Ir para o conteúdo

A Factorial arrecada 15 milhões de euros para revolucionar o setor de RH

·
5 minutos de leitura
factorial 15 milhoes ronda

Em meio a um cenário global incerto, trazemos boas notícias ao ecossistema de startups e ao sector de recursos humanos. Na Factorial acabamos de anunciar uma ronda de financiamento série A de 15 milhões de euros. A terceira na nossa história desde a criação da empresa no final de 2016 em Barcelona, Espanha. 

Com esta operação, a Factorial revoluciona o setor de Recursos Humanos e está à frente das empresas conhecidas como HR Tech – tecnologia para a gestão de RH – depois de multiplicar o seu faturamento em 2019 por oito.

Além disso, como resultado da operação, a Factorial se torna parte das startups líderes na Europa após ter alcançado uma das maiores rondas do sector em 2020. A ronda é liderada pela CRV, investidora do Vale do Silício que possui no seu portfólio empresas como Twitter, Dropbox e Zendesk.

O objetivo a curto prazo é alavancar o sector de recursos humanos em novos mercados-chave. “Nosso crescimento mostra que não é necessário estar no Vale do Silício para liderar uma indústria e atrair os melhores talentos”, afirma Jordi Romero, CEO da Factorial. 

Sumário

A história da Factorial e o nosso crescimento até aqui

A Factorial é uma startup de software de recursos humanos fundada em Barcelona no verão de 2016 por Pau Ramon, Bernat Farrero e Jordi Romero. A equipa da Factorial e a nossa carteira de clientes cresceu exponencialmente desde então. Atualmente somos 80 pessoas que trabalham diariamente para que a Factorial se torne o software de RH mais usado por empresas de médio porte em todo o mundo. 

Nossa missão com o nosso software de recursos humanos é ajudar as empresas a tomar melhores decisões de negócios com base nos dados das pessoas. Isso significa que resolver problemas administrativos de RH é apenas o começo. Não é por isso que existimos, mas é uma etapa necessária, para garantir que possamos libertar líderes e gerentes de RH em geral, das tarefas gerais e administrativas. Assim, os gestores podem focar no que realmente importa: o desenvolvimento e crescimento do seu pessoal.

Começamos a trabalhar com centenas de pequenas empresas, em 2017 na Espanha. Depois, em 2018, começamos a ter centenas de empresas com mais de 100 funcionários. Então, durante 2019, fizemos o salto para adquirir clientes em mais de 40 países.  Se antes trabalhávamos com empresas de 10 funcionários, agora contamos com companhias de 1.200 funcionários, de diferentes partes da Europa e América.

Novas funcionalidades e crescimento internacional

Para realizarmos com sucesso essa expansão, concentramos o nosso crescimento no desenvolvimento de novas funcionalidades. Além disso, também estamos a trabalhar diariamente para melhorar as ferramentas que já existem como: Software de férias e ausências, Controlo de Assiduidade, Avaliação de Desempenho, Recrutamento e Seleção, entre outros… 

Com isso, a Factorial ajuda as empresas a se digitalizar. Fato que é especialmente importante no momento atual, em que centenas de empresas começaram a mudar os seus processos ou a migrar totalmente para o trabalho remoto. 

Além disso, a Factorial já possui clientes em mais de 40 países e, graças a essa ronda de investimentos, se prepara para crescer exponencialmente na Europa e na América.

15 milhões de euros a trabalhar para si 

Um dos intuitos deste financiamento é utilizar estes 15 milhões de euros para aperfeiçoar o nosso produto e o nosso serviço. Isto significa investir em profissionais altamente qualificados e em novas ferramentas que nos ajudarão nesse processo. 

Além de melhorar o nosso sistema para as empresas que já utilizam a Factorial, queremos ir mais além. Por isto, a nossa equipa já está a desenvolver novas funcionalidades que se adequem aos novos mercados, entre eles, Portugal e Brasil. 

O time de atenção ao cliente também está a crescer. Assim, podemos dar uma atenção personalizadas a cada uma das empresas nos quatro cantos do mundo. 

factorial 15 milhoes financiamento

Tecnologia para revolucionar a gestão de Recursos Humanos

“O uso de novas tecnologias na gestão de recursos humanos nos permite focar mais nas pessoas e menos nos próprios processos”, explica Jordi Romero. A Factorial faz deste o seu lema e visa revolucionar os departamentos de Recursos Humanos com uma solução completa que centraliza e facilita o gerenciamento de funcionários nas empresas.

“A Factorial foi criada para os usuários e foi projetado para as necessidades atuais”, diz Reid Christian, sócio geral da CRV.

O software da Factorial oferece uma plataforma intuitiva com a qual as empresas podem gerenciar seus processos de Recursos Humanos e centralizar as informações dos funcionários para tomar melhores decisões. Projetado para pequenas e médias empresas, a Factorial ajuda a automatizar tarefas diárias e gera relatórios para entender melhor o estado dos negócios.

É com muito entusiasmo que aceitamos este desafio e que somos considerados, por Reid Christian, da CRV, como o “Zendesk dos Recursos Humanos” 

“Ao concentrar-se no design do produto e em todos os funcionários como usuários de uma empresa, a Factorial está a abrir uma das maiores oportunidades em todos os softwares de negócios. A Factorial é uma plataforma de “people data” para os recursos humanos nos dias de hoje, que automatiza os fluxos de trabalho e centraliza a categoria de softwares de RH.”  – Reid Christian

O que diz o nosso CEO, Jordi Romero

A ronda de investimento teve lugar há um par de meses, antes que efetivamente estivéssemos confinados durante uma pandemia global. Isto foi, um fator positivo para nós e também para os fundadores da Factorial, que puderam negociar com mais facilidade junto aos investidores e viajar até os Estados Unidos para realizar a ronda no Vale do Silício. 

Depois de entrar em contacto com investidores europeus, principalmente em os ingleses, vimos que alcançar os investidores do Vale do Silício não seria impossível. 

Tudo foi muito rápido, sorte a nossa, já que em poucas semanas todo o mundo estaria a ser afectado pela crise do coronavírus. Nós, inclusive, não estávamos 100% seguros até o momento final, já que efetivamente só assinamos os contratos no mês passado, quando todos já estávamos a trabalhar de casa. 

“Em 2020, o pouco que temos sido este ano em termos de investimentos, grandes operações ainda têm muito a dizer. Adicionando o panorama da incerteza criada pela crise do coronavírus que pode atrasar ou cancelar as operações planejadas para o final do ano.” afirma Jordi Romero. 

Software de RH grátis para os novos usuários durante a quarentena 

Como uma das nossas principais missões é ajudar o sector de recursos humanos e as empresas, disponibilizamos o nosso software de rh de forma gratuita para as novas empresas durante este período da quarentena. O intuito é que todos possam digitalizar-se nesse período e otimizar os seus processos internos. 

Por isso, o convidamos a formar parte da nossa rede e juntar-se às mais de 60.000 empresas que já utilizaram o nosso software. Durante o nosso período de prova atual, poderá utilizar todas as nossas funcionalidades, incluindo o gestor de férias e ausências e a assinatura digital.  

software-rh-gratis

Artigos Relacionados

Deixe um comentário