Ir para o conteúdo

Team Building online: 6 Exemplos de atividades + dicas

Promover atividades de team building online tem sido uma das principais formas de manter os colaboradores conectados ao ambiente de trabalho nos últimos meses. Veja neste artigo dicas e atividades de team building online para garantir que a sua equipa esteja motivada e unida mesmo durante o teletrabalho.

A pandemia afetou a forma como trabalhamos, assim como os resultados individuais dos funcionários. Como explicar isso? A adaptação ao teletrabalho trouxe muitas consequências, sendo uma delas a falta de conexão dos colaboradores com o ambiente de trabalho. Agora, quase tudo é virtual, ou pelo menos híbrido.

É a partir deste contexto que os profissionais de RH, responsáveis pela gestão de pessoas, precisaram inovar e encontrar uma forma de criar atividades de team building online. E este tem sido um dos grandes desafios atuais nas empresas.

Veja a seguir como promover a integração entre as equipas à distância, qual a melhor forma de incentivar a participação dos funcionários e confira dicas práticas de team building online. 

software de recursos humanos

O que é a team building online?

“Team building” é um termo anglo-saxão cuja tradução literal é “construção de equipa”. A prática de team building consiste no desenvolvimento de atividades lúdicas e de integração. Veja a seguir alguns dos objetivos do team building:

  • Incentivar equipas de alto desempenho
  • Melhorar o relacionamento interpessoal entre os colaboradores
  • Promover o bem-estar no ambiente de trabalho
  • Melhorar o Employer branding da empresa
  • Incentivar o trabalho em equipa

O termo surgiu em meados de 1920. Foi então que o psicólogo social William McDougal abordou a importância da existência de equipas e de o ambiente em que trabalham ser o melhor possível.

Posteriormente, foi estudada a relação entre a produtividade do trabalhador e o ambiente de trabalho e, nesses tempos, nem é preciso dizer que um colaborador que se sente confortável no trabalho é muito mais produtivo.

As empresas estão cada vez mais atentas a isso e estão a investir em iniciativas que aumentem o nível de satisfação dos funcionários. Após a pandemia, a necessidade de adequar estas atividades ao ambiente virtual virou uma grande preocupação.

É dessa forma que surge o team building online. As atividades de team building online consistem em jogos (ou games), encontros, e momentos de descontração e integração promovidos pela empresa de forma virtual. O objetivo no entanto é o mesmo: Manter os colaboradores motivados e conectados com a empresa e seus colegas de equipa.

👉Team Building: 10 atividades presenciais para colocar em prática

Trabalho híbrido e Integração de colaboradores

A integração entre os colaboradores era que acontecia naturalmente no passado algo certo no passado. O fato de as pessoas se verem todos os dias no escritório acaba por facilitar um certo sentimento de unidade.

Hoje as coisas mudaram e há funcionários que estão no escritório e outros que estão a trabalhar desde casa. O que muitos adotaram como seu novo normal é trabalhar alguns dias em casa e outros no escritório. Ou seja, eles praticam o novo e famoso modelo de trabalho híbrido .

Não há dúvida de que trabalhar em casa pode afetar a saúde mental pelo fato de ser muito mais difícil separar a vida pessoal e profissional e se desconectar. Além disso, não ter contato com colegas pode gerar uma ruptura na formação da cultura organizacional.

É por isso que as equipas devem tentar interagir ao máximo para diminuir os efeitos da falta de interação presencial. O ser humano precisa se relacionar para gerar confiança nas outras pessoas!

Obviamente, o isolamento reduz o contacto e atrapalha algo tão importante para as empresas de hoje: A inovação. É muito mais fácil promover a inovação quando o contacto é frequente.

Ao trabalhar remotamente, a comunicação se reduz ao necessário: interagir com a equipa e realizar o trabalho de cada um. Por tudo isso, as empresas precisam mais do que nunca do team building online. E se não puder ser feito pessoalmente, que seja de forma virtual e efetiva.

👉Employee Experience: 8 dicas (+ teste de motivação laboral para download)

team building online exemplos

Para que serve o Team Building online?

O que é o team building, na prática? Como as empresas implementam estas atividades? Que vantagens o team building online pode trazer?

As atividades de team building online podem ser baseadas em diferentes aspetos, como os seguintes:

  • Fortalecimento das relações interpessoais.
  • Definição de objetivos.
  • Resolução de problemas.
  • Inovação nas reuniões de equipa
  • Definição de funções.
  • Formação no uso de novas ferramentas, de forma dinâmica.
  • Diminuição das consequências negativas trazidas pelo distanciamento social.

Dependendo do ponto que deseja promover, as atividades poderão variar.

O foco do team building online é realizar dinâmicas de grupo em que a equipa deve trabalhar em conjunto até que a atividade seja concluída.  Às vezes, é a própria empresa que se encarrega de pensar nas atividades a serem realizadas. Em outros casos, a empresa contrata outra organização externa para pensar nas atividades de team building online.

Os tipos de team building são muito variados, havendo até empresas que, para além da integração da equipa, pretendem trabalhar outros valores como a solidariedade e a responsabilidade social corporativa.

workshops de rh

6 ideias e exemplos de atividades de Team building online

Gerir uma equipa remotamente e pensar em ideias de team builing online não é fácil, especialmente se a equipa for grande. Nesse caso, é melhor subdividir o grupo grande e realizar as atividades em pequenos grupos. É possível encontrar games para team building online, plataformas, apps e muito mais!

Deixamos aqui alguns exemplos de atividades de team building online que podem ser feitas de forma remota:

1) Jogos de perguntas e respostas

A primeira coisa é dividir as pessoas em várias equipas e escolher questões de diferentes categorias, como esportes, música, ciências, história, etc.

Este tipo de jogo possui muitas variantes. Por exemplo, pode ser elaborado pela empresa ou podem ser usados questionários pré-elaborados da Internet.

Outra maneira de envolver os trabalhadores também é pedir-lhes que façam um brainstorming de uma pergunta com antecedência para que outras pessoas possam responder no dia da reunião de team building online.

2) Proibido dizer sim e não

Uma ótima dinâmica de team building online para conhecer os outros é perguntar sobre as pessoas, sempre com discrição e polidez. O jogo consiste em fazer uma pergunta a um membro da sua equipa e este deve responder sem usar as palavras sim ou não.

Imagine que eu te pergunto: Já completou a faculdade? A resposta aqui é sim ou não. Bem, a pessoa terá que responder de outra maneira.

Se a pessoa que está a responder disser as palavras proibidas, ela deve desligar a câmera. Assim será sucessivamente. O vencedor será o único que poderá manter a câmera ligada o tempo todo.

integração de colaboradores

3) Cite cinco coisas

Esse é um ótimo jogo para quebrar o gelo. Uma pessoa começa a dizer uma palavra e a pessoa a quem se dirige deve responder com cinco palavras relacionadas.

Por exemplo, para a palavra hospitalidade, uma resposta possível seria: apartamento, casa, chalé, hotel, camping. Aqui, as possibilidades são muito variadas e o tempo de resposta deve ser limitado. Como alternativa, as palavras sugeridas poderão ter que estar em ordem alfabética.

4) 2 verdades, 1 mentira

Neste jogo de team building online, uma pessoa escolhida deve pensar em 2 fatos verdadeiros e um falso sobre sua vida. Em seguida, os outros participantes devem fazer perguntas para tentar adivinhar qual dos fatos é mentira.

5) Jogos online de team building

A inovação também tomou conta do mundo dos negócios. Mais do que nunca, é possível encontrar games para o team building online. Estes jogos costumam promover a diversão e motivação dos funcionários ao mesmo tempo.

Alguns exemplos de jogos empresariais para team building são:

6) Nossa empresa em uma palavra

Todas essas atividades e jogos de team building online que acabamos de partilhar têm como objetivo: Que os funcionários se conheçam melhor. M estas não são as únicas atividades possíveis.

Também é possível realizar atividades mais relacionadas ao funcionamento da empresa. Por exemplo, temos a dinâmica que podemos chamar de “Nossa empresa em uma palavra”. Pode ser feito com grupos de cerca de 3 ou 4 pessoas, embora também possa ser feito individualmente. Consiste em pensar em uma palavra que defina uma área da empresa.

Então, é preciso defender na frente de todos porque escolheu essa palavra. Depois que todos explicam por que escolheram uma determinada palavra, o grupo deve discutir e chegar a um consenso para decidir qual é a palavra que melhor descreve a empresa.

Sempre recomendamos essa dinâmica porque serve para saber como os colaboradores veem a empresa, além de trabalhar a capacidade de comunicação, colaboração, escuta ativa e tomada de decisão.

Como escolher as melhores atividades?

É um erro ver o team building online como uma série de atividades para os funcionários se divertirem, sem mais. Portanto, uma série de pontos deve ser levada em consideração.

A atividade deve ser bem escolhida e deve considerar:

  1. Os objetivos a serem alcançados.
  2. A duração da atividade
  3. A possível reação dos funcionários
  4. A possibilidade de haver prêmios.
  5. Os recursos que serão necessários
  6. Orçamento previsto para a execução
  7. Responsáveis pela elaboração da atividade

atividades team building online

Mas como a atividade de team building online é selecionada? Como explicamos antes, a primeira coisa é levar em consideração o objetivo desejado. Alguns exemplos de metas são:

  • Incentivar os colegas a se conhecerem.
  • Companheirismo.
  • Trabalho em equipa.
  • Liderança.
  • Conhecimento dos valores da empresa.

Team Building online: Dicas para atividades de sucesso

Vimos que existem muitos exemplos de team building online . Alguns são como jogos interativos e outros vêm dentro de um plano de responsabilidade social corporativa.

Destacamos algumas dicas valiosas para obter sucesso com o team building online:

  • A duração da atividade é importante por um motivo claro. Os adultos prestam mais a atenção do que as crianças, mas depois de fazer a mesma atividade por uma hora, o interesse costuma diminuir.
  • Sobre a entrega de prêmios aos vencedores, os especialistas recomendam prêmios originais e mensagens motivacionais, não troféus ou similares. Se houver prêmios materiais, os participantes se esforçarão para ganhar, mas podem perder o aprendizado proposto na atividade de team building online.
  • Surpreenda os funcionários. Segundo os especialistas, isso é bom porque a rotina é quebrada, a expectativa é criada e os participantes são mais receptivos. Assim, é melhor não dizer aos trabalhadores em que consistirá a atividade (se possível) para que eles não imaginem coisas que nada têm a ver com o que será a realidade.
  • Pense em alternativas presenciais. Em algum momento, esperamos que as atividades presenciais voltem com tudo. Por isso, atividades que acontecem na natureza , como testes e aventura, podem ser uma ótima opção. Dentro disso, as atividades aquáticas tendem a ter muito sucesso, podendo ser individuais ou coletivas. Entre as atividades individuais estão jet skis e flyboard. Essas atividades podem ser perfeitas para funcionários que vão para o escritório, e estar ao ar livre pode ser adaptado aos regulamentos de segurança e prevenção da Covid.

👉Questionário de Avaliação de desempenho: Modelo para download

Teletrabalho e motivação laboral: Outras alternativas

Para além de organizar atividades de team building online, é preciso ter atenção a outros aspetos da empresa que são valorizados pelos funcionários.

  • Comunicação interna: De nada adianta promover a integração da equipa em um único momento. Garantir que a empresa tenha canais de comunicação interna eficazes e conhecidos por todos é fundamental.
  • Apoio à adaptação: Quando estão em teletrabalho, muitos funcionários encontram dificuldades nunca antes enfrentadas. Para isso, é importante que a empresa ofereça apoio para que a produtividade seja a melhor possível.
  • Benefícios: O plano de benefícios é um dos principais responsáveis pela satisfação dos funcionários. No entanto, é preciso ter certeza de que ele corresponde às reais necessidades dos mesmos.
  • Software de RH: melhora a comunicação interna e a interação entre as equipas. Com o software de RH da Factorial, por exemplo, todos podem saber sobre os eventos internos da empresa e quando é o aniversário de um colega, para além de muitas outras vantagens.

Teste o software da Factorial por 14 dias e veja como melhorar o Employee Experience na prática

Este artigo também está disponível em: Español, Deutsch, Italiano

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário