Ir para o conteúdo
Software de gestão de recursos humanos

Software de gestão de Recursos Humanos: como escolher o melhor?

Cada vez mais as empresas de mais destaque no mercado investem na Gestão de Capital Humano. Isso porque reconhecem o valor de seus funcionários. Para além disso, essa é uma forma de valorizar e reter os talentos que possuem. Uma das formas de valorizar as pessoas é ter um  software de gestão de recursos humanos. A seguir, explicamos o por quê.

O HRIS – Sistemas de Informação de Recursos Humanos – ou da origem em inglês Human Resources Information System, ajuda a otimizar e automatizar tarefas de RH que custam tempo e dinheiro ao seu negócio. Com isso, tanto os funcionários quanto os gestores podem trabalhar com mais eficiência e transparência. Assim, investir em um software de gestão de Capital Humano beneficia a todos.

O Software gestão de Capital Humano  também auxilia na redução de erros e torna o processo de gestão de pessoas mais seguro.

Por exemplo, o software ajuda as empresas a se manterem em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas. Ou ainda, oferecem com exatidão o relógio de ponto e recibo de vencimento.  O Capital Humano é provavelmente o ponto mais importante de sua empresa, seja ela pequena, média ou grande,  por isso é tão importante investir nele.

Como está Gestão de Capital Humano na sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o software de gestão de Capital Humano, continue a leitura.

Índice

tendencias gestao desempenho webinar

O que é um software de gestão de Recursos Humanos?

Antes de entrarmos nos detalhes sobre o que é software de gestão de recursos humanos, vamos começar com a pergunta: O que é capital humano? Em resumo, ele é composto pelo corpo de funcionários, seu potencial e suas conquistas.

Isso inclui tudo o que está relacionado com o  conhecimento, a criatividade, os hábitos de trabalho e a capacidade de produtividade deles. Pode parecer difícil de medir, mas muitos gestores, diretores e líderes concordam que a gestão de recursos humanos é um fator significativo para ter um negócio bem sucedido.

👉Saiba mais sobre a importância do Capital Humano e veja como economizar na Gestão de Recursos Humanos

A gestão de capital humano envolve todos os processos que as empresas utilizam para recrutar, apoiar e supervisionar os funcionários. Isto inclui todas as partes do ciclo de vida do colaborador.

Desde o recrutamento e Onboarding, até o recibo de vencimento e gestão dos benefícios. Gerir todos estes processos é importante, mas também trabalhoso e demanda tempo.

Ao automatizar processos e centralizar informações, o software fornece uma solução única para um problema complexo. O software de gestão de pessoas agiliza a gestão de ausências, a gestão de turnos, folgas, férias e muito mais. Ou seja, torna a vida de todos na empresa mais fácil.

Existem diversos nomes para funções similares. Seja Sistemas de Informação de Recursos Humanos (HRIS), ou Sistema de Gestão de Pessoas ou ainda Software de Gestão de Capital Humano. O que vale ressaltar aqui são as características que estão de acordo com as suas necessidades.

👉Descarregue aqui o checklist ideal para Recrutamento e Seleção de pessoal

Como encontrar o melhor software de gestão de Recursos Humanos?

Deseja começar o ano aperfeiçoando a gestão de pessoas da sua empresa? Para encontrar o melhor software de gestão de RH, a primeira coisa a fazer é listar o que o seu negócio precisa. Encontre um software que traga soluções para os problemas da empresa como um todo.

Dessa forma, pense em onde sua equipa gasta mais energia. Gestão de férias e ausências? Organização de turnos? O software de RH adequado terá integrações com outros canais que já utiliza na sua rotina. Por exemplo, Slack ou LinkedIn.

A seguir, analisaremos algumas das principais funcionalidades que um software de gestão de recursos humanos não pode deixar de ter.

Benefícios do software de gestão de recursos humanos

O planeamento proativo do capital humano pode ajudar sua empresa a economizar dinheiro, manter os funcionários satisfeitos e atingir as metas com maior precisão e eficácia.

Economia de tempo e custos administrativos

Sua equipa de RH trabalha muito. Não é fácil recrutar e selecionar candidatos, gerir benefícios, férias e turnos.

Assim como estar atento e disponível para responder perguntas de todas as áreas. A automação destes processos dará liberdade à sua equipa de RH para assumir planejamentos mais estratégicos.

Aumento da satisfação dos funcionários

O software HIRS também tornará as coisas mais fáceis para os funcionários. Ao invés de passar tempo a calcular férias ou a buscar e-mails não respondidos, os funcionários praticarão a autogestão.

Eles poderão requerer e rastrear seus pedidos de férias, folgas, etc em tempo real. Além de verificar seus recibos de vencimento e aceder a documentos importantes a qualquer momento.

Otimização de Recrutamento e Retenção de Talentos

O software de gestão de recursos humanos também agiliza seu processo de recrutamento. Desde a publicação da vaga de emprego, passando pela seleção de candidatos, Onboarding e o treinamento. Tudo centralizado e otimizado na mesma plataforma.

Os candidatos podem ir de “contratação potencial” para “membro mais novo da equipa” mais rápido. Além disso, é mais provável que os funcionários fiquem por perto. A redução da rotatividade significa redução dos custos de contratação.

10 recursos do software de Gestão de Recursos Humanos

Abaixo, mostraremos os dez recursos mais importantes do melhor software de gestão de RH Factorial. Este conjunto de recursos ajudará sua empresa a melhorar a gestão de RH e motivar os colaboradores em direção aos objetivos da empresa com maior produtividade e qualidade.

1. Sistema de rastreamento de candidatos

Agilize o processo de contratação com um sistema que acompanhe os candidatos em cada etapa do recrutamento. Manter todas as suas informações centralizadas garantirá uma contratação mais rápida e fácil.

Com o banco de dados de funcionários da Factorial, tudo fica mais simples e seguro. Os empregadores poderão encontrar as informações necessárias sobre os novos e antigos talentos.

2. Onboarding

Quando encontrar o funcionário perfeito para o trabalho, o ideal é integrá-lo à equipa o mais rápido possível. Com os fluxos de trabalho, terá a certeza de que nenhum documento importante ficará sem ser visto. Com a assinatura digital segura da Factorial, também é possível garantir  que nenhum documento fique sem assinatura.

3. Gestão de Férias e Ausências

Os funcionários precisam de tempo livre para descansar e fazerem o que gostam. Entretanto, os gestores de RH não querem se sobrecarregar entre os pedidos de folgas e as metas do cronograma.

Com um software de gestão de recursos humanos, os funcionários poderão enviar pedidos automatizados. Assim, os gestores poderão aprovar  ou rejeitar facilmente tais pedidos sem comprometer suas prioridades do dia. Eles podem até mesmo criar diferentes políticas de folgas que serão armazenadas no sistema.

4. Controlo de assiduidade

Reduza o absenteísmo com recursos inteligentes de entrada e saída. Os funcionários podem picar o ponto com uma aplicação tanto no escritório como fora dele. 

Os empregadores podem rever as folhas de presença regularmente. Uma supervisão fácil do controlo de horas assegurará que nem o empregado nem os empregadores sejam pegos desprevenidos por pagamentos de horas extras.

software rh

5. Avaliação de Desempenho

Os colaboradores valorizam o feedback! O software de gestão de Recursos Humanos da Factorial reconhece isso. Portanto, criamos uma ferramenta que permite aos gestores executar relatórios personalizados. Com isso, podem extrair dados de RH sobre o desempenho de cada funcionário, individualmente ou por equipa.

Eles também podem utilizar formulários de avaliação de desempenho totalmente personalizados. Acabaram-se as entrevistas anuais incômodas. Em vez disso, o HRIS torna a gestão do desempenho mais simples.

6. Gestão de documentos

Nossa prioridade é tornar as informações importantes acessíveis à qualquer pessoa na hora que mais precise delas. No software de gestão de recursos humanos da Factorial, a gestão de documentos também se faz presente. Toda informação é mantida segura e centralizada para que nada se perca.

É possível criar pastas para qualquer tipo de documento importante. Por exemplo, recibos de vencimento ou contratos. Além de partilhar de maneira eficiente o material de treinamento ou um manual digital do funcionário.

7. Recibos de Vencimento

Criar um recibo de vencimento certamente não deve ser uma tarefa complicada para se fazer no seu dia-a-dia. Ainda que tenha um contador, é importante ter as informações centralizadas e acessíveis. Automatize os pagamentos suplementares, licenças e atualizações de contratos, conectando diretamente com o recibo de vencimento.

Com um software de gestão de recursos humanos, crie relatórios personalizados sobre mudanças nos recibos de vencimento para conhecer ainda mais a sua empresa. Dessa forma, funcionários e gestores poderão rever todas as informações relevantes a qualquer momento no resumo do recibo de vencimento.

people analytics ebook

8. Gestão de turnos

As empresas do comércio em geral, como hotelaria, restaurante e claro, startups ficarão particularmente entusiasmadas com esta ferramenta.

Organize os horários de trabalho dos colaboradores por turnos, por exemplo. Assim, é possível garantir que haja um equilíbrio nas escalas de revezamento. Para além disso, receba notificações quando os turnos precisarem ser modificados e os modifique facilmente.

9. Portal do colaborador

No seu novo software de gestão de recursos humanos não pode faltar o essencial: um espaço para o colaborador.

Na Factorial, sendo um software de gestão de RH completo, os funcionários poderão aceder a todas as suas informações relevantes em um mesmo sítio. O aumento da transparência está diretamente associado ao aumento da satisfação dos funcionários. Os trabalhadores poderão ver seus horários, recibos de vencimento e pedidos de férias em um só sítio.

10. Gestão de despesas

Os funcionários podem inserir suas despesas diretamente no software de gestão de recursos humanos e esperar pela aprovação de seu supervisor. Com recibos e faturas digitalizadas, nada será perdido acidentalmente ou indevidamente registado.

Além disso, as empresas terão um registo abrangente de todas as despesas. E por fim, poderão calcular os custos de diferentes projetos em um só sistema. Com categorias de classificação personalizadas, será fácil ver como o dinheiro está sendo utilizado. E assim planear novos gastos e estratégias organizacionais.

A importância de uma Gestão de Capital Humano eficiente e humanizada

Em conclusão, atualmente, ter como parte da rotina de gestão de pessoas um software de gestão de recursos humanos é indispensável. Isso porque facilita não só a gestão de Recursos Humanos como um todo, mas a administração e produtividade de toda a empresa depende disso.

Entre os benefícios em automatizar os processos e tarefas diários da gestão de RH,  economizar tempo e recursos é a chave. Com maior transparência, facilidade e segurança, a satisfação coletiva se fará presente. Assim, verá o melhor rendimento de projetos e equipas, e claro,dos resultados da empresa.

Já sabe o que a sua empresa vai fazer com tantas horas e recursos economizados?

✅ Teste grátis o software de Gestão de Recursos Humanos mais completo do mercado

Este artigo também está disponível em: English US, Italiano, Brasil

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário