Transcrição
Hierarquia pessoal.E está tudo bem...Ora, vejamos...
"Como adotar uma abordagem pessoal na hierarquia corporativa?" Esta...
Disto tenho a certeza que é algo que adapto na minha equipa,uma abordagem minha.
Eu acho que hoje em dia o mais importante é destacar o indivíduo,as caraterísticas únicas e autênticas de cada um.
Uma abordagem pessoal é uma abordagem que acontece, certamente, através da confiança. Tento sempre contribuir com a minha experiência e trabalho atual.
Como já referi, existe uma lacuna geográfica e outra cultural que acontece através de uma relação de confiança.
Como ganhar confiança?Através da construção de uma relação e entrega de resultados.
Na minha opinião, no funcionamento da loja, em formações ou no mundo do retalho, especialmente na área de formação de retalho, pode ser difícil a obtenção de resultados, isto é, conseguir números para a construção de uma métrica.
É a isto a que me dedico. Dedico bastante do meu tempo pessoal.
Costumo utilizar bastante este exemplo, especialmente quando estamos em formação de vendedores, comerciais... Normalmente, costumo pedir aos comerciais que fechem os olhos por um momento e que imaginem um cheesecake... Um sobremesa que todos conhecemos e que já comemos, pelo menos, uma vez na vida e que é feito de diferentes camadas.
Sempre que abordamos o cliente, quando entramos em cena, quando preparamos uma venda, primeiro temos de fazer um trabalho muito importante.
O cheesecake tem uma camada de bolo que deve ser resistente,sólido, consistente, crocante.
Tudo isso dá estabilidade a toda a sobremesa.Esta é a parte do conhecimento técnico, isto, é, as soft skills,mas mais vinculadas às competências técnicas.
Depois temos toda a parte das natas.E, no entanto, esta é mais fofa, deliciosa, suave e doce.
E esta é, por sua vez, a parte relacionada com as soft skills e é então quando nos aproximamos mais da abordagem pessoal.: aqui damos rédea solta e cada um acrescenta que quiser: chocolate, fruta, variado...
É isto que carateriza a personalidade de cada um de nós.
Considero-o algo realmente imprescindível.Não sou um defensor do conformismo. Pelo contrário, acredito bastante na abordagem pessoal.
Claro que tem de ser uma abordagem que corresponda com as estratégias e a gestão comerciais,se se encontrar a combinação exata. É a chave de tudo...
É a chave do trabalho, do sucesso e -volto a repetir- de construir um vínculo de confiança com os gestores e procurar, por assim dizer,quebrar a estrutura hierárquica clássica.
Portanto, se se descobrir, se se sabe navegar através das diferentes funções, a estrutura comercial, em colaboração a 360 graus com todos os departamentos, acho que o trabalho individual é um pouco limitado para todo o tipo de sucesso.
