Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Gerir equipas com 20 anos Caramba.A gerir equipas desde os 20, como é que aprendeste a ser uma boa líder?

00:16

Como é que aprendi a ser uma boa líder?Comecei muito jovem no real estate, onde rapidamente me vi a liderar equipas de vendas com 20, 21 anos, num mundo em que a média de idade era de 35, 40 anos.

00:31

Comecei como administrativa.Então, as administrativas entravam um bocadinho mais novas.

00:35

Mas claro, rapidamente vi-me a liderar depois de ter passado por vendedora,fazer bem o trabalho e demonstrar.

00:41

E viram em mim essas capacidades de liderar a equipa e comecei aí.

00:44

Então, quando és jovem, acho que tens uma liderança sem te dares conta, mais autoritária,porque sentes que te tens de impor.

00:55

E acho que isso vem das inseguranças, de pensares:"O que é que vou eu ensinar a estas pessoas que têm mais experiência de vida do que eu,que têm 35 ou 40 anos?" E essa insegurança, como gestora naquele momento, como líder,por seres mais jovem e teres as tuas inseguranças e achares que vales menos,faz com que puxes pela autoridade.

01:17

E acho que isso acontece a imensos managers,porque a mim aconteceu-me e percebes isso depois.

01:22

Eu, como também, por outro lado, sempre fui muito próxima,tentava aproximar-me da equipa, ir com eles, ganhar a sua confiança.

01:31

E como posso ganhar a sua confiança?Simplesmente indo para o terreno de jogo, a chutar a bola,como faziam eles.

01:38

Se tinha de subir a um quinto sem elevador,subia ao quinto sem elevador com eles para captar essa casa.

01:44

Se depois tínhamos de descer a outra zona a pé, andar porta a porta,casa a casa, para encontrar casas para captação, eu fazia-o.

01:52

Depois, no mundo do tech,quando comecei a reinventar-me,nunca em momento algum me caíram os anéis por descer de posição para depois voltar a subir.

02:05

Em toda a minha carreira profissional, acho que em cada uma das empresas onde entrei,salvo as duas últimas Passei de um papel de líder a individual contributor para depois voltar a ser líder.

02:17

Acho que isso também é muito importante e ajuda-te a tornar-te líder,porque vais amadurecendo com os anos como pessoa e vais aprendendo coisas que te fazem também aprender e desaprender.

02:30

E também te dão essa visibilidade da empresa que precisa naquele momento e ver como pouco a pouco podes ir crescendo.

02:40

Acho que o crescimento veio um pouco de forma natural e também um pouco desde o ponto de vista pessoal de que para crescer não necessariamente tens de estar sempre no topo e manter-te no topo,às vezes tens de descer, pisar o terreno,entender o que está a acontecer em baixo,para depois voltares a subir.