Ir para o conteúdo

Transcrição

00:03

ENTRE A FAMÍLIA, OS ESTUDOS E O TRABALHO Oh, o que é isso?"Estudos, trabalho e maternidade:como se pode conciliar tudo isso?" Bem, acho que a receita secreta para isso é, mais uma vez, a convicção interna e a atitude.

00:32

No meu caso, agora só posso falar de mim,é que, de modo geral, sou uma pessoa muito focada nos meus objetivos,no desempenho e muito curiosa.

00:43

E passo a vida inteira a dar muita importância a aprender de forma constante e contínua.

00:50

Por isso, também fiz várias formações e até estudei enquanto trabalhava para continuar a formar-me.

01:00

E quando se tem um objetivo claro, quer-se alcançá-lo e sabe-se quanto esforço e envolvimento isso implica,o caminho percorre-se com mais facilidade e rapidez.

01:14

E provavelmente isso é mais fácil para pessoas orientadas para o desempenho e objetivos, como eu, do que para quem talvez não tenha isso tão enraizado no seu ADN.

01:24

Quanto à maternidade, para mim a família é importantíssima.

01:29

Para mim, os meus filhos são muito importantes.E, no entanto, seguramente sou uma mãe muito focada no trabalho,porque para mim o trabalho é uma vocação e não apenas um emprego,e faço o que faço de bom grado e com consciência tranquila.

01:52

E aí está a diferença.Trata-se sempre de quais são os meus objetivos pessoais,com o que me identifico,o que faço com boa consciência,qual é a minha intuição a respeito,o que eu penso.

02:06

E então torna-se muito mais fácil conciliar tudo.

02:11

Embora também seja necessário fazer certos sacrifícios.

02:16

Não há dúvida disso.E o que também se precisa, especialmente agora que se tem filhos e família e se quer compatibilizar carreira profissional e família, é uma rede de apoio sólida.

02:30

Mas esta é a minha experiência e a minha receita secreta para ter sucesso.

02:35

Sempre tive o apoio da minha família,Bem como uma rede de apoio sólida.

02:40

Sempre tive os meus pais e os meus avós a apoiar-me e a compensar muitas coisas.

02:46

Tenho tido muita sorte e acho que isso é algo verdadeiramente essencial. Porque se se sabe que os filhos estão em boas mãos, está-se muito mais tranquila para enfrentar as situações.