Ir para o conteúdo

Como anunciar uma vaga de emprego no LinkedIn?

·
5 minutos de leitura
recrutador a preparar um anúncio de vaga no LinkedIn

O LinkedIn disponibiliza às Empresas a oportunidade de anunciarem as vagas em aberto e, por conseguinte, recrutarem os melhores talentos para as suas equipas. Mas, afinal, como utilizar a plataforma eficazmente para anunciar uma vaga de emprego?

Tabela de Conteúdos: 

Porquê a rede LinkedIn e quais as vantagens?

O LinkedIn trouxe a revolução para o mercado de trabalho ao unir recrutadores e candidatos na mesma plataforma, permitindo uma interação em tempo real e oferecendo uma vantagem competitiva para ambos.

A maior rede profissional social do Mundo conta atualmente com 900M de utilizadores mundiais. Mais de 49M utilizadores utilizam a plataforma para procurar emprego e 8 pessoas são contratadas a cada minuto na Rede. Atualmente existem 14M de vagas em aberto, mundialmente. Isto torna o LinkedIn o local ideal para encontrar profissionais qualificados.

Anunciar no LinkedIn tem diversas vantagens, tais como:

  • Ser uma poderosa rede de networking;
  • Existem 49 milhões de profissionais que procuram vagas semanalmente na plataforma;
  • Permite definir o formato do anúncio, qual o perfil do profissional desejado e quanto tempo a vaga fica em aberto;
  • 90 candidaturas são submetidas por segundo.
  • 8 profissionais são recrutados por minuto no LinkedIn.
  • Evita a perda de tempo e agiliza o processo de recrutamento.

Além disso, no separador das “Vagas”, é possível anunciar uma vaga em minutos assim como visualizar e acompanhar os possíveis candidatos na plataforma. Os anúncios de vagas são recomendados a potenciais candidatos através de e-mails, notificações na aplicação e em vagas recomendadas.

Posto isto, existem 2 possibilidades: os anúncios de vagas gratuitas ou vagas promovidas. Saiba quais as diferenças no separador abaixo.

💡 Conheça um software de recrutamento e seleção onde pode não só centralizar todo o processo e comunicação, mas também conectar os anúncios de emprego ao LinkedIn. Marque uma demonstração do software Factorial aqui!

software-rh-dp-360

Qual a diferença entre anúncios de vagas gratuitas e vagas promovidas?

É possível anunciar vagas no LinkedIn de formas diferentes – vaga gratuita ou vaga promovida/paga.

A primeira opção, anunciar vagas de forma gratuita, é passível de ser feita através do Perfil ou da Página da Empresa como será explicado ao longo deste artigo. As vagas gratuitas apenas estão ativas apenas por 21 dias e são menos visíveis ao longo do tempo pois a plataforma dá sempre maior visibilidade a anúncios de vagas mais recentes. Ao recrutador, permite obter candidatos, assim como filtrar e gerir os candidatos com facilidade.

Já o anúncio de vaga promovida, alcança mais candidatos qualificados do que as gratuitas pois a vaga aparece em posicionamentos de maior visibilidade (top de resultados) nas recomendações das vagas e geralmente inclui o marcador “promovido”. Esta vaga não tem limitação temporal e permanece ativa até ser encerrada pela empresa e/ou recrutador.

👉 Conheça as 5 dicas de como utilizar o LinkedIn para encontrar e atrair talentos

Como anunciar uma vaga de forma gratuita no LinkedIn?

1) Anunciar através do Perfil pessoal

Existem diversas formas de anunciar vagas gratuitas através do seu perfil pessoal. É possível:

  • Colocar informações sobre a vaga no seu Perfil (nos destaques ou na seção “Sobre”).
  • Fazer uma publicação a anunciar a vaga, com a possibilidade de colocar hiperligações, documentos, vídeo ou hashtags.
  • Enviar mensagens personalizadas anunciando a vaga, o recomendado é de 1 para 1.
  • Anunciar a vaga em grupos do LinkedIn.

💡 Procura as estratégias mais avançadas de recrutamento no LinkedIn e ter o Perfil de recrutador otimizado? Saiba como o posso ajudar aqui!

2) Anunciar uma vaga através da Página da Empresa

Se pretende anunciar uma vaga no LinkedIn através da sua página da Empresa, pode fazê-lo através de uma publicação. Esta divulgação da vaga pode ser feita através de um texto, um link, imagens, documentos ou vídeos.

Posteriormente recomenda-se a fixação da publicação no feed de atividades para que a mesma tenha uma maior visibilidade para quem acede à Página da Empresa.

✅ Quer publicar anúncios de vaga na sua Página de Carreiras e LinkedIn ao mesmo tempo? Então, experimente o software da Factorial!

Como anunciar uma vaga de forma paga no LinkedIn?

1) Vaga promovida

A vaga promovida tem como base a vaga gratuita, ou seja, no passo-a-passo da configuração correta de uma vaga, surgirá uma janela onde aparecerá a opção de promover a vaga que estava a criar.

anunciar uma vaga no linkedin

Ao promover a vaga em aberto, ganhará destaque e visibilidade face a vagas não patrocinadas e consequentemente, maior probabilidade de ser encontrada pelos candidatos qualificados que a procuram.

Os formatos de anúncio disponíveis para promover as vagas em aberto são:

  • Anúncio de vaga única de conteúdo patrocinado;
  • Anúncios de imagem única;
  • Anúncios de Dynamic Ads.

Os Dynamic Ads – formados por anúncios de vagas – permitem personalizar o anúncio para alcançar talentos qualificados com base nas competências e experiências, incentivando assim os candidatos relevantes a candidatarem-se para as vagas em aberto da sua Empresa.

Existem ainda outros formatos que podem ser considerados para estas ofertas de emprego. Na configuração do público-alvo da sua campanha de anúncio de vaga, o LinkedIn permite várias opções de segmentação: localidades, atributos de público, como empresa, experiência profissional, formação académica, dados demográficos, interesses e características que terão maior probabilidade de candidatura.

2) Job slots

Job slots são um recurso associado ao LinkedIn Recruiter, uma das várias licenças premium do LinkedIn.

Esta é considerada uma funcionalidade paga que permite anunciar vagas em aberto na plataforma. O método de compra de job slots depende da licença Recruiter e o número de vagas veiculadas é sempre determinado pelo número de job slots comprados pela Empresa.

Este recurso permite às Empresas promover vagas de uma forma eficaz e segmentada, pois é possível filtrar pelas competências, interesses, experiência profissional, entre outros…. Aumentando assim a visibilidade da vaga e atraindo candidatos qualificados!

👉 Saiba mais sobre contratação de funcionários: o que muda na empresa com a chegada de novos talentos

Como fazer uso correto do LinkedIn para recrutar e traçar uma estratégia eficaz?

Publicar uma vaga de emprego no LinkedIn não é como anunciar num mero portal de empregos. Existem algumas maneiras de partilhar uma vaga no LinkedIn, sendo que a plataforma direciona essas mesmas partilhas para serem vistas pelos candidatos mais relevantes.

Atrair novos talentos para a sua Empresa nem sempre será uma tarefa fácil! Ainda assim, explorar o potencial do LinkedIn é imperativo para competir pelos melhores talentos e obter os melhores resultados possíveis.

Se ainda tem dúvidas sobre como anunciar vagas no LinkedIn ou tirar melhor partido do LinkedIn Recruiter, não espere mais. Contacte-me aqui!

Pedro Caramez, é o maior especialista de LinkedIn em Portugal. Estuda, analisa, testa e potencia negócios e empresas através da rede social profissional LinkedIn. É CEO, autor de vários livros e Especialista em LinkedIn com mais de 14 anos de experiência prática no mercado. É mentor, formador e consultor. Tem acompanhado diversos profissionais na otimização da sua presença digital e trabalhado com várias empresas nacionais em vários domínios: apoio e capacitação digital de colaboradores no recrutamento de talento (Social Recruiting); vendas (Social Selling), estratégias de comunicação através do LinkedIn e Programas de Embaixadores Digitais da Marca (Employee Advocacy). É professor convidado de variadas universidades portuguesas, sobre o LinkedIn e redes sociais em geral.

Artigos Relacionados