Ir para o conteúdo

Importância da Diversidade no Âmbito Laboral

·
4 minutos de leitura
Diversidade recursos humanos

À medida que a sociedade evolui e progride ao longo do tempo, o ecossistema de trabalho também passa por mudanças. Felizmente uma das tendências mais recentes que se espalha pelo mundo é a implementação de conjuntos mais diversificados de equipas e pessoas.

Ainda assim, muitas pessoas, especialmente minorias sociais e demografias não conformistas, esta é uma questão essencial cuja resposta irá afetar a saúde mental, produtividade e, em última análise, a experiência no seu local de trabalho. É certo que o ambiente profissional típico pode nem sempre ser íntimo. Contudo, hoje em dia, mais pessoas valorizam a qualidade de vida que uma empresa pode proporcionar fora e dentro do escritório.

Portanto, se a resposta não for óbvia, uma forma à prova de bala de saber se pode derrubar as suas paredes e ser o seu eu mais autêntico é perguntar: “Será que esta empresa valoriza a Diversidade?

O que significa realmente ‘Valorizar a Diversidade’?

Significa cuidar da sua equipa, valorizando todas as facetas dos seus empregados, indo além da simples nacionalidade e considerando positivamente a religião, idade, sexo, orientação sexual, cor da pele – tudo o que faz de alguém um ser humano único. Valorizar, promover e cuidar da individualidade é o que fará uma empresa crescer não só economicamente, mas sobretudo social e eticamente.

Em suma, uma empresa que valoriza e cuida da diversidade em todas as suas formas são uma empresa que não pratica, nem tolera qualquer, tipo de discriminação, exerce a igualdade nos seus empregados e respeita-os independentemente do seu estatuto. É isso que uma empresa que compreende a importância da diversidade deve esforçar-se por alcançar.

Porque é que a Diversidade é tão importante?

Aumenta o empenho dos seus funcionários

Porquê? Porque nos sentimos comprometidos com algo ou alguém quando estamos emocionalmente envolvidos, e tornamo-nos emocionalmente envolvidos quando sentimos que o nosso esforço e as nossas crenças são partilhadas pelas pessoas com quem convivemos diariamente.

Dá-lhe acesso a novas e novas ideias e nichos

O raciocínio típico por detrás da contratação de um Gestor de País, ou um Embaixador da Marca, é bastante simples. Para abordar um alvo que de outra forma estaria fora de alcance. Independentemente de quão diversificado possa ser o interesse de uma única pessoa, a sua compreensão de todos os aspetos e “nuances” da sociedade, cultura e vida é limitada. É por isso que se torna imprescindível a importância da diversidade. Através de uma equipa verdadeiramente diversificada, poderá ter uma abordagem mais abrangente e realista das necessidades e pontos de vista do seu público.

Gera um sentido de Pertença

Este processo é quase natural, porque como seres humanos somos sociais, é uma parte vital das nossas vidas desde a infância. Nascemos em família e a partir daí associamo-nos progressivamente a muitos e variados grupos, escola, desporto, amigos, etc. Estamos a falar do terceiro passo da pirâmide de Maslow. Logo após as necessidades biológicas e de segurança, essa é a verdadeira importância da diversidade. Se a sua equipa se tornar parte dela, os seus objetivos serão os deles e o seu desejo de crescer será partilhado.

Estimula a Pro-actividade e a Positividade

Muitas vezes subestimamos o poder da positividade nas nossas vidas e ainda mais no ambiente de trabalho. Sabia que quando uma pessoa é positiva, aumenta enormemente a sua capacidade criativa? Tem mais energia, encontra mais possibilidades para qualquer problema que tenha à sua frente. Portanto os níveis de produtividade são mais elevados e como se não fosse suficiente, permite-nos tomar melhores decisões sob pressão.

Coloca-o em sintonia com a Realidade Global

Provavelmente o benefício mais importante, é a afirmação laboral dos direitos básicos HUMANOS. Que melhora positivamente a reputação da sua empresa na comunidade global. Permitindo atrair os melhores talentos. Todos querem trabalhar num lugar onde se sentem respeitados e valorizados pelo que nos torna únicos. Além disso, já estamos a meio de 2020, it’s about time right? Com o recente ressurgimento de movimentos de igualdade de direitos como #BlackLivesMatter e #TransBlackLivesMatter, não há melhor altura para afirmar a sua posição e tomar uma posição num momento histórico.

Como promovemos a Diversidade na Factorial?

Na equipa de RH da Factorial estamos convencidos de que talento depende do desejo de crescer. Contudo, somos um conjunto extremamente diferente de indivíduos, e isso torna a importância da diversidade ainda mais aparente. Prestamos atenção às necessidades e desejos de cada um dos membros da nossa equipa.

Claro que mais fácil dito que feito, e para complicar ainda mais não há nenhuma maneira de uma empresa alcançar a Diversidade. Mas queremos dizer exatamente o que é que fazemos na Factorial que nos ajuda a lutar por um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo.

  • Não temos um dress-code. Acreditamos que é importante poder trabalhar tão confortável quanto quiser e se são “saltos e bambus”, não nos importa. Embora estejamos abertos a algumas dicas de moda 😉
  • Nunca fazemos perguntas pessoais durante entrevistas de emprego. Cada candidato partilha connosco o que quer e sempre que quiser.
  • Concentramo-nos na sua experiência profissional, mas sobretudo no seu desejo de ir mais além.
  • A opção de partilhar fotografias ao enviar Currículos para o nosso website foi desativada. Não precisamos de saber como é, já sabemos que será um ótimo profissional.
  • Existe uma política MUITO estrita de tolerância zero em relação à discriminação de todo e qualquer tipo. Porque se está connosco, nós também estamos consigo.

 

Aqui na Factorial encorajamos a ter uma abordagem muito humana ao que nos torna únicos e especiais, a nossa individualidade. Descubra como aqui!

 

Diversidade recursos humanos

Artigos Relacionados

Deixe um comentário