Transcrição
Impulsionar a aprendizagem
Porquê que impulsionar a aprendizagem é como um batom e que outros mantras têm?
Bem, a experiência de aprendizagem dentro de uma organização tem de ser significativa,tem de ser altamente ligada ao negócio e às pessoas.
Precisamos criar formações onde as pessoas tenham vontade de participar e que queiram estar aí.
Muitas das vezes, o principal obstáculo com o que as pessoas referem para não fazerem formação ou não investirem no seu desenvolvimento é a falta de tempo. E eu gosto sempre de provocar as pessoas e perguntar se é a falta de tempo ou é a falta de priorização.
E eu entendo, quantos de nós é que já não tivemos numa situação de formação em que foi aborrecida,onde o conteúdo não era adequado ao nosso nível, onde sentimos que não estava a acrescentar valor e, obviamente,sabendo que os nossos recursos são limitados,tendo que fazer opções, se calhar participar numa formação não vai ser a minha prioridade neste momento. Portanto,temos que mudar esta experiência do formando, do participante e criar experiências de aprendizagem com significado e que possam aqui construir valor. Portanto, na L'Oreal existem três mantras bastante poderosas que acreditamos que influenciam aqui muito a experiência de aprendizagem. O primeiro é Driving Learning as a Lipstick, porque acreditamos que a área de aprendizagem e de formação é como um batom.
Temos QPIs, fazemos previsões,faz parte do negócio.
O segundo, Activation is the name of the game, porque mais do que criar conteúdos, precisamos de criar o contexto,precisamos de gerar a expectativa e precisamos de trabalhar a ligação emocional desde o momento um com o participante. E, por fim,Make Learning Spectacular. Todos nós nos lembramos, num momento da nossa infância,que aprendíamos muito melhor quando nos divertíamos, quando estávamos a brincar com os nossos amigos. Na verdade, na vida adulta é muito semelhante a forma como nós aprendemos de uma forma mais eficaz.
Portanto, devemos criar estas experiências significativas e divertidas para os colaboradores.
E, na L'Oréal, há um programa muito específico, onde abraça todos estes três mantras, que é o programa do Onboarding. Temos um programa de 4 dias imersivos, onde, para além de toda a parte da teoria que existe,da missão, da visão, da cultura da empresa, temos um Retail Safari, onde os newcomers são convidados a explorar nas diferentes lojas os produtos e a experiência do consumidor.
Fazemos uma feirinha interna na empresa, onde os educadores da marca contam aos newcomers os produtos, as composições,o propósito da marca e podem, desde esse momento,experienciar este conceito.
Temos muito a parte de trabalhar o networking,portanto promovemos aqui a ligação entre pessoas de diferentes áreas e, por fim,damos sempre um desafio para que possam trabalhar com pessoas de outras áreas num desafio e apresentar ao nosso board de liderança. E fazemos isto não só para criar, obviamente,o sentimento de pertença e que possam conhecer outras pessoas que estão a passar por situações semelhantes, mas, acima de tudo,para dar uma mensagem muito clara que é a voz dos nossos colaboradores é muito importante, é tão importante desde o momento 1. Portanto, queremos criar este espaço para que o possam fazer.
Portanto, estes mantras, mais do que palavras bonitas, porque o são,são aqui a nossa bússola e a nossa forma de trabalhar e garantir que conseguimos acrescentar valor e apoiar os colaboradores a crescerem.
