Ir para o conteúdo

Lifelong learning: o que é e como aplicá-lo nas formações corporativas?

·
9 minutos de leitura
lifelong learning

O que é Lifelong learning ? Por que é tão importante para as empresas hoje? Para qualquer negócio, não existe vantagem competitiva que não tenha como base as competências dos seus colaboradores. Embora os gestores de RH possam garantir a contratação de pessoas com as habilidades necessárias durante o processo de recrutamento e seleção, a formação interna nas empresas sempre desempenha um papel importante.

São várias as formas de uma empresa treinar os seus colaboradores e a aprendizagem digital, entre outras, tem contribuído para quebrar as barreiras de acessibilidade às ferramentas de formação, permitindo uma maior agilidade e eficiência.

Garantir a formação adequada e a atualização constante das competências é essencial, não só para garantir a presença das habilidades profissionais necessárias a uma empresa, mas também para motivar os colaboradores a continuarem a crescer no trabalho.

Neste artigo, procuramos compreender em conjunto o que é Lifelong learning, como funciona, porque é importante e como implementá-lo de forma eficaz na sua empresa.

software-rh

O que é Lifelong learning? 

Vamos começar com a definição do conceito básico. O Lifelong learning (também chamado de educação permanente e aprendizagem contínua) é uma modalidade de formação voluntária e extracurricular que tem como foco o desenvolvimento pessoal.

Embora não haja uma definição abrangente de Lifelong learning, este é o principal conceito para se referir à formação que ocorre fora dos contextos educacionais normais, como, por exemplo, escolas ou universidades.

Como adultos, ninguém nos obriga a estudar e aprimorar nossos conhecimentos. A Lifelong learning baseia-se no princípio fundamental de que sempre há algo novo para aprender na vida.

Mesmo que, na sua maioria, ocorra longe da escola, o Lifelong learning não deve, em qualquer caso, limitar-se sempre à formação extracurricular. Certamente é voluntário, mas os meios para atingir a meta de melhoria também podem estar facilmente na educação clássica.

Graças ao Lifelong learning, os funcionários de uma empresa podem:

  • Desenvolver novas habilidades.
  • Propor novas ideias.
  • Ter uma maior compreensão do seu trabalho.
  • Perceber melhor por que colegas, clientes e gestores pensam e agem de certa forma.
  • Compreender mais profundamente como as pessoas ao seu redor pensam.
  • Agir de uma forma mais consciente diante de situações adversas.

Porque praticar o Lifelong learning?

Mas de que adianta estar sempre a buscar novas formações? De onde começa essa necessidade de progressão? Do desejo inato de cada ser humano de alcançar sua própria realização pessoal.

A maioria de nós tem objetivos, interesses pessoais e desafios que nos ajudam a ser proativos e motivados. Faz parte da natureza do ser humano. Temos uma curiosidade inata e crescemos e nos desenvolvemos graças a ela e à capacidade de aprendizagem do nosso cérebro.

Quando crianças, aprendemos a contar, ler e escrever. Quando crescemos, queremos saber como gerir diferentes projetos, responsabilidades e atividades. Todos esses exemplos são a representação perfeita de como, a cada dia, somos constantemente levados a aprender algo novo para continuar nosso processo evolutivo.

Mesmo no trabalho, a realização pessoal tem a ver com os interesses e curiosidades de cada um de nós. Aprender coisas novas, não ficar entediado e sentir que está a progredir é crucial para seus funcionários. A motivação para o trabalho e os objetivos do negócio também dependem disso.

👉 Descarregue nosso teste para medir a motivação dos funcionários e use os resultados para estimular a produtividade da sua equipa

lifelong learning exemplos

A importância do Lifelong learning para uma empresa

Mas por que eu deveria estar interessado no Lifelong learning? Quais são os benefícios reais para o meu negócio? Pode-se pensar, erroneamente, que a contratação constante de trabalhadores competentes e qualificados pode ser suficiente para garantir o desenvolvimento econômico e a longevidade de sua empresa. Mas a realidade é outra.

Para sobreviver num mundo em constante mudança, a formação interna torna-se absolutamente essencial.  Nesse caso, a verdadeira vantagem competitiva das empresas se dá pela capacidade de inovar. Isso significa que deve dar a seus funcionários a oportunidade de serem o mais versáteis possível, para serem capazes de ampliar seus conhecimentos e expandir seu potencial.

Estabelecer uma cultura organizacional  que inclui o Lifelong learning no local de trabalho ajuda a manter o comprometimento dos funcionários e traz uma série de benefícios que nenhuma empresa deveria querer perder. Vamos ver juntos quais são as maiores vantagens do Lifelong learning.

1) Garante funcionários mais qualificados

Por razões óbvias, quanto mais amplo o conhecimento de uma pessoa, mais habilidades são adquiridas. Quando um funcionário se compromete a iniciar um caminho de Lifelong learning , ele se compromete exatamente neste sentido. Na verdade, existe uma forte correlação entre a capacidade de resolver muitos problemas diferentes e a facilidade de aprender novas habilidades.

A vontade de aprender levará seus colaboradores a estarem mais imersos e determinados. Com isso, eles têm mais confiança para enfrentar novos e exigentes desafios dentro de sua equipa e de sua empresa. Isso só pode ser uma vantagem para os gestores de RH e empregadores. Os funcionários que mais se envolvem no Lifelong learning são geralmente os mais produtivos.

2) Melhora o espírito de equipa

Principalmente quando se trata de formações em grupo, se seus funcionários estudam e passam mais tempo juntos, é natural que tenham a chance de se conhecerem melhor. O bom relacionamento interpessoal é muito importante. Isso porque garante uma comunicação positiva e eficaz dentro de cada equipa.

O espírito de equipa é um componente essencial para o sucesso de qualquer projeto. Não é à toa que ações de team building é algo em que empresas em todo o mundo continuam a investir . Faz parte da união natural entre habilidades técnicas e interpessoais , saberes práticos e consciência emocional que levam cada indivíduo a poder dar o seu melhor e expressar todo o seu potencial.

👉 Plano de Comunicação Interna: Modelo para download + 5 dias para criar o seu

3) Expande suas oportunidades de negócios

Não se trata apenas de poder ter funcionários mais produtivos e melhorar as relações pessoais. Graças aos novos conhecimentos adquiridos pelos seus colaboradores ao longo do caminho de aprendizagem contínua, surge a chance de aproveitar novas oportunidades de negócio e explorar novos horizontes para a sua organização.

Poderá explorar novas áreas e não só alargar o alcance da sua empresa. Para além disso, fica mais fácil modificar ou expandir o tipo de serviço oferecido. Adquirir novas competências representa uma situação vantajosa para ambas as partes, tanto a sua empresa como os seus colaboradores.

formacao profissional continuada

4) Aumenta o sentimento de pertença de seus funcionários

Quando uma empresa investe constantemente tempo e dinheiro em seus funcionários, indiretamente isso lhes dá uma motivação mais do que válida para se sentirem apreciados e valorizados . Se um funcionário sabe que seu empregador se preocupa com seu desenvolvimento e crescimento profissional, ele se sente mais envolvido nas atividades da empresa e, consequentemente, tem o melhor desempenho.

Da mesma forma, o sentimento de pertença aos funcionários é um dos principais elementos que permite às empresas evitar a rotatividade excessiva de pessoal. Um trabalhador vinculado à sua empresa, ciente de que investimentos estão constantemente sendo feitos em seu futuro, tem muito menos chance de mudar de emprego do que um empregado que não vê suas necessidades valorizadas da mesma forma.

5)Melhora o Employer branding

O mercado de trabalho está competitivo como nunca antes. Está repleto de empresas que pagam bem, têm uma ótima cultura corporativa e oferecem benefícios atraentes e competitivos. Então, como é possível se diferenciar da concorrência e atrair os melhores talentos?

Oferecer um plano de Lifelong learning claro e definido pode ser uma vantagem competitiva incrível. Isso ajuda na hora de se posicionar melhor do que seus concorrentes. O salário nem sempre é o discriminante fundamental. Melhorar o employer branding, ou a imagem que sua empresa tem aos olhos dos candidatos em potencial, pode torná-lo a primeira escolha dos trabalhadores que você está a tentar contratar.

6)Prepara seus líderes do futuro com Lifelong learning

Um dos principais benefícios da educação continuada é que ela pode atrair e motivar os funcionários. Isso inclui a possibilidade de eles terem voz ativa nos planos de carreira. Depois de explorar várias áreas de especialização, eles podem querer se colocar à disposição de outros funcionários e usar sua experiência para se tornarem mentores.

Criar novos líderes não é o único benefício. Os gestores também podem se beneficiar de um formação contínua. O exemplo positivo de um líder tem um grande impacto no resto da equipa e na empresa.

7) O Lifelong learning melhora a autoestima e o bem-estar mental dos seus funcionários

Existe uma correlação entre aprender e melhorar a condição de saúde mental das pessoas. Aprender novas habilidades ajuda a manter vivo o “fogo” dentro de cada um de nós, dá um senso de propósito, aumenta sua confiança em suas habilidades e melhora a auto-estima .

Além disso, o Lifelong learning ajuda a elasticidade mental e pode ter um poderoso efeito anti-envelhecimento. Se pensarmos bem, o cérebro é um pouco como um músculo, e apenas treinando constantemente nós podemos ser capazes de mantê-lo saudável e em forma . Para qualquer empresa, ter funcionários com uma mente nova e flexível é sempre importante.

aprendizagem continua

Como implementar a Lifelong learning: exemplos práticos

Como vimos, toda empresa deve oferecer um caminho de formação e desenvolvimento. Esta formação deve incidir diretamente sobre o setor em que a empresa atua. No entanto, não é só isso. A gestão do plano de carreira dos colaboradores e o desenvolvimento de uma cultura empresarial saudável também fazem parte de uma utilização racional da formação.

Mas como implementar o Lifelong learning de forma eficaz? Existem muitas oportunidades de aprendizagem que podem ajudar os funcionários. Aqui estão alguns exemplos que podem ajudar.

Conferências especializadas

Os custos das conferências podem ser elevados: entre inscrições, viagens e despesas diversas, é vital que haja um bom motivo para enviar um funcionário. Mas as conferências especializadas podem ser um verdadeiro tesouro de novas informações.

O aspeto positivo das conferências, aliás, é que incluem inúmeras apresentações e sessões focais que podem abranger temas fundamentais para o crescimento profissional dos colaboradores. Os participantes podem retornar de uma conferência mais competente e capazes de resolver os problemas da sua empresa, ou obter uma melhor consciência dos problemas que possam surgir no futuro.

Webinar do Setor

Os webinars  são geralmente cursos ou sessões online focadas em uma área de aprendizagem específica. Um webinar é, em poucas palavras, um seminário online que um funcionário pode participar para obter informações e opiniões sobre qualquer assunto.

O colaborador geralmente pode participar usando diferentes formatos, o que pode atender às suas necessidades de forma mais flexível. Os webinars costumam ser uma ótima maneira de se manter atualizado. Comparadas às conferências, elas têm um custo bem menor ou, em alguns casos, são até gratuitas.

👉 Por exemplo, encontre aqui todos os nossos webinars de Recursos Humanos

Desenvolvimento de Soft skills

As soft skills são habilidades de inteligência emocional relacionadas às pessoas e nos ajudam a interagir da maneira certa com os outros. Ao contrário das hard skills (que são específicas apenas para alguns empregos), as soft skills são muito úteis em todos os setores e em qualquer tipo de trabalho.

Hoje em dia, as soft skills são universalmente reconhecidas como competências fundamentais em qualquer contexto de trabalho. Estas são algumas soft skills fundamentais:

E mesmo que não tenham uma aplicação técnica e específica em nenhum trabalho, assim como as hard skills, as soft skills também podem ser adquiridas por meio de uma formação adequada. Isso pode ser feito por exemplo com sessões de coaching e mentoring.

Cursos de formação online

Ao contrário de um webinar, que geralmente representa um único evento, uma formação profissional online pode, em alguns casos, substituir um curso presencial. Estes cursos tendem a durar várias semanas ou meses, com aulas que abordam tópicos relacionados e que seguem uma progressão didática clara.

A internet está repleta de plataformas que oferecem uma infinidade de cursos que atendem a qualquer necessidade: das habilidades mais técnicas às criativas, da liderança à comunicação no escritório, para todos os gostos. Os cursos online costumam ser uma maneira excelente e de baixo custo de ajudar um funcionário a adquirir novas habilidades e conscientização.

Se, por exemplo, percebe que um de seus funcionários tem excelente potencial de gestão, mas infelizmente não tem conhecimento sobre os aspetos mais analíticos do seu negócio, um curso online pode permitir que ele preencha essa lacuna. É uma forma de aprender essa nova habilidade sem gastar muito tempo.

👉 Assista ao workshop sobre Talent Acquisition online

Ebook: Guia de formação interna nas empresas 

Se busca um material completo sobre o assunto, aqui está. Elaboramos um ebook com as principais etapas para desenvolver um plano de formação interna nas empresas de forma eficiente. Veja como organizar estas formações, detetar necessidades e medir resultados.

⬇️ Descarregue abaixo o Ebook ⬇️

ebook formacao nas empresas

Gestão da formação interna com um Software

Já vimos que uma formação profissional constante é fundamental. Mas como gerir todos os processos e relacionados à formação de funcionários ?

O software de RH da Factorial fornece aos empregadores e gestores de RH inúmeras funções, incluindo uma ferramenta completa para gerir as formações internas da empresa. Com este sistema, é possível:

  • Acompanhar todos os cursos de formação planeados e em andamento e monitorar as taxas de participação, conclusão e custos envolvidos.
  • Verificar o progresso dos seus funcionários. Veja se os resultados esperados foram obtidos.
  • Solicitar o feedback dos colaboradores que participaram.
  • Ter todos os dados de que precisa em um só lugar com relatórios especializados.

Quer testar essa ferramenta na sua empresa? Experimente a Factorial por 14 dias grátis e veja como é possível otimizar a gestão da formação na sua empresa.

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário