Ir para o conteúdo

ATS: como um software de localização do candidato pode ajudar os RH?

ATS Recrutamento

Neste artigo apresentamos-lhe o que é um ATS (sistema de localização do candidato). Se ainda não sabe o que é, leia abaixo e descubra a sua importância e benefícios no processo de recrutamento e seleção.

O processo de recrutamento e seleção de uma empresa é uma das tarefas mais importantes do departamento de RH. Os recrutadores não são apenas responsáveis ​​por garantir que as empresas preenchem cargos, mas também determinam quem é a combinação perfeita para uma equipa.

Descubra, neste artigo, como pode um software ATS beneficiar as suas decisões e ajudá-lo a manter o processo de recrutamento organizado.

Tabela de Conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é o ATS?

A sigla ATS vem do inglês Applicant Tracking System. Ou seja, um software ATS é uma ferramenta de localização de candidatos, utilizada em processos de recrutamento e seleção.

Este sistema de localização de candidatos é essencialmente uma plataforma responsável por juntar informações dos candidatos, permitindo que o recrutador organize e melhore facilmente a lista de candidatos. Como resultado, o processo de recrutamento será mais eficiente.

No entanto, a maior parte dos sistemas ATS têm um desafio: embora forneçam ao recrutador a capacidade de filtrar facilmente os candidatos, esses sistemas geralmente não fornecem uma solução “all-in-one”. O que queremos dizer com solução “all-in-one”?

Um sistema ATS como o da Factorial HR fornece um software de recrutamento “all-in-one”, que pode ser utilizado desde as primeiras etapas do processo de recrutamento, até a incorporação do funcionário. Tudo isto numa única plataforma.

As empresas que usam um software ATS para otimizar os seus processos de contratação têm maior probabilidade de obter sucesso na procura de novos talentos.

💡 Software de Recrutamento e Seleção (ATS) da Factorial!

Importância de um software ATS para os RH

Agora que já sabe o que significa ATS, é essencial entender a importância deste tipo de software para o departamento de recursos humanos. Realizar processos de recrutamento sem ATS é possível, mas pode tornar-se mais difícil e confuso.

Abaixo, contamos-lhe as necessidades dos RH relativamente ao recrutamento e como podem ser resolvidas com a adição de um software ATS.

Recrutamento sem acesso a ATS

Nem sempre é fácil escolher o candidato certo, de entre muitos, no processo de recrutamento e seleção. É necessário que o candidato faça fit tanto com o perfil ideal definido, como com a equipa que vai incorporar.

Assim, é imprescindível que o candidato escolhido tenha as características para desempenhar as funções da sua posição, bem como ter a capacidade de resolver problemas e desafios.

Antes de iniciar o processo de seleção, há uma fase principal pela qual a empresa deve passar minuciosamente. Esta é a fase de análise e pesquisa. Os RH devem fazer as seguintes perguntas:

  • Quantas vagas existem para cada posição?
  • De que características precisa a empresa?
  • O que espera a empresa deste novo funcionário?
  • Quais são as funções da posição?
  • Que perfil queremos contratar?

📄 Quer uma ajuda? Descarregue o nosso Modelo de Descrição de Funções!

Adicionalmente, definir um orçamento de recrutamento é outro dos pontos mais importantes a ter em conta antes de iniciar o processo de recrutamento. Um orçamento claro permitir-lhe-á gerir a contratação dos seus candidatos, sem que coloque em causa a vida financeira da organização.

No entanto, sabemos que definir o dito “perfil ideal”, acompanhar a grande quantidade de candidatos ou definir um orçamento realista para o recrutamento pode ser mais difícil do que parece.

E o pior… O pior é integrar todas estas informações e decisões! Sabemos que todas estas tarefas são demoradas e uma dor de cabeça e é por esta razão que a tecnologia ATS foi criada!

Se a sua empresa planeia contratar funcionários em breve e/ou publicar diversas oportunidades de emprego, vale a pena procurar um software ATS para o ajudar. É graças a softwares de localização de candidatos que as empresas podem, não só organizar melhor o processo de contratação, mas também otimizar e automatizar este processo ao máximo.

Benefícios do ATS

Recrutamento com um software ATS! Como funciona e quais as vantagens?

Realizar um recrutamento com a ajuda de um software de RH otimiza os processos, tornando-os mais simples. Existem vantagens imediatas na implementação deste tipo de softwares para apoiar o processo de contratação.

Como resultado, os candidatos serão mais fortes e os recrutadores estarão mais satisfeitos com as suas escolhas. Estas são as vantagens de um software ATS:

1) Recrutamento mais organizado

Um sistema de localização de candidatos (ATS) pode impedir a perda de controlo das tarefas. Perda de currículos na caixa de entrada do e-mail ou perda de arquivos antigos são, também, outras situações comuns no recrutamento. Com um software de ATS, não!

Simplifique as suas tarefas com um software que mantém os seus candidatos preferidos, anúncios de emprego e papelada numa única plataforma.

2) Melhor experiência do candidato

É comum que, num processo de recrutamento, certos candidatos vivam uma experiência menos boa que outros. Isto, não só prejudica a aquisição de talentos, como pode causar má reputação à sua empresa.

Num inquérito realizado nos EUA, 42% dos entrevistados disseram que nunca mais procurariam emprego numa empresa onde tiveram uma má experiência como candidato. 9% disseram que eram capazes de não aconselhar amigos a comprar serviços dessa empresa!

É por isso que é importante refletir sobre a adoção de um software de recrutamento para manter os candidatos felizes, informados e com uma boa experiência.

3) Otimização do employer branding

Responder a um anúncio de emprego pode ser a primeira interação que um candidato tem com uma empresa. Um software ATS pode ajudá-lo a otimizar os seus anúncios de emprego e criar uma marca do empregador distinta. Resumindo: melhores anúncios atrairão melhores candidatos!

4) Envolver toda a equipa no recrutamento

Com o software de aquisição de talentos certo, poderá envolver toda a sua equipa no processo de recrutamento. Esta colaboração beneficiará a procura pelo candidato ideal, e que faça fit com a cultura da equipa.

Checklist Recrutamento e Seleção

Benefícios do ATS

Ao dia de hoje, nem todas as empresas precisam e utilizam um sistema ATS. Mas, a verdade é que este tipo de software reduz a perda de tempo e gastos de papel, e melhora a organização do recrutamento.

E é por isto que vale a pena considerar investir num software de gestão de recrutamento. Além de economizar tempo na contratação de funcionários, estão associados outros benefícios:

1) Seleção mais qualificada de candidatos

Ao usar um software especializado para recrutamento, está a aumentar a probabilidade de encontrar a pessoa certa para a posição.

No entanto, a seleção dos melhores candidatos normalmente depende do algoritmo do software e das palavras-chave que o candidato inclui no seu currículo. Isto pode levar a que alguns bons candidatos sejam eliminados por uma “máquina”, o que cria um sentimento de desconfiança nos gestores de RH.

Tivemos esta situação em conta ao criar o software ATS da Factorial. Com o nosso software, é você que tem a decisão final, e não o software. O sistema ATS existe para guiá-lo no recrutamento e otimizar os processos.

2) Redução dos custos de tempo, contratação e papel

Os custos de contratação são, por norma, altos. Portanto, uma empresa deve certificar-se de que contrata a pessoa certa inicialmente para que, posteriormente, a função não precise de ser preenchida novamente.

A alta rotatividade dentro de uma empresa pode causar uma diminuição na produtividade, perda de clientes e diminuição de motivação dos funcionários. Por este motivo, o recrutamento e seleção devem ser o foco do departamento de RH.

Um software de RH reduz tanto o tempo necessário para um processo de contratação, como os custos monetários e de papel inerentes, visto que todos os processos são digitais. Para além disso, com esta metodologia, a empresa tem mais oportunidades de contratar a pessoa certa, pois o sistema está focado nesse objetivo.

👉 Leia o nosso artigo sobre gestão de tempo e organização do trabalho!

3) Proteção dos dados dos candidatos

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) é um regulamento ao qual todas as empresas foram recentemente obrigadas a adaptar-se, em toda a Europa. A introdução deste regulamento exige que as empresas revejam muitos dos seus processos para garantir o cumprimento do mesmo.

Com o uso do software ATS, os dados dos candidatos são protegidos e cumprem as normas estabelecidas. Plataformas ATS, como a Factorial HR, integram as permissões exigidas por lei no sistema, para cumprir os regulamentos do GDPR .

4) Atração de melhores talentos através da personalização da página de carreira

Encontrar os colaboradores ideias para integrar a sua equipa de trabalho pode depender muito dos portais de carreira onde anuncia e da descrição de funções. Por norma, uma empresa atrai aquilo que externaliza e, é por isso, que focar-se no seu employer branding, como referimos acima, é tão importante.

Essencialmente, se a sua comunicação no anúncio de emprego não for clara, será difícil atrair candidatos. O software de aquisição de talentos é a chave para encontrar o funcionário perfeito para a sua equipa.

Existem poucos softwares ATS que lhe permitem personalizar a sua página de contratação com facilidade e sem esforço. Com a Factorial, a sua página de carreiras é personalizável para que a coloque ao seu gosto e que reflita a sua cultura organizacional.

5) Aumento da produtividade da equipa

A utilização do ATS da Factorial, não só proporciona um sistema otimizado de acompanhamento de candidaturas, mas também permite integrar outras funcionalidades como gestão documental, gestão de ausências, assinatura digital, entre outras.

Ao centralizar todas as tarefas de RH, pode coordenar-se mais facilmente com outros departamentos para que, por exemplo, não haja sobreposições de tarefas ou erros organizacionais.

👉 12 técnicas para avaliar e aumentar a Produtividade do Trabalho

Quanto custa um sistema ATS?

Diferentes softwares de recrutamento usam diferentes planos de preços. Algumas plataformas de aquisição de talentos cobram pelo número de vagas abertas. No entanto, outras cobram por mês ou pelo número de gestores de recrutamento registados na plataforma.

As plataformas de RH “all-in-one” geralmente cobram com base no número de funcionários da empresa. Enquanto algumas plataformas podem custar até 8€/por funcionário/por mês, soluções de recrutamento mais económicas custam cerca de 4€/por funcionário/por mês.

Como escolher o software ATS certo para o seu negócio?

Agora que já sabe tudo sobre o software ATS, que chegou para digitalizar o mundo do trabalho, descubra como escolher o ideal para o seu negócio. Abaixo, apresentamos-lhe 3 passos de como saber quais os softwares credíveis e de quais se deve manter afastado:

1) Defina os recursos que a sua empresa necessita

O primeiro passo é determinar exatamente o que a sua empresa precisa. Colabore com a sua equipa e decidam quais as funcionalidades que não podem faltar, para o seu negócio, no sistema ATS. Considere quais são as prioridades da sua organização e como pode o software contribuir para o alcance dos objetivos.

Leia abaixo 6 possíveis funcionalidades de um software ATS e decida se gostava de as ter ou não:

  • Criação e Análise de Anúncios: Criar uma lista de vagas para publicar em sites como o Indeed ou o Glassdoor. Gerir as respostas e personalizar o anúncio. Manter o texto do anúncio em arquivo para refazê-lo mais tarde.
  • Gestão de Candidatos e Colaboração: Armazenamento de informações sobre todos os candidatos. Adição dos membros da sua equipa para ajudar na tomada de decisões. Arquivo de candidatos para que os possa repescar para cargos futuros.
  • Recrutamento Analytics: Medição inteligente dos dados dos candidatos e contratações.
  • Integração com outras funcionalidades do software
  • Suporte: O software tem uma equipa de suporte por detrás da plataforma, que o ajuda com potenciais erros.
  • App para o Telemóvel: O software existe em formato de app para o telemóvel.

2) Peça uma demonstração e/ou avaliação gratuita do software ATS

Chegou o momento de pesquisar por softwares ATS e fazer a sua escolha. Se encontrar softwares pagos, não compre sem antes fazer o teste gratuito. Se existir a oportunidade de pedir uma demonstração, peça também! O ideal é informar-se o máximo possível.

Aqui estão nossas dicas sobre como tirar o máximo proveito de um teste grátis de software ATS:

  • Todos os membros da sua equipa devem testar o software;
  • Certifique-se de que os recursos atendem aos requisitos essenciais e não essenciais previamente decididos;
  • Encontre um software que se integre com as suas ferramentas atuais;
  • Teste todos os recursos do software.

👉  Teste o software da Factorial durante 14 dias, grátis e sem compromisso!

3) Faça a sua escolha!

Agora que já experimentou dois ou mais sistemas, está pronto para escolher o que melhor se ajusta às suas necessidades. Decida pelo software que melhor o ajudará a organizar-se. Seguindo as nossas dicas, de certeza que tomará a melhor decisão!

Software de Gestão de Pessoas com ATS integrado

Aconselhamo-lo a experimentar o software da Factorial. O nosso software inclui não só uma ferramenta ATS, mas também tantas outras como gestão de férias e ausências, controlo horário digital, avaliação de desempenho, gestão de permissões, onboarding/offboarding, e muito mais!

E o melhor é que todas as funcionalidades são integradas numa única e simples plataforma. Foque-se no que realmente importa, as pessoas, e experimente o software que mudará a forma como trabalha para melhor.

⬇️ O futuro da Gestão de Recursos Humanos está na Factorial ⬇️

✅ Peça a demonstração grátis da Factorial!

Este artigo também está disponível em: English US, English UK, Mexican

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Recursos semanais para profissionais de RH.

Inscreva-se em nosso boletim semanal e receba as últimas tendências, dicas e recursos para os profissionais de RH.

Ao subscrever, está a aceitar o processamento dos seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade