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plano de carreira como fazer

Plano de Carreira: O que é e como fazer? [+Modelo grátis]

Servem para atrair e “apaixonar-se” pelo talento, são vitais para atingir os objetivos de negócio e fazer uma sua empresa crescer. Os planos de carreira de RH são um instrumento fundamental que muitas vezes não é levado em consideração. Mas como fazer um Plano de carreira? Descubra tudo o que precisa saber sobre essa ferramenta e como desenvolver a sua, aqui.

Se há algo que define o futuro de uma empresa, é a forma como ela administra o seu capital. E se falamos sobre qual é o capital mais importante de uma organização, sempre será o capital humano. Os planos de carreira de RH são uma arma fundamental na batalha pela retenção de talentos.

O que é um Plano de Carreira?

A rigor e quando nos referimos à esfera pessoal ou individual de uma pessoa, o planeamento de uma carreira profissional é uma espécie de plano imaginário constituído por instâncias-chave, com o intuito de atingir um objetivo profissional específico.

Isso guiará de forma decisiva as decisões que uma pessoa toma e pode mudar ao longo de sua vida, influenciada por fatores internos e externos. Os planos de carreira não são imutáveis, pelo contrário e, na maioria dos casos, se modificam à medida que a pessoa descobre novos interesses, paixões ou áreas de trabalho onde atua com maior ou menor sucesso.

As projeções de carreira devem ser avaliadas anualmente, uma vez que, de acordo com esta, surgirão oportunidades e desafios não só na formação profissional e extracurricular, mas naturalmente, no que diz respeito à colocação profissional.

software rh

Planos de carreira em uma empresa

Os planos de RH, também chamados de planos de carreira ou gestão de carreira, podem ser descritos como um “roteiro”, que lista as metas de carreira de curto, médio e longo prazo esperadas de um trabalhador.

Isso ajuda a empresa a definir e gerar indicadores-chave para medir o desempenho no trabalho , e o funcionário a saber exatamente quais ações podem ser tomadas para atingir seus objetivos. Perceber como fazer um plano de carreira é fundamental para que ele seja estruturado da maneira correta.

Um plano de carreira ajuda os trabalhadores a:

  • Tomar decisões diárias.
  • Identificar os obstáculos em seu desenvolvimento e de sua equipa e área.
  • Reconhecer oportunidades de crescimento para si e para a empresa.
  • Aprimorar as principais habilidades.
  • Assumir a responsabilidade e melhorar a comunicação com colegas e supervisores

Benefícios dos planos de carreira

A área de recursos humanos deve ter um interesse ativo e prioritário ao contemplar o desenvolvimento de planos de carreira para seus funcionários. Devem ser pensados ​​para indicar e satisfazer as necessidades e demandas da empresa com o objetivo último de defender o seu crescimento.

Para isso, os profissionais de RH devem preparar-se para saber como fazer um plano de carreira adaptado a diferentes cargos e funções.

Em RH, este elemento deve necessariamente garantir que a sucessão gerencial seja ordenada e eficiente, de forma que as renovações de cargos de direção e supervisão sejam feitas por pessoas altamente qualificadas e, ainda, treinadas dentro da empresa. No entanto, algumas pessoas ainda não sabem o porquê da importância de um plano de carreira.

plano de carreira

Alguns dos benefícios de fazer um plano de carreira são:

  • Contribui para o desenvolvimento individual e organizacional e o alcance efetivo dos objetivos corporativos.
  • Ajuda a melhorar o employer branding. Os planos de carreira melhoram a imagem das empresas no mercado de trabalho.
  • Faz com que os trabalhadores percebam melhor suas funções.
  • Encoraja o desenvolvimento de capacidades talvez não descobertas anteriormente.
  • Alimenta a mobilidade vertical dentro de uma empresa.
  • Promove o desenvolvimento pessoal e as habilidades interpessoais (soft skills).
  • Melhoram significativamente a experiência dos funcionários.

Plano de carreira e Retenção de talentos

Como mencionamos no início, uma das principais vantagens do desenvolvimento de estratégias de crescimento profissional em RH, é o que se reflete diretamente na redução da taxa de rotatividade.

Combater a “fuga de cérebros” é a chave para garantir a retenção de talentos. Esse elemento ajuda a conservar dois aspetos vitais de qualquer negócio: tempo e dinheiro. E isso pode ser refletido em um indicador chave, o ROI.

Segundo relatório divulgado pelo LinkedIn em 2018, dos 4.000 profissionais consultados em todo o mundo, uma esmagadora maioria (93% para ser exato), garantiram que fariam mais tempo na empresa se ela investisse em sua carreira.

Isso se deve principalmente ao fato de que hoje a maior parte da força de trabalho global (aproximadamente 80%) é composta por pessoas da da geração do millenial. Ao contrário do que acontece com as gerações anteriores, os profissionais que têm entre 25 e 35 anos valorizam, além do salário normal, o chamado “salário emocional” e aqui entra em cena ter um plano de carreira.

Tipos de Plano de carreira

Antes de saber como fazer um  plano de carreira, é preciso perceber que tipos existem. Ao desenvolver um plano de carreira, também é importante ter em mente que este atenderá não apenas aos nossos objetivos, mas também terá uma estrutura específica de acordo com o tipo de competência que abordam.

Podemos, desta forma, diferenciar entre pelo menos três tipos de plano de carreira:

  • Orientado para o autoconhecimento.
    Um dos principais objetivos desse tipo de plano de carreira é dotar os colaboradores de competências suficientes para que possam tomar mais e melhores decisões. Procurará reforçar habilidades como inteligência emocional e comunicação.
  • De treinamento e crescimento.
    Aprendizagem, prática e experiência são os três pilares desse tipo de plano. O principal objetivo é que os colaboradores ganhem antiguidade na empresa ao mesmo tempo que adquirem o domínio total do desempenho das suas funções no cargo que ocupam.
  • Com base na produtividade.
    Gestão do tempo, equilíbrio na aplicação dos recursos e cumprimento dos objetivos. Os planos de carreira baseados na produtividade são aqueles mais relacionados à gestão e funções empresariais.

exemplo plano de carreira

Planos de carreira, exemplos

De modo geral, são as grandes empresas e corporações que oferecem aos seus trabalhadores programas de formação e educação, bem como de promoção profissional.

Apesar de esses tipos de estratégias serem, em sua maioria, internos, as empresas com foco em branding e marketing de funcionários tendem a divulgar esse tipo de informação, pelo menos parte delas, em seus sites. Se procura inspiração, deixamos-lhe quatro exemplos que o ajudarão a desenvolver o plano de carreira da sua empresa:

Como fazer um Plano de carreira em cinco etapas

Se a sua empresa ainda não possui planos de carreira para oferecer aos funcionários potenciais e existentes, o bom é que você terá mais espaço para experimentar e flexibilizar as ideias que coloca em prática neste sentido. Primeiramente, para perceber como fazer um plano de carreira, é preciso planear e saber sobre o negócio.

No entanto, para facilitar essa tarefa, é possível iniciar essa estratégia colocando esses cinco princípios em ação. 

gestao de carreira

5 Passos para considerar ao fazer um plano de carreira:

  1. Priorize o plano de negócios e os objetivos da empresa.
    O que planeja colher no próximo ano? Quais áreas geram mais renda? Quais são os departamentos e funções fundamentais? Existem perspectivas de abertura de novos mercados?
    Essas e outras questões devem orientar seus pensamentos ao gerar planos de carreira. Veja quais funções priorizar, quais incentivos oferecer e como fazer um plano de carreira mais alinhado aos objetivos da empresa.
  2. Identifique áreas e funcionários que já estão prontos para um plano de carreira.
    A próxima etapa será compilar uma lista de funcionários que você acha que estão prontos para a próxima etapa em suas carreiras. Esses são provavelmente os colaboradores de melhor desempenho ou aqueles que já demonstraram grande potencial. O próximo passo será criar um plano personalizado adaptado a cada função.
  3. Comunique o plano às pessoas afetadas.
    Será inútil saber como fazer um plano de carreira se nenhum de seus funcionários souber disso. Anunciar novas iniciativas em plataforma de comunicação interna e até mesmo mencioná-las durante os processos de recrutamento é a melhor opção para convocar e reter profissionais que possam ter alta performance.
  4. Crie etapas de avaliação.
    Ao saber como fazer um plano de carreira e quem já possui um, é necessário gerar etapas de avaliação para saber o quão envolvido no plano de carreira o funcionário está e, também, saber se essa jornada foi bem pensada e comunicada.
  5. Concentre-se no feedback.
    Eventualmente, e com o passar das semanas, os trabalhadores devem saber em que estágio de seu plano de carreira estão, o quão perto (ou longe) de atingir seus objetivos e, em geral, o que o futuro emprego reserva na empresa. É vital neste momento saber dar feedback, especialmente se é negativo ou não é o ideal.

Modelo de plano de carreira empresarial

Os planos de carreira são parceiros incondicionais da área de recursos humanos. Eles ajudam a atrair talentos e a mantê-los por muito tempo. Isso facilita o alcance dos objetivos de negócios e a obtenção de altos padrões de produtividade e projeção a médio e longo prazo. Por isso, saber como fazer um plano de carreira é essencial na área de RH.

Agora que já sabe todos os benefícios de aplicar aos seus colaboradores um bom modelo de plano de carreira. Não sabe por onde começar e ainda não percebeu como fazer um plano de carreira?

Elaboramos um modelo de plano de carreira para ajudá-lo a iniciar esse processo.


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