Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Começar de "baixo" com coragem,se calhar, é mais fácil. Não sei...

00:12

Meu Deus! O design não está nada bem, mas...Mas isso também soa? Incrível.

00:21

Boa."Porquê começar como comercial dá-nos um maior valor como profissional?" Fiz um pouco de tudo na vida porque, na verdade, também não sou daqueles que ficam sentados de braços cruzados.

00:33

Por isso, sim, de acordo com a minha experiência,nos últimos dois anos de engenharia, decidi morar sozinho...

00:40

Não queria continuar a ser um fardo para a minha família. Comecei, então,a trabalhar como comercial nas lojas durante oito horas por dia.

00:49

Mas foi uma experiência bastante enriquecedora e muito interessante.

00:53

Percebemos o quão únicos somos e quão únicas são as nossas necessidades e desejos pessoais.

01:05

Lembro-me que era a altura em que o mercado de tablets explodiu e, na verdade, é que eu não poderia andar atrás de todos os clientes que vinham,literalmente, em massa. Foi depois do Natal.

01:18

Acho que se ganha um valor maior e que os resultados falam por si só,porque se está no campo de batalha ou, pelo menos, entra-se em cena.

01:27

Aquilo que digo sempre à equipa de formadores,instrutores e responsáveis de formação é para analisarem... O que é formação?

01:39

Depois é que se vai para o campo de batalha.Quem nos avalia não é o nosso gerente, nem o superior nem o nosso chefe. É o próprio cliente. É ele quem nos avalia,e nos dá o julgamento final.

01:53

Acho que é muito importante, especialmente no mundo do retalho...

01:56

Mas acho ainda mais importante a realidade da empresa.

02:02

Penso ser isso que me dá um valor maior, porque continuo a motivar e a apoiar a equipa em todos os níveis, a visitar as lojas, a realizar trocas entre vendedores de diferentes áreas, uma vez que só assim podemos ativar o processo criativo, de idealização e crítico, bem como fornecer novas ideias e, por conseguinte, inovações.

02:24

É um processo um pouco perturbador, mas eles são um bocado assim.

02:27

Normalmente, ser ativo é muito isto e também oferecer novidades.

02:35

Porque nós fazemos a diferença com a história que vamos contar.

02:39

E, para contar uma boa história, é necessário ler muitos livros,visitar várias lojas, conheça a realidade.

02:46

Caso contrário também aqui podemos correr o risco de cair numa narrativa teórica da realidade da loja sem realmente a vivenciar.

02:56

Acho que foi isso que fez a diferença, pelo menos, na minha carreira."É apenas humildade?" Sim.

03:05

Pelo menos, é o que me parece a mim.Humildade, sem dúvida, sim.

03:11

Aliás, o facto de eu estar em campo,isto é, colocar-me no lugar de quem vende,é um sinal de humildade.

03:28

E também de apoio, atenção e suporte.Sim, também acho que viver o setor retalho, após esta trajetória,depois de várias fases de diferentes níveis, na verdade,incrementou humildemente a minha aparência.

03:48

Porque começa-se pelas lojas, vendas, condições contratuais que, por conseguinte, são muito diferentes.

03:56

Também falamos disto.Mas é um trabalho que, desde esse ponto, podemos enriquecer compreender tanto, trazer à tona todos os aspetos das soft skills.

04:09

Lembro-me do primeiro dia em que trabalhei como comercial.

04:13

Era muito tímido, assustado, desajeitado.E, então, aprende-se a construir a história, a fazer pausas,a manter uma certa distância do cliente que entra na loja e começa-se logo a brincar e leva-se como um desafio. E depois utiliza-se as técnicas adequadas,a abordagem certa, as soft skills corretas para entrar em contacto e criar um relacionamento.

04:39

Continuo em contacto com muitas pessoas ao fim de muitos anos.

04:44

A humildade desempenha um grande papel, porque acredito ser muito importante ouvir não só o usuário como também quem está em contato com ele (vendedor, comercial, que "vive" na loja todos os dias) e fazer com que sua atividade seja o mais agradável possível.

05:04

E, sem dúvida, tão fácil quanto possível, reduzir toda a burocracia que se torna num obstáculo e previne um processo que, por sua vez, deveria ser mais criativo na observação da loja.

05:20

Convido todos os membros da minha equipa a fazerem isto.

05:24

Certamente, sim, a humildade é importante e faz parte do conhecimento.

05:29

Se quisermos, damos meio passo atrás e um outro maior para a frente,assim que estiverem criadas as condições adequadas e e ideias para o fazer.