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5 dicas de como utilizar o LinkedIn para encontrar e atrair talentos

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4 minutos de leitura
atrair talentos

O LinkedIn é a maior rede social profissional do Mundo e já conta atualmente com mais de 900 milhões de utilizadores ativos e com mais de 58.4 milhões de Páginas de Empresas. Esta é a plataforma onde os profissionais das mais diversas áreas e setores se podem conectar e, muitas vezes, atrair talentos.

Podem também partilhar conhecimentos e oportunidades, e construir valiosos relacionamentos. Além disso, o LinkedIn também oferece diversos recursos e ferramentas de gestão de talentos para ajudar as empresas a atraírem e reterem os melhores talentos da indústria onde atuam.

Neste série de artigos escritos por autores convidados, o Pedro Caramez, maior especialista de LinkedIn em Portugal, mostra-lhe como a aquisição e retenção de talentos através do LinkedIn é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e a gestão de talentos é uma parte crucial para esses esforços. Por onde começar?

Tabela de Conteúdos:

1) Ativação de uma Página da Empresa no LinkedIn

Para iniciar uma jornada empresarial no LinkedIn, a empresa precisa de uma presença real no LinkedIn. Ou seja, é necessário criar uma company page (um perfil oficial do LinkedIn para a Empresa).

Esta é a base no LinkedIn, seja para partilhar conteúdos e atrair seguidores ou, além de tudo isso, é também onde poderá exibir os anúncios de vagas de emprego para os potenciais novos colaboradores. A Página deve refletir ainda a cultura e valores da empresa para além de destacar oportunidades de carreira.

É também importante publicar conteúdo relevante e atualizar regularmente a Página. Assim, os mais diversos profissionais serão atraídos e compreenderão a proposta de valor da organização.

Para aproveitar ao máximo a sua presença na maior rede profissional do Mundo, é importante que a sua empresa possa ser facilmente encontrada. Preenchendo e otimizando a Página corporativa por completo, incluindo palavras-chave relevantes na descrição da empresa e adicionando imagens atrativas ao conteúdo partilhado, a Página está apta para ser posicionada nos resultados de pesquisa.

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2) Anuncie vagas de emprego para atrair os talentos certos

Para a aquisição de talentos é importante criar vagas de emprego eficazes no LinkedIn. Anunciar vagas na plataforma não é como anunciar num portal de emprego. O LinkedIn é uma plataforma profissional completa que permite interagir com candidatos.

Antes de criar uma vaga de emprego, é importante ter claro qual o perfil do candidato que procura. Isso ajudará a atrair os candidatos certos e a economizar tempo no momento de seleção. É igualmente importante escolher palavras-chaves relevantes, descrever claramente quais as responsabilidades, competências e requisitos da vaga em questão. Por fim, destaque quais as oportunidades de desenvolvimento profissional que a organização tem em vista, e os benefícios da empresa.

Ao partilhar uma vaga no LinkedIn, a plataforma direciona essa partilha para ser vista pelos candidatos mais relevantes. O algoritmo analisa os perfis dos membros para encontrar uma correspondência e apresentar as oportunidades de emprego aos utilizadores.

Ainda no âmbito das vagas de emprego, é possível criar um anúncio gratuito ou pago para posição em aberto, facilitando assim o direcionamento para um público qualificado. A localização, experiência profissional e/ou outros filtros são alguns dos aspetos de segmentação de um anúncio que aumentará a probabilidade de atrair profissionais qualificados e interessados.

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3) O processo de procura para atrair talentos

Através da ferramenta de pesquisa avançada do LinkedIn (Linkedin Recruiter), é possível encontrar talentos numa plataforma com tantos milhões de utilizadores ativos.

Ao pesquisar com recurso a palavras-chaves (ou keywords) é importante incluir habilidades, competências, áreas de especialização, experiência ou cargos atuais e anteriores. Além disto, também é possível filtrar a pesquisa por localização, educação e outras informações relevantes.

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4) Colaboradores com o Perfil conectado à Página da Empresa no LinkedIn

Outra etapa essencial para a estratégia de atrair talentos, além de ser bastante simples e totalmente gratuita, é a de certificar-se de que os colaboradores atuais têm os seus perfis vinculados à Página da Empresa.

Esta etapa pode impulsionar as oportunidades de negócios na rede profissional. Isto porque visualizar perfis é uma das atividades mais comuns na plataforma. Assim, direcionará mais tráfego para a Página, apenas por ter mais perfis de colaboradores conectados.

5) Marketing de Conteúdo para aquisição de talentos

O marketing de conteúdo é uma estratégia importante para atrair talentos no LinkedIn. O objetivo principal deve passar pela criação e partilha de conteúdos relevantes, informativos e valiosos sobre a indústria onde atua. A sua finalidade é a de construir relacionamentos e posicionar a empresa como uma autoridade no seu setor de atuação.

Posteriormente, é fundamental incentivar os colaboradores a partilharem os conteúdos publicados na Página da Empresa, gerando assim um efeito amplificador. Se os colaboradores partilharem publicações da empresa ou vagas de emprego no LinkedIn, esses conteúdos poderão aparecer em mais feeds de notícias de todos as conexões deles (guia Minha Empresa).

Em Resumo…

O LinkedIn é uma plataforma poderosa para a gestão de talentos, aquisição e retenção de talentos na sua Empresa. Ao utilizá-la de uma maneira estratégica e eficiente, as empresas podem encontrar e atrair talentos de elevada qualidade, melhorar a comunicação com os seus funcionários e estabelecer uma presença profissional forte na rede.

Além disto, o LinkedIn pode ajudar a promover a cultura organizacional, o desenvolvimento da carreira e a diversidade e inclusão. É importante relembrar que a utilização do LinkedIn deve fazer parte da estratégia global de Recursos Humanos. Isto porque a procura por talentos de qualidade é uma tarefa contínua.

Pedro Caramez, é o maior especialista de LinkedIn em Portugal. Estuda, analisa, testa e potencia negócios e empresas através da rede social profissional LinkedIn. É CEO, autor de vários livros e Especialista em LinkedIn com mais de 14 anos de experiência prática no mercado. É mentor, formador e consultor. Tem acompanhado diversos profissionais na otimização da sua presença digital e trabalhado com várias empresas nacionais em vários domínios: apoio e capacitação digital de colaboradores no recrutamento de talento (Social Recruiting); vendas (Social Selling), estratégias de comunicação através do LinkedIn e Programas de Embaixadores Digitais da Marca (Employee Advocacy). É professor convidado de variadas universidades portuguesas, sobre o LinkedIn e redes sociais em geral.

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