Transcrição
Um bom líder deve mostrar a sua vulnerabilidade?Sim, acho que é essencial.
Acho que um gestor deve mostrar-se tal como é.Gostamos de dizer na Étincelle RH que a gestão se baseia em três dimensões que são importantes a gestão com coragem,a gestão com atenção, a gestão com coração.
E acho que a gestão com o coração é exatamente isso,é assumir as emoções, assumir quem se é, saber expressá-lo,conhecer-se bem.
Não há nada pior do que um gestor que não se conhece, que avança com falsas aparências.
Portanto, em todo o caso, penso que é essencial saber quem somos, assumir isso.
A gestão com atenção passa por, além disso,prestar atenção aos colaboradores para criar as condições para a segurança psicológica que permitirá que todos se expressem, que todos expressem quem são, que é essencial.
E depois a gestão com coragem, porque podemos ser quem somos,podemos estar emocionados, mas, a certa altura,também estamos aqui para fazer funcionar uma organização, para trazer desempenho à organização.
E então temos de tomar decisões, tomar decisões num mundo que é incerto o que não é óbvio, o que não é fácil.
O gestor também deve demonstrar coragem na sua capacidade de tomar decisões,na incerteza, num mundo que é muito ambíguo, que é muito instável.
E portanto para mim um bom gestor é alguém que sabe demonstrar a sua vulnerabilidade, que sabe dar a devida atenção aos seus colaboradores e à organização, porque não devemos esquecer o interesse coletivo e não estar focado apenas no interesse individual.
Além disso, é um gestor que sabe ser corajoso.
