Tudo sobre o software de avaliação de desempenho no trabalho [+ dicas]

Já se perguntou como algumas empresas conseguem acelerar seu crescimento ou como fazem a gestão de suas equipas para atingir um objetivo? Tudo isso é feito a partir da avaliação de desempenho dos colaboradores. Mas o que exatamente é um software de avaliação de desempenho e como ele pode me ajudar?

Veja como fazer uma boa gestão de desempenho de negócios e como melhorá-la usando um software de avaliação de desempenho.

 

O que é avaliação de desempenho?

O objetivo da avaliação de desempenho é aumentar o desempenho no trabalho . Essa prática ajuda a detetar pontos fortes e fracos em uma empresa e a aliviar os problemas que podem ser encontrados.

Para qualquer líder de projeto, conhecer o desempenho de seus colaboradores é vital para poder tomar certas decisões e atingir objetivos.

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Além disso, é importante que os funcionários estejam cientes de sua produtividade no trabalho. Portanto, devemos saber transmitir o que se faz bem, para motivar os colaboradores e orientá-los e treiná-los sobre o que não está a correr bem.

3 princípios básicos que todas as avaliações de desempenho devem cumprir

  • # 1 – Os funcionários devem conhecer os objetivos a serem medidos.
  • # 2 – Os objetivos a serem analisados ​​devem estar relacionados às funções do cargo.
  • # 3 – Deve haver um acompanhamento regular.

 

Diferenças entre FTE e avaliações de desempenho

Periodicamente, são realizadas avaliações de desempenho nas empresas com o objetivo de identificar o grau de cumprimento dos objetivos de cada colaborador.

No entanto, o FTE (Full Time Equivalent) é um indicador de RH que nos mostra o número de colaboradores em tempo integral de que precisamos para realizar uma tarefa.

Vantagens de trabalhar com gestão de desempenho

Medir o desempenho de nossos colaboradores é vital para uma empresa, pois permite que ela seja mais eficiente com seus recursos e se destaque da concorrência.

A seguir, veremos as principais vantagens da avaliação de desempenho:

Melhorar a produtividade

Uma equipa com uma boa estratégia e que mede o trabalho dos seus colaboradores será mais produtiva do que outra que não o faça.

Se não cuidarmos de nossos funcionários e nos interessarmos em como eles fazem seu trabalho, podemos identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo.

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Estabelecer políticas de compensação

Por meio da avaliação de desempenho também podemos parabenizar a equipe através de políticas de remuneração específicas para cada área. Com elas, podemos incentivar os colaboradores a cumprir os objetivos.

Alguns exemplos de compensação podem ser uma promoção, uma melhoria salarial ou a aplicação do salário emocional.

De acordo com estudo realizado pelo iOpener Institute for People & Performance , os funcionários felizes no trabalho decidem ficar o dobro do tempo, têm 65% a mais de energia e estão mais vinculados à empresa.

Detetar erros na posição de um colaborador

É possível que, ocasionalmente, tenhamos encontrado trabalhadores que não possuam as competências exigidas para o trabalho. Nestes casos, pode ser devido a um erro no projeto daquela posição particular.

Esse conhecimento é de vital importância para a empresa, pois pode ajudar a gerir melhor as tarefas e talvez encaminhá-las para outras pessoas . Graças ao à avaliação de desempenho, podemos perceber melhor as capacidades de nossos funcionários.

Eliminar agentes externos

Há momentos em que o trabalho de um colaborador pode ser afetado por fatores externos, como saúde, família ou dinheiro. Nesse período, a produtividade pode diminuir e, portanto, podemos ajudá-lo a detetar suas necessidades e oferecer nosso suporte.

Benefícios do uso de software de avaliação de desempenho

Um software de Recursos Humanos não pode apenas ajudá-lo a investir melhor seu tempo e evitar tarefas administrativas. Também é possível gerir a produtividade de seus funcionários por meio de um programa de avaliação de desempenho.

A seguir, detalhamos tudo que é possível obter de RH com um software como a Factorial :

Adaptação do modelo de desempenho à sua empresa

Nem todas as empresas são iguais, portanto, nem todas as maneiras de fazer gestão de desempenho de negócios devem ser iguais.

A vantagem de usar o software é que pode-se personalizar o programa de avaliação de desempenho ao adaptá-lo às necessidades da sua empresa e com a opção de aplicar método que mais gosta: autoavaliações, avaliações 360º, etc.

Se deseja iniciar uma avaliação de desempenho rapidamente, é possível usar os exemplos que são pré-determinados na plataforma ou personalizar as perguntas e fazer suas próprias .

Faça a gestão de desempenho de seus colaboradores automaticamente

Através do mesmo software pode determinar quem será avaliado, quem será seu supervisor, seus gerentes e seus colegas. A partir daqui, chegará uma mensagem automática a todos os participantes para preencherem as avaliações diretamente do mesmo programa.

Revise as avaliações em um mesmo programa de Recursos Humanos

O melhor do software de avaliação de desempenho da Factorial é que tudo está disponível no mesmo sítio. Assim, poderá rever as avaliações, desde a sua versão de rascunho até à sua finalização, a partir do mesmo programa com o qual gere colaboradores de Recursos Humanos.

Obtenha relatórios personalizados

Após cada ação, deve-se medir os dados. Portanto, uma vez concluídas as avaliações, o software cria relatórios automáticos personalizados .

É possível agrupar os dados por escritório ou pelas diferentes equipas que compõem sua empresa. Com os dados em mãos, terá mais argumentos para poder tomar decisões e perceber se os objetivos traçados estão a ser alcançados.

Razões para digitalizar a gestão de funcionários com um software

Muitas vezes nos perguntamos como podemos medir a produtividade dos colaboradores, mas nem sempre usamos as ferramentas certas para descobrir.

A avaliação do desempenho laboral pode ser feita de três maneiras diferentes:

  • # 1 – Modelos de papel com perguntas
  • # 2 – Formulários criados com editores de texto ou planilhas
  • # 3 – Software automatizado com formulários personalizáveis

Quando gerimos uma empresa com muitos trabalhadores ou queremos agilizar as tarefas de RH, o mais cómodo é utilizar um software que permita automatizar todas as tarefas .

A seguir, veremos quais são as razões pelas quais deve optar por um software de gestão de funcionários:

Menos erros

Com um software de avaliação vamos minimizar os erros que podem ser cometidos ao usar um template Excel ou uma folha de papel. Todos os dados que aparecerem serão as respostas inseridas pela equipe de avaliação.

Maior segurança

Com um software é possível manter as avaliações com segurança, sem medo de que alguém não autorizado possa consultá-las. Com formulários em papel ou arquivos como planilhas do Excel, não podemos garantir a mesma privacidade.

Maior transparência

Quando processamos os dados manualmente, nunca podemos ter 100% de certeza da informação, mas se o fizermos com um software de computador, podemos confiar na sua veracidade .

Informações sempre atualizadas

Como comentamos anteriormente, as avaliações estarão sempre disponíveis para consulta, desde a sua versão preliminar até quando forem finalizadas.

Disponibilidade em qualquer dispositivo

Seja por estarmos em regime de teletrabalho ou em viagem de negócios, podemos ter as informações de nossos colaboradores, como avaliações, de qualquer dispositivo e quando quisermos. Isso ocorre porque todas as informações são armazenadas na nuvem e não são mantidas localmente em um computador.

Melhor organização

A avaliação de desempenho é uma tarefa trabalhosa, na qual passamos muitas horas e  que envolve muitas pessoas. Sendo assim, o melhor será ter ajuda para não nos perdermos e para facilitar o caminho através do software.

Monitorar e acompanhar processos

Ter um software de RH é muito confortável porque não precisamos acompanhar processos manualmente ou agendar datas de revisão. Basta abrir o programa e verificar como anda cada processo em tempo real.

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Indicadores para avaliar o desempenho ou KPI

Para realizar uma boa avaliação de desempenho são necessários indicadores ou KPIs (Key Performance Indicator), uma vez que incidem sobre a forma como as tarefas são realizadas e medem o seu desempenho para saber se os objetivos estão a ser alcançados.

Então, vamos analisar os diferentes tipos de indicadores de desempenho que podemos ter:

  • # 1 – Indicadores de eficiência: é o resultado do trabalho realizado tendo em conta os recursos utilizados.
  • # 2 – Indicadores de qualidade: aqui é considerado o resultado útil obtido em função das horas trabalhadas.
  • # 3 – Indicadores de eficiência: é a relação entre os resultados obtidos e os desejados.
  • # 4 – Indicadores de produtividade: medem quantas tarefas um funcionário realizou durante um determinado tempo em relação a outro trabalhador.
  • # 5 – Indicadores de capacidade: apresentam a quantidade de tarefas que podem ser realizadas e o tempo para que isso ocorra. Por exemplo, um designer pode criar 10 peças por semana.
  • # 6 – Indicadores de lucro: indicam quais os benefícios que a empresa pode obter com as tarefas realizadas. Se for possível saber o tempo que leva para concluir uma tarefa, poderá pedir mais dinheiro ao cliente, pois justificará as horas que esse trabalho envolve.
  • # 7 – Indicadores de rentabilidade: são a relação estabelecida entre os lucros que uma empresa obtém e o investimento realizado.

7 métodos para avaliar o desempenho no trabalho

1. Avaliação por um supervisor

Essa avaliação é feita por um funcionário de cargo superior ou chefe, que conhece o colaborador, bem como as funções que ele deve desempenhar.

2. Autoavaliação do próprio colaborador

O funcionário realiza uma tarefa de autoavaliação, onde destaca seus pontos fortes e fracos, e também propõe novas formas de melhorar.

3. Avaliação entre colegas com a mesma posição

Este método consiste em um processo em que todos os colaboradores, com as mesmas funções, discutem abertamente o seu trabalho, a forma como desempenham as tarefas e os pontos a melhorar.

4. Avaliação pelo funcionário

Aqui são os funcionários que avaliam o desempenho de seus superiores. Algumas das questões a serem discutidas podem ser suas habilidades de resolução de problemas ou seu nível de liderança dentro da empresa.

5. Avaliação pelo cliente

Neste caso, são os clientes que avaliam o trabalho dos colaboradores da empresa com quem têm contacto.

6. Avaliação 360º

Esta opção é a mais completa, pois engloba as já mencionadas. É uma ferramenta de gestão de talentos para avaliação do trabalhador, da qual participam colegas, chefes, supervisores, clientes internos e externos.

7. Avaliação automatizada

Trata-se de avaliar o funcionário por meio do monitoramento informatizado. Para a realização deste método é importante ter autorização do colaborador, uma vez que é um tanto intrusivo.

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Erros para evitar na avaliação de desempenho

Há muitos debates sobre a nova tendência de avaliação de desempenho no trabalho . Porém, quem consegue iniciá-lo às vezes encontra alguns erros que os impedem de seguir em frente.

Vamos ver quais são esses erros:

Não ter objetivos claros

Antes de iniciar qualquer projeto, é importante estabelecer alguns objetivos a serem alcançados. Desta forma, uma vez concluída a nossa tarefa, podemos analisá-la e verificar se os objetivos foram alcançados.

Se falarmos sobre avaliação de desempenho e procurarmos exemplos práticos de objetivos, estes poderiam ser:

  • Incentivar a comunicação entre as equipas
  • Estimular a criatividade
  • Melhorar a produtividade
  • Promover funcionários
  • Aumentar salário

 

Não conhecer o colaborador

Às vezes pode acontecer que, ao avaliar alguém , não tenhamos todo o conhecimento para poder fazer comentários sobre o seu trabalho.

Portanto, a avaliação é uma tarefa que, além de analisar o desempenho no trabalho, também busca criar sinergias entre os colegas para que se conheçam melhor.

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Não oferecer soluções

Após a conclusão das avaliações, alguns aprendizados devem ser extraídos para poder solucionar os erros detectados. Ou seja, precisamos oferecer soluções para que o colaborador possa melhorar.

Avaliar empregos recentes

É possível cometer o erro de avaliar alguém por um trabalho recente, mas o resultado final não será significativo. Por isso, é importante cuidar de todas as tarefas que realizou durante sua estada na empresa.

Concentrar a avaliação em pontos negativos

Na hora de elaborar as perguntas que formarão a avaliação de desempenho, devemos tratar tanto dos aspetos negativos quanto dos positivos. Ou seja, não temos apenas que descobrir o que o funcionário faz de errado, mas também o que ele faz bem. Ambas as informações serão úteis para nós.

Falta de objetividade

Devemos iniciar o trabalho de avaliação com total objetividade, sem nos perdermos nas avaliações pessoais. O importante é analisar o desempenho de um colaborador dentro da empresa.

Comparar funcionários

Pode ser difícil não cair em comparações, mas não seria justo com nenhum colaborador. Cada pessoa é diferente e seu desenvolvimento na empresa não precisa ser o mesmo. Se as comparações começarem, isso pode criar um ambiente de trabalho ruim.

Quer um programa que o ajude a extrair relatórios com os dados de produtividade de seus funcionários? Registe-se no software de avaliação de desempenho da Factorial e comece seu período de teste gratuito.

 

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