Ir para o conteúdo

Como aplicar um sistema de avaliação de desempenho numa grande empresa?

·
8 minutos de leitura
sistema de avaliação de desempenho

Um sistema de avaliação de desempenho permite aumentar os níveis de produtividade da sua empresa. Sabia que, de acordo com a Betterworks, as empresas que adotaram o feedback de desempenho contínuo superaram significativamente a concorrência a uma taxa de 24%?

Quer saber o que é um sistema de avaliação de desempenho, a sua importância e como podem as grandes empresas beneficiar dele? Leia o artigo a seguir! ⬇️

Tabela de conteúdos:

✅ Quer saber como funciona o software para gestão e avaliação de desempenho da Factorial? Marque uma demonstração do nosso software e torne a sua empresa mais produtiva!

Tabela de avaliação de desempenho em Excel

Neste artigo, iremos falar-lhe dos sistemas/softwares de avaliação de desempenho. No entanto, não podemos iniciar esta explicação sem lhe antes apresentar um modelo (menos tecnológico e eficaz) em Excel para avaliar a performance das equipas.

Pois é! Na Factorial criámos uma tabela de avaliação de desempenho em Excel. Esta tabela é muito parecida, mas não tão centralizada e unificada, do que a que pode encontrar num software. Daí a necessidade imperativa de utilizar um software para avaliar e gerir o desempenho de cada membro da sua equipa.

Quer tirar as suas dúvidas e decidir se prefere o Excel ou um software? Descarregue o nosso modelo abaixo! ⬇️

tabela de avaliação de desempenho

O que é um sistema de avaliação de desempenho?

Um sistema de avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada por empresas para avaliar e medir o desempenho dos seus colaboradores em relação às metas e objetivos estabelecidos. Através deste sistema, os colaboradores são avaliados regularmente com base em critérios pré-determinados, e recebem feedback sobre o seu desempenho.

💡Curiosidade: 43% dos colaboradores altamente motivados recebem feedback, pelo menos, uma vez por semana e têm 87% menos chances de deixar as suas funções (fonte: ClearCompany). Adicionalmente, um sistema de avaliação de desempenho aumenta as taxas de retenção de talento da sua empresa!

Existem diferentes métodos para avaliar o desempenho dos colaboradores, desde a avaliação 360 graus, na qual o colaborador é avaliado pelos seus colegas, gestores e subordinados, até à avaliação de desempenho baseada em objetivos, na qual o colaborador é avaliado com base nas metas e objetivos estabelecidos.

Independentemente do método escolhido, o objetivo principal de um sistema de avaliação é fornecer feedback aos colaboradores sobre o seu desempenho e identificar oportunidades de melhoria.

Porque é importante ter um sistema de avaliação de desempenho?

Um sistema de avaliação é importante porque ajuda as empresas a alcançar os seus objetivos de negócio. Quando os colaboradores recebem feedback sobre o seu desempenho, podem identificar áreas onde precisam de melhorar e receber orientação e formação para atingir as metas estabelecidas.

Além disso, um sistema de avaliação de desempenho ajuda as empresas a identificar e recompensar os colaboradores que apresentam um desempenho acima da média. Com um sistema de avaliação, as empresas podem:

1) Identificar oportunidades de melhoria

Quando os colaboradores recebem feedback sobre o seu desempenho, podem identificar áreas onde precisam de melhorar. Isto permite que as empresas ofereçam formação e orientação para ajudar os colaboradores a melhorar o seu desempenho.

2) Reconhecer/valorizar colaboradores de alto potencial

Um sistema de avaliação pode ajudar as empresas a identificar colaboradores com alto potencial de liderança, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional dentro da empresa.

3) Aumentar a produtividade e eficiência 

Com um sistema de avaliação, os colaboradores são incentivados a melhorar o seu desempenho, o que pode aumentar a produtividade e a eficiência da empresa.

4) Alinhar o desempenho dos colaboradores com os objetivos da empresa

Com um sistema de avaliação, consegue alinhar o desempenho dos colaboradores com os objetivos da empresa. Ao definir metas e objetivos claros, os colaboradores sabem o que é esperado deles e trabalham para atingir esses objetivos.

5) Obter dados para tomada de decisão

Um sistema de avaliação gera dados que podem ser utilizados para a tomada de decisão, como promoções, formações e planos de progressão de carreira. Com esses dados, a empresa pode identificar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores e desenvolver planos de ação para melhorar o desempenho geral.

👉 Leia o nosso artigo sobre avaliação de desempenho individual: 3 etapas para fazer uma autoavaliação.

Como pode um sistema de avaliação beneficiar grandes empresas?

Grandes empresas podem beneficiar significativamente de um sistema de avaliação de desempenho. Com muitos colaboradores e departamentos, é importante ter um sistema para medir e avaliar o desempenho de cada colaborador de forma justa e consistente.

Além disso, um sistema de avaliação pode ajudar a identificar colaboradores com alto potencial de liderança, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional dentro da empresa.

Quer saber quais os benefícios que a avaliação de desempenho traz a grandes empresas? Destacamos os 5 mais importantes:

1) Identificar talentos

As grandes empresas têm muitos colaboradores, e um sistema de avaliação completo pode ajudar a identificar talentos em toda a organização. Isso pode permitir que a empresa ofereça oportunidades de desenvolvimento para esses colaboradores, aumentando a sua retenção e melhorando o desempenho geral da empresa.

sistema para gestão de desempenho

2) Alinhamento com os objetivos da empresa

As grandes empresas podem ter muitos departamentos e equipas, o que pode tornar difícil garantir que todos estão a trabalhar para atingir os mesmos objetivos. Um sistema de avaliação de desempenho pode ajudar a alinhar o desempenho de todos os colaboradores com os objetivos da empresa, aumentando a eficiência e a eficácia da organização.

3) Tomada de decisão baseada em dados

Com muitos colaboradores, as grandes empresas precisam de dados para tomar decisões informadas sobre promoções, formações e desenvolvimento de carreira. Uma boa avaliação de desempenho pode gerar esses dados, permitindo que a empresa tome decisões informadas e justas.

4) Avaliações automatizadas e personalizadas

Se optar por um sistema de avaliação, vai automatizar processos e poder focar-se no crescimento das suas equipas. Além disso, os bons sistemas de avaliação de desempenho permitem criar avaliações personalizadas por si, que satisfaçam as necessidades das suas equipas e empresa.

5) Melhoria do clima organizacional

Com um sistema de avaliação transparente e justo, os colaboradores sentem que estão a ser reconhecidos pelo seu trabalho e que têm oportunidades de crescimento. Consequentemente, pode melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação dos colaboradores.

👉 Conheça 8 etapas essenciais para avaliar a performance dos colaboradores

4 benefícios do sistema de avaliação de desempenho para os RH

Um sistema de avaliação beneficia (e muito) o seu departamento de recursos humanos. Eis alguns benefícios para este departamento:

Redução do tempo e do esforço gasto na avaliação de desempenho

Ao automatizar grande parte do processo de avaliação, reduz tempo e o esforço gasto pelo departamento de recursos humanos na realização dessas avaliações. Assim, os RH podem dedicar mais tempo a outras tarefas importantes, como recrutamento, seleção e desenvolvimento de talentos.

Maior eficiência na gestão de desempenho

É possível padronizar o processo de avaliação, garantindo que todos os colaboradores sejam avaliados de forma justa e objetiva. Além disso, a plataforma pode fornecer relatórios e métricas que permitem aos RH avaliar o desempenho dos colaboradores em diferentes áreas e identificar possíveis lacunas ou oportunidades de melhoria.

Facilidade na implementação de planos de desenvolvimento de carreira

Com base nos dados gerados pelo sistema de avaliação, os recursos humanos podem identificar os colaboradores com maior potencial de desenvolvimento e planear ações específicas para ajudá-los a alcançar as suas metas de carreira. Essas ações podem ser formação, mentoria ou outras formas de desenvolvimento profissional.

Melhoria da comunicação e do feedback

Ao implementar este sistema, é possível facilitar a comunicação entre os colaboradores e os seus gestores, permitindo que eles compartilhem feedbacks de forma mais eficiente e transparente.

Consequentemente, haverá uma melhoria no relacionamento entre colaboradores e gestores, um aumento da motivação e envolvimento dos colaboradores e, consequentemente, a melhoria do desempenho da equipa como um todo.

Como utilizar o sistema de avaliação de desempenho da Factorial?

Faz avaliações de desempenho na sua empresa manualmente, o que acaba por demorar muito tempo? As suas equipas precisam de avaliações de desempenho mais transparentes? Não tem os recursos e as ferramentas certas para mudar o processo das avaliações de desempenho?

Foi a pensar na importância/eficácia de um sistema de avaliação de desempenho, que a Factorial criou a funcionalidade de desempenho. Este sistema é fácil de usar e personalizável para empresas de todos os tamanhos. Através desta funcionalidade, consegue recolher insights sobre o desenvolvimento das suas equipas e mapear habilidades e competências. Consequentemente, conseguirá identificar pontos fortes e outros a melhorar.

O que pode fazer através da Factorial Desempenho?

  • Configurar avaliações de desempenho: prepare avaliações de desempenho personalizadas e acompanhe as respostas de cada membro da equipa;
  • Avaliações de desempenho 360º: avalie o seu desempenho e o dos seus colegas de trabalho, e atribua supervisores a este processo;
  • Análise de desempenho: crie uma estratégia baseada no feedback das avaliações de desempenho;
  • Definição de competências: defina as competências e habilidades que a sua equipa deve ter e suporte o desenvolvimento das mesmas;
  • Avaliação de competências: acompanhe o plano de carreira de cada colaborador e identifique as habilidades que deve desenvolver;
  • Matrix 9-Box e gráfico de aranha: obtenha insights e prepare gráficos que lhe permitam ter uma visão geral e automática de todos os dados;
  • Acompanhamento de objetivos: defina objetivos e acompanhe o progresso de cada membro da equipa. Assim, conseguirá alinhar expetativas e motivar o crescimento.

✅ Conheça os planos que temos para si. Para cada necessidade, uma solução! Marque uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores. ✅ 

software-rh-dp-360

Guia passo-a-passo da avaliação de desempenho da Factorial

Deixamos-lhe um guia, passo a passo, para utilizar o sistema de avaliação de desempenho da Factorial:

1) Crie um perfil da empresa na plataforma da Factorial. Assim, conseguirá personalizar o sistema de avaliação de acordo com as suas necessidades específicas;

2) Crie um perfil de colaborador para cada um dos seus colaboradores. Deste modo, consegue acompanhar o desempenho individual de cada colaborador ao longo do tempo;

3) Defina os critérios de avaliação para cada colaborador. Inclua metas específicas, competências técnicas ou comportamentais e quaisquer outras áreas que deseja avaliar;

4) Crie avaliações de desempenho 360º. Avalie o seu desempenho e o dos seus colegas de trabalho, e atribua supervisores a este processo.

5) Estabeleça uma agenda para as avaliações de desempenho. Pode optar por avaliações anuais, semestrais ou trimestrais, dependendo das suas necessidades e da cultura da empresa;

6) Realize as avaliações de desempenho. Esta tarefa pode ser feita por meio da plataforma da Factorial, que permite que os colaboradores e os seus gestores avaliem o desempenho e forneçam feedback;

software factorial para avaliação de desempenho

7) Utilize os dados obtidos pelas avaliações de desempenho para identificar áreas de melhoria e desenvolvimento para cada colaborador. Formações, coaching ou outras formas de desenvolvimento de carreira;

8) Monitore o progresso ao longo do tempo e faça ajustes na avaliação, se necessário. Só assim consegue garantir que o sistema esteja sempre alinhado com as necessidades da empresa e dos seus colaboradores.

Resumindo…

Um sistema de avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para empresas de todas as dimensões. Ajuda a alinhar o desempenho dos colaboradores com os objetivos da empresa, identifica talentos, áreas de desenvolvimento e gera dados para a tomada de decisão.

Para as grandes empresas, um sistema de avaliação pode trazer ainda mais benefícios. O aumento da produtividade e o alinhamento entre equipas e departamentos são dois exemplos.

A Factorial oferece um sistema de avaliação fácil de usar e personalizável que pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos para melhorar o desempenho dos seus colaboradores e, consequentemente, o sucesso da empresa como um todo.

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados