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Gestão de carreiras: o que é, vantagens e estratégias para implementação [+Modelo grátis]

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A gestão de carreiras tem vantagens tanto para os colaboradores como para as empresas. Conheça o conceito e as suas vantagens. Descubra ainda algumas estratégias para a sua implementação.

Todos os trabalhadores desejam evoluir na sua carreira. Este desejo motiva o bom trabalho de cada profissional no posto em que se encontra, ou então a procura por um novo emprego. E apesar de a evolução da carreira de cada um ser um desejo pessoal, as empresas também devem contribuir para isso.

Como? Através da gestão de carreiras nas organizações profissionais.

Neste artigo iremos explorar a definição de gestão de carreiras e as suas vantagens para as empresas. Iremos também dar-lhe ferramentas para que possa começar a implementar a gestão de carreiras na sua empresa.

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O que é a gestão de carreiras: definição

A gestão de carreiras refere-se a conjunto de práticas para estruturar o percurso profissional de um indivíduo. É um processo que deve ser pensado a longo-prazo. Ou seja, com o foco em futuras promoções e não apenas na posição ocupada inicialmente.

O processo de gestão de carreira é vantajoso para cada profissional, individualmente. Para além de abrir a porta a possíveis promoções, também aumenta o valor do profissional no mercado de trabalho. No entanto, as empresas também podem beneficiar deste processo. Vamos descobrir como.

📚 [Artigo] 12 técnicas para avaliar e aumentar a Produtividade do trabalho

Vantagens da gestão de carreiras nas empresas

Não são apenas os colaboradores que retiram frutos da gestão de carreiras. E quando a gestão de carreiras nas organizações é bem feita, pode resultar em muitos benefícios.

1) Aperfeiçoamento das capacidades de cada profissional

Todas as empresas querem os melhores profissionais consigo. Quer seja ao nível de competências técnicas, quer nas suas soft skills. Um profissional que esteja satisfeito com a sua evolução profissional, no cargo que ocupa, vai estar mais motivado. Para além disso, vai cometer menos erros e adotar sempre as melhores práticas em termos de trabalho.

Para além das hard skills, o aperfeiçoamento das soft skills também é importante. Promove o envolvimento de cada profissional com a equipa, e prepara os profissionais para um possível cargo de liderança.

Tudo isto vai contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador. Para além disso, vai estar a contribuir para a formação dos seus colaboradores, deixando-os satisfeitos com o seu desenvolvimento profissional. Todos saem a ganhar!

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2) Melhoria dos produtos e serviços prestados

Um colaborador motivado irá realizar o seu trabalho de forma mais profissional e competente. Com a motivação vem também a vontade de entregar o melhor trabalho possível. Assim, ao garantir a gestão de carreira dos seus colaboradores, estará também a aprimorar os seus serviços e produtos.

Isto trará mais vantagens à sua empresa, em termos de negócio e reputação de mercado.

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3) Mais competitividade no mercado

Uma equipa de colaboradores motivada dá origem a uma maior reputação no mercado de trabalho. Não só pelos produtos e serviços de qualidade, mas também pelo valor de cada colaborador.

Ao apostar na gestão de carreiras dos colaboradores está a trabalhar para a diminuição da rotatividade de pessoal. No entanto, também estará a garantir que atrai os melhores talentos para novos cargos.

Cada vez mais profissionais procuram empresas que valorizem as suas competências. Procuram também empresas que possibilitem o seu crescimento profissional. E ao implementar processos de gestão de carreiras nos recursos humanos da sua empresa, estará a transmitir essa mensagem.

Uma mensagem de valorização de colaboradores e progressão de carreiras. Não se esqueça também de fazer um Plano de Desenvolvimento Individual para cada colaborador.

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4) Maior taxa de retenção de talentos

Esta vantagem está diretamente relacionada com o ponto referido anteriormente. Colaboradores que se sentem valorizados, tendem a ficar nos seus cargos durante mais tempo. Não sentem a necessidade de procurar outra empresa porque veem as suas competências apreciadas onde se encontram.

Assim, se quer aumentar a sua taxa de retenção de talentos já sabe o que fazer. Aposte numa estratégia de gestão de carreiras.

📚 [Artigo] Retenção de Talentos: Os 7 erros mais comuns

Dicas para implementar a gestão de carreiras na sua empresa

Já sabe o que é a gestão de carreiras. Já sabe também o tipo de benefícios que este processo poderá trazer para a sua empresa e para as suas equipas. Agora, iremos dar-lhe algumas dicas de como poderá implementar o processo na sua empresa.

1) Gestão de Carreiras: Garanta um bom processo de seleção

Uma boa gestão de carreira depende não só da empresa, como também dos colaboradores. Assim, terá de fazer uma filtragem do tipo de colaboradores que procura logo no processo de seleção.

Foque-se naqueles que se encaixam nos objetivos da empresa. Tenha em atenção também a personalidade dos candidatos. Um candidato que tenha traços de personalidade que vão ao encontro do resto da equipa irá integrar-se de forma muito mais simples.

Uma nota adicional: para que estas dicas acima funcionem, deverá ter uma cultura organizacional bem definida. Deverá também proporcionar um ambiente que propicie o crescimento profissional. Assim, um novo colaborador terá mais facilidade em seguir um plano de gestão de carreira.

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2) Gestão de Carreiras: Mantenha a comunicação transparente

Para que a gestão de carreiras seja eficaz, é essencial que haja transparência na comunicação. Isto faz com que os colaboradores estejam sempre alinhados com as expectativas dos seus gestores. Evita também que os colaboradores tenham as suas próprias expectativas defraudadas.

Com uma linha de comunicação sempre aberta, garante que todos estão na mesma página, sempre. Alguns dos métodos de feedback que pode utilizar são:

  • Feedback unilateral: o colaborador faz a sua avaliação das chefias e do seu próprio trabalho. Pode também existir espaço para a sugestão de alterações e melhorias nos processos;
  • Feedback bilateral: o colaborador faz a sua avaliação das chefias, e recebe também uma avaliação por parte da chefia. Também aqui poderá existir espaço para a sugestão de alterações e melhorias nos processos;
  • Feedback 360º: um dos métodos mais abrangentes. Aqui, o colaborador avalia-se a si mesmo e é avaliado, e avalia, chefia e colegas.

Qualquer que seja o método pelo qual opte, aqui o importante será sempre manter a comunicação transparente. Uma prática benéfica para os colaboradores, para as chefias, e para os departamentos de recursos humanos.

E, não se esqueça, a comunicação interna nas empresas é fundamental!

📚 [Artigo] Comunicação Não-violenta: Siga estes 4 passos

3) Gestão de Carreiras: Acompanhe o desempenho dos colaboradores

Acompanhar e avaliar o desempenho dos funcionários é essencial para a gestão de carreiras. Para isso, deverá ter os indicadores definidos para que possa avaliar o desempenho cada profissional. E tanto a chefia como os colaboradores devem ter acesso a estas métricas. Desta forma, todos conseguirão avaliar o processo ou a necessidade de melhorias.

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4) Gestão de Carreiras: Estabeleça planos de carreira padronizados

Seguir planos de carreira padronizados pode ser uma forma eficiente de fazer a gestão de carreiras nas organizações. É também uma forma de dar a conhecer a cada colaborador onde poderão chegar dentro da organização. Se decidir seguir um plano de carreira padronizado, poderá optar por uma carreira em Y ou em W.

Carreira em Y

  • Nesta carreira, o colaborador começa em cargos mais baixos. Ao cumprir as etapas de crescimento poderá optar por duas vertentes. Uma delas é a carreira de especialista técnico, que não inclui a responsabilidade de uma chefia. A outra será a de gestor, que já implica tarefas de coordenação de equipa. Dependendo dos objetivos do colaborador, poderá optar por uma destas vertentes.

Carreira em W

  • Esta opção de progressão de carreira tem vindo a ganhar popularidade. Neste modelo, para além da opção de especialista e gestor, temos uma terceira opção. Essa opção é a de gestor de projetos. É uma opção interessante para quem pretende alcançar uma posição de liderança, mantendo algumas tarefas de especialista mais específicas.

📚 [Artigo] Liderança transformacional: Tudo o que precisa de saber

5) Gestão de Carreiras: Incentive a aprendizagem e a qualidade de vida

Incentivar os colaboradores a desenvolverem competências é também importante. Para isso, deve-se analisar o desempenho das equipas. Depois dessa avaliação, identificar quais as competências dos colaboradores que precisam de ser desenvolvidas. A partir daí, poderá desenvolver cursos, formações ou workshops que vão ao encontro dessas competências.

É igualmente importante incentivar a qualidade da vida pessoal dos colaboradores. Apesar de a gestão de carreiras e a remuneração serem duas faces da mesma moeda, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho também é importante.

Pessoas que têm um bom balanço entre trabalho e vida pessoal são mais felizes e motivadas. Algumas das medidas que poderá implementar passam por teletrabalho, dias “off” para a saúde mental e pedidos de férias sem limite legal imposto.

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Garanta uma boa gestão de carreiras com a Factorial

Muito mais que o software de Recursos Humanos, a Factorial poderá ajudá-lo a implementar a gestão de carreiras na sua empresa. Como? Vamos descobrir.

Avaliação de desempenho

Uma ferramenta de avaliação de desempenho irá simplificar o processo de dar e receber feedback. Utilize um dos modelos da Factorial e crie o seu. Avalie a satisfação dos colaboradores e garanta que a sua motivação e evolução continuam a aumentar.

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Sistema de Recrutamento e Seleção (ATS)

Para recrutar os melhores talentos, que se alinhem com a cultura da sua empresa, a melhor solução é usar o software de recrutamento. Crie um portal de empregos personalizado e faça a gestão do ciclo completo de recrutamento no software. Este sistema é personalizável e poderá adaptá-lo às necessidades da sua empresa.

Descubra mais aqui 👉 Funcionalidade Software Recrutamento e Seleção de Pessoal

Gestão de Férias e Ausências

Com a ferramenta de gestão de férias e ausências da Factorial, conseguirá fazer uma gestão integrada de todas as ausências e pedidos de férias. Saiba quando os colaboradores estarão ausentes e coordene a equipa nesse sentido. Garanta também que os colaboradores estão a usufruir das suas férias, uma parte essencial da gestão de carreiras.

Poderá ainda atribuir um regime de férias a cada colaborador, dependendo do seu estatuto. Tudo num só software, simples e prático.

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Dê o primeiro passo para a gestão de carreiras na sua empresa. E garanta o bem estar e a realização profissional dos seus colaboradores.

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Ana Matos é Content Manager da Factorial para o mercado português. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, dedica-se à criação, produção e gestão de conteúdos digitais em diferentes formatos desde 2017. Depois de alguns anos a trabalhar em agências de Comunicação e Marketing, especializa-se agora na área de Recursos Humanos & Tecnologia.

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