Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Procurar o potencial

00:18

Porquê é que é preciso procurar o potencial que não se vê a olho nu?

00:23

Bem, antes de mais dizer que todos nós temos potencial e na L'Oreal não se recruta apenas para preencher uma posição.

00:32

Na L'Oreal recrutamos tendo em conta o potencial da pessoa e tendo em conta aquilo que a pessoa pode vir a fazer, a exercer na organização a largo prazo. Portanto, sempre aqui com uma mirada a largo prazo e tentando olhar sempre para o potencial.

00:44

E muitas das vezes é preciso fazer apostas.Não temos uma bola de cristal não sabemos se a pessoa vai ser bem-sucedida ou não, mas há alguns conjuntos de características que nos podem ajudar a prever e ter um bocadinho mais de grau de confiança acerca da decisão.

00:59

E na L'Oreal usamos muito os drivers do potencial, que são 5.

01:02

Empatia, a capacidade de eu me colocar no lugar do outro.

01:06

O julgamento, isto é o sentido crítico e desafiar o status quo. A resiliência,ser capaz de superar os desafios.

01:12

A ambição, ser capaz de estabelecer metas ambiciosas e claro, a famosa learning agility, esta capacidade de continuar a aprender. E portanto,muitas das vezes são os próprios recursos humanos ou o manager que identifica oportunidades de carreira e que propõe ao colaborador. Muitas das vezes oportunidades essas que o próprio colaborador nem sequer imagina como uma possibilidade mas quando confia na sua equipa de recursos humanos e do seu líder vemos magia acontecer e portanto temos casos de engenheiros industriais a trabalhar em marketing, de pessoas que levaram 23 anos a trabalhar em marketing e que agora estão em recursos humanos ou até mesmo um médico a liderar uma equipa de marketing. Tudo é possível tendo em conta este potencial e tendo em conta este acompanhamento.

01:56

Para além dos drivers de potencial, existem várias formas de nós conseguirmos aqui aceder ao potencial das pessoas e pode ser através de uma entrevista de eu fazer perguntas acerca do seu expertise e do seu know-how, mas também pode ser através de perguntas mais genéricas,mais abertas, onde consigo chegar ao outro lado da pessoa que está por trás do currículo e conhecê-la melhor.