Transcrição
Unir a equipa interna e os freelancers Posso espreitar e ver o resto?
Vamos ver, ótimo.Como é que a vibração de uma empresa pode unir ?
Bem, isto é um super desafio no Código Nuevo, porque é verdade que somos uma equipa pequena, somos 17 pessoas no fim que estamos entre Madrid e Barcelona, mas é certo que no Código, no fim,trabalhamos paralelamente com 30-35 que no fim são tão...
do Código Nuevo como as pessoas que estão contratadas.
No fim é verdade que eu venho de outro sítio onde...
Ou seja, de outro meio de comunicação onde ganhei um medo absoluto,porque fizeram imensas contratações de repente,que no fim acabaram num despedimento massivo de 80 pessoas e foi como, epá,não quero que este modelo no fim se repita no que é o Código Nuevo.
Então, o meu objetivo é sempre que no fim a equipa seja a indispensável e pouco a pouco, à medida que vão chegando projetos, a equipa vá crescendo.
Então, está tudo super controlado para que não aconteça algo como o que aconteceu no meio anterior onde eu trabalhava.
No fim é super complicado porque, epá, como é que se transmite essa cultura do meio, essa linha editorial, a pessoas que não estão a trabalhar internamente ou que talvez trabalhem por projetos pontuais?
Então, esse trabalho é dificílimo, porque na hora de: "Olha, entrou-nos...
este projeto para esta marca?" "Como é que transmitimos isso ?" "Por onde devem ir encaminhadas as ideias para que encaixem com o que nós costumamos pensar normalmente?" Então, aqui há um trabalho extensíssimo de mostrar conteúdos editoriais,de ir guiando a linha criativa nas colaborações que fazemos com marcas.À medida que vamos testando, conforme o projeto,no fim sabemos que, olha, funciona muito bem para este tipo de vídeos, este argumentista para este tipo de peças.
Então, é também ir conhecendo a equipa externa.
E é verdade que o Código Nuevo tem project managers que no fim sabem a carga de trabalho de cada um e têm essa magia de distribuir o trabalho sabendo o que se vai dar melhor a cada pessoa.
É incrível.Trabalhar num meio de comunicação é super diferente de trabalhar numa agência de publicidade.
E é verdade que quando queremos trazer toda a gente no fim para a linha editorial que temos no Código, é ainda mais complicado.
Então, tentamos sempre: "Olha, freelancers pelo primeiro trabalho que façam, porque no fim é super difícil adaptar-se ao nosso tom".
Então, não vamos exagerar, a não ser que se faça algo gravíssimo nessa primeira prova.
Então é como: "Olha, há capacidades, há vontade e tal? Ótimo".
Não acertou à primeira? Vemos numa próxima vez.
No ano passado tivemos um caso que acho que transmite muito bem no fim os valores do Código Nuevo, que foi o caso da DANA em Valência.
Isto aconteceu numa noite e no dia seguinte de manhã foi como: "Temos de falar do assunto, como o vamos fazer?" Num meio digital, a trabalhar em digital,é super fácil cair no sensacionalismo para conseguir bons resultados e que no fim o teu meio melhore nos números através deste tipo de vídeos.
Opção um: o que podes fazer para conseguir isso?
Não sei se se lembram de imensos meios a publicar vídeos de pessoas a afogar-se,literalmente, nas ruas de Valência.
Foi como: "Olha, o que fazemos?Usamos esses vídeos que vão ter muito mais notoriedade ou o que podemos fazer desde o Código Nuevo?" Eu sabia perfeitamente, sem precisar meter-me numa reunião,que a equipa nunca iria seguir por esse caminho e iria optar pelo "como podemos aproveitar outra vez o megafone do meio para gerar algo que possa ajudar estas pessoas sem que nós possamos fazer nada desde Barcelona ou Madrid?" Epá, criámos o post, que na verdade é um orgulho porque é o post mais viral do Código Nuevo nos seus 11 anos, que foi "Como ajudar as pessoas em Valência".
E era um carrossel com uma lista dos pontos oficiais onde podias ir deixar comida, doar alimentos, doar dinheiro.
Quero dizer, é um post que certamente foi visto por imensa gente,mas este saiu dos primeiros. E digo-vos, como o post número um do meio.
Então, foi como se o foco da equipa fosse o "como aproveitar isto para ajudar as pessoas e não vamos mostrar as imagens mais turbulentas que virmos",parece-me superimportante e, mais uma vez, sinto-me orgulhosa por saber que toda a gente vai nessa direção.
