Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Sobreviver à mudança de papel

00:10

Uau! Uma bola.De "jogadora" a "presidente":como afeta a mudança de papel?

00:20

Isto leva-me a uma analogia,que seria dar como exemplo como muda o papel.

00:28

Por exemplo, como muda o papel no futebol?Podes começar como jogador e estás no campo com os teus colegas a correr atrás de uma bola para chegar a um objetivo.

00:42

Isto é o que seria a analogia ,és um individual contributor, ou seja, um IC ou um SDR,ou até um gestor de uma pequena equipa, estás realmente a empurrar e a correr atrás de um objetivo.

00:56

Todos corremos, atenção, atrás de um objetivo,mas isto seria mais a nível individual.

01:01

Daí passas, a dado momento, talvez a ser o treinador dessa equipa.

01:06

Então, seria a analogia de um team leader, um gestor, que também é o mesmo.

01:11

No fim, estás a treinar uma equipa para chegar a um objetivo.

01:14

Também persegues esse objetivo, mas já o vês de outro lado.

01:18

Mas continuas a entrar no balneário com os jogadores, continuas com eles,a desfrutar de cada jogo, cada golo, cada vitória, a celebrá-la com eles no balneário.

01:30

E quando continuas a crescer, passas a ser o que seria o presidente do clube de futebol.

01:38

E já o vês de outra maneira.Estás talvez na tribuna com outro tipo de perfis, VCs, fornecedores que estão ali a ver como jogam.

01:52

E conforme vais crescendo,afastas-te do campo,neste caso para mim, não sei dizer, o campo de batalha,e significa que estás na parte mais estratégica.

02:04

Então, realmente perdes a parte do desfrute e tens de aprender a desfrutar da outra parte,sobretudo quando vens de ter estado primeiro a jogar.

02:17

E acho que faria basicamente esta analogia.E isto leva-me a sentir-te talvez mais só como líder,que estás mais fechado a pensar na melhor estratégia ou em mexer nas peças certas para que esse jogo se ganhe, e não só o jogo, mas o campeonato,a Champions ou o que for preciso.

02:36

Mas não deixas de estar um bocadinho mais afastado e um bocadinho mais só.

02:42

Mas acho que se aprendes a desfrutar dessa parte, no fim percebes que também estás a contribuir a partir da área mais estratégica e contribuis imenso.

02:54

Há alguma outra forma de encontrares a motivação pessoal dentro de estares mais sozinha como líder?

03:01

Como é que me motivo pessoalmente para de certa forma não ter esse síndrome de solidão?

03:07

Quer dizer, estou a exagerar um bocado, na verdade.

03:10

Mas acredito mesmo que é algo que muitos líderes sentem,ainda que não o queiram verbalizar, porque no fim acabas por te rodear de outros líderes na tua organização.

03:18

Isso ajuda imenso porque acho que todos sentimos em parte o mesmo.

03:23

E entre nós fazemos também uma equipa muito boa e aprendemos a desfrutar dessa parte.

03:27

Mas depois eu, como sou uma pessoa, como dizia antes,que gosta imenso de estar perto da equipa e gosta muito das pessoas,aproximo-me deles, tento encontrar momentos quando vão almoçar, sento-me com eles a almoçar,quando estão a tomar um café,vou com eles e tomo um café.

03:44

Aproximo-me, aproximo-me das pessoas, converso com elas,tento ouvi-las, tento conhecê-las também, quem são,o que gostam, o que as motiva, o que as apaixona,porque acho que é muito importante também bem, conhecer também a tua equipa, e eu gosto disso.