Ir para o conteúdo

Software SGRH: Quando investir num sistema para recursos humanos

·
6 minutos de leitura
Software SGRH

SQuer o seu negócio tenha acabado de começar, esteja a começar a crescer de forma constante, ou esteja a dar o máximo de si, o software SGRH precisa de fazer parte da conversa. Já sabe que folhas de cálculo, e-mails, e ficheiros em papel não serão suficientes para apoiar o seu negócio a longo prazo.

O bom software HR não só racionalizará funções básicas como a folha de pagamento, a programação e o acompanhamento de assiduidade. Ajudará também o seu negócio a desenvolver-se com o acompanhamento de candidatos, a bordo, e a gestão de desempenho.

Mesmo assim, proprietários e gestores prudentes de empresas não querem investir em software até terem a certeza de que é o momento certo. Aqui, discutiremos os sinais de que o seu negócio está pronto para atualizar para o software SGRH.

Definição: O que são soluções de software SGRH?

O trabalho de RH é mais complicado do que nunca. Responsáveis pela supervisão dos processos de cada passo do ciclo de vida de um empregado, os membros da equipa de RH são frequentemente dispersos. Além disso, os riscos são elevados! A folha de pagamentos incorrecta ou o seguimento do tempo, por exemplo, pode levar a consequências legais.

É por isso que o software SGRH se tornou ubíquo. O software SGRH (Human Resource Management System) integra, gere, e automatiza os processos de RH de rotina numa organização.

A automatização minimiza as oportunidades de erro humano, limitando a responsabilidade da empresa. Também liberta tempo para as equipas de RH desviarem o seu foco de tarefas enfadonhas e para decisões estratégicas importantes.

A formação em software SGRH pode ajudar a sua empresa a subir de nível

Muitas empresas beneficiam da automatização do agendamento de férias, do seguimento do tempo, dos resumos dos salários, dos relatórios de RH, e dos sistemas de seguimento de candidatos. Mas nem todas as empresas tiram partido das oportunidades de formação e desenvolvimento de software SGRH.

Com gestão de desempenho e relatórios de RH, o software SGRH de topo permite detetar e resolver fraquezas antes que estas se tornem um problema. Com ferramentas adicionais de onboarding e organizações de fluxo de trabalho, o software de RH irá acelerar de imediato o trabalho de novos empregados.

O software de RH fará a diferença no dia-a-dia da equipa de RH. Mais importante ainda, fará a diferença na cultura da empresa, e na forma como ela gera e desenvolve talento.

A diferença entre SGRH, GHC, e HRIS

Poderá ter encontrado outras siglas para a tecnologia de recursos humanos, tais como HRIS ou GHC. Qual é a diferença? Hoje em dia, é bastante subtil. Vamos aprofundar para abordar o que estes acrónimos significam e o que diferentes sistemas podem fazer.

  • SIRH: Sistema de Informação de Recursos Humanos

O software HRIS é frequentemente considerado o mais “básico”. Acompanha os dados numéricos e a informação dos empregados e oferece análises para identificar as necessidades do local de trabalho.

  • GHC: Gestão do Capital Humano

Isto refere-se à abordagem global que uma empresa adota para gerir o seu ativo mais importante: o seu pessoal. A GHC utiliza dados de recursos humanos para tomar melhores decisões organizacionais estratégicas. O software de GHC pode incluir recrutamento, compensação e benefícios, gestão de talentos, e acompanhamento de presenças.

  • SGRH: Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Este software é considerado como sendo o mais robusto. Lida com a mesma informação que o software GHC ou HRIS, com a adição de informação não quantitativa em torno de empregados e candidatos. O software SGRH pode incluir características tais como onboarding, satisfação dos empregados, e muito mais.

5 Pistas de que está pronto para um software SGRH

Agora que já tem domina o vernáculo de RH, podemos abordar as quatro grandes pistas que você e o seu negócio, estão prontos para uma revolução SGRH.

1. Está atolado em tarefas administrativas.

Há uma grande diferença entre ser produtivo e estar ocupado. Se a sua equipa de RH estiver presa a introduzir dados em folhas de cálculo, a perseguir empregados para uma assinatura, ou a colocar em campo cada pedido de férias, é altura de mudar. A automatização da administração libertará o pessoal de RH para optimizar a produtividade e a satisfação dos funcionários.

2. É necessário combater vários sistemas ou peneirar ficheiros para encontrar informações importantes.

Se o seu departamento de RH estiver preso no passado usando caneta e papel, ou usando um sistema único para cada função administrativa, é altura de experimentar o SGRH. Obtenha tudo no mesmo lugar para poupar tempo valioso. Isto também garantirá que documentos importantes não se percam na briga.

*Dica PRO: Quando investir em software de RH, não se esqueça de deitar fora esses armários de arquivo! O arquivamento em papel não é apenas ineficiente; é um risco de incêndio.

3. O seu pessoal está em todo o lado – literalmente.

Hoje em dia, há mais pessoas a teletrabalhar do que nunca. Quer tenha empregados que ocasionalmente trabalham a partir de casa ou empregados que vivem do outro lado do mundo, o SGRH pode mantê-lo centrado. Com todos os documentos e ficheiros de empregados num único local central, todos poderão encontrar a informação de que necessitam quando precisam.

4. Não se está a tirar o máximo partido dos dados.

Vivemos num mundo movido por dados. Há dados que podem ser encontrados em todos os tipos de processos de RH e, se não estiver a tirar partido deles, está a perder um recurso vital. Empresas de software SGRH como a Factorial. dar-lhe-ão um vislumbre das funções internas da sua força de trabalho. Isto irá ajudá-lo a abordar questões do presente e a planear o futuro.

5. Não tem tempo suficiente para se concentrar no pensamento estratégico.

Corretamente utilizado, o RH pode ser a força motriz de uma empresa. Se a sua equipa de RH estiver demasiado ocupada com folhas de cálculo para fazer o levantamento pesado de que é capaz, é altura de lhes dar uma pequena ajuda. Deixe o software fazer as coisas aborrecidas. Entretanto, deixe que a unidade de RH mude, aumente a eficiência, e melhore a satisfação dos funcionários.

Soluções de sistemas: softwares SGRH

Portanto, talvez seja altura de experimentar o software do sistema SGRH. O que pode exactamente o software fazer por si? Aqui falaremos sobre oportunidades de desenvolvimento de software SGRH.

  • Reduzir os custos e os encargos administrativos.

Embora o software de HR possa significar uma nova taxa mensal, provavelmente pagará por si próprio em tempo economizado e evitará a responsabilidade. As equipas de RH precisam de realizar várias funções diárias, semanais e mensais, para além de trabalharem a bordo dos empregados, e gerirem as avaliações de desempenho. Automatizando estes fluxos de trabalho, o software não irá garantir que nada se deslize entre as fendas.

  • Simplificar e agilizar o armazenamento de informação.

Um SGRH manterá todos os seus dados de empregados e documentos importantes num único local. Isto significa que poderá aceder a qualquer informação de que necessite, sempre que precisar.

  • Melhor comunicação em toda a organização.

Os empregados poderão utilizar a sua própria interface para verificar o tempo de folga do gestor para a sua acumulação de tempo livre pago, pedidos de férias, e salário. Não terão de vir aos RH para cada pequena pergunta. Isto irá certamente poupar tempo – e frustração – de ambos os lados.

  • Fornecer uma análise de dados atempada.

Os dados sobre pessoas são uma mina de ouro de informação que pode oferecer conhecimentos sobre o envolvimento do pessoal, desempenho, rotação, custos, tendências de absentismo, e muito mais. Utilize os seus dados para fornecer formação em software SGRH em áreas onde espera ver melhorias. Acima de tudo, tome decisões baseadas em dados que irão beneficiar a sua força de trabalho.

software recursos humanos

O software SGRH é gratuito ou tem um preço?

O preço do software SGRH cai tipicamente entre $1-$10 por empregado por mês. Embora possa encontrar software SGRH gratuito, desaconselhamos a sua utilização. Se não os estiver a pagar, é provável que alguém o esteja a fazer. Isso significa que poderá não ter controlo total sobre os seus dados.

No entanto, encorajamo-lo a fazer as suas compras! Faça uma comparação abrangente do software SGRH para ter a certeza de que o software em que está a investir tem as características de que necessita. Em suma, encontrar o melhor ajuste para si irá assegurar-lhe que pode colher todos os benefícios do SGRH.

O Futuro das Características de um Software SGRH

Quando investe em software SGRH gratuito ou em versões pagas, investe no futuro do seu negócio. As empresas sem estas ferramentas correm o risco de ficarem para trás. Dê à sua empresa o apoio de que necessita para crescer com software que cuida das pequenas coisas, para que tenha tempo de se concentrar no quadro geral.

O seu SGRH para gerir melhor os processos de RH.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário