Transcrição
A IA nos RH
Incrível!"Será a IA uma aliada ou uma simples ferramenta nos Recursos Humanos?Às vezes, perguntam-me como é que, atualmente,sou capaz de utilizar a IA no meu trabalho.
Eu utilizo IA, mas também estou a favor do 100% humano.
Digamos apenas que a IA, na fase de prequalificação,é um autêntico .
Na verdade, o fator humano está presente:pegamos no telefone e ligamos diretamente ao pessoal de recrutamento.
Em todas as chamadas,costumo ter um assistente virtual que rapidamente se conecta ao meu sistema de gestão de equipamento e, assim, focar-nos na parte de recrutamento.
Além disso, também temos uma espécie de assistente que costuma tirar notas por nós.
Utilizo ainda a IA para requalificação da base de dados no programa de recrutamento que costumo usar: ATS.
Deste modo,enquanto publico um anúncio online alguém conecta-se e, de uma forma muito simples,revisa e rejeita diretamente os currículos correspondentes ao anúncio em questão.
Por isso, sim, eu diria que a IA é uma aliada.Uma ferramenta simples? Sim e não.
Mas não gosto muito de contradizer.Atualmente, acredito que temos de manter o lado humano no centro da ação,independentemente de ser uma extensão de nós próprios para ganharmos tempo ou se for algo mais reativo.
Mas não nos devemos apoiarmo-nos apenas na IA.Acredito ainda que a IA nos remete para uma questão de igualdade e de inclusão.
O lado humano no centro de tudo.E a IA também...Esqueci-me de referir por ter falado bastante sobre o meu uso diário como Fabian em Artemys que, no entanto, como devem saber,utilizo diariamente a IA para publicações,
Sempre que ouço falar em utilizar a IA,refiro-me à integração de ferramentas como GPT,de tal forma que me permite a estruturação de ideas.
Não me sinto muito cómodo nem o melhor em gramática e ortografia mas a IA ajuda-me na correção de textos e em colocar à prova as minhas ideias.
Permite-me esclarecer uma coisa,já que tenho tendência para dispersar em tudo e também me permite concentrar-me mais.
Digamos que interajo com a IA para me concentrar mais,encontrar novas ideias,estruturar algumas atas e relatórios de reuniões ou, então, dar-me novas ideias.
