Ir para o conteúdo

Avaliação Curricular: como selecionar um candidato em menos tempo?

·
4 minutos de leitura
avaliacao curricular

O seu departamento de Recursos Humanos passa o tempo todo focado apenas nos processos de recrutamento e seleção de pessoal? Em todo processo de recrutamento existem várias etapas e uma das mais relevantes é a avaliação curricular. 

Fazer uma avaliação curricular não é tão simples quanto parece. Até recentemente, pelo menos, os funcionários de RH recebiam currículos e tinham que descartá-los após ler um por um.

Felizmente, os processos mudaram graças à digitalização, que possibilitou a otimização do processo de recrutamento e seleção de pessoal. Veremos como fazer uma boa avaliação curricular e selecionar o candidato ideal em menos tempo.

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é uma avaliação curricular e quando é realizada?

A avaliação dos currículos é a fase do processo de seleção em que os recrutadores revêem os currículos e selecionam aqueles que melhor se adaptam à oferta de trabalho.

Uma avaliação curricular tem 2 objetivos:

  • Reduzir o número de candidatos que irão para a entrevista individual.
  • Seguir apenas com candidatos que atendam aos requisitos exigidos.

O momento em que as empresas realizam as análises curriculares depende muito da pressa que têm para contratar.

Quando a empresa só leva em consideração os currículos recebidos no início do processo, é porque está com pressa para contratar. Caso tenha mais tempo, é sempre bom avaliar melhor cada currículo para não deixar escapar nenhum bom candidato.

👉 Leia mais sobre a triagem de currículos: como fazer uma seleção automática de candidatos?

6 fases da Avaliação Curricular

Hoje em dia é comum uma empresa lançar uma oferta de emprego e muitos candidatos mostrarem interesse rapidamente. É por isso que normalmente os funcionários da área de Recursos Humanos não demoram mais de 20 segundos para fazer uma primeira triagem.

As avaliações curriculares sempre seguem uma série de fases cujo objetivo é chegar o mais rápido possível na etapa em que a empresa irá selecionar os candidatos que mais lhes interessam.

O descarte realizado por uma empresa não precisa de necessariamente coincidir com outra com características semelhantes , mas deixamos um exemplo que pode estar bem próximo da realidade.

1. Localização

Muitas vezes, as empresas descartam candidatos que não vivem perto da empresa. Isso acontece pois são considerados custos de transporte ou então porque acreditam que uma mudança de cidade ou país seria improvável para o candidato.

2. Formação Académica

Existem ofertas de emprego em que a formação académica é claramente especificada. Em outros, oferecem a opção de vários tipos de formação académica.

3. Experiência Profissional

Em todas as ofertas de emprego são especificados os anos de experiência profissional do candidato que são exigidos ou se a empresa procura pessoas sem experiência. É um requisito que é levado em consideração para a eliminação ou continuação no processo.

selecionar curriculo

4. Requisitos técnicos

Existem algumas ofertas de trabalho em que são especificados requisitos técnicos, que em muitos casos são formações complementares.

Estas quatro fases da seleção curricular não têm que ocorrer nesta ordem, mas dependem do cargo e dos critérios da empresa. O que acontece é que esses quatro critérios serão os primeiros a serem definidos para eliminar os candidatos.

5. Idiomas e expectativas salariais

Se o departamento de Recursos Humanos segue essas quatro fases de descarte, em qualquer ordem, e ainda há currículos para descarte, os próximos critérios geralmente são idiomas e expectativas salariais.

6. Entrevista pessoal

Depois de toda essa triagem, a empresa deve ter apenas alguns candidatos para convocar para uma entrevista.

Nas entrevistas, os recrutadores costumam olhar para duas coisas:

  • Empresas em que o entrevistado já trabalhou;
  • Comportamento ao longo de uma conversa presencial;
  • Testes específicos presenciais;
  • Soft skills.

Existem outras maneiras de fazer o processo de recrutamento e seleção de pessoal, como recrutamento digital.

Neste caso, o candidato pode acessar a plataforma de inscrição de qualquer computador e de qualquer lugar, não sendo necessário se deslocar até a empresa para realizar testes e entrevistas, por exemplo.

Esses testes digitais e entrevistas são usados ​​para determinar se o candidato atende aos requisitos mínimos e em que grau.

recrutamento com avaliação curricular na factorial

Problemas que podem surgir em uma avaliação curricular

A avaliação curricular tem suas dificuldades e podem levar muito tempo para ser concluída, ainda mais se for feita manualmente, como muitas empresas ainda fazem.

O maior problema enfrentado pelos departamentos de Recursos Humanos que fazem a avaliação dos currículos manualmente é o tempo. O tempo que uma análise manual leva é difícil de estimar, pois depende do número de pessoas envolvidas na revisão do currículo e na quantidade de currículos enviados pelos candidatos.

Além disso, a avaliação curricular manual pode levar a erro humano, o que pode levar a erros ao selecionar candidatos para a entrevista . Isso levará a entrevistas pouco produtivas e a mais perda de tempo.

💡 A solução para isso é o uso de um software de recrutamento e seleção.

Como o processo de Recrutamento e Seleção pode ser otimizado com um software de recrutamento?

A base do uso de um software de recrutamento, como o da Factorial, para fazer uma avaliação e seleção de currículos é a definição de uma série de palavras-chave que serão usadas pelo programa para filtrar os currículos.

Estes são alguns dos filtros que podem ser colocados no software:

  • Situaçao laboral;
  • Nível de estudos;
  • Realizações profissionais;
  • Conhecimento de línguas;
  • Ele permite a exclusão de currículos com erros de ortografia e gramática;
  • Localização;
  • Disponibilidade para viajar;
  • Habilidades técnicas;
  • Rotatividade de empregos;
  • Disponibilidade de tempo do candidato.

O software também permite o uso de perguntas “matadoras”, que são perguntas para as quais o candidato é automaticamente descartado com base em sua resposta. Por exemplo, se a posição é dirigir um caminhão, a pergunta matadora será se você tem a carteira de motorista correspondente.

Resumindo, um software de recrutamento permite que a sua empresa economize tempo e dinheiro.

O software de recrutamento do Factorial também permite que crie o seu próprio portal de empregos, publique ofertas de emprego em plataformas como LinkedIn e Indeed, e partilhe o processo com toda a equipa. O Diogo explica-lhe melhor! ⬇️

Se quiser saber mais sobre todas as vantagens de usar o software de recrutamento da Factorial e testá-lo por 14 dias, clique aqui.

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário