Ir para o conteúdo

Descrição de funções: Dicas e exemplos [+Modelo grátis]

descrição de funções

Sem dúvida, as pessoas são o capital mais importante das empresas. Nesse sentido, é fundamental que toda a organização forme equipas de trabalho com os funcionários que possuam as competências profissionais adequadas. Para isso, ao buscar novos talentos, é importante que o RH saiba fazer uma boa descrição de funções.

Isso porque uma das principais responsabilidades de quem trabalha na área de Recursos Humanos é recrutar o pessoal certo. Dentro desta atividade existem muitas tarefas a serem realizadas, mas uma das mais destacadas é a descrição de cargos e funções.

Pode até parecer uma atividade simples, mas não é. Na verdade, tende a exigir muitas horas nos departamentos de RH, em parte devido a todos os detalhes a serem avaliados ao criar uma descrição de funções. Levando em consideração como essa prática influencia o sucesso da organização, é fundamental aprender a realizá-la de maneira adequada.

Neste artigo, iremos dar exemplos de descrição de funções e mostrar como fazer uma descrição do zero. Ao final, disponibilizamos um modelo para download para que possa descarregar, personalizar e criar as ofertas de trabalho da sua empresa.

software-rh

O que é uma descrição de funções?

Antes de verificar os exemplos de descrição de funções, é importante perceber o que é importante nesta atividade. Assim, adaptar os modelos prontos será mais fácil e eficiente.

Se quer saber o que é uma descrição e análise de funções, devemos começar a dizer que é uma ferramenta muito útil para a área de RH. Como tal, permite definir as principais funções, responsabilidades, competências e habilidades relacionadas com um determinado cargo.

Basicamente, a descrição de funções detalha quem faz o trabalho e como o trabalho é concluído. Bem como definir a frequência e o propósito dessa posição em relação à missão e aos objetivos da organização. E tudo isso por escrito, seja em um documento ou no software de recrutamento e seleção.

Desta forma, a análise e descrição de funções como atribuição da área de RH consiste em listar e definir as funções e responsabilidades dessa vaga na estrutura organizacional da empresa.

Como dissemos no início, dentro do formato de descrição de funções também encontraremos conhecimentos detalhados, habilidades e atitudes que os funcionários que ocupam a vaga devem ter.

Isso deve estar especificado em todos os exemplos de Descrição de cargos e funções. Assim, será possível criar um perfil detalhado do tipo de pessoa de que a empresa precisa.

Por que a descrição de funções é importante?

Quando a descrição do cargo em uma empresa é feita corretamente, os benefícios são notáveis. Veja porque é preciso conhecer diferentes exemplos de descrição de funções.

A seguir, explicaremos por que é importante realizar essa tarefa no RH.

👉Descarregue aqui nosso Checklist para recrutamento e seleção e organize-se melhor!

Atrair os melhores talentos

Qual é o melhor talento para uma organização? Precisamente, aquele que se ajusta às necessidades e objetivos da mesma. Mas atrair esse talento não é uma meta fácil de alcançar. De fato, nos últimos anos isso tem se apresentado como um dos principais desafios se falamos de gestão de talentos.

Atrair e reter os funcionários certos é fundamental para qualquer tipo de organização, mas não é fácil. Neste ponto, a descrição do trabalho é fundamental. Ao listar e definir adequadamente as características e requisitos do cargo a ser preenchido, a empresa tem mais chances de atrair a atenção dos candidatos adequados para a vaga.

analise e descricao de cargos

Guiar o processo de Recrutamento e Seleção

Outra vantagem da descrição adequada de cargos pelo RH é que ela ajuda a orientar o processo de recrutamento.

Como? Muito simples. Este documento serve como um guia para profissionais de RH. A descrição permite direcionar seus esforços para os resultados desejados, ou seja, para buscar os funcionários desejados.

E isso pode se refletir, por exemplo, no processo de entrevista de emprego. Se o recrutador souber exatamente o que está a procurar, poderá fazer as perguntas certas para ver se o candidato à sua frente é o certo.

👉 Confira aqui os tipos de entrevista de emprego existentes [+Modelo de questionário para download]

Informar o colaborador

Uma descrição de funções adequada é essencial para informar o funcionário sobre o que se espera de seu trabalho. Esta é outra razão para fazer descrições detalhadas e precisas.

Desta forma, o novo funcionário conhecerá as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e também compreenderá a importância do seu papel na estratégia da organização.

Medir o desempenho do trabalhador

Se não soubermos o que esperamos de um determinado trabalho, será muito mais difícil avaliar seu desempenho. Antes que o funcionário faça parte da empresa, devemos conhecer os objetivos dessa posição.

Então, uma vez que o trabalhador faz parte da equipa, podemos medir seu desempenho com base naqueles critérios previamente definidos.

👉 Descarregue o modelo de Matriz de Competências para definir as habilidades fundamentais de cada função da empresa!

Estabelecer a remuneração adequada

Qual é a remuneração que corresponde a um trabalhador? Isso depende das funções que desempenham, das responsabilidades que têm e do tempo de trabalho que dedicam na empresa. Ainda que existam muitos exemplos de descrição de cargos e funções, essa é uma das informações mais específicas.

Como podemos ver, um critério fundamental para definir o tipo de remuneração que corresponde a cada funcionário é a descrição do cargo ou função. Ao conhecer as tarefas e atribuições de determinado cargo na organização, podemos estabelecer uma remuneração adequada.

recrutamento e selecao

Análise e descrição de funções: Como fazer?

Não existe uma maneira única de criar esse tipo de documento. Existem muitos exemplos de descrição de cargos e funções. Na verdade, pode haver tantos exemplos quanto cargos.

Descrever um cargo de gestão não é o mesmo que descrever um cargo júnior. Da mesma forma, descrever o trabalho do contador ou do vendedor não é a mesma coisa. Em outras palavras, dentro da mesma empresa podemos encontrar diferentes exemplos de descrição de funções.

Como dissemos antes, esta tarefa detalha as principais funções de uma determinada posição. Também especifica como as tarefas serão realizadas e quais habilidades são necessárias para realizá-las. Portanto, existem componentes que não podem faltar.

A seguir, pontuamos algumas informações essenciais que devem estar presentes ao redigir este tipo de documento.

Informações essenciais para a Análise e Descrição de funções: 

  • Nome: Indicaremos aqui com precisão o título do cargo.
  • Departamento: Neste ponto, é indicada a área à qual pertence a posição a ser coberta.
  • Jornada de trabalho: Como já vimos no artigo sobre horas extraordinárias, de acordo com o Código do Trabalho, em Portugal existem diferentes tipos de regime de trabalho. Isso deve ser especificado na descrição da vaga a ser preenchida.
  • Horário: Depois de definir o tipo de jornada de trabalho, resta determinar em que horas esse novo funcionário irá desenvolver a sua atividade.
  • Local de trabalho: Conselho/localização específica do trabalho.
  • Relação com outros departamentos: O que vamos detalhar aqui é como o cargo está vinculado às demais áreas da empresa. Também definiremos a frequência desse relacionamento neste ponto. Para indicar tudo isso é imprescindível conhecer o organograma da empresa.
  • Supervisor direto e subordinados: A quem ao funcionário responderá e de quem será responsável?
  • Propósito: Detalhe a missão e os objetivos da posição.
  • Funções e responsabilidades: Esse é um ponto fundamental, pois se trata de relacionar todas as tarefas e atribuições do cargo.
  • Experiência profissional anterior: Serve para definir a trajetória profissional que o candidato ideal deve ter.
  • Competências e habilidades: Nesse caso, são especificadas as aptidões, habilidades e qualidades pessoais que a pessoa selecionada para o cargo deve possuir.
  • Formação: O que deve ser especificado aqui é o nível de escolaridade exigido para a vaga e o tipo de formação.
  • Faixa salarial: Com base em todos os dados acima, podemos ter maior precisão sobre o salário correspondente ao cargo.

Descarregue aqui o Modelo personalizável para criação de uma descrição de funções

modelo para descricao de funcoes

Exemplo de Descrição de funções

Com base no formato anterior, vamos supor que devemos criar uma descrição para o cargo de executivo de Recursos Humanos:

Nome Técnico de vendas
Departamento Recursos humanos.
Jornada Laboral Durante o dia, full-time.
Horário de Trabalho De segunda a sexta, das 9h às 17h
Local de trabalho Centro do Porto
Relação com outros departamentos Colaboração direta com todos os responsáveis ​​pelas diferentes áreas que precisam preencher uma vaga.
Supervisor direto e subordinados Responde à supervisão do Diretor de RH. Não tem responsáveis.
Propósito Atrair, recrutar e selecionar os candidatos certos para atender às necessidades de pessoal da organização.
Funções e responsabilidades -Realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal.

-Elaborar os relatórios dos candidatos.

-Realizar o onboarding de novos funcionários.

-Manter atualizado o banco de dados de perfis profissionais.

Experiência profissional anterior 3 anos de experiência em cargos similares.
Competências e habilidades Habilidades de análise e planeamento. Boa comunicação. Trabalho em equipa. Flexibilidade. Adaptação à mudança. Orientação ao cliente.
Formação Graduação superior em Psicologia ou Gestão. Conhecimento de psicologia organizacional, direito do trabalho e gestão de recursos humanos.
Faixa salarial 1.500 €

Esperamos que este exemplo te ajude a ter uma ideia mais precisa de como criar este documento em sua empresa.

Se precisa de uma ferramenta mais eficaz para realizar o processo de recrutamento e seleção, talvez um software de RH como o da Factorial seja a melhor opçaõ para si!

Otimize a gestão de RH da sua empresa. Registe-se na Factorial e teste o software por 14 dias grátis.

Este artigo também está disponível em: Italiano, Brasil, Mexican, Colombiano, Argentinian, Chilean

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Tem alguma dúvida ou sugestão? Partilhe-as na Comunidade de RH!

Esta é uma comunidade feita por si e para todos os profissionais de RH!