Importância da Diversidade no Âmbito Laboral

Diversidade no Ecossistema de Trabalho

À medida que a sociedade evolui e progride ao longo do tempo, o ecossistema de trabalho também passa por mudanças, e felizmente uma das tendências mais recentes que se espalha pelo mundo é a implementação de conjuntos mais diversificados de equipas e pessoas. Ainda assim, muitas pessoas, especialmente minorias sociais e demografias não conformes, esta é uma questão essencial cuja resposta irá afetar o impacto sobre a saúde mental, a produtividade e, em última análise, a experiência no seu local de trabalho. É certo que o ambiente profissional típico pode nem sempre ser íntimo. Contudo, hoje em dia, mais pessoas valorizam a qualidade de vida que uma empresa pode proporcionar fora e dentro do escritório. Portanto, se a resposta não for óbvia, uma forma à prova de bala de saber se pode derrubar as suas paredes e ser o seu eu mais autêntico é perguntar: “Será que esta empresa valoriza a Diversidade?

O que significa realmente ‘Valorizar a Diversidade’?

Significa cuidar da sua equipa, valorizando todas as facetas dos seus empregados, indo além da simples nacionalidade e considerando positivamente a religião, idade, sexo, orientação sexual, cor da pele – tudo o que faz de alguém um ser humano único. Valorizar, promover e cuidar da individualidade é o que fará uma empresa crescer não só economicamente, mas sobretudo social e eticamente.

Em suma, uma empresa que valoriza e cuida da diversidade em todas as suas formas são uma empresa que não pratica, nem tolera qualquer, tipo de discriminação, exerce a igualdade nos seus empregados e respeita-os independentemente do seu estatuto. É isso que uma empresa que compreende a importância da diversidade deve esforçar-se por alcançar.

Porque é que a Diversidade é tão importante?

Aumenta o empenho dos seus funcionários

Porquê? Porque nos sentimos comprometidos com algo ou alguém quando estamos emocionalmente envolvidos, e tornamo-nos emocionalmente envolvidos quando sentimos que o nosso esforço e as nossas crenças são partilhadas pelas pessoas com quem convivemos diariamente.

Concede-lhe acesso a novas e novas ideias e nichos

O raciocínio típico por detrás da contratação de um Gestor de País, ou um Embaixador da Marca, é bastante simples. Para abordar um alvo que de outra forma estaria fora de alcance. Independentemente de quão diversificado possa ser o interesse de uma única pessoa, a sua compreensão de todos os aspetos e “nuances” da sociedade, cultura e vida é limitada, e é aí que se torna clara a importância da diversidade. Através de uma equipa verdadeiramente diversificada, poderá ter uma abordagem mais abrangente e realista das necessidades e pontos de vista do seu público.

Gera um sentido de Pertença

Este processo é quase natural, porque como seres humanos somos sociais, é uma parte vital das nossas vidas desde a infância. Nascemos em família e a partir daí associamo-nos progressivamente a muitos e variados grupos, escola, desporto, amigos, etc. Estamos a falar do terceiro passo da pirâmide de Maslow, logo após as necessidades biológicas e de segurança, essa é a verdadeira importância da diversidade. Se a sua equipa se tornar parte dela, os seus objetivos serão os deles e o seu desejo de crescer será partilhado.

Estimula a Pro-actividade e a Positividade

Muitas vezes subestimamos o poder da positividade nas nossas vidas e ainda mais no ambiente de trabalho. Sabia que quando uma pessoa é positiva, aumenta enormemente a sua capacidade criativa, tem mais energia, encontra mais possibilidades para qualquer problema que tenha à sua frente, portanto os níveis de produtividade são mais elevados e como se não fosse suficiente, permite-nos tomar melhores decisões sob pressão.

Coloca-o em sintonia com a Realidade Global

Provavelmente o benefício mais importante, é que a afirmação dos direitos básicos HUMANOS melhorará positivamente a reputação da sua empresa na comunidade global, permitindo-lhe assim atrair os melhores talentos. Todos querem trabalhar num lugar onde se sentem respeitados e valorizados por aquilo que nos torna únicos e, além disso, já estamos a meio de 2020, não é? Com o recente ressurgimento de movimentos de igualdade de direitos como #BlackLivesMatter e #TransBlackLivesMatter, não há melhor altura para afirmar a sua posição e tomar uma posição num momento histórico.

Como promovemos a Diversidade na Factorial?

Na equipa de Recursos Humanos da Factorial estamos convencidos de que o talento depende do seu desejo de crescer e do que está disposto a fazer para ser a sua melhor versão, contudo somos um conjunto extremamente diferente de indivíduos, e isso torna a importância da diversidade ainda mais aparente. Prestamos atenção às necessidades e desejos que tornam cada um dos membros da nossa equipa única e a nossa empresa tão diversa.

Claro que tudo isto é mais fácil de dizer que de fazer, e para complicar ainda mais as coisas não há nenhuma maneira de uma empresa alcançar a Diversidade, mas queremos dizer-lhe exatamente o que é que fazemos na Factorial que nos ajuda a lutar por um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo.

  • Não temos um código de vestuário, pensamos que é muito importante que possa trabalhar tão confortável quanto quiser e se para si são “saltos e bambus”, não nos importa. Embora estejamos abertos a algumas dicas de moda 😉
  • Nunca fazemos perguntas pessoais durante entrevistas de emprego, partilhará connosco o que quiser e sempre que quiser.
  • Concentramo-nos na sua experiência profissional, mas sobretudo no seu desejo de ir além e acima.
  • A opção de partilhar fotografias ao enviar Currículos para o nosso website foi desativada, não precisamos de saber como é, já sabemos que será um ótimo profissional.
  • Existe uma MUITO estrita política de tolerância zero em relação à discriminação de todo e qualquer tipo. Porque se está connosco, nós também estamos consigo.

 

Aqui na Factorial encorajamos a ter uma abordagem muito humana ao que nos torna únicos e especiais, a nossa individualidade. Descubra como aqui!

 

Diversidade recursos humanos

Leave a Comment