas de construir e melhorar a cultura de uma empresa de forma prática.

team builiding

Aumenta a produtividade

Atividades em grupo tem o poder de aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Isso porque sair da rotina faz com que os funcionários se sintam mais relaxados e ganhem energia para enfrentar os próximos desafios no trabalho. É exatamente ai que entram as atividades de Team Building.

Estas atividades permitem que os colaboradores saiam do modo automático de trabalho e socializem com outras pessoas. Tudo isso é extremamente positivo para o desempenho de um colaborador, que no fim do dia tende a sentir-se bem mais motivado para produzir mais e melhor.

👉 Não sabe como avaliar o desempenho de seus colaboradores? Descarregue aqui nosso questionário para avaliação de desempenho e aplique já na sua equipa

Incentiva o desenvolvimento de habilidades

As atividades de team building incentivam a construção em equipa e ajudam a desenvolver habilidades importantes para a os colaboradores. Comprometimento, agilidade, capacidade analítica, escuta e liderança são alguns exemplos

Diminui a rotatividade

Colaboradores felizes e motivados dificilmente querem deixar o trabalho. Hoje em dia, estudos apontam que os trabalhadores valorizam muito mais do que o salário que recebem no fim do mês. Cada vez mais o salário emocional é levado em conta. Sendo assim, atividades divertidas de team building e que tornam o dia a dia dos colaboradores mais leve são vistas como benefícios importantes.

Melhora a comunicação interna da empresa

As atividades de team building aumentam a proximidade entre os colaboradores. Isso acaba por reforçar a relação entre as equipas e contribui para que haja mais cooperação e integração no dia a dia. Equipas integradas por norma produzem mais e sentem-se mais motivadas a atingir objetivos.

Employer banding

A felicidade corporativa é cada vez mais um ponto avaliado pelos colaboradores que trabalham nas empresas e para potenciais candidatos.

Investir em atividades voltadas para o bem-estar dos colaboradores mostra que a empresa importa-se com eles. Isso é fundamental para a construção da imagem que os colaboradores e potenciais candidatos têm da empresa e pode definir seus resultados.

O team building acaba por ser, portanto, uma estratégia para o employer branding da empresa. Ele vai ajudar a empresa a construir e desenvolver o conjunto de valores que as pessoas que trabalham para a ali entendem que define a sua marca.

👉  Veja aqui como o employer branding funciona na prática e confira exemplos de especialistas que podem ser aplicados na sua empresa! 

Como aplicar atividades de Team Building?

A prática de atividades de team building são planejadas pelo RH, muitas vezes em conjunto com a liderança. Estas atividades devem seguir um planejamento que esteja de acordo com as necessidades e cultura da empresa.

É importante que as atividades aconteçam também fora do ambiente em que a equipa trabalha todos os dias.  Invista em atividades lúdicas, desafiadoras e que deixem o ambiente mais descontraído. Planear e organizar estas ações é fundamental para que tenha sucesso.

A seguir, listamos alguns passos essenciais para escolher e aplicar as melhores atividades de team building na sua empresa.

1) Identifique as necessidades dentro da empresa

Para isso, é importante avaliar alguns aspetos internos da organização e, se possível, realizar pesquisas de opinião antes de simplesmente promover diversas atividades sem nenhum fundamento. Ouvir os colaboradores é fundamental para que as ações façam sentido. Antes de aplicar atividades de team building de qualquer maneira avalie as seguintes questões:

  • Que valores precisam ser trabalhados?
  • Quais equipas precisam mais destas dinâmicas?
  • As atividades estão de acordo com os valores e a cultura da empresa?
  • Como irei promovê-las?
  • Temos capacidade, tempo e recursos de promover estas atividades? Ou vale a pena contratar alguém para isso?
  • O que faz mais sentido para o momento atual da empresa?
  • Os colaboradores têm interesse nestas atividades?
  • Qual o meu orçamento disponível para investir em team building?

integracao equipas

2) Planeie o que será feito

Planear é essencial para que os resultados esperados sejam atingidos. Sendo assim, com base na avaliação anterior, defina alguns pontos das atividades que serão executadas. Siga a lista abaixo para cada uma delas para que nada fique de fora:

  • Quanto tempo irá durar?
  • Quando será?
  • O que será feito?
  • Aonde será?
  • Quem participará?
  • Quem será o responsável pela execução da atividade?

3) Conte com a Liderança

É muito importante ter a liderança engajada para que o mesmo aconteça com os colaboradores. Se os líderes incentivarem a participação de suas equipas ou, melhor ainda, participarem também das atividades de team building, as chances de sucesso são ainda maiores!

4) Analise os resultados das atividades de team building

De nada adianta investir em atividades de team building se depois de tudo isso os resultados das ações não forem analisados. Por isso, ao fim de cada atividade é fundamental elaborar formas de avalia-las. Algumas formas de fazer isso são através do envio de pesquisas para os colaboradores e a partir de feedbacks no próprio momento em que as atividades estão a ser realizadas.

10 Exemplos de atividades de Team Building para aplicar na sua empresa

Após identificar que tipo de atividade de team building faz mais sentido para sua equipa e quais os recursos disponíveis, é hora de entrar em ação. Seja criativo e inove sempre que possível!

Para ajudá-lo, listamos a seguir 10 exemplos de atividades de team building que podem ser aplicadas nas empresas:

1) Scape Room

Este tipo de atividade é cada vez mais popular. O objetivo é escapar de um quarto a partir de desafios que exigem trabalho em equipa e integração!

2) 2 verdades, 1 mentira

Neste jogo, cada participante escreve em uma folha de papel 2 fatos verdadeiros e um falso sobre sua vida. Em seguida, cada um lê as 3 frases e a partir de algumas perguntas os outros participantes devem adivinhar qual dos fatos é mentira.

3) Jogo da Confiança

Em um local espaçoso, os colaboradores devem se organizar em pares. Um deles deve vendar os olhos e realizar um trajeto demarcado com base nas orientações de seu par. Ganha a dupla que fizer o trajeto em menos tempo.

4) Desafio do Marshmallow
Nesta atividade, a equipa é dividida em pequenos grupos. O desafio é construir uma estrutura que apoiará um marshmallow no topo, usando 20 varas de espaguete, fita adesiva e barbante. A torre mais alta é a vencedora. Aqui, a capacidade de solucionar problemas em equipa é posta à prova.

5) Atividades desportivas

Promover competições desportivas pode ser uma ótima opção de atividade de team building. Esses jogos podem ser agendados no final de semana ou até mesmo após o trabalho. Sem dúvidas é uma ótima forma de integrar as equipas.

team building exemplos

6) Atividades voluntárias

O voluntariado corporativo pode ser uma ótima opção para unir a equipa e promover valores de responsabilidade social corporativa, por exemplo.

7) Amigo Secreto

Organizar um amigo secreto entre os membros de uma equipa é uma alternativa muito usada pelas empresas, sobretudo perto da festas de final de ano. Se possível, ofereça uma ajuda de custo para cada colaborador comprar o presente, é uma forma de incentivar a participação de todos e motivar a equipa.

8) Jogo dos objetos

A ideia do jogo é gritar o nome de um objeto aleatório. A primeira pessoa que apresentar o objeto escolhido ganha.

9) Eventos internos

Seja a comemoração de um aniversário ou a celebração de alguma meta que foi atingida, promover eventos na empresa é fundamental. Estes momentos proporcionam a confraternização entre os membros das equipas e proporciona um tempo de descanso para os colaboradores.

10) Concursos

Pode ser de culinária, dança, habilidades manuais e até um jogo de perguntas e respostas. A ideia é criar uma atividade divertida e promover uma competição saudável.

Como aplicar o team building em teletrabalho?

Hoje em dia, com a tecnologia e a digitalização, temos muitas ferramentas para promover atividades de team building à distância. Com a pandemia do novo Coronavírus, promover estas atividades tornou-se ainda mais necessário e urgente. Isso porque com o trabalho remoto, muitas pessoas sentem-se distantes da equipa e da empresa em si. Por isso, organizar atividades de integração é essencial! Veja algumas alternativas:

  • Jogos online: A gamificação está em alta, busque a melhor opção para a sua empresa.
  • Atividades de bem-estar: Yoga, alongamento e zumba online são ótimas opções
  • Amigo oculto online: Utilize sites como o Amigo Secreto para realizar o sorteio
  • Reconhecimento: Estabeleça uma forma de os  colaboradores reconhecerem algo que outro colega fez por eles ou pela empresa. Pode ser durante uma reunião ou através de alguma plataforma online.
  • Software de RH: melhora a comunicação interna e a interação entre as equipas. Com o software de RH da Factorial, por exemplo, todos podem saber sobre os eventos internos da empresa e quando é o aniversário de um colega, para além de muitas outras vantagens.

Sua empresa ainda não possui um sistema que integra as equipas? Teste a Factorial por 14 dias e veja todos os recursos disponíveis!

Related Posts

Deixe um comentário