Ir para o conteúdo

Rotatividade de pessoal ou turnover: Como evitar? [+ modelo grátis!]

·
8 minutos de leitura

A rotatividade de pessoal influencia diretamente o funcionamento de uma empresa, e isso ocorre por diferentes motivos. Neste artigo exploramos as razões para esta rotatividade, as consequências e como calcular o turnover ou taxa de rotatividade nas empresas.

A taxa de rotatividade (ou também chamado de turnover) tem um forte impacto no desempenho dos funcionários, mas também tem uma influência decisiva no Employer Branding da sua empresa.

Construímos também um modelo para calcular turnover excel, para que analise em maior detalhe a rotatividade na sua empresa!

Continue a ler o artigo ou clique no tópico que mais lhe interessa na lista abaixo:

Banner-demo-Factorial

O que é Rotatividade de Pessoal?

De forma simples, podemos dizer que cada movimento de entrada ou saída de um funcionário da empresa é um movimento que gera rotatividade de pessoal.

Assim, se um determinado cargo (ou vários) fica frequentemente vago e deve ser preenchido regularmente, pode-se dizer que existe uma elevada taxa de rotatividade naquela posição em específico.

Normalmente, posições com elevada rotatividade geram efeitos negativos para o bom funcionamento da empresa. Por isso, é muito importante que os gestores e o RH analisem as causas que estão a levar a uma alta taxa de rotatividade. Tomar medidas para as reduzir irá ajudar não só a empresa como também colaboradores.

Sabia que a rotatividade de pessoal tem um grande impacto na equipa e envolve um alto custo financeiro?

Para ter uma ideia do nível de rotatividade que sua empresa possui, é preciso ter em consideração as informações das pessoas que durante os últimos meses (ou, por exemplo, no ano passado) decidiram deixar a empresa.

Obviamente, neste cálculo não se deve incluir as pessoas que saíram por motivos como a reforma, mas deve tomar como referência as pessoas que saíram por não estarem satisfeitas com a empresa ou com o trabalho que realizavam.

Importa também referir que a rotatividade nas empresas também pode ser chamada de turnover.

👉 Leia este artigo sobre a gestão de talentos nas empresas (com passo a passo)

Tipos de rotatividade de pessoal

Não podemos dizer que existem tipos de rotatividade de pessoal nas empresas, no entanto, a rotatividade pode ser dividida em dois grandes grupos.

1) Rotatividade voluntária 

Como o próprio nome sugere, esse tipo de rotatividade ocorre quando o funcionário sai da empresa de forma totalmente voluntária, ou seja, porque quer. As causas desta saída podem ser muito diversas, mas as mais comuns são:

  • Ter encontrado outro cargo que considere melhor em outra empresa;
  • Desentendimentos com colegas de trabalho;
  • Considerar-se mal pago ou desvalorizado;
  • Não se adaptar à cultura organizacional, etc.

Obviamente, é muito difícil agradar a todos, e as condições que se oferecem nem sempre serão o suficiente para todas as pessoas. No entanto, é importante tentar criar na sua empresa um ambiente confortável e acolhedor para que as pessoas se sintam confortáveis.

Para além disso, é importante que a sua empresa reconheça os méritos e conquistas dos seus colaboradores. Isto faz com que se sintam valorizados, reconhecidos e recompensados.

taxa de rotatividade de pessoal

Evite a rotatividade de pessoal: Organize e otimize a seleção e a integração dos funcionários 

As razões apontadas anteriormente para o aumento no turnover normalmente ocorrem após a contratação. No entanto, deverá ter-se em mente que os problemas de rotatividade voluntária podem ter que ver com causas anteriores à contratação. Um exemplo é com uma ineficiente ou má seleção de pessoal.

Quando a raíz do problema advém da contratação de pessoal, uma das razões poderá estar na forma de avaliação do candidato. Por exemplo, a equipa responsável pelo recrutamento pode não ter dado atenção suficiente à combinação (ou fit) entre o perfil do candidato com a cultura da empresa.

Para além disso, podemos ainda referir que alguma etapa possa ter sido ignorada, o que pode afetar o onboarding e o bem-estar do colaborador.

🔥 Quer ajuda para organizar e otimizar o recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa?

👇Descarregue grátis este modelo com 10 testes para recrutamento e seleção👇

10-testes-recrutamento-e-selecao

2) Rotatividade involuntária 

Quando um trabalhador sai da empresa, não porque quer, mas porque é despedido, está a ocorrer uma rotação involuntária do pessoal.

Estes casos também ser considerados para a taxa de rotatividade, pois mostram que algo não está a ser feito da melhor forma. A rotatividade involuntária não pode ser evitada 100%, mas é importante minimizá-la ao máximo.

6 Razões para a rotatividade de pessoal na sua empresa

Em alguns casos, o motivo principal será da responsabilidade do colaborador. Contudo, em muitos outros casos, pode estar relacionado com a forma como a sua empresa trabalha.

Para isso, é preciso perguntar: O que posso fazer e como posso reduzir a taxa de rotatividade da minha empresa?

Deixamos-lhe abaixo algumas das causas mais comuns da rotatividade de colaboradores e algumas dicas para as reduzir:

1) Falta de oportunidades de desenvolvimento na empresa

Ninguém gosta de se sentir estagnado na sua vida pessoal ou profissional. Por isso, todos procuram um caminho de crescimento dentro de uma empresa. 

Segundos dados fornecidos pela Forbes, um trabalhador desmotivado acarreta um custo de € 3.400 por cada € 10.000 do seu salário. Esta é a última coisa que as empresas querem que aconteça. Evite isso ao criar um ambiente de oportunidades em torno dos colaboradores da sua organização.

Para isso, pode oferecer sessões de formação para o crescimento pessoal, forneça ferramentas que ajudem os ao desenvolvimento dos funcionários. E, claro, promova os colaboradores que tiverem um ótimo desempenho. Sem esquecer de pensar nos benefícios!

2) O salário não é adequado

Competir a nível de salários com o resto das empresas do mercado, às vezes, não é possível. Nesses casos é preciso tentar complementar o que se oferece aos candidatos para gerar uma oferta de emprego competitiva.

Procure certificar-se de que o salário que oferece não está muito longe do oferecido, em média, no setor para um cargo semelhante e com responsabilidades parecidas.

Melhorar salários, sem aumentar demasiado os custos da sua empresa, pode ser possível, por exemplo, através de uma remuneração variável.

3) Má gestão interna

A maioria das empresas ainda está estruturada através de um sistema hierárquico. Este sistema é bom para determinar quem orienta quem, mas ao mesmo tempo pode ser uma fonte de problemas.

Não se trata de eliminar a hierarquia na sua empresa, trata-se de fazer com que as tarefas de cada um sejam claras. De quem responde com clareza a quem, e a quem fiscaliza o trabalho de cada colaborador.

Como conseguir isso? Com um bom organograma de empresa.

turnover rotatividade de pessoal empresa

4) Um ambiente de trabalho tóxico

Uma empresa atormentada por disputas entre funcionários é o caminho mais direto para o aumento da rotatividade dos colaboradores. Ninguém gosta de ir para o trabalho todos os dias num ambiente em que não se sinta confortável e, se isso durar muito tempo, é mais provável que as pessoas comecem a sair.

Não se trata de criar um clima de “amizade” dentro da empresa, mas para reter os seus colaboradores é necessário que eles se sintam integrados. Para isso, criar um ambiente de cumplicidade e com um bom clima organizacional é fundamental.

É importante lembrar que um colaborador passa quase um terço do seu dia, pelo menos, a trabalhar. Se se sente desconfortável, é provável que prefira procurar lugares melhores para trabalhar.

5) Objetivos demasiado diferentes

Diga o que se diga, uma pessoa trabalha pelo salário que é pago, mas não trabalha apenas pelo dinheiro. Existem muitas outras motivações e incentivos na equação! Os incentivos, benefícios e o alinhamento de objetivos são cruciais!

Por exemplo, partilhar um projeto comum com a equipa, um objetivo, pode ser muito importante para determinados trabalhos. Se a meta do colaborador estiver muito distante do propósito e das metas da empresa, as duas partes provavelmente não se encaixarão.

6) Um mau processo de recrutamento

Selecionar um bom candidato para um emprego envolve mais do que selecionar uma pessoa com um currículo brilhante.

Um bom candidato terá as competências e habilidades ideais para desenvolver a sua posição. Porém, também é preciso garantir que essa pessoa se enquadre no perfil e cultura da sua empresa.

O profissional mais brilhante não terá um impacto espetacular se, pessoalmente, não se enquadrar nos valores de um empresa. O custo de uma má contratação pode ser demasiado alto.

👉Confira as competências profissionais mais exigidas atualmente pelo mercado de trabalho

Consequências da alta taxa de rotatividade de pessoal

Vejamos agora as consequências de uma alta rotatividade de pessoal ou turnover. Mais abaixo apresentamos-lhe a forma de calcular turnover da sua empresa, e temos ainda um modelo para si!

1) Queda na Produtividade

A queda na produtividade dos colaboradores é uma das consequências mais diretas do aumento da taxa de rotatividade de pessoal. Ter que cobrir as tarefas de outra função acaba por sobrecarregar a restante da equipa, deixando tarefas por fazer ou não realizadas corretamente.

Para além disso, quando já se contratou uma nova pessoa para o cargo, essa pessoa vai precisar de um período de adaptação. Isto significa que este trabalhador não vai contribuir de forma produtiva por um período de tempo e toda a produtividade da equipa pode ser afetada.

Além disso, os custos de rotatividade de pessoal podem chegar até 150% do salário do novo funcionário.

indemnizacao por despedimento

2) Mudança do clima na equipa

Devido ao elevado número de horas que os funcionários passam no trabalho, eles acabam se tornando uma espécie de família paralela. Isso significa que o que acontece dentro da empresa tem um grande impacto emocional em todos os trabalhadores.

Demissões e mudanças constantes de pessoal não são a melhor forma de criar um ambiente de trabalho saudável e de gerar uma cultura empresarial. Além disso, quem permanece na empresa sempre pensa que pode ser o próximo a sair. E, claro, isso não ajuda nada a reter talentos ou a criar um bom ambiente de trabalho.

👉 Inicie uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa. Descarregue este modelo em word que o ajudará a fazer esta pesquisa!

3) Employer Branding da empresa

Ser uma empresa que oferece boas condições de trabalho e em que os colaboradores estão satisfeitos gera um bom employer branding. Um funcionário satisfeito é um bom íman para atrair e reter talentos. Não deixe que a rotatividade de pessoal afete a imagem da sua empresa.

👉 Leia a entrevista a Gonçalo Sequeira sobre Employer Branding na prática

4) Custo da rotatividade de pessoal

Os custos associados ao aumento da taxa de rotatividade de pessoal também são quantificáveis ​​e têm impacto económico para a empresa. A já mencionada “perda de produtividade”, a necessidade de formar novos colaboradores, entre outro fatores, aumentam os custos que devem ser evitados.

👉 Leia o artigo sobre Controlo de custos da empresa: como escolher o melhor software?

Calcular turnover (ou taxa de rotatividade de pessoal)

Se deseja calcular matematicamente um índice percentual da taxa de rotatividade, deve medir a relação de entradas e saídas de sua empresa num determinado período de tempo.

Exemplo:

Se partir da base de uma empresa com 200 funcionários, em que houve 20 novas contratações e 10 baixas num ano, o percentual de rotatividade seria de 5%.

A fórmula matemática concreta para calcular a taxa de rotatividade de pessoal seria a seguinte:

((20-10 / 200) * 100)

Uma vez obtidos estes resultados, é importante analisá-los e ver se a taxa de rotatividade está normal ou muito alta.

Vale lembrar que um nível de rotatividade de 0% também pode não ser bom sinal. Por um lado, pode significar que o seu trabalho para na retenção de talentos está a funcionar. Por outro lado, e a longo prazo, também pode mostrar que a sua empresa não evolui ou se renova.

Descarregar modelo grátis para calcular turnover excel

calcular-turnover

Como reduzir a rotatividade de pessoal?

Algumas atitudes e estratégias podem ajudar a diminuir a taxa de rotatividade de pessoal nas empresas, tais como:

  • Oferecer benefícios e planos de remuneração variáveis ou flexíveis;
  • Investir em boas estratégias de Employer Branding;
  • Melhorar a comunicação interna da empresa;
  • Gerir melhor as equipas;
  • Fazer avaliações de desempenho e feedback periodicamente;
  • Entre outras.

Se procura uma solução para digitalizar a sua empresa, mas sobretudo para centralizar documentos e automatizar tarefas, chegou ao sítio certo! A Factorial é um software de recursos humanos que o ajudará a poupar tempo para se centrar naquilo que mais importa: as pessoas!

Quer saber se a Factorial funcionaria para a sua empresa? Experimente a Factorial grátis por 14 dias.

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário