Ir para o conteúdo
entrevista de emprego online

Entrevista de emprego online: 8 dicas para recrutar à distância

A pandemia de coronavírus não afetou apenas a forma como trabalhamos. Também tem impacto sobre como as empresas entrevistam e integram os funcionários. Felizmente, temos a tecnologia para ajudar-nos nos desafios e dificuldades trazidos pelo coronavírus no processo de recrutamento. Uma das grandes soluções é a entrevista de emprego online!

Selecionar os melhores talentos é uma das principais tarefas do departamento de Recursos Humanos. No entanto, esse é um processo que envolve diversas etapas. Com as mudanças na forma como trabalhamos e o aumento de pessoas em regime de teletrabalho, o RH teve que adaptar-se à nova realidade.

Um dos grandes desafios foi exatamente adequar as entrevistas de emprego para o ambiente online. Isso sem perder a eficiência e qualidade. Mas afinal, como fazer entrevistas de emprego online? Como torná-la interessante e dinâmica? O que é mais importante considerar nesse momento?

Neste artigo, iremos apontar algumas dicas para entrevistas de emprego online, para que o processo de recrutamento e seleção da sua empresa continue a funcionar da melhor maneira possível.

software de recursos humanos

Recrutamento e Seleção: O que mudou na Pandemia?

Com as normas de distanciamento social, muitas etapas do recrutamento e seleção de pessoas tiveram que ser adaptadas. Ainda que os primeiros passos deste processo, como a divulgação da oferta de emprego e a seleção curricular, não tenham tido tantas mudanças, outras etapas precisaram de uma grande adaptação.

É o caso das entrevistas de emprego presenciais, que têm sido evitadas nos últimos tempos. Com isso, as entrevistas em vídeo estão a crescer. É importante que as empresas estejam preparadas para realizá-las de forma eficiente, mesmo à distância.

De acordo com um estudo, 87% das empresas estão atualmente a conduzir entrevistas remotamente para avaliar as competências e o perfil dos candidatos. No entanto, embora o objetivo de uma entrevista de emprego online continue a ser o mesmo de uma entrevista presencial, a alteração de formato acaba por incluir algumas mudanças importantes.

Embora as entrevistas remotas possam incluir um grupo maior de talentos, elas apresentam algumas desvantagens consideráveis. Um dos riscos da entrevista de emprego online é perder as pistas de comunicação não-verbal. Isso porque elas ajudam a conhecer melhor o candidato. A melhor maneira de compensar essa perda é por meio de uma preparação cuidadosa e de boas perguntas para a entrevista de vídeo.

Confira as dicas para entrevistas de emprego online descritas abaixo para garantir que suas entrevistas em vídeo tragam o resultado esperado.

👉Precisa de ajuda para gerir sua equipa durante o trabalho remoto? Descarregue aqui o Checklist para organização do teletrabalho

Dicas essenciais para entrevistas de emprego online

Para que uma entrevista de emprego online funcione bem e traga bons resultados, é preciso planear-se. Para além disso, é preciso estar sempre informado sobre as ferramentas que podem ajudar neste processo. Com organização e planeamento, é possível realizar esta etapa sem grandes problemas.

Confira abaixo algumas dicas para entrevistas de emprego online de sucesso:

1) Encontre a ferramenta correta

Existem dezenas de aplicações e softwares de vídeo fáceis de usar para escolher, incluindo plataformas pagas e opções gratuitas como Google Hangouts, Skype e Zoom. Com isso dito, a abundância de opções e disponibilidade não significa que pode deixar para selecionar a opção que usará para o último minuto.

Estar confortável com a ferramenta que irá utilizar é uma parte fundamental da preparação da entrevista de emprego online. Por isso, dê a si mesmo tempo para se familiarizar com todas as configurações com antecedência.

Se o software de vídeo for o veículo que virtualmente o transportará até o candidato, o computador e a conexão com a Internet serão essenciais. Ambos devem ser bons o suficiente para garantir uma conexão estável de vídeo e áudio. Fazer uma videochamada com um colega para verificar se tudo está a funcionar como deveria é uma ótima ideia. Assim, é possível preparar-se e começar com mais confiança.

👉 Quer ajuda para otimizar o processo recrutamento e seleção da empresa? Veja aqui 10 tipos de teste de Recrutamento e Seleção

entrevista de emprego virtual

2) Comunique-se de forma clara e eficiente com seu candidato

A logística adicional envolvida em uma entrevista de vídeo significa que a comunicação com seu candidato é duplamente importante. Tente avisar com a maior antecedência possível ou, se possível, ofereça vários dias / horários para a entrevista.

Isso lhes dará tempo para descarregar o software que será utilizado, organizar um espaço silencioso, providenciar cuidados básicos e assim por diante. Se for utilizar uma ferramenta que não está disponível imediatamente (como Skype e Google Hangouts), certifique-se de fornecer instruções detalhadas sobre como eles podem aceder à plataforma.

3) Escolha um ambiente profissional

Seu escritório foi projetado para exalar seriedade e profissionalismo. Sua casa? Não muito. Os olhos dos seus candidatos estarão fixos em si. No entanto, eles naturalmente olharão além para ver o que acontece nos bastidores em algum momento.

O que eles verão? Não deixe o background da entrevista em vídeo distrair o candidato! Uma fileira de livros (respeitáveis) ou um fundo em branco resolverá o problema em caso de dúvida.

4) Trate como uma entrevista presencial

Sentimos falta da atmosfera do escritório; não deixamos de escolher uma roupa profissional para vestir de segunda a sexta-feira. Trabalhar em casa tem um benefício, e esse benefício é o pijama. No entanto, embora na maioria das vezes seja bom fazer seus negócios com roupas de alto conforto, mas com pouco estilo, uma entrevista em vídeo não é um desses momentos.

Para contratar o melhor funcionário e manter sua reputação profissional intacta, lembre-se de uma de nossas dicas mais importantes para entrevistas de emprego online: encare este processo como uma entrevista presencial e vista-se de acordo.

recrutamento e selecao

5) Chegue preparado

Uma coisa é estar despreparado quando um candidato chega ao seu escritório, mas pelo menos nessa circunstância, o candidato pode olhar ao redor e sentir o ambiente de trabalho. Se ainda estiver a organizar tudo para a entrevista durante um bate-papo por vídeo, estará colocando o candidato em uma posição desconfortável. Eles só podem olhar para si ou para a parede deles.

Portanto, siga estas dicas:

  • Certifique-se de que está pronto para começar assim que a conexão de vídeo for feita.
  • Tenha sua lista de perguntas e todos os arquivos relevantes à sua frente.
  • Deixe um copo de água ao seu lado, é sempre importante em longas conversas.
  • Fecha outras páginas e chats que podem distraí-lo ao longo da entrevista.
  • Um sistema de recrutamento e seleção de candidatos pode ajudar a manter todos os documentos em ordem.

O que é um sistema de recrutamento e seleção de candidatos?  Este software permite ter todos os documentos de seus candidatos prontamente disponíveis em um local de fácil acesso. Com ele, será mais fácil obter rapidamente todas as informações importantes antes do horário de início da entrevista.

6) Discuta a cultura da sua empresa

Nas tradicionais entrevistas presenciais, os candidatos podem ter uma ideia da cultura da empresa simplesmente ao andar pelo espaço do escritório. Uma entrevista em vídeo removerá esse aspeto da experiência do candidato.

Por isso, é importante reservar algum tempo para explicar a cultura de trabalho que garante o sucesso da empresa. Isso pode ser uma mistura do ambiente de trabalho da sua organização (bem-estar dos funcionários, horários flexíveis, vantagens de escritório, etc.) e os princípios e valores que moldam o comportamento e as decisões da sua empresa.

De todos os motivos pelos quais um novo funcionário pode não dar certo, o conflito com a cultura da empresa está entre os mais comuns.

7) Coloque-se no lugar do entrevistado

Pense em seu candidato. Uma entrevista pode ser uma experiência desesperadora na melhor das hipóteses, mas é ainda mais enervante quando conduzida em circunstâncias menos do que ideais.

Quando a entrevista de emprego acontece no ambiente de casa, distúrbios como interrupções de crianças, barulhos de obra e animais e outros pontos do caos doméstico tornam-se infinitamente mais prováveis ​​do que quando você está a entrevistas na segurança de uma sala de reuniões privada e à prova de som.

Seu candidato pode suportar quaisquer perturbações que surjam em seu caminho, ou pode pedir mil desculpas. Independentemente disso, assegure-os de que você também é um ser humano e que entende que essas coisas acontecem. Ser paciente e demonstrar empatia não são apenas dicas para entrevistas virtuais: são regras sólidas para a vida.

teletrabalho

8) Sempre tenha um plano B

Se aprendemos alguma coisa com 2020, é que as coisas podem dar errado, às vezes de forma extrema. Mesmo que siga nossas dicas para uma entrevista de emprego online de sucesso, há sempre uma pequena possibilidade de que sua conexão com a Internet ou dos candidatos seja cortada durante a entrevista por motivos que estão além do controlo de qualquer pessoa.

Quando o Plano A falhar, seu Plano B entrará em ação. Ter o número de telemóvel do candidato (para se o vídeo funcionar bem, mas o áudio não) ou simplesmente reorganizar a entrevista (se estiver tudo uma bagunça) são as duas dicas de entrevista virtual a serem seguidas por recrutadores se a tecnologia ameaçar arruinar o dia .

Gestão de RH: Incorpore as dicas na rotina da empresa

As entrevistas em vídeo não vão acabar tão cedo. A pandemia pode ter sido o evento que levou as entrevistas virtuais para o nível de popularidade alto, mas as vantagens claras que oferece ao processo de recrutamento significam que ele se manterá por conta própria muito tempo depois que a pandemia for uma distante memória coletiva.

Adote uma abordagem cuidadosa e ponderada em seu processo de recrutamento remoto. Incorpore as dicas para uma entrevista de emprego online eficiente em todas as suas integrações diárias no trabalho.  Assim, será possível garantir que a falta de contacto presencial entre os funcionários não atrapalhe o desempenho e produtividade dos funcionários.

Se o que precisa é de uma ferramenta para organizar e automatizar seus processos de Recursos Humanos e otimizar as tarefas diárias dos seus funcionários, um software de RH pode ser a melhor solução. Conheça todos os recursos da Factorial e comece já:

  • Gestão de férias e ausências
  • Avaliações de Desempenho
  • Gestão de documentos e assinatura digital
  • Plataforma de Recrutamento e Seleção
  • Gestão de turnos de trabalho
  • Onboarding e offboarding de funcionários
  • E muito mais!

✅ Registe-se na Factorial e teste por 14 dias grátis o software de RH que transforma a gestão de pessoal na sua empresa!

This post is also available in: English US Italiano

Postagens relacionadas

Deixe um comentário