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Sustentabilidade empresarial: Como implementar no seu negócio

sustentabilidade empresarial

Sobreviver a crises, ter maior flexibilidade e atrair jovens talentos são apenas alguns dos benefícios de seguir o caminho de “menor impacto”, e a sustentabilidade empresarial é essencial para garantir que as organizações privadas façam diferente e integrem a sociedade como verdadeiros agentes de mudança!

Isso significa que existe a possibilidade de interação e convivência em comunidade com a cidade, região ou país onde a empresa está inserida, minimizando os efeitos negativos em termos de ecologia, demografia e finanças (entre outros).

A sustentabilidade empresarial em Portugal tem crescido como tendência nas organizações. No entanto, muitas não sabem como manter suas práticas e revê-las ao longo do tempo. É preciso planear, obter informação e perceber todo o funcionamento dos processos corporativos.

Não sabe como garantir e avaliar as práticas de sustentabilidade na sua empresa? Neste artigo iremos ajudá-lo a perceber as normas básicas da sustentabilidade empresarial, como elaborar ações efetivas e, por fim, daremos alguns exemplos que podem ser aplicados no seu negócio.

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O que é sustentabilidade empresarial

Como a palavra indica, a definição de sustentabilidade empresarial refere-se à implantação de um modelo de gestão de despesas e de uma política corporativa voltada especificamente para a redução de “danos colaterais”. Este tipo de posicionamento e gestão tem como objetivo diminuir os danos ao meio ambiente e à sociedade e, ao mesmo tempo, garantir que o modelo de negócio seja sustentável.

Frequentemente, organizações de todos os tipos e de vários setores geram efeitos mais prejudiciais nas comunidades e no ecossistema do que as soluções que podem fornecer por meio de seus produtos ou serviços.

Felizmente e em grande parte graças à mudança geracional nas últimas décadas, cada vez mais utilizadores e clientes exigem uma maior consciencialização das empresas. Da mesma forma que os mesmos profissionais também exigem um employee experience o mais “verde” e humano possível.

Consequentemente, é cada vez maior a necessidade das organizações reverem os seus valores e cultura. Para isso, devem levar em conta as novas prioridades que a grande maioria da população possui.

De acordo com relatório publicado pela revista Forbes em 2018, mais de 80% dos consumidores entrevistados em uma amostra de mil pessoas, valorizam positivamente marcas e empresas que contribuem ativamente para reduzirem o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade de suas operações.

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Metas de sustentabilidade empresarial

As aplicações da sustentabilidade ambiental são múltiplas. Existem diferentes direções que uma organização pode seguir e muitas formas de começar a implementá-la.

Desde a criação de mecanismos alternativos durante o processo de produção para reduzir a geração de resíduos e aumentar a eficiência hídrica e energética, até otimizar os métodos de distribuição de mercadorias para reduzir o carbono. As formas de contribuir são, felizmente, muitas.

No entanto, é preciso priorizar os objetivos e ter em conta a importância de cada um em termos de efeitos positivos no meio ambiente.

A seguir, elencamos algumas práticas mais importantes para atingir sustentabilidade empresarial.

O que as empresas devem considerar para implementar de planos de sustentabilidade empresarial

1) Conservação de recursos naturais

A conservação de recursos refere-se à prática de utilizar elementos considerados matérias-primas ou necessidades vitais (água, energia, madeira, etc.). Estes recursos devem ser utilizados de forma eficiente e responsável. Para que isso aconteça, existem algumas ações possíveis. Uma boa iniciativa é a instalação de torneiras de baixo fluxo e de baixo consumo de água, instalação de sistema automático de liga / desliga e incentivo ao uso consciente pelos colaboradores.

2) Redução de resíduos

A minimização de resíduos refer-se à utilização de métodos de restrição de fontes, a aplicação de medidas de reciclagem ou o uso de recursos ambientalmente saudáveis ​​durante um processo de produção.

A ideia é que durante a fabricação de um bem ou o desenvolvimento de um serviço, seja gerada a menor quantidade possível de resíduos.

3) Prevenção de contaminação

Prevenir a poluição, seja do ar, da água ou do solo, implica reduzir ou eliminar totalmente os resíduos gerados nos processos produtivos e que impactam diretamente no ecossistema.

4) Desperdício Zero

Também conhecido pelo anglicismo “zero waste”. Este tipo de metodologia visa o reaproveitamento dos recursos que são utilizados nos processos produtivos. O exemplo mais claro é a reciclagem de materiais ou simplesmente dar uma segunda utilização a diferentes materiais utilizados no trabalho ou da vida quotidiana.

Benefícios da sustentabilidade empresarial

Felizmente, as organizações do presente estão a dar cada vez mais espaço à consciência ambiental e social.

Para isso, as empresas consideram também as premissas da responsabilidade social corporativa, que inclui práticas de sustentabilidade empresarial e ampliam as possibilidades neste sentido,

Ainda assim, para um bom número de empresas, ainda é muito complexo adotar novos sistemas de produção ou políticas de preservação de recursos. Isso ocorre porque a maioria dessas estratégias exige grandes investimentos iniciais.

Porém, quem se atreve a dar o primeiro passo, por menor que seja, relata grandes vantagens. Veja a seguir alguns da aplicação de medidas de sustentabilidade nas empresas.

1) Impacta positivamente as vendas

De acordo com relatório publicado em 2018 pela consultoria internacional The Nielsen Company , 68% dos consumidores europeus esperam que as empresas tomem medidas para conservar o meio ambiente e, portanto, tenham maiores intenções de compra em relação às marcas que possuem “políticas verdes”.

2) Evita inconveniências legais

A opção por práticas ambientalmente responsáveis ​​ajuda as empresas a antecipar possíveis regulamentações legais futuras. Cada vez mais países e regiões lutam por novas restrições em favor do meio ambiente. Isso ajuda na redução dos riscos operacionais e pode se traduzir em uma vantagem competitiva.

3) Melhora o employer branding

Os investidores, por pressão dos consumidores, estão cada vez mais preocupados em apostar em empresas sustentáveis. O compromisso com a redução do desperdício e a transparência sobre o progresso ajudam a construir credibilidade e relacionamentos baseados em confiança com clientes, parceiros e funcionários.

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Tipos de sustentabilidade

Os três tipos de sustentabilidade empresarial, ou melhor, os três pilares da sustentabilidade, são aqueles que acabam por constituir as chamadas “empresas de triplo impacto”.

Nem todas as empresas possuem modelos que se podem enquadrar nesta categoria. No entanto, é possível que as organizações privadas contem com pelo menos um desses conceitos para otimizar suas operações e contribuir positivamente para o bem-estar dos colaboradores, consumidores e meio ambiente.

Dessa forma, a sustentabilidade nas empresas se desdobra em diferentes abordagens.

Sustentabilidade ambiental

Este tipo de abordagem é, sem dúvida, a mais conhecida. Refere-se à interação responsável das empresas com o meio ambiente. As suas práticas procuram evitar o esgotamento ou degradação dos recursos naturais.

Em resumo, o objetivo da sustentabilidade ambiental é conservar o meio ambiente a longo prazo.

tipos de sustentabilidade

Sustentabilidade social

O conceito de sustentabilidade social é adotado e conceituado pelas Nações Unidas como a capacidade de identificar e gerir os efeitos da atividade privada (sejam eles positivos ou negativos) nas pessoas.

Direta ou indiretamente, as atividades privadas têm impacto sobre o que acontece aos trabalhadores, clientes e comunidades locais.

Sustentabilidade económica

É possível definir a sustentabilidade económica como a capacidade das empresas em iniciarem, desenvolverem e manterem as suas operações dentro de uma faixa de estabilidade a médio e longo prazo. Quando se trata dos Recursos Humanos, isso significa ter uma baixa taxa de rotatividade, alto ROI e a maior produtividade possível.

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Indicadores de sustentabilidade empresarial

Como vimos em artigos anteriores, os KPI’s (indicadores-chave de desempenho) e indicadores-chave são ferramentas valiosas em recursos humanos. Entre outras coisas, ajudam-nos a medir o desempenho dos funcionários, além de serem vitais nas avaliações de desempenho.

Contudo, além desse papel fundamental, os KPIs também são essenciais ao implementar um plano de sustentabilidade nas empresas. Se pensa em aplicar estratégias de conservação de recursos e não sabe por onde começar, pode considerar estes indicadores:

1) Indicadores de sustentabilidade ambiental

  • Uso eficaz dos recursos naturais.
  • Medição do esgotamento de recursos e matérias-primas.
  • Minimização o uso de materiais e produtos prejudiciais ao meio ambiente.
  • Prevenção de impactos negativos nos ecossistemas.
  • Produção e uso de produtos ecológicos.

2) Indicadores de sustentabilidade social

  • Percentual de funcionários que consideram que a empresa atua com responsabilidade.
  • Número de colaboradores em tempo inteiro dedicados a projetos de investimento social.
  • Fundos arrecadados por para organizações humanitárias e sem fins lucrativos.
  • Percentagem da receita operacional dedicada à contribuição social.
  • Salários, contratos e benefícios aos colaboradores.
  • Doações e outras despesas sociais.
  • Investimento total na comunidade.
  • Satisfação, retenção, fidelização do cliente.
  • Satisfação, competência e comprometimento do colaborador.

3) Indicadores de sustentabilidade financeira

  • Balanço da empresa.
  • Preços das ações.
  • Gestão de riscos ocupacionais.
  • Políticas de contabilidade.
  • Despesas passivas e ativas.
  • Avaliação do orçamento.

A sustentabilidade das empresas não é vital apenas para contribuir para a preservação do meio ambiente e das comunidades onde as organizações estão inseridas. É também um braço fundamental para a saúde das empresas, a melhoria da vida profissional dos colaboradores e, além disso, traz grandes benefícios na relação com consumidores e utilizadores.

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Este artigo também está disponível em: Español, Italiano

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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