Ir para o conteúdo

Como fazer o mapeamento de competências através de um software?

·
8 minutos de leitura
três colegas de trabalho e observarem um modelo de mapeamento de competências

O mapeamento de competências é uma ferramenta importante para as empresas que pretendam maximizar o desempenho das suas equipas. Com a ajuda de um software é possível automatizar e otimizar este processo, dotando-o de maior rapidez e eficiência.

Se a sua empresa está interessada em desenvolver o seu capital humano, fique a saber neste artigo como atingir esses objetivos!

 Tabela de conteúdos:

Já sabe tudo sobre softwares para mapeamento de competências e quer experimentar um? Olhe só a solução que temos para si! ⬇️

software-rh-dp-360

O que é o mapeamento de competências?

Este tipo de mapeamento consiste num conjunto de técnicas que permitem identificar as capacidades ou conhecimentos necessários para determinado cargo. O mapa de competências torna possível visualizar e definir os perfis que contribuem para o sucesso da empresa.

Trata-se, assim, de um processo constituído por várias etapas de análise:

  1. Para realizar este mapeamento, é necessário identificar as competências necessárias para o desempenho de cada função. Isto pode ser feito quer através de entrevistas, quer pela análise das descrições dos cargos. Ou ainda pelo estudo de documentos relativos à área de atuação.
  2. Uma vez identificadas as competências, a empresa terá na sua posse toda a informação necessária para tomar decisões estratégicas. Ou seja, com os dados recolhidos será capaz de definir quais as áreas de atuação e próximos passos a tomar.
  3. A empresa poderá optar por atuar diretamente no recrutamento e seleção de novos colaboradores. Assim, irá recrutar talento totalmente focado no preenchimento das necessidades identificadas.
  4. Poderá, ainda, apostar na avaliação de desempenho dos trabalhadores. Deste modo, irá apurar se o talento existente responde às necessidades da empresa ou se é necessário algum ajuste.
  5. Outras áreas de atuação poderão, também, ser a definição de planos de carreira ou o desenvolvimento de programas de formação interna e capacitação.

Em suma, mapear as competências exigidas para cada função ou cargo, permite não só identificar necessidades em falta, como apostar em competências que acrescentem valor à organização. Consequentemente, possibilita desenvolver as aptidões dos seus colaboradores nesse sentido, alinhando-as com os objetivos a atingir.

👉 Saiba quais são as 10 competências profissionais mais exigidas em 2023!

Mapeamento de competências vs. matriz de competências

Ambas são ferramentas utilizadas para gerir o desenvolvimento dos colaboradores, garantindo que possuem as competências necessárias para as suas funções. Por este motivo, são frequentemente confundidas.

Contudo, ainda que se complementem, existem algumas diferenças relevantes entre mapeamento de competências e matriz de competências. Apresentamos as principais:

1) Objetivo

Uma das maiores diferenças entre mapeamento e matriz de competências é que enquanto a matriz de competências está mais focada na definição de capacidades específicas necessárias para cada cargo, o mapeamento de competências envolve uma análise mais ampla da empresa. Incluindo as competências dos funcionários e como elas se encaixam nas necessidades da organização.

2) Duração da análise

Outra diferença importante entre o mapeamento e a matriz de competências é o mapeamento ser um processo mais contínuo e dinâmico. E isso deve-se, justamente, por não se limitar a identificar competências.

3) Personalização do mapa/matriz

Por último, outra diferença de peso é que o mapeamento é mais personalizado que a matriz de competências. Nesse sentido, tendo em consideração as aptidões específicas de cada colaborador, auxilia a identificar as áreas em cada um que precisa desenvolver-se.

Ambas as ferramentas são importantes para uma gestão eficaz por competências. Neste sentido, podem ser utilizadas em conjunto para otimizar o desempenho e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

📥 Descarregue aqui o nosso modelo grátis para desenvolver uma matriz de competências!

4 tipos de mapeamento de competências

Ao ser flexível e dinâmico, como vimos, o mapeamento de competências pode ser feito de inúmeras formas. Contudo, há que ter em conta que deverá mapear quatro grandes áreas, que correspondem a quatro tipos de mapeamento.

Competências motivacionais

É um processo que procura identificar e desenvolver as motivações dos colaboradores de uma empresa. Tem como objetivo entender as razões que levam os funcionários a interagirem com o trabalho, o que pode conduzir a um aumento da produtividade. Paralelamente, pode ter como consequência o aumento da satisfação no ambiente de trabalho.

Este tipo de mapeamento é realizado através do estudo do clima organizacional. E com base nas informações recolhidas é possível criar um plano de desenvolvimento que visa potencializar as motivações dos colaboradores.

O mapeamento de competências motivacionais pode ser benéfico tanto para a empresa, como para os colaboradores. Não só permite o aumento dos níveis de satisfação e produtividade como, consequentemente, resulta em maior retenção de talentos. Adicionalmente, contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e positivo.

Sendo as motivações algo que pode variar dependendo de outros fatores, é, no entanto, importante estar atento a mudanças. Isto é, fazer este mapeamento com frequência e ter em linha de conta que as motivações variam de pessoa para pessoa.

colaboradores preparam o mapa de competências da empresa

Competências intelectuais

Envolve a identificação, avaliação e desenvolvimento das aptidões cognitivas dos funcionários de uma organização. Ou seja, das aptidões consideradas cruciais para a tomada de decisões estratégicas, resolução de problemas complexos e inovação.

Nestas competências incluem-se as competências analíticas, o pensamento crítico, a criatividade, capacidades de comunicação e de resolução. Para as mapear podem ser feitas avaliações formais ou informais, nomeadamente questionários, testes e entrevistas.

O mapeamento de competências intelectuais tem várias vantagens. Em primeiro lugar, permite que a organização identifique e desenvolva competências críticas para o sucesso da empresa.

Em segundo lugar, ajuda a reter e motivar os funcionários, fornecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Por último, melhora a eficiência da organização, aumentado a produtividade.

Contudo, há também desafios no mapeamento deste tipo de competências, que, ao serem subjetivas, são muitas vezes difíceis de avaliar.

Competências emocionais

Trata-se de uma técnica utilizada para identificar as competências que podem ser aplicadas na promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A estas competências é também dado o nome de inteligência emocional.

Inclui a avaliação da capacidade de lidar com emoções negativas, nomeadamente a raiva e frustração. Inclui também analisar a aptidão para comunicar eficazmente com os outros.

Esta avaliação pode ser feita também por meio de entrevistas ou questionários e traz vantagens significativas. Nomeadamente o facto de colaboradores com capacidades emocionais desenvolvidas poderem ser mais eficazes em situações pressão, conflitos e mudanças organizacionais.

Há, no entanto, que considerar que este mapeamento é muitas vezes subjetivo e pode ser difícil de mensurar. Além disso, as capacidades emocionais necessárias para cada função podem mudar com o tempo, exigindo uma atualização contínua.

Competências sociais

É utilizado para identificar competências importantes para o desenvolvimento de relacionamentos positivos e produtivos no ambiente de trabalho. Nelas incluem-se a capacidade de trabalhar em equipa, de liderar, de resolver conflitos e de comunicar.

Entre as suas principais vantagens está o facto de colaboradores com boas competências sociais poderem ser mais eficientes em situações que exigem trabalho em equipa. Assim como poder levar a um ambiente de trabalho mais saudável e aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores.

Como fazer o mapeamento de competências?

Como vimos até aqui, mapear competências envolve recolher bastante informação. Vimos, também que essa informação pode ser recolhida de diversas formas, como entrevistas ou questionários. E, por último, verificámos que todos os dados têm, posteriormente, de ser analisados e traduzidos para um plano de ação.

Todas estas etapas podem ser feitas manualmente, existindo, até, algumas ferramentas concebidas para facilitar essa tarefa. Como é o caso dos templates em formato Excel, que podem ser preenchidos e modificados.

Na Factorial, decidimos ajudá-lo neste processo e preparámos um modelo grátis para o mapeamento das competências da sua equipa! Este modelo em Excel é totalmente personalizável. Descarregue abaixo! ⬇️

banner do modelo para mapeamento de competências

Contudo, fazer o mapeamento de competências de forma manual não só implica um esforço considerável, como poderá dar resultados algo incompletos. A chave para este problema passa pelo uso de um software. 💡

Mapeamento com o software da Factorial

O software de RH Factorial permite recolher informação sobre o desenvolvimento das suas equipas e mapear as competências de cada colaborador. Deste modo, conseguirá identificar os seus pontos fortes e quais os aspetos a melhorar.

Com a ferramenta de desempenho e competências da Factorial poderá:

  • Configurar avaliação de desempenho. Crie avaliações de desempenho personalizadas e acompanhe as respostas de cada membro da equipa.
  • Realizar avaliações de desempenho 360º. Avalie as equipas de forma integral e atribua supervisores a este processo.
  • Fazer análise de desempenho. Crie estratégias fundamentadas, baseadas no feedback recolhido nas avaliações de desempenho.
  • Definir competências. Defina quais as competências que a sua equipa deve ter e quais necessitam de ser desenvolvidas. Aposte, deste modo, no crescimento profissional dos seus colaboradores.
  • Avaliar competências. Acompanhe o plano de carreira de cada colaborador e identifique as aptidões que cada um deve desenvolver.
  • Implementar a matriz 9-Box ou o gráfico de aranha. Obtenha dados e gere automaticamente gráficos que lhe permitem ter uma visão geral de toda a informação.
  • Efetuar o acompanhamento de objetivos. Estabeleça objetivos e acompanhe a evolução de cada membro da equipa. Deste modo conseguirá alinhar expetativas e motivar o crescimento.

💡 Automatize todos os processos, foque-se no crescimento das suas equipas e deixe para trás as avaliações de desempenho desgastantes. Marque uma demonstração do software aqui!

9 vantagens de fazer o mapeamento de competências com um software

Se mesmo assim ainda não está convencido em utilizar as novas tecnologias como auxílio nas avaliações de desempenho, damos-lhe 9 razões para o fazer!

1) Eficiência

O uso de um software, como o da Factorial, permite recolher e analisar dados de forma mais rápida e precisa. Deste modo, a necessidade de realizar tarefas manuais desaparece e os erros são eliminados.

2) Centralização de dados

Todas as informações sobre o desempenho dos colaboradores ficam armazenadas num único local. Isto permite que o acesso aos dados seja mais fácil e organizado.

colaboradores a mapear as competências uns dos outros

3) Customização

É possível personalizar o software para responder às necessidades específicas da empresa. Assim, podem ser definidas que competências mapear, bem como o tipo de dados que serão recolhidos e analisados.

4) Visualização de dados

Um software permite gerar gráficos e relatórios que apresentam os resultados do mapeamento de competências de forma visual e fácil de entender. Consequentemente, a análise e identificação de tendências é facilitada.

5) Tomada de decisão

Com os dados recolhidos, os gestores de RH podem tomar decisões estratégicas mais informadas. Desta forma, o desempenho da equipe é melhorado, aumentando igualmente a produtividade.

6) Feedback

Um software permite enviar feedbacks de forma mais eficiente, ajudando a motivar a equipe e melhorar o desempenho.

7) Melhor gestão de recursos

Com um software o tempo gasto com tarefas manuais e repetitivas é reduzido, liberando tempo para tarefas estratégicas.

8) Integração

Muitos softwares de mapeamento de competências podem ser integrados com outras ferramentas de RH. Como sistemas de gestão de desempenho e de recrutamento e seleção, tornando o processo mais integrado e eficiente.

9) Atualização permanente

Um bom software de mapeamento de competências é atualizado regularmente. Desta forma, são incorporadas novas funcionalidades e melhorias, mantendo o software sempre atualizado e eficiente.

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados