Ir para o conteúdo

Ética empresarial: O que é e por que ela é tão importante?

·
7 minutos de leitura
etica empresarial

Falar sobre ética empresarial é mais importante do que nunca. Isso não só pela imagem que uma empresa projeta perante os seus clientes e o público em geral , mas também para que ela atraia os melhores talentos, ou seja, profissionais que podem agregar muito valor ao negócio.

As empresas não são mais simplesmente o lugar onde os funcionários vão trabalhar. Agora, as organizações devem ter valores concretos e significativos. É que o mercado está a mudar, e a concorrência na busca por bons profissionais cresce cada vez mais.

Dessa forma, cada vez mais os millennials fazem parte da força de trabalho de qualquer organização e, para eles, questões como diversidade no trabalho e a responsabilidade social corporativa são muito importantes.

Em resumo, é tudo sobre a identidade da empresa: como as decisões são tomadas, de que forma as pessoas são tratadas, como funcionam os processos… e muitas outras coisas. E tudo isso é parte da ética empresarial. A ética no trabalho também determina como uma organização atua e quais decisões ela toma.

Neste artigo iremos explicar o que é ética empresarial, como garantir que sua empresa tenha um código de ética alinhado à cultura organizacional e porque isso é tão importante.

software-rh

O que é ética empresarial?

A ética empresarial é o conjunto de valores e normas que refletem a cultura da empresa e que tem como objetivo melhorar aspectos como o meio ambiente e o ambiente de trabalho, promover a igualdade, o respeito pelos direitos, etc.

O código de ética é aquele que a empresa segue no desempenho de sua atividade cotidiana e toma decisões que envolvem ou não dilemas éticos, na gestão de seus funcionários e na responsabilidade com a sociedade em geral.

Ter uma boa ética empresarial não só tornará a empresa atrativa para mais e melhores profissionais, aqueles que podem escolher a empresa com a qual querem crescer e o projeto em que mais acreditam, mas também gerará confiança entre clientes ou consumidores .

A seguir, definimos alguns aspetos, valores e conceitos encontrados na ética empresarial das organizações.

Responsabilidade social corporativa (RSC)

Em resumo, a responsabilidade social é a consciência do impacto que as decisões de cada um terá na sociedade, seja no presente ou no futuro. A Responsabilidade social corporativa é isso, mas vinculada a uma empresa.

A responsabilidade social tem a ver com a ética e a moral. Isso inclui as ações que são realizadas e que afetarão outros membros da sociedade.

Hoje, são muitas as empresas que destinam parte de seu orçamento para políticas sociais e que visam ajudar nos problemas sociais e / ou ambientais.

👉Saiba mais sobre Responsabilidade Social nas empresas aqui e veja como implementar ações efetivas

Criação de Valor Partilhado

Já falamos sobre este conceito, embora talvez com outros nomes. A criação de valor partilhado nada mais é do que a capacidade de uma empresa não só resolver um problema do cliente (com o produto ou serviço que oferece), mas também fazer parte de uma mudança social para resolver um problema mais global , ou seja, que não afeta apenas sua função comercial, por assim dizer.

Ética ambiental

Toda empresa, por menor que seja, tem impacto no meio ambiente. Seja pelo consumo de energia, emissão de ruídos, gases, produção de resíduos, etc.

É por isso que as organizações devem decidir como dar resposta a esta consequência do exercício da sua atividade, e um dos valores básicos da ética empresarial será a sustentabilidade corporativa.

Cada vez mais vemos a importância da sustentabilidade para as empresas de hoje e de amanhã. As empresas que não são sustentáveis ​​acabarão desaparecendo mais cedo ou mais tarde, pois o problema das mudanças climáticas é um dos maiores de nosso tempo.

Dessa forma, funcionários e consumidores preocupam-se mais e mais com o facto de uma empresa estar alinhada com valores de sustentabilidade, e esse é um dos maiores desafios atuais das organizações.

etica empresarial exemplos

Como funciona a ética empresarial?

Vamos ver de outra maneira: A ética empresarial são os limites que a empresa decide não ultrapassar. Inclui também os objetivos que busca atingir , por mais utópicos que sejam, a nível social e ambiental.

Isso não se refere apenas à destinação de parte do orçamento anual para uma causa específica, mas também representa uma estrutura e padrão comportamental dentro do qual a empresa deve atuar minimamente (por exemplo, com a diversidade no ambiente de trabalho, reciclagem etc.)

Vantagens de ter uma boa ética empresarial

Já falamos sobre algumas delas, mas vamos rever uma a uma todas as vantagens para uma empresa que cultiva uma boa ética empresarial.

  • Estar sempre de acordo com as normas da legislação:

Se guiar por um bom código de ética na empresa também é uma forma de garantir que nenhum direito seja violado. Isso porque é mais difícil que a organização sofra denúncias ou faça parte de alguma ilegalidade, pois vai atuar dentro das normas legais que a ética empresarial impõe.

  • Atração de talentos de qualidade e mais preparados:

No passado, as empresas podem ter escolhido os funcionários que queriam fazer parte de sua força de trabalho … mas hoje, muitas vezes, acontece exatamente o contrário. Os melhores profissionais buscam empresas com as quais se identificam. Então, o empregador deve oferecer mais do que o salário e benefícios que todos oferecem. O profissional espera encontrar um local de trabalho que partilhe a mesma missão, visão, ética e moral.

  • Construção de uma relação de confiança com clientes em potencial:

Todas as empresas têm muitos concorrentes. Por isso, o consumidor ou cliente não buscará apenas a satisfação de sua necessidade ou a qualidade do serviço. A a ética empresarial conta cada vez mais. Muitos consumidores consideram empresas que vão fazer a mudança social ou ambiental que lhes interessa. A conscientização do consumidor ganha força nas decisões de compra hoje em dia.

  • Ser mais atraente para investidores e acionistas:

É sempre interessante encontrar investidores ou acionistas, e eles têm maior probabilidade de investir dinheiro em empresas que tenham uma boa ética empresarial.

codigo de etica

  • Melhora a satisfação dos funcionários:

Se seus funcionários sentirem que estão a fazer seu trabalho para um bem maior ou a ajudar uma causa importante com seus esforços, eles ficarão mais motivados para isso. Isso fará com que sua equipa tenha profissionais mais dedicados e satisfeitos. Assim, eles estarão mais preocupados pelo bem da empresa e pelo objetivo corporativo.

  • Acesso a benefícios sociais

Para que cada vez mais empresas desenvolvam uma política social com uma boa ética empresarial, existem vários benefícios sociais de que podem usufruir. Um deles é, por exemplo, poder deduzir impostos.

  • Sua empresa poderá ser um modelo no mercado

O efeito dominó que as empresas com boa ética corporativa produzem nas outras é muito grande. Isso porque desta forma estas se sentem motivadas a oferecer o mesmo “valor acrescentado”. dessa forma, sentem que podem ser mais elegíveis para os seus consumidores e atrair os melhores talentos.

Exemplos positivos de ética empresarial

A Bimbo, empresa líder mundial em panificação, foi recentemente reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo em 2021 pelo The Ethisphere Institute. Esta instituição avalia as empresas de acordo com cinco indicadores:

  • Conformidade regulatória (representa 35% da avaliação)
  • Responsabilidade social (representa 20% da avaliação)
  • Cultura ética (representa 20% da avaliação)
  • Governança corporativa (representa 15% da avaliação)9
  • Liderança, inovação e reputação (representa 10% da avaliação)

Esta avaliação é atribuída a partir da formulação de mais de 200 questões sobre a cultura da empresa. Além disso, aborda suas práticas ambientais, diversidade, iniciativas e as atividades éticas que desenvolve.

etica negocios

E no mesmo ranking está a 3M , multinacional americana dedicada à pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de diversas tecnologias. Esta empresa garante que seu código de ética é uma clara vantagem sobre seus concorrentes!

No ano de 2021, as mais de 200 perguntas feitas às empresas candidatas a entrar neste ranking estavam relacionadas ao contexto da pandemia Covid-19, fatores globais de saúde, fatores ambientais e sociais, segurança, inclusão, justiça social e equidade .

Como um software pode ajudá-lo a melhorar a ética nos negócios?

Muitos departamentos de Recursos Humanos estão sobrecarregados com a papelada produzida. A gestão de documentos é uma das principais causas. Recibos de vencimento, contratos, folhas de presença: Tudo em papel. Nada bom para o meio ambiente, certo?

Além disso, os profissionais de RH gastam muito tempo em tarefas administrativas e burocráticas. Com isso, não conseguem definir uma estratégia de gestão de talentos efetiva. O resultado é a falta de estratégias para capacitar seus funcionários e melhorar sua satisfação com a empresa.

Por isso, muitas vezes sobra pouco tempo para criar um código de ética eficaz e realista para a empresa. Mas então, qual a solução? 

Que tipo de software pode ajudar os departamentos de RH a desenvolver uma boa ética corporativa? Aquele que automatiza todas as tarefas manuais que ocupam tanto tempo dos gestores de Recursos Humanos .

Tarefas como controlo de assiduidade, gestão de ausências, gestão de documentos, seleção de pessoal , avaliação de desempenho … há muitos processos que podem ser automatizados, digitalizados e otimizados com um software especializado e all-in-one.

Veja a seguir:

Digitalização e sustentabilidade

A digitalização da empresa e, sobretudo, da gestão documental , também ajuda uma organização a ter um menor impacto no ambiente, graças à quantidade de papel e outros recursos que deixará de utilizar .

Procure softwares que, além de gerir o armazenamento e envio de documentos da empresa online e digitalmente, ofereçam segurança da informação e assinatura eletrônica, como a Factorial .

A transparência vem de uma boa comunicação

Uma comunicação clara, transparente e honesta , interna e externamente, aumenta a confiança na empresa. Agora, mais e mais empresas estão a mostrar abertamente seus processos, dados e ações que realizem. Isso porque os consumidores querem se conectar com uma empresa que se alinha com sua filosofia de vida.

Por outro lado, a comunicação interna é de vital importância para que os colaboradores. Com ela, podem verificar se a sua organização está a cumprir uma boa política de ética empresarial.

Obtenha um software ou ferramenta que ajude equipas e departamentos a se comunicar, que crie um sentimento de pertencimento, que proporcione um lugar onde a comunicação é bidirecional e o funcionário está sempre informado de tudo.

Quer saber se o software da Factorial é para si? Registe-se já e faça um teste grátis.

✅ Experimente o software da Factorial gratuitamente e ajude o RH a definir a melhor ética corporativa para sua empresa!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário