Ir para o conteúdo

Plano de Carreira: o que é e como fazer um? [+ modelo grátis]

·
8 minutos de leitura
plano de carreira

Neste artigo apresentamos-lhe um dos instrumentos fundamentais de RH, o plano de carreira. Descubra o que é um plano de carreira, os seus benefícios, como esta ferramenta pode ajudar na retenção de talentos e, ainda lhe indicamos, 5 etapas principais para a criação de um.

Os planos de carreira servem para atrair talento e, por isso, são vitais para atingir os objetivos de negócio e fazer a sua empresa crescer. No entanto, acontece muitas vezes que este instrumento não é tido em consideração.

Os colaboradores da sua empresa são um dos elementos mais importantes para o sucesso da mesma. É por isso que queremos informá-lo sobre a importância do desenvolvimento de planos de carreira para os seus colaboradores.

Tabela de Conteúdos:

✅ Peça uma demonstração do software da Factorial que o ajuda no desenvolvimento dos funcionários!

O que é um Plano de Carreira?

Quando nos referimos à esfera pessoal ou individual de uma pessoa, o planeamento de uma carreira profissional é uma espécie de plano imaginário constituído por instâncias-chave, com o intuito de atingir um objetivo profissional específico.

Isso guiará de forma decisiva as decisões que uma pessoa toma e pode mudar ao longo da sua vida, influenciada por fatores internos e externos. Os planos de carreira não são imutáveis, pelo contrário e, na maioria dos casos, modificam-se à medida que a pessoa descobre novos interesses, paixões ou áreas de trabalho onde atua com maior ou menor sucesso.

As projeções de carreira devem ser avaliadas anualmente, uma vez que, de acordo com esta avaliação, surgirão oportunidades e desafios não só na formação profissional e extracurricular, mas naturalmente, no que diz respeito à colocação profissional.

👉 Leia também o artigo sobre Gestão de carreiras: o que é, vantagens e estratégias para implementação [+Modelo grátis]

Porque existem planos de progressão de carreira numa empresa?

Os planos de RH, também chamados de planos de carreira ou gestão de carreira, podem ser descritos como um “roteiro” que lista as metas de carreira de curto, médio e longo prazo esperadas de um trabalhador.

Isso ajuda a empresa a definir e gerar indicadores-chave para medir o desempenho no trabalho, e o funcionário a saber exatamente que ações podem ser tomadas para atingir os seus objetivos. Perceber como fazer um plano de carreira é fundamental para que o mesmo seja estruturado da maneira correta.

💡 Quer avaliar os objetivos da sua empresa e funcionários? Descubra como o software da Factorial o pode ajudar!

Um plano de progressão de carreira ajuda os trabalhadores a:

  • Tomar decisões diárias;
  • Identificar os obstáculos no seu desenvolvimento profissional e no da sua equipa e área;
  • Reconhecer oportunidades de crescimento para si e para a empresa;
  • Aprimorar as principais habilidades;
  • Assumir a responsabilidade e melhorar a comunicação interna com colegas e supervisores.

⬇️ Veja o vídeo abaixo e descubra o que pensam as gerações mais novas sobre o futuro das suas carreiras profissionais! ⬇️

Benefícios dos planos de progressão de carreira

A área de recursos humanos deve ter um interesse ativo e prioritário de contemplar o desenvolvimento de planos de carreira para os funcionários. Devem ser pensados ​​para indicar e satisfazer as necessidades da empresa, com o objetivo final de defender o seu crescimento.

Para isso, os profissionais de Recursos Humanos devem preparar-se para saber como fazer um plano de carreira adaptado a diferentes cargos e funções.

Em RH, este elemento deve necessariamente garantir que os planos de sucessão são ordenados e eficientes, de forma a que as renovações de cargos de direção e supervisão sejam feitas por pessoas altamente qualificadas e, ainda, treinadas dentro da empresa. No entanto, algumas pessoas ainda não sabem o porquê da importância de um plano de desenvolvimento de carreira.

Alguns dos benefícios de fazer um plano de carreira são:

  1. Contribuir para o desenvolvimento individual e organizacional, e o alcance efetivo dos objetivos corporativos;
  2. Ajudar a melhorar o employer branding. Os planos de carreira melhoram a imagem das empresas no mercado de trabalho;
  3. Fazer com que os trabalhadores percebam melhor suas funções;
  4. Encorajar o desenvolvimento de capacidades, talvez não descobertas anteriormente;
  5. Alimentar a mobilidade vertical dentro de uma empresa;
  6. Promover o desenvolvimento pessoal e as habilidades interpessoais, mais conhecidas por soft skills;
  7. Melhorar significativamente a experiência dos funcionários (conhecida em inglês por employee experience).

Benefícios do Plano de Carreira

Um plano de carreira ajuda na retenção de talentos?

Como mencionamos no início, uma das principais vantagens do desenvolvimento de estratégias de crescimento profissional em RH, é a redução da taxa de rotatividade.

Combater a rotatividade de pessoal é a chave para garantir a retenção de talentos. Esse elemento ajuda a conservar dois aspetos vitais de qualquer negócio: tempo e dinheiro. E isso pode ser refletido num indicador chave, o ROI.

Segundo um relatório divulgado pelo LinkedIn, em 2018, dos 4.000 profissionais consultados em todo o mundo, uma esmagadora maioria (93% para ser exato) garantiram que ficariam mais tempo na empresa se a mesma investisse na sua carreira.

Isto deve-se principalmente ao facto de que hoje a maior parte da força de trabalho global (aproximadamente 80%) é composta por pessoas da geração millennial. Ao contrário do que acontece com as gerações anteriores, os profissionais que têm entre 25 e 35 anos valorizam, além do salário normal, o chamado “salário emocional”. É aqui que entra em cena um plano de desenvolvimento carreira.

[Grátis] Modelo de Plano de Carreira

Os planos de carreira são parceiros incondicionais da área de recursos humanos. Como dissemos acima, ajudam a atrair talentos e a retê-los por muito tempo. Isso facilita o alcance dos objetivos de negócios e a obtenção de altos padrões de produtividade.

Agora que já sabe todos os benefícios de aplicar aos seus colaboradores um bom modelo de plano de carreira, está na altura de criar um para a sua organização.

Não sabe por onde começar e ainda não percebeu como fazer um plano de progressão de carreira? Elaborámos um modelo de plano de carreira para o ajudar a iniciar este processo!

⬇️ Descarregue o nosso modelo de Plano de Carreira abaixo! ⬇️

Modelo de Plano de Carreira

Factorial HR: o software de avaliação de desempenho que o ajuda a gerir carreiras

Ainda que um plano de carreira seja uma importante ferramenta para o crescimento de negócios e funcionários, é crucial que a avaliação de desempenho seja feita de forma eficaz e transparente para a criação de um plano de progressão justo.

Com um software de otimização de processos, como o da Factorial, poderá por exemplo:

É através de todas as métricas e funcionalidades do software Factorial que poderá delinear planos de progressão de carreira justos e transparentes!

software-rh-dp-360

✅ Experimente o software da Factorial durante 14 dias, sem compromisso, e veja como o podemos ajudar a gerir a carreira dos seus colaboradores!

Tipos de planos de progressão de carreira

Antes de saber como fazer um plano de carreira, é preciso perceber que tipos existem. Ao desenvolver um plano de desenvolvimento de carreira é, também, importante ter em mente que este atenderá não só aos seus objetivos, mas também terá uma estrutura específica de acordo com o tipo de competência que aborda.

Podemos, desta forma, diferenciar entre pelo menos três tipos de plano de carreira:

1) Orientado para o autoconhecimento

Um dos principais objetivos deste tipo de plano de carreira é dotar os colaboradores de competências suficientes para que possam tomar mais e melhores decisões. Procura, também, reforçar habilidades como inteligência emocional e comunicação.

👉 Conheça a importância da inteligência emocional no local de trabalho!

2) De treinamento e crescimento

Aprendizagem, prática e experiência são os três pilares deste tipo de plano. O principal objetivo é que os colaboradores ganhem antiguidade na empresa, ao mesmo tempo que adquirem o domínio total do desempenho das suas funções no cargo que ocupam.

💡 Utilize um software de RH para avaliar o desempenho dos seus colaboradores!

3) Com base na produtividade

Gestão de tempo, equilíbrio na aplicação dos recursos e cumprimento dos objetivos são a base deste tipo de plano de desenvolvimento de carreira. Os planos de carreira baseados na produtividade são aqueles mais relacionados à gestão e funções empresariais.

Exemplos de plano de carreira

De modo geral, normalmente, são as grandes empresas e corporações as que oferecem aos seus trabalhadores programas de formação e educação, bem como de promoção profissional.

Apesar desses tipos de estratégias serem, na sua maioria, internos, as empresas com foco em branding e marketing de funcionários tendem a divulgar esse tipo de informação no seu website. Se procura inspiração, deixamos-lhe 3 exemplos de empresas que o ajudarão a desenvolver a progressão de carreiras da sua empresa:

Exemplos de Plano de Carreira

5 etapas para elaborar um plano de progressão de carreira

Se a sua empresa ainda não possui planos de carreira para oferecer aos potenciais funcionários e/ou aos existentes, está na altura de criá-los!

Primeiramente, para perceber como fazer um destes planos, é preciso planear e perceber o negócio a fundo. Para facilitar essa tarefa, é possível seguir 5 passos essenciais.

1) Priorize o plano de negócios e os objetivos da empresa

O primeiro passo é aprender a priorizar os objetivos da empresa. Pense nas respostas para as seguintes questões:

O que quero recolher no próximo ano? Que áreas geram mais lucro? Quais são os departamentos e funções fundamentais? Existe a perspectiva de abertura de novos mercados?

Estas e outras questões devem orientar os seus pensamentos ao gerar planos de carreira. Entenda que funções priorizar, que incentivos oferecer e como fazer um plano de carreira mais alinhado aos objetivos da empresa.

2) Identifique áreas e funcionários que já estão prontos para um plano de carreira

A próxima etapa será compilar uma lista de funcionários que considera que estão prontos para a próxima etapa nas suas carreiras. Esses serão provavelmente os colaboradores de melhor desempenho ou aqueles que já demonstraram grande potencial. O próximo passo será criar um plano personalizado, adaptado a cada função.

3) Comunique o plano às pessoas afetadas

Será inútil saber como fazer um plano de carreira se nenhum dos seus funcionários souber que o está a criar. Deve anunciar estas novas iniciativas numa plataforma de comunicação interna e, até mesmo, mencioná-las durante os processos de recrutamento. Essa será a melhor opção para convocar e reter profissionais e equipas de alta performance.

💡 Descubra como otimizar e centralizar a comunicação interna da sua empresa, com a Factorial!

4) Crie etapas de avaliação

Ao saber como fazer um plano de carreira e que colaboradores já possuem um, é necessário gerar etapas de avaliação. A avaliação dos funcionários servirá para saber o quão envolvido no desenvolvimento da sua carreira o funcionário está, bem como se essa jornada foi bem pensada e comunicada.

5) Concentre-se no feedback

Eventualmente, e com o passar das semanas, os trabalhadores devem saber em que ponto do seu plano de carreira estão, bem como o quão perto (ou longe) estão de atingir os seus objetivos e, em geral, o que o futuro emprego reserva na empresa. É vital neste momento saber dar feedback, especialmente se é negativo ou não é o ideal.

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário