Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Adaptar-se a novos mercados

00:12

Vamos lá ver, pergunta.Como adaptar-se a um mercado com o mesmo idioma, mas com outra forma de ser?

00:20

Gosto disto. Gosto que seja uma faísca.Houve uma época, na verdade lembro-me dela como bastante especial no Playground, que foi como meio de comunicação número um, além disso, em língua espanhola.

00:31

Claro, no fim viram-se os números no sentido de que 70 e tal % da audiência que tínhamos no Playground era da LATAM.

00:38

E foi tipo, olha, temos de abrir mercado lá.E foi tipo, olha, em Barcelona vai haver uma equipa que vai ficar a trabalhar das 2 da tarde às 11 da noite para dar serviço em horário da América Latina.

00:48

E foi tipo, bem, vamos a isso, vamos abrir mercado publicitário dentro do que é a LATAM.

00:54

Não é que nos dessem muita opção, tínhamos mesmo de o fazer, sim ou sim.

00:57

Mas no fim foi aquele desafio de, olha, já levo vários anos a fazer branded content para o mercado espanhol, vamos ver como corre agora na América Latina.

01:05

E foi algo supercurioso, porque no fim era tipo, epá,vamos mostrar este tipo de formatos novos a um mercado que ainda não os experimentou.

01:13

E havia algo que me chamava imenso a atenção, que foi levarem três pessoas da equipa para a LATAM, uma para a Cidade do México, outra para Buenos Aires e outra para Bogotá,e eu como redatora tinha pessoas que me traduziam os conteúdos em espanhol para os idiomas de lá. Foi tipo, olha, embora falemos todos espanhol,tenho pessoas que me estão a traduzir um artigo para a gíria argentina.

01:31

Quer dizer, era supercurioso ver isto, que apesar de falarmos o mesmo idioma, cada um tem os seus insights, cada um tem a sua maneira de falar e no fim tens de ter um tradutor de espanhol também nesses países.

01:43

Era só o idioma ou também algo do conteúdo mudava na altura dessa tradução?

01:49

Claro, na altura... É tipo, olha, vamos fazer uma campanha para carros na Cidade do México.

01:53

No fim, era absorver tudo o que estava a acontecer nessa cidade,porque em Espanha temos os nossos 22 ou 24 dias de férias por ano.

02:01

Estas pessoas têm dias de férias por ano trabalhado e são pouquíssimos.

02:04

Então é tipo, epá, deste insight que eu não conhecia,talvez haja uma campanha grande e podemos juntar estes carros da campanha com pessoas que não se vão ver no Natal,lembro-me que era isso, não é?

02:15

Então, mergulhar também na cultura de outros países para fazer publicidade,pareceu-me um desafio superenriquecedor.

02:24

No fim, recordo-o com muito carinho.