Ir para o conteúdo

Gestão de pessoas e talentos: o segredo para fazer a sua empresa crescer

·
10 minutos de leitura
gestão de pessoas e talentos

Cada vez mais empresas percebem que a gestão de pessoas e talentos é fundamental para obter sucesso. Neste sentido, o departamento de Recursos Humanos assume um papel estratégico dentro da empresa, pois tem a missão de gerir os talentos adquiridos pela empresa.

Neste artigo, explicamos o que é a gestão de pessoas assim como algumas estratégias que podem ajudar o seu departamento de recursos humanos a obter sucesso. Saiba mais no artigo!

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

O papel e a importância do RH na gestão de pessoas e talentos

Há algum tempo atrás, as empresas não priorizavam aspetos como a gestão de talentos, mas a verdade é que nos últimos anos tornou-se numa questão primordial para qualquer organização que procura aprimorar e desenvolver as competências dos colaboradores. Esta tarefa serve para atrair, reter, fidelizar e aumentar a produtividade dos colaboradores.

As empresas com maior produtividade tendem a ser aquelas que oferecem boas condições e benefícios aos colaboradores. A gestão de talentos forma equipas motivadas, capazes de trazer resultados e focadas em colaborar com os objetivos da empresa. Individualmente, este processo colabora para desenvolver habilidades dos funcionários para que possam aproveitá-las ao máximo.

Muitas empresas criam planos de gestão de talentos para reduzir as taxas de rotatividade de colaboradores. Este é um processo que requer planeamento, atenção e estratégias bem desenvolvidas.  Na prática, a gestão de pessoas começa muito antes da entrada de um novo colaborador na equipa.

Dicas para dar os primeiros passos na gestão de talentos

Uma estratégia eficaz de gestão de talentos é construída sobre alguns pilares-chave. Por isso, para garantir que o ciclo de vida de seus colaboradores seja forte e bem sucedido, é importante considerar cada um desses pilares para alinhar todas as etapas com base nas expectativas de crescimento da organização.

Saiba quais são os pontos essenciais para que um plano de gestão de pessoas funcione:

1) Definir metas e objetivos juntos

O primeiro erro que os gestores cometem e que desmotiva o capital humano de uma empresa, é tratar os colaboradores como apenas mais um meio para atingir a meta. Um colaborador que executa tarefas, sem ter a possibilidade de dar feedback, nunca ficará satisfeito com o seu trabalho, o que causará indiferença aos resultados obtidos.

Se lhes der a oportunidade de fazer parte da tomada de decisão, aumentarão seu nível de responsabilidade a fim de preservar o privilégio. Para além disso, esta atitude incentiva que os colaboradores partilhem novas ideias que podem ser interessantes para a empresa. Sentir-se parte da equipa e do sucesso da empresa é essencial para a produtividade dos colaboradores.

2) Melhorar as condições de trabalho

Trabalhar num local opressor, com espaços apertados ou ventilação insuficiente não ajuda a motivar ninguém. Se deseja que a sua equipa responda corretamente, deverá primeiro fornecer-lhes as condições de trabalho adequadas que lhes permitam fazer o seu trabalho corretamente.  Um ambiente de trabalho saudável e organizado melhora a capacidade de concentração dos colaboradores e incentiva o desenvolvimento da criatividade.

3) Criar um ambiente de trabalho favorável

Conflitos entre membros da equipa, falta de comunicação e individualismo diminuem drasticamente o desempenho de uma organização. O ambiente de trabalho influencia diretamente a motivação da equipa e para mantê-la elevada deve-se criar o clima exato, que favoreça o relacionamento entre todos os integrantes.

cultura organizacional da sua empresa é decisiva para o sucesso ou fracasso de um negócio. Isso acontece pois ela espelha os valores e formas de atuação da empresa. Desde o início, implemente atividades de integração, sejam elas recreativas ou de aprendizagem. Quanto mais otimismo houver nesse clima organizacional, maior será a vontade de trabalhar e maior será o esforço para que todos sigam em frente.

[Grátis] Kit de gestão de pessoas para empresas

Preparámos um kit prático e completo para ajudar na gestão de pessoas da sua empresa! Neste kit terá acesso a artigos, vídeos, webinars e ferramentas sobre as diversas temáticas de gestão de pessoas e novos talentos na sua organização. Descarregue abaixo! ⬇️

kit de gestão de pessoas

Que atividades de RH estão dentro da gestão de pessoas e talentos?

Nesta secção contamos-lhe as principais atividades de gestão de pessoas que precisa de fazer numa empresa. Atente nas nossas dicas e aplique a tecnologia para ajudar!

1) Recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento é uma das principais ações do processo de gestão de talentos. Na verdade, é o primeiro passo da gestão de recursos humanos para o sucesso, pois consiste na capacidade de atrair e contratar talentos. Ações eficazes de recrutamento exigem que elaboremos uma estratégia no employer branding. Um processo de recrutamento bem planeado pode diminuir a taxa de rotatividade da empresa e aumentar a eficiência dos colaboradores contratados.

Atualmente, é impossível falar de estratégias eficazes para recrutamento e seleção sem considerar o impacto que a tecnologia tem oferecido para o segmento.

Com a utilização de uma ferramenta completa para RH como a Factorial, planear e executar as tarefas com profundidade, alinhamento e agilidade passou a fazer parte da rotina dos principais núcleos de recursos humanos do mercado.

1.1. Recrute talentos de forma mais inteligente com IA

A inteligência artificial tem sido uma importante aliada para o mercado corporativo em geral. A Factorial, por exemplo, implementou esta tecnologia no seu software para auxiliar gestores a recrutar talentos com mais eficiência e agilidade, sempre em conformidade com o Código de Trabalho.

Com o módulo de recrutamento e seleção da ferramenta, a triagem inicial de currículos é feita automaticamente a partir de filtros pré determinados pela empresa. Assim, em poucos minutos a ferramenta filtra os candidatos que apresentam maior compatibilidade com a vaga e com a companhia para seguir para as próximas etapas do processo.

Dessa forma, os RH entram em contato somente com os candidatos que realmente atendem às necessidades da posição em aberto. 

👉 Conheça mais sobre a Factorial AI aqui!

1.2. Crie anúncios de vagas, formulários de candidatura, modelos de e-mail e respostas automáticas

A página de divulgação de vagas é um importante ponto de contato entre os candidatos e a empresa. Com uma página bem estruturada, informações relevantes e um bom fluxo de registo, maiores serão as chances de atrair pessoas alinhadas com a proposta da vaga e da organização.

Lembre-se: ter uma marca empregadora forte é tão importante quanto ter uma marca forte no mercado. Quanto mais pessoas desejarem trabalhar na empresa, maiores serão as chances de contratar colaboradores engajados.

Com a Factorial, é possível criar anúncios de vagas seguindo a identidade visual da sua marca. Além disso, pode criar formulários de candidatura personalizados, incluir todas as etapas do seu processo de recrutamento e adicionar outros gestores para acompanhar o andamento.

Ao longo do processo também está disponível a consulta de anotações feitas pelo RH para cada candidato e enviar e-mails individuais ou em massa.

recrutamento de pessoas e talentos

1.3. Evite a duplicação de informações ou processos

Ter que escrever as mesmas informações a cada vaga em aberto é uma grande frustração. Principalmente para empresas que divulgam novas posições com frequência. Pensando nisso, a Factorial guarda os dados utilizados em anúncios anteriores para que seja possível utilizá-los mais vezes.

Na prática, só precisa de preencher informações novas relacionadas com a vaga que será anunciada. As informações em comum, como descrição da empresa, benefícios e outros dados não precisam de ser preenchidos novamente.

1.4. Inclua os responsáveis por cada etapa no processo de recrutamento

Quando o processo seletivo envolve mais de que um responsável, é importante garantir que todas as informações relacionadas ao desempenho do candidato sejam compartilhadas entre os profissionais envolvidos. Assim, a tomada de decisão pode ser baseada em dados concretos e nas análises feitas por cada gestor.

Com a Factorial é possível incluir os gestores responsáveis por cada etapa do processo e compartilhar o acesso às anotações feitas nas fases anteriores. Essa troca de pontuações contribui para uma decisão mais acertada e organizada internamente.

1.5. Personalize a página de carreira e integre-a ao seu site por meio de API

A Factorial permite que o seu site tenha uma página de carreira totalmente alinhada com a identidade visual da empresa. E, mais do que isso, preparada para receber inscrições de candidatos para as vagas em aberto.

Isso quer dizer que, ao registar uma posição na ferramenta, as informações podem ser automaticamente partilhadas no seu site e noutros portais de vagas, aumentando ainda mais o alcance da publicação para atrair bons candidatos.

1.6. Aproveite a integração com diferentes plataformas e ganhe tempo

Um bom processo de recrutamento e seleção tem como objetivo atrair as pessoas certas para as posições em aberto. Exatamente por isso, é importante fazer a divulgação em diferentes canais.

Para facilitar essa etapa, a Factorial disponibiliza integrações com os principais sites de recrutamento. Essa simples ação reduz o tempo de registo manual em cada plataforma. Com a ferramenta, regista as oportunidades uma única vez e a vaga fica publicada em todos os canais integrados automaticamente.

2) Onboarding e integração de novos colaboradores

Passada a fase de recrutamento e seleção, é o momento de pensar em como a gestão de pessoas e talentos pode estar presente na integração de novos colaboradores.

Para realizar este processo de integração, aposte no onboarding e garanta que o colaborador aprenda sobre a organização, o seu cargo, os seus novos colegas de trabalho e a filosofia da empresa. Planear as ações do processo de onboarding de acordo com o perfil da sua empresa é um ótimo começo!

onboarding de talentos

Elaborar um bom processo de onboarding e de integração é fundamental para receber novos membros na equipa. A Factorial desenvolveu um módulo direcionado para potencializar o onboarding e a integração de novos funcionários, garantindo assim um processo eficaz e de qualidade.

3) Planeamento de ações de desenvolvimento, capacitação e formação

Ter um planeamento de ações de desenvolvimento e capacitação é crucial para uma boa gestão de pessoas e talentos. Com um plano bem elaborado, é possível promover o crescimento e a retenção de funcionários. Além de suportar a sucessão e o planeamento de carreira, aumentar a produtividade e a eficiência, e criar uma cultura de aprendizagem e inovação.

Quando os RH se preocupam em elaborar um plano de desenvolvimento e capacitação desde o início da jornada de seus colaboradores, a organização colhe benefícios a curto e longo prazo. Fortalece o capital humano da empresa e também impulsiona os seus resultados no mercado.

Pensando nisso, o módulo competências da ferramenta Factorial possibilita configurar as definições de habilidades esperadas para que os colaboradores possam desempenhar suas funções alinhados às expectativas da gestão. Dessa forma, o fluxo de capacitação se torna mais direcionado para as necessidades de cada colaborador. E o acompanhamento de desempenho pode ser visualizado com mais facilidade.

👉  Descubra 8 tipos de formação interna que melhoram o desempenho e competências das equipas

4) Retenção de funcionários

A retenção de talentos é o esforço sistemático que o profissional de recursos humanos realiza para manter os melhores profissionais na empresa. A retenção de talentos na organização também visa a criação de um ambiente de trabalho favorável à cultura de alta retenção.

A gestão de talentos é essencial para reter os colaboradores na empresa e evitar altas taxas de rotatividade. É de responsabilidade da gestão de talentos implementar ações que promovam o desenvolvimento profissional e a avaliação e reconhecimento dos colaboradores.

Com isso, os funcionários estarão motivados a continuar e crescer na empresa e a colaborar para o sucesso da organização. Programas de benefícios também são eficazes no que toca à retenção. Para além disso, treine as lideranças. É fundamental que percebam a importância da gestão de pessoas, para que saibam a melhor maneira de liderar as suas equipas.

5) Reconheça conquistas dos seus colaboradores

Os programas de reconhecimento são uma forma de identificar e motivar as pessoas e equipas envolvidas. Estes contribuem por meio de seus comportamentos e ações para a conquista do sucesso da organização. Converse com os colaboradores para perceber o que os motiva e o quais são os benefícios mais importantes para eles.

Depois, crie um programa de reconhecimento com base nestas respostas. Reconhecer o esforço dos colaboradores é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento e a produtividade das equipas.

6) Avaliação de desempenho

avaliação de desempenho dos colaboradores é essencial para verificar o nível de produtividade interna. Medir o desempenho dos colaboradores é vital para uma empresa, pois permite que ela seja mais eficiente com os seus recursos e se destaque da concorrência. Existem muitos tipos de avaliação de desempenho que podem ser escolhidas pelos gestores.

A avaliação 360º é um dos métodos de avaliação de desempenho que a empresa pode adotar. Trata-se de uma ferramenta que os líderes dispõem e que lhes permite avaliar o desempenho laboral dos membros da equipa. Esta avaliação requer tempo e poder de análise por parte dos gestores, mas traz resultados na satisfação e aumento de eficiência doos colaboradores.

avaliação de desempenho de pessoas

Principais indicadores para utilizar na gestão de pessoas e talentos

Toda a gestão de sucesso deve criar mecanismos para medir o desempenho do trabalho. Independente das ferramentas utilizadas, é fundamental determinar alguns indicadores-chave que poderão fornecer um parâmetro fiel de como está o seu quadro de colaboradores.

Embora grande parte dos profissionais de RH saibam da importância de acompanhar esse tipo de indicador, muitas empresas ainda têm dificuldade em definir métricas internas. Por isso, indicamos-lhe os principais indicadores utilizados no mercado:

  • Taxa de rotatividade (turnover): mede a taxa de saída de colaboradores da empresa;
  • Índice de satisfação dos colaboradores: mede o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa, tarefas desenvolvidas e ambiente de trabalho;
  • Índice de envolvimento dos colaboradores: reflete o nível de comprometimento, motivação e conexão emocional com a empresa;
  • Tempo médio de recrutamento e seleção: mede o tempo necessário para preencher uma vaga em aberto. Desde o momento em que a posição é anunciada até à contratação efetiva;
  • Taxa de aproveitamento interno: mede a proporção de vagas preenchidas por candidatos internos em relação ao total de contratações;
  • Índice de formação e desenvolvimento: mede o investimento da empresa em formação e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Índice de produtividade por colaborador: mede a eficiência e a produtividade individual dos colaboradores. A fim de identificar oportunidades de melhoria, ajustes nas cargas de trabalho e identificar os colaboradores mais produtivos.

Gestão de pessoas e talentos simplificada e sem segredos com a Factorial

Pode parecer complexo fazer uma boa gestão de pessoas e talentos de ponta a ponta. Porém, quando podemos contar com uma ferramenta completa e totalmente pensada nas necessidades de um departamento de RH tudo fica mais fácil. Explicamos-lhe como em 2 minutos!

A Factorial simplifica todas as etapas. Desde o recrutamento e seleção até ao acompanhamento contínuo dos colaboradores e gestão de recursos humanos. Na prática, com a Factorial, é possível ter:

  • 20% de tempo economizado na contratação de pessoas;
  • 63% de aumento na retenção de talentos;
  • 23% mais rentabilidade!

✅ Solicite uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores e saiba como pode tirar partido da Factorial na sua empresa!

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados