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8 tipos de formação interna que melhoram o desempenho e competências das equipas

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7 minutos de leitura
tipos de formação

Os diferentes tipos de formação interna são determinantes para melhorar o desempenho do que uma empresa tem de mais valioso. Falamos dos seus trabalhadores.

As formações internas empresariais não só melhoram competências dos colaboradores, como trazem consigo vários outros benefícios para as próprias empresas.

Neste artigo, iremos explorar os tipos de formação interna mais eficazes e porque deve investir nelas. Compreenda como são a chave para o crescimento de qualquer organização, bem como pode otimizar a sua gestão.

Tabela de Conteúdos:

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O que são as formações internas?

Antes de mais, as formações internas são obrigatórias por lei. Encontram-se devidamente definidas e estabelecidas no Código do Trabalho.

De forma sucinta, tratam-se de programas de aprendizagem e desenvolvimento, disponibilizados pelas empresas. O seu objetivo principal é o de melhorar competências dos colaboradores na realização das suas tarefas. Mas também adquirir novos conhecimentos a aplicar no desempenho das suas funções.

👉 Leia mais sobre o que diz o Código do Trabalho sobre a formação profissional nas empresas.

Importância dos tipos de formação interna para o desenvolvimento dos colaboradores

A importância das formações internas poderá dividir-se em três grandes grupos:

1) Melhoria das competências

Primeiramente, e de forma mais óbvia, as formações internas permitem que os colaboradores se tornem mais competentes nas suas funções. E quando os colaboradores são capazes de desempenhar melhor o seu trabalho, a eficiência e a eficácia da equipa aumenta.

Além disso, os colaboradores sentem-se mais confiantes, o que leva a uma maior motivação e satisfação no trabalho. Isto é, há uma melhoria evidente da employee experience.

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2) Vantagem competitiva

Adicionalmente, a realização de formações internas nas empresas possibilita que estas possam adaptar-se mais rapidamente às mudanças no mercado e às tecnologias. Manter os colaboradores permanentemente atualizados e a par das últimas tendências da sua área de trabalho coloca a empresa em vantagem face aos concorrentes.

3) Cultura de aprendizagem contínua

Por último, através das formações internas, as empresas podem desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua. E ao percebem que a empresa investe na evolução profissional de cada trabalhador, os colaboradores sentem-se mais valorizados e empenhados.

Como consequência, há um aumento da produtividade e até uma menor taxa de turnover. 94% dos trabalhadores admitem ficar numa empresa mais tempo se essa empresa investir no seu desenvolvimento profissional individual.

Paralelamente, os colaboradores sentem-se mais propensos a participar em formações externas por sua própria iniciativa e a apostar no seu desenvolvimento pessoal. Naturalmente, isto irá acrescentar valor à equipa e terá impacto nos resultados obtidos.

Guia para formações internas e desenvolvimento empresarial

Na Factorial, temos um guia em pdf para a gestão das formações internas e desenvolvimento empresarial. Descarregue-o e fique a saber quais as diferenças entre formação e desenvolvimento de colaboradores, como medir os resultados de ambas, e quais os principais tipos de formações. ⬇️

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Ferramenta digital para gestão de formações empresariais

Como já vimos, as formações internas são demasiado importantes para o aumento do desempenho dos colaboradores. E têm um peso demasiado significativo para a continuidade das equipas para que a sua gestão seja deixada ao acaso.

Sabia que 86% dos colaboradores admitem mesmo que trocariam facilmente de empresa se sentissem ter mais oportunidades de desenvolvimento noutro lado?

Assim, organizar e acompanhar as formações internas da empresa com a ajuda de um software torna-se uma aposta inteligente. Principalmente se esse software permitir monitorizar competências e afinar resultados.

Um claro exemplo de software que permite efetuar tudo isto é o software da Factorial.

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Através dele pode ter acesso a tabelas personalizáveis ​​de planeamento e controlo de todas as formações. Pode ainda acompanhar o progresso e custo de cada ação ou criar o seu próprio sistema de gestão de formações internas.

Pode igualmente avaliar continuamente as competências dos seus colaboradores e acompanhar os cursos de formação dos funcionários da sua empresa. Mesmo os subsidiados por entidades extremas.

Teste gratuitamente todas estas funcionalidades e veja como podem melhorar substancialmente a gestão das formações da sua empresa!

Tipos de formação interna empresarial

Os departamentos de RH estão (ou deveriam estar) permanentemente em busca dos diferentes tipos de formação interna. Recolhem informação sobre cada um, analisam como podem adaptá-los à sua empresa e avaliam potenciais resultados.

Não existem dúvidas que é fundamental estar a par das diferentes formações internas existentes e de como funcionam. Só assim é possível perceber que valor podem trazer à empresa.

Os diversos tipos de tipos de formação empresarial podem assumir o formato de aula, palestra, conferência, workshop, mentoria ou coaching. E podem ser em modelo online ou presencial. Contudo, o essencial a reter é que os diferentes tipos de formação interna funcionam de forma distinta para cada empresa.

Conheça a seguir os diferentes tipos e a que fim se adequam mais.

1) Formação Técnica

Este tipo de formação profissional visa desenvolver competências específicas dos colaboradores, relacionadas com o seu cargo.

Damos alguns exemplos. Como a formação em vendas para trabalhadores da área comercial, ou a formação para atualização de técnicas de programação para os programadores de software.  Ou, ainda, formação de como gerir clientes, direcionada ao apoio ao cliente.

Todos estes tipos de formação são importantes para garantir que os colaboradores possuem os conhecimentos necessárias para executar suas funções.

Estando plenamente capacitados para as suas funções, o seu desempenho será, naturalmente, melhor.

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2) Formação de Liderança

As formações de liderança são dirigidas aos colaboradores que ocupam cargos de gestão. Focam-se, essencialmente, no desenvolvimento de capacidades de liderança.

Entre as principais competências desenvolvidas nestas formações estão as capacidades comunicacionais, de gestão de pessoas, de tomada de decisão e resolução de conflitos. No fundo, tudo o que esteja diretamente ligado às equipas e seus respetivos elementos.

Estas formações são particularmente importantes para garantir que os gestores lideraram as suas equipas de forma eficiente. Bem como para evitar atritos que podem traduzir-se em perdas de recursos para a empresa (humanos e financeiros).

Ainda que não tenham um impacto direto no desempenho dos colaboradores, são determinantes para, indiretamente, obter deles a melhor prestação.

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3) Formação Just-in-time

Caracteriza-se por ser uma aprendizagem interativa e é bastante utilizada nas formações de liderança. Utiliza suportes como vídeos, cenários de prática relacionáveis e outras ferramentas similares.

Este tipo de formação empresarial impacta positivamente a eficiência dos profissionais em cargos de liderança.

👉 [Artigo de autor convidado, com Pedro Silva] Será que a liderança ainda faz a diferença?

4) Formação de Segurança

Estão diretamente relacionadas à questão da segurança e higiene no trabalho e obedecem a requisitos próprios, devidamente legislados. Visam preparar os colaboradores e funcionam de forma preventiva.

Isto é, capacitam as equipas para que saibam como agir em situações excecionais e de emergência, como incêndios ou desastres naturais, por exemplo. Além de serem importantes para garantir a segurança dos colaboradores no dia-a-dia da empresa.

Através dos conhecimentos adquiridos neste tipo de formação, é possível garantir um ambiente laboral mais estável, que transmite maior confiança aos colaboradores. E colaboradores que sentem que trabalham num meio seguro são mais produtivos.

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5) Formação de Compliance

Este tipo de formação interna destina-se a dar a conhecer regulamentos internos, fundamentais para o bom funcionamento da empresa. Ou seja, têm como fim garantir que os colaboradores conheçam todas as normas internas e saibam como cumpri-las.

Além de assegurar um funcionamento fluído e saudável, são importantes para evitar multas e processos judiciais. São o tipo de formação mais eficaz igualmente para evitar danos à reputação da empresa e fazer uma gestão consistente do employer branding.

6) Formação Personalizável

Tem como objetivo adaptar-se a uma necessidade específica de um grupo de trabalhadores ou da realidade de uma empresa. Por este motivo, poderá também ser denominada de microlearning.

O seu formato é imersivo e é utilizada uma abordagem que combina diversos cenários empresariais plausíveis ou mesmo reais. Isto é, os conceitos apresentados devem ser introduzidos através da representação destes cenários relacionáveis, promovendo a aprendizagem por identificação com essa situação.

Tem como grande resultado aumentar a confiança dos participantes, com impacto direto no seu desempenho. Adicionalmente, incentiva-os a aplicar os conhecimentos adquiridos sempre que confrontados com um cenário semelhante ao apresentado na formação.

7) Formação Comportamental

Estes tipos de formação visam desenvolver aptidões interpessoais e emocionais dos colaboradores. Debruçam-se sobre temáticas singulares, como trabalho em equipa, comunicação eficiente, empatia, resiliência, entre outras.

Através das competências adquiridas neste tipo de formação interna, os colaboradores poderão relacionar-se de maneira saudável e produtiva. No limite, contribuindo para um bom clima organizacional dentro da empresa.

Neste tipo de formação empresarial é comum recorrer-se a módulos educativos de tópicos importantes para a empresa, transmitidos através de metodologias de simulação de cenários e gamificação, entre outros.

Tal como na formação personalizável, o storytelling como forma de fazer com que os colaboradores se relacionem com os conteúdos que estão a ser apresentados é, também aqui, bastante eficaz.

8) Formação de Cultura Organizacional

Este tipo de formação incentiva uma mudança comportamental positiva, no seio da equipa/empresa, ao mesmo tempo que fornece ferramentas de solidificação do espírito de grupo.

Nela podem estar incluídas atividades em equipa ou team building, que comprovadamente aumentam o desempenho dos colaboradores enquanto grupo.

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

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